Casali
Raphanus
Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte
Livro: Acologia de Altas Diluições
A preparação básica é feita com o rabanete, porém de cor preta (Raphanus sativus niger), família Cruciferae.
Palavra chave:
Flatulência, ninfomania, fígado.
Patogenesia
Sinais Funcionais:
a) Excitação sexual na mulher.
b) Couro cabeludo com seborreia gordurosa.
c) Espasmos no intestino com muitos gases podendo haver paresia do intestino.
Sinais de Exaltação
Sensações:
Bola subindo do abdome à garganta, bola quente saindo do útero e subindo, frialdade nas costas, parte posterior do braço com frialdade, frialdade e peso no peito.
Sinais Comportamentais:
Comporta-se como confusa mentalmente, ninfomaníaca, tristonha, mulher que detesta mulher, avesso a crianças, avessa a meninas, nervosa, humor instável, excitável sexualmente, aversão a pessoas do próprio sexo.
Generalidades
Agrava:
Com roupa apertada na cintura, trepidações, andando.
Indicações
Quadros Comuns
A) Excitação Sexual (6 a 12CH) – Excitação em mulheres nervosas com variação no humor provocando a busca de companhia masculina, com insônia, desespero com mente confusa. Menstruações volumosas por vários dias (além do normal). Repulsa por companhia de crianças e outras mulheres. Bola subindo à traqueia. Muita tosse após rir.
Pode ter:
a) frialdade nas costas, no rosto, atingindo os braços e principalmente enquanto se alimenta,
b) inflamação no tímpano,
c) joelhos com frialdade.
B) Seborreia do Couro Cabeludo (4 a 6CH) – Pessoas com muitos gases e principalmente de pele gordurosa (com erupções de vesículas ou de bulbos). Seborreia gordurosa.
C) Intestino (4 ou 5CH) – Gases acompanhados de espasmos com dores que desaparecem somente após saírem os gases.
Normalmente há dilatação do abdome que piora com toque/pressão/caminhar. Podem ocorrer: diarreia, paresia do intestino (6 a 9CH), espasmos no estômago/esôfago, arrotos de mau cheiro, algo subindo até a garganta, dificuldades de respiração, vontade de evacuar (que não se realiza).
D) Distúrbios Diversos – Gases acumulados e flatulência. Cólicas. Insônia provocada por excitação sexual. Abdome que endurece e se distende. Histeria. Frialdade associada a cólicas. Edema da pálpebra inferior. Ninfomania. Pênfigo. Seborreia.
Homeopatias Sucessoras:
Lycopodium, Thlaspis, Chionantus.
Outras Denominações:
Raphanus hortensis, Raphanus niger, Raphanus sativus nigra, Raphanus.
Proximidades:
Momordica, Brassica, Carbo animalis, Argentum nitricum.
Phatak
Raphanus
Autor: Dr. S. R. Phatak
Obra: Matéria Médica Concisa
Generalidades:
O rabanete selvagem produz sintomas histéricos, mentais e uterinos. Dormência, mudança de lugar. Globo; a partir da bola quente do útero sobe para a garganta. Bebe mais do que urina. Flatulência retida; não pode ser passado para cima e para baixo; dores pós-operatórias de gás. Ninfomania; com aversão ao seu próprio sexo e filhos esp. garotas. Insônia sexual. Vômito de matéria fecal. Frieza de um pé. Epilepsia, reflexa, da remoção de um prepúcio aderente, a cura sendo retardada por priapismo furioso. Urina espessa como leite.
Nilo Cairo
Raphanus sativus
(Rabanete negro)
Autor: Sr Nilo Cairo
Obra: Guia de Medicina Homeopática
Sinonímia:
Raphanus hortensis, Raphanus niger e Raphanus sativãs var. nigra. Pertence às Cruciferaz.
Grande acumulação e encarceração de gases nos intestinos, é a sua principal indicação. Cólicas flatu-lentas depois de operações cirúrgicas. Insónia sexual. Abdome duro, íimpânico e distendido. Flatulência, sem emissão de gases. Histeria; globus histéricos; frio nas cadeiras e nos braços. Edemas das pálpebras inferiores. Ninfomania, com aversão ao seu próprio sexo e às crianças; regras profusas e prolongadas. Seborréia. Pênfigo.
Dose:
3.ª à 30.ª.