Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Início » Sarsaparrilla

Sarsaparrilla

Casali

Sarsaparrilla

Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte

Livro:  Acologia de Altas Diluições

A preparação básica é feita com a planta “japecanga”, “salsaparilha”, família Siliaceae, usada na fitoterapia.

Alguns Compostos Bioativos:
Sarsaponina, Esmilasaponina, Sarsapacilosídeo, Diosgenina, Tigogenina, Sitosterol, Isoastilbina.

Palavra chave:
Cálculo renal, cólica renal. Desnutrição animal associada a disfunções dos rins, pele, articulações.

Patogenesia
Sinais Funcionais:
a) Distúrbios da nutrição com insuficiência da assimilação e da eliminação via renal.
b) Sistema urinário com irritação e dores.
c) Pele com secura, rachadura, erupções com prurido.
d) Perda de peso. Dor de reumatismo.

Sinais de Exaltação
Sensações:
Estômago vazio, ptose do estômago, cortes debaixo das unhas, palavras ecoam desde o ouvido até a base do nariz.

Generalidades
Agrava:
À noite, após micção, com umidade, com frio, na primavera, bocejando, antes de menstruar.
Melhora:
Estando de pé, com pescoço e tórax descobertos.

Indicações
Quadros Comuns:
A) Desnutrição (9 a 30CH)
– Assimilação insuficiente, eliminação insuficiente, perda de peso (emagrece a parte de cima do corpo, notadamente o pescoço), fraqueza. Atonia funcional com:
1) perda de apetite, digestão lenta, prisão de ventre (tendência),
2) pele seca, endurecida, enrugada, rachada nas extremidades, feridas com cicatrização lenta,
3) depressão mental, humor variável, ansiedade, reação fraca às doenças. Circulação venosa lenta provocando cianose, sensação de vazio no estômago, prisão de ventre com evacuações dolorosas, dor atinge a raque. Enjoo ao pensar em alimentos, dor de cabeça. Polaquiuria (ou vômitos, suores, diarreia) antes das menstruações.
B) Sistema Urinário (4 ou 5CH)
– Inflamação, irritação, espasmos no colo da bexiga (com dor forte na micção), emagrecimento, vontade ineficaz de urinar, tenesmo vesical, espasmo na bexiga (micção em gotas), urina com sedimento e turva. Pode ter arrepios após micção.
C) Pele (4 ou 5CH)
– Seca, enrugada, enrijecida, rachada nas extremidades, com feridas de cicatrização lenta, erupções com prurido (com ressumação que irrita) piorando ao ser lavada. Se coçar o prurido muda de lugar. Localização: couro cabeludo, rosto, pálpebras, lábios, áreas dos genitais.
D) Dores (5 ou 6CH)
– Nas articulações e nos ossos (principalmente em pessoas magras). Pioram em ambiente úmido, à noite ou com banhos e movimentos. Dores nos músculos. Fraqueza nas partes atingidas (principalmente pé, mão, joelho, dedo, articulações do maxilar).
E) Distúrbios Diversos.
E1) 9 a 30H. Crianças com face enrugada ou envelhecida e com depressão. Mulheres com mamas pequenas e enrugadas (mamilos retraídos) agravando com o frio úmido. Crianças que choram antes e durante a micção. Crianças uricêmicas magras.
E2) 4 ou 5CH. Eczema, roséola, herpes genital, úlceras que cicatrizam lentamente, crosta láctea.
E3) 1 a 6CH. Presença de cálculos renais, urina com traços de sangue, cólica dos rins, dor após micção (crianças gritam), língua branca, afta, hipersalivação.
E4) 1 a 12CH. Ferida nas mamas. Feridas nas ponta dos dedos (com ou sem rachadura). Inchação dos cordões espermáticos. Dores (cabeça e reumatismo) provocadas por blenorragia suprimida. Dores nas costas simultâneas com cólicas. Urina densa, turva, em pequena quantidade.

Quadros Animais:
Desnutrição, distúrbios de rins, pele, articulações (9 a 30CH).
Atenção:
Cistite, cólica renal, dor na bexiga. Rachadura nas mãos (profundas) e dedos (com rachadura lateral). Pessoas que agravam o prurido na primavera e a coceira gera crostas. Distúrbios por disfunção renal e por menor transpiração.

Homeopatia Complementar:
Allium cepa, Scilla.

Homeopatias Sucessoras:
Allium cepa, Belladona, Hepar sulphur, Mercurius, Phosphorus, Rhus tox, Sepia, Sulphur.

Antídotos:
Belladona, Mercurius, Sepia.

Homeopatia Incompatível:
Aceticum acidum.

Duração:
30 dias.

Outras Denominações:
Salsaparrilha, Salza, Sarsa parilla, Smilax salsaparilha, Smilax syphilitica.

Proximidades:
Berberis, Lycopodium, Natrum muriaticum, Petroleum.

Sarsaparrilla

Autor: Dr. S. R. Phatak 

Obra:  Matéria Médica Concisa

Generalidades:
Este remédio foi usado como restaurador e purificador do sangue após um curso exaustivo de mercúrio. Atende às constituições sifilítica, sicótica e psórica. Seu principal centro de ação está nos órgãos geniturinários; pele; ossos, membro inferior direito. É adequado para magro; frágil; pessoas enrugadas e com aparência de velhas, esp. crianças com abdome aumentado. Marasmo; emagrecimento. As peças parecem aparafusadas. Dores ósseas noturnas. As dores disparam em direções diferentes e são acompanhadas de depressão e ansiedade. Como se sal fosse colocado na ferida. Diátese lítica, erupções pruriginosas; após o calor e as vacinações. Nódulos gotosos muito doloridos. Reumatismo. Clareia a tez.

Piora:
Na dose de micção. Primavera. Frio, molhado. Mercúrio. Noite. Gonorreia suprimida. Bocejando. Movimento. Subir e descer escadas.

Melhora:
Descobrindo o pescoço e o peito. De pé.

Mente:
Depressão e ansiedade da dor. Pensar na comida que comeu causa náuseas. Facilmente ofendido. Taciturno. Desanimado, sombrio sem qualquer causa.

Cabeça:
Dores do occipital aos olhos ou à raiz do nariz. Como se a bola estivesse batendo na cabeça ao falar. A partir de uma dolorosa faixa apertada ao redor da cabeça, tira-se o chapéu involuntariamente sem melhor.

Olhos:
Visão nebulosa pior emissão seminal. Coceira como erupções nas pálpebras.

Ouvidos:
As palavras reverberam.

Nariz:
Paralisação por anos. Inchaço na raiz do nariz.

Face:
Erupções na face e lábios superiores; pior durante a menstruação. Amarelo, enrugado, com aparência de velho.

Boca:
Aftas; salivação. Respiração ofensiva. Dor na mandíbula pior inclinando a cabeça para trás.

Estômago:
Após uma refeição, sensação de vazio, como durante o jejum ou então náusea ou nojo ao pensar no que foi comido. Beber água causa vômito.

Abdome:
Cólica e dor nas costas ao mesmo tempo, com diarreia. Rumbling com sensação de vazio. Areia nas fezes. Erupções úmidas e dor na virilha antes da menstruação. Cólera infantil. Constipação obstinada com vontade frequente de urinar.

Urinário:
Micção dolorosa, extorque gritos piores no final da micção. Só consegue urinar em pé; durante o dia, mas à noite a urina flui livremente na cama; ele dribla enquanto está sentado. Urgência para urinar antes da menstruação. Deixa cair gotas de sangue ou material acre branco no final da micção. Areia na fralda. O ar sai da bexiga durante a micção. Sedimento urinário crostoso. Dor na uretra voltando para o abdome. Empurrando ao longo da uretra. Cólica renal (à direita). Pus na urina.

Macho:
Genitais úmidos e ofensivos. Sêmen sangrento. Cordão espermático, doloroso após a emissão; inchado após excitação sexual não correspondida. Herpes prepucial. Empurrando ao longo da uretra. Coceira no escroto e períneo.

Fêmea:
Mamilos retraídos ou rachados, pequenos e enrugados. Menstruação atrasada e escassa. Dismenorréia, caracterizada por mamilos retraídos ou mama dolorida.

Pescoço e costas:
Emaciação do pescoço. Dor na parte inferior das costas ao longo do cordão espermático; após a emissão. Dor nas costas com cólica.

Extremidades:
Corte sob as unhas. Rachaduras profundas nos dedos das mãos e dos pés lados piores. Pontas dos dedos ulceradas. Afecções de qualquer tipo em geral, na extremidade inferior direita.

Dormir:
Bocejar; queixas concomitantes ao bocejo.

Febre:
O frio começa na região da bexiga, nas costas.

Pele:
Emaciado, enrugado, encontra-se em dobras; manchado, duro. Manchas escamosas que coçam. Pus irritante. Erupções cor de cobre. Equimoses, na velhice. Edema. Novas rachaduras e queimaduras na pele.

Relacionado:
Cálculo; Petróleo

Complementar:
Merc; Sépia

Sarsaparrilla

Autor: Sr Nilo Cairo

Obra: Guia de Medicina Homeopática

Das suas raízes extrai-se a Testosterona, de maneira muito mais econômica

Sinonímia:
Salza, Salsaparrilla, Smilax salsaparilla e S.syphüiticc. Pertence às Smilacese das Siliaceae.
A principal indicação deste remédio é nas areias renais. Urina escassa, grossa, nebulosa, com depósito, sanguinolenta. Gravalia. Cólica renal. Dor intensa ao acabar de urinar. A criança grita ao urinar. Depósito na urina. Dificuldade de urinar nas crianças. Língua branca. Aftas. Salivação intensa. Erupção de natureza sicótica. Bico do peito pequeno, retraído: não deixa mamar; (cancro do seio. Feridas nas pontas dos dedos; rachaduras, oníxis. Um dos melhores remédios para a dor de cabeça e outras dores reumáticas provenientes da gonorréia suprimida, inchação dolorosa dos cordões depois de excitação genésica prolongada. Cólicas e dores nas costas ao mesmo tempo. Marasmo infantil; pele enrugada. Erupções úmidas na face e lábio superior; crosta láclea; erupção na testa antes das regras. “Quando uma criança de cabelos vermelhos toma Salsaparilla 18.a (3 gotas para 120 gramas d’água, 3 coIherinhas por dia), seus cabelos mudam de cor e tornam-se louros, ao cabo de 3 meses’.

Ponto de Weihe:
Linha axilar anterior, 7.° espaço intercostal, lado esquerdo.

Complementares:
Allium cepa., Mc.rc. e Sepia.

Remédios que lhe seguem bem:
Allium cepa, Bei., Hepar, Merc., Phosph., Rhas, Sepia e Sulphur.

Inimigos:
Acet. ocitf.

Antídotos:
Hei., Afere, e Sepia.

Duração:
35 dias.

Dose:
1.ª à 6.ª.

Consulte seu medicamento

em nossa farmacias parceiras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar Artigos
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar por Autor

Veja mais Artigos