Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Início » Prunus spinosa

Prunus spinosa

Casali

Prunus spinosa

Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte

Livro:  Acologia de Altas Diluições

A preparação básica é feita com a planta “ameixeira” ou “abrunheiro”, família Rosaceae.

Palavra chave:
Olho, pessoas idosas, coração, sistema urinário.

Patogenesia
Sinais Funcionais:
Nevralgia nos olhos e nos dentes. Espasmos na bexiga e nos olhos.

Sinais de Exaltação
Sensações:
Olhos projetados, olho estourando, extração de dentes, inspiração incompleta, latejamento no olho, olho puxado por trás, olho aumentado, urina voltando da glande, dedos congelados.

Sinais Gerais:
Pressão em toda a cabeça. Visão opaca. Fezes muito duras. Tenesmo da bexiga. Micção urgente. Faz muita força ao urinar. Respiração ofegante, curta, ansiosa. Batidas fortes do coração.

Sinais Físicos:
Dores debaixo do crânio. Dor penetrante na fronte (lado direito) até o occipício. Dor de dente penetrante. Nevralgia ciliar. Dores oculares terríveis. Dores no intestino reto (pressivas). Ânus com queimação, dor na uretra. Prurido na ponta dos dedos.

Generalidades
Agrava:
Andando, movimentando, toque, trepidações, alimentos quentes.
Melhora:
Pressionando os dentes.

Indicações
Quadros Comuns:
A) Espasmo (4 a 6CH) – Na bexiga, com tenesmo e emergências de urinar. A contração muscular dificulta a micção. A urina que ia sair retorna, demandando esforço ao urinar. Geralmente a pessoa dobra no ventre aliviando. Dor na uretra ou na glande e até dispneia durante o espasmo. Pode haver oliguria e inchaço nos pés.
B) Nevralgia (4 a 6CH) – Dores com sensação do olho ou dente sair, de projetar, com latejamento que piora ao toque e no balançar. Geralmente a pessoa tem a respiração dificultada enquanto persiste a dor, havendo inspiração incompleta.
C) Distúrbios Diversos – Nevralgia dos cílios. Coroidite. Iridocoroidite. Glaucoma. Falta de ar. Sufocação. Palpitações. Cistite. Sequelas causadas pelo uso de sondas. Disuria com dores (3D a 6CH).
Atenção:
Edema dos pés, distensão do pé e do tornozelo. Ascite. Angina do peito. Herpes zóster. Dores dos olhos que melhoram após lacrimejar (principalmente no olho direito). Hidropisia.

Outras Denominações:
Acacia germanica, Prunus communis, Prunus justitia.

Proximidades:
Laurocerasus, Pyrus.

Na nevralgia ciliar:
Spigelia

Prunus spinosa

Autor: Dr. S. R. Phatak 

Obra:  Matéria

Generalidades:
Este remédio atua especialmente nos nervos; respiratório; orbital; e nos órgãos urinários. As dores estão disparando; pressionando para fora; semelhante a um raio; vagando; CAUSANDO RESPIRAÇÃO CURTA. Neuralgia. Cólicas. Edema. Dores, depois de telhas. Paralisia nervosa. Efeitos compensatórios. Efeitos nocivos do sol; entorses; levantamento excessivo. Hidropsia causada por coração defeituoso.

Piora:
Tocar; pressão. Movimento. Chocante. Inclinando-se. Ascendente.

Melhora:
Flexão dupla.

Mente:
Inquietação; anda constantemente; não pode permanecer em um só lugar.

Cabeça:
Tiro do osso frontal (à direita), através do cérebro para o occipital. Dor de cabeça pelo calor do sol.

Olhos:
Neuralgia ciliar; dor nos globos oculares como se estourando ou pressionado; melhor lacrimejamento.

Boca:
Os dentes parecem puxados para fora. Dor de dente melhor mordendo os dentes juntos.

Urinário:
Cãibra na bexiga; da pressão de flatulência; deve dobrar para urinar. Desejo urgente de urinar; a urina atinge a glande do pênis e depois retorna; com dor violenta e espasmos e tenesmo no reto. Disúria nevrálgica. Glande dores ao urinar. Deve pressionar muito tempo antes de aparecer a urina. pudendo pulsante. Jato de urina fino como um fio ou bifurcado.

Macho:
Pulsação na glande, por causa da caminhada.

Fêmea:
Leucorréia; acre, purulento aquoso, coloração amarela. Menstruação; magro, aguado, muito cedo, muito copioso, com dor sacral.

Respiratório:
Respiração curta; com dores. Sensação de que o ar inalado não atingiu a boca do estômago; tem que bocejar e tentar inspirar profundamente para forçar o ar até aquele ponto. Fome de ar.

Coração:
Hipertrofiado. Batendo no coração, com respiração difícil, pior movimento. Hidropisia cardíaca. Pulsação das artérias carótidas. Angina de peito.

Voltar:
A partir de um caroço abaixo da escápula esquerda.

Extremidades:
Edema dos pés. Coceira nas pontas dos dedos como se estivessem congelados. Polegar como se estivesse torcido, dificultando a escrita.

Pele:
Herpes zóster. Hidropisia.

Febre:
Suor noturno.

Relacionado:
Laur.

Prunus spinosa

(Abrunheiro)

Autor: Sr Nilo Cairo

Obra: Guia de Medicina Homeopática

Sinonímia:
Acácia germânica, Prunus communis e P. justitia. Pertence às Rosacese.
Um remédio dos velhos; dores violentas no olho, sobretudo direito, como se este fosse explodir, através da cabeça, até à nuca. Nevralgia ciliar; coroidite; iridociclite; glaucoma. As dores do olho melhoram pelo lacrimejamento. Moléstias do coração; na hidropisia alternada com Strophantus (15 gotas de T.M. por dia); falta de ar, palpitações, sufocação; muito útil na inchação dos pés. Tnesmo da bexiga. Precisa fazer esforço durante muito tempo, para a urina aparecer. Cistite devida a sondagens. Disúria nevrálgica.

Dose:
3.ax à 6.a.

Consulte seu medicamento

em nossa farmacias parceiras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar Artigos
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar por Autor

Veja mais Artigos