Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Início » Oxalicum acidum

Oxalicum acidum

Casali

Oxalicum acidum

Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte

Livro:  Acologia de Altas Diluições

A preparação básica é feita com o “ácido oxálico” cuja intoxicação causa os sintomas: mucosa irritada (estômago, duodeno, intestino), nefrite, albuminuria, espasmos (como do tétano), sensação de alfinetadas nos membros, respiração
lenta, hipotensão, arritmia.

Palavra chave:
Neurastenia, medula espinhal, agravamento profundo ao
pensar nos distúrbios.

Patogenesia
Sinais Funcionais:
Oxalemia, alcalinemia, fosfaturia, paresia muscular, frialdade. Dores: gástricas, cardíacas, neuríticas, musculares, ósseas, articulares. Distúrbios nutricionais e litíase.

Sinais de Exaltação
Sensações:
Testículo esmagado, dormência das pernas e pé, fraqueza dos lombos e quadris, fraqueza e dormência nas articulações afetadas, calor na cabeça, peso nos testículos, queimação descendo na garganta, frio debaixo do estômago.

Sinais Mentais:
Pensar nos distúrbios causa agravamento intenso dos sinais. Confusão mental. Pensar em urina causa micção. Depressão mental. Dificuldade de concentração dos pensamentos.

Generalidades
Lateralidade:
Esquerda.
Agrava:
Dores articulares agravam com vinho, café, frio, toque, ao barbear, às 3 h.
Melhora:
As dores cardíacas após cessar as dores musculares e após mudar de posição, deitar, evacuar. Estando ao ar livre há melhora geral.

Indicações
Quadros Comuns:
A) Dores
A.1) 5 a 7CH – Dores fortes repentinas no coração, como choque elétrico, latejantes, cortando a respiração (piorando com o andar e melhorando ao expelir o ar longamente). Acompanhadas de frialdade, cianose, adormecimento do braço esquerdo ou ambos. As dores do coração alternam com angina do peito.
A.2) 5 a 9CH – Dores nas articulações com sensação de fraqueza ou adormecimento: na raque (lombar ou dorsal), nos pulsos e nos pés (principalmente esquerdo)
A.3) 5 a 9CH – Dores musculares nas costas e lombo, com anestesiamento dos pés e pernas. Dores nevrálgicas dos membros com frialdade. Dor como choque elétrico nos cordões espermáticos (agravando com movimento).
B) Depressão
B.1) Depressão mental (9 a 30CH) – Dificuldade de concentração. Agrava ao pensar na própria doença. Associada a astenia dos pés e pernas com dormências. Cianose nos dedos, fraqueza, frialdade, hipotensão.
B.2) Depressão física (7 a 12CH) – Fraqueza do corpo em pontos ou não. Paresia dos pés e pernas com frialdade e dormência muscular. Cianose, rigidez, tremor, fraqueza, dores lombares.
C) Nutrição – 5 a 12CH – Anemia, astenia, hipotensão, frialdade agravando com alimentos ricos em ácido oxálico (tomate, espinafre, taioba). Geralmente ocorre alguns dos sintomas: gosto ácido, dores no estômago/intestino, diarreia pela manhã, oxaluria, necessidade constante de urinar, fosfaturia, albuminuria, cianose, dor de cabeça, fraquezas.
D) Distúrbios Diversos – Reumatismo no lado esquerdo. Hiperestesia da retina, dor nos olhos. Dor no pulmão esquerdo, surgindo repentinamente na parte inferior e interrompendo a respiração. Rouquidão, afonia, dispneia. Diarreia causada por café. Sequelas de comer morangos.

Quadros Vegetais:
Plantas intoxicadas por agrotóxicos ou por compostos alelopáticos que afetam o metabolismo e diminuem gradativamente a fotossíntese, assim como, a respiração. Distúrbios nas ramificações do caule e nas folhas. Plantas afetadas pela competição. Plantas com maior exposição aos compostos alelopáticos que definham e senescem. Manejar o agrossistema com Oxalicumacidum evita perdas das plantas com baixa competitividade. O ácido oxálico e os oxalatos são constituintes naturais das plantas sendo acumulados por causa da autointoxicação.
Atenção:
Dores violentas em pontos do corpo. Reumatismo no lado esquerdo. Angina do peito. Pessoas que agravam muito ao pensar nos distúrbios e dores. Quando os sintomas cardíacos alternam com dores intensas e afonia. Mielite. Distúrbios da medula. Depressão mental crônica.

Outras Denominações:
Oxalic acidum. 

Proximidades
Geral: Arsenicum, Colchicum, Argentum, Picricum acidum, Scolopendra. Frialdade: Latrodectus, Tabacum, Hydrocyanicum acidum. Litíase: Aloe, Sarsaparilla, Berberis, Benzoicum acidum, Formica rufa.

Paresia:
Agaricus, Zincum, Plumbum

Oxalicum acidum

Autor: Dr. S. R. Phatak 

Obra:  Matéria Médica Concisa

Generalidades:
Embora os oxalatos sejam encontrados em certos vegetais azedos que são comidos, o próprio ácido é um veneno muito violento, não apenas produzindo gastroenterite; mas afeta também os nervos e a medula espinhal, causando paralisia motora. O paciente fica fraco, frio, lívido e dormente em todos os membros inferiores. Dores excruciantes; como um raio; em estrias; em pontos; queimação, etc. Os sintomas pioram pelo movimento e pelo pensamento deles, não apenas isso, mas o pensamento trará as condições quando eles não estiverem realmente presentes. Reumatismo do lado esquerdo. Neurastenia. Neuralgia. Paralisia; do lado esquerdo; da meningite espinhal. Afetos periódicos.

Piora:
Pensando nisso. Frio. Tocar. Barbear. Esforço mental. Movimento. Morangos, frutas ácidas, uvas.

Melhora:
Depois das fezes.

Mente:
Nervoso e sem dormir. Muito alegre; pensamento e ação mais rápidos. Todas as condições pioradas por pensar em si mesmo.

Cabeça:
Vertigem; sensação de nadar ao deitar, olhando pela janela. Banda como sensação sobre a cabeça; como um parafuso atrás de cada orelha, melhor depois das fezes. Formigamento dormente no occipital. Ponto sensível dolorido no couro cabeludo.

Olhos:
Objetos pequenos e especialmente lineares parecem maiores e mais distantes do que são. A visão desaparece com a epistaxe. Hiperestesia da retina.

Face:
Pálida, fria, lívida. Sensação de calor.

Boca:
Azedo; gosto; eructações; com deglutição difícil.

Estômago:
Vazio com roer obrigando a comer. A dor em queimação sobe pior ao menor toque; açúcar. Não pode comer morangos. Açúcar, café e vinho discordam.

Abdome:
Cólica no umbigo; ou fezes involuntárias e lamacentas, melhor deitado. Flatus passa com dificuldade. Stitching dores no fígado melhor respiração profunda. Desmaios e vômitos durante as fezes. Diarréia de café. Inflamação crônica dos intestinos.

Urinário:
Pensar em urinar causa a necessidade de urinar. Dores na glande do pênis, ao urinar. Oxalúria.

Macho:
Dores nevrálgicas no cordão espermático; pior do menor movimento. Os testículos latejam ou parecem esmagados.

Respiratório:
Voz baixa. Rouquidão com distúrbios cardíacos. Afonia por paralisia das cordas vocais. Dispneia; todas as noites. Inspiração curta e espasmódica e expirações forçadas repentinas. Dor na parte inferior do tórax (esquerda) até o epigástrio. Peito fixo. Pulmão esquerdo dolorido. Voz alterada.

Coração:
Disparo agudo no coração e no pulmão esquerdo, estendendose ao epigástrio, privando a respiração; senta-se ereto com os braços cruzados sobre o peito. Palpitação pior mentindo. Angina de peito. Sintomas cardíacos alternando com afonia. As batidas do coração se interrompem ao pensar nisso. Coração palpitante.

Voltar:
Formigamento dormente nas costas. As costas parecem fracas demais para segurar o corpo. Frio sobe pela espinha.

Extremidades:
Mãos e pés fracos e trêmulos. Desenho, dores lancinantes que atingem as extremidades. Membros inferiores, azuis, frios, insensíveis; imóvel. Dormência se estende dos ombros até as pontas dos dedos. Mãos frias como se estivessem mortas. Punho (direito) constantemente dolorido, como se torcido, quer esticá-lo; não pode segurar nada. Dor na parte carnuda do polegar (à direita).

Pele:
Sensível, dolorido, piorando com o barbear. Transpira facilmente. Manchado em manchas circulares.

Relacionado:
Ars; Pic-ac.

Oxalicum acidum

(Ácido oxálico)

Autor: Sr Nilo Cairo

Obra:  Guia de Medicina Homeopática

Sinonímia:
Oxali acidum. ‘
Neurastenia é a sua principal indicação. Psicastenia. Sintomas que pioram ao pensar neles; dores por zonas; reumatismo do lado esquerdo; hiperestesia da retina, dores nos olhos; cólicas intestinais. Terrível nevralgia do cordão. Dor lancinante no pulmão esquerdo, lobo inferior, vindo repentinamente, paralisando a respiração. Sintomas espasmódicos da garganta e do peito. Rouquidão. Afonia. Dores no pulmão esquerdo. Dispneia. Palpitações. Angina de peito. Remissões periódicas dos sintomas. Fraqueza das pernas; dores dos membros; dores nas costas. Diarreia devida ao café. Más consequências de comer morangos.

Ponto de Weihe:
Bordo posterior do esternoclidomastóideo, meio de linha que vai da mastóide ao ponto de Stramonium.

Dose:
5.ª à 30.ª.

Consulte seu medicamento

em nossa farmacias parceiras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar Artigos
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar por Autor

Veja mais Artigos