Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Início » Sulphuricum acidum

Sulphuricum acidum

Casali

Sulphuricum acidum

Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte

Livro:  Acologia de Altas Diluições

A preparação básica é feita com o “ácido sulfúrico”.

Palavra Chave:
Sistema digestório, aftas,tremor interno, alcoolismo.

Patogenesia
Sinais Funcionais:
a) Mucosas com irritação e inflamação, com tendência a ulcerar e necrosar (principalmente no sistema respiratório e digestório).
b) Sistema nervoso com astenia e debilidade tendendo a depressão.
c) Sangue com menor coagulação e com alterações.
d) Capilares venosos com atonia e tendência a hemorragia passiva.
e) Coração fraco (miocárdio fraco).

Sinais de Exaltação:
Sensações tremores internamente, queimadura na garganta, no estômago ou no esôfago, gelo no estômago, ptose do estômago, vazio estomacal, choques no crânio, dilatações da cabeça, couro cabeludo ulcerado, tensão na pele do rosto (face esticada), ondas de calor, cérebro solto tombando dentro do crânio, estômago relaxado, hérnia prestes a saltar fora, bola no intestino reto,fraqueza abdominal, beliscadas na pele, tampão pressionando a têmpora direita.

Sinal Existencial:
Aversão pela vida.

Sinais Mentais:
Dificuldade de pensar. Prostração mental. Pensamentos tristes.

Sinais Comportamentais:
Comporta-se como: astênico, inapetente, nervoso, irritável, precipitado, esgotado, triste, impaciente, choroso, abatido, friorento, rabujento. Desejo de bebida alcoólica. Aversão pelo odor do café.Humor variável. Avesso a responder perguntas. Segura a cabeça no occipício aliviando pressões.

Sinais Gerais:
Sonolência, fraco após transpirar, dificuldade de deglutir. Aversão a bebida gelada. Sudorese após consumir bebida quente. Cicatrizes antigas tornam-se violáceas e dolorosas. Emagrecimento. Audição diminuída. Suor azedo.

Generalidades
Agrava:
Com excesso de calor ou de frio, pela manhã, ao anoitecer.
Melhora:
Com calor confortável,deitado sobre o lado afetado.

Indicações
Quadros Comuns:
A) Mucosa (5 a 9CH)
– Irritação com tendência a ulcerar a mucosa do sistema digestório. Queimação no estômago (durante e após a digestão), arrotos ácidos, falta de apetite, ânsia por bebidas alcoólicas, irritabilidade, nervosismo, fraqueza do organismo. Agravações com bebidas frias. Vômitos ácidos, suor após comer/beber, frialdade, queimação no esôfago,hálito ruim, salivação excessiva, desejo de frutas ácidas, aversão ao café, má digestão, soluço, frialdade no estômago após bebidas frias, sangue escuro e com pouca coagulação, prisão de ventre, hemorroidas.
B) Sistema Nervoso (12 a 30CH)
– Esgotamento, nervosismo, precipitação nos movimentos e atitudes. Prostração mental, tristeza, frialdade, ânsia por bebida alcoólica, agravações com frio ou calor forte, impaciência, irritabilidade, fraqueza nas pernas e costas. Ilusão de tremor internamente no corpo. Dor de cabeça (com sensação de choques e de crânio dilatado). Tonteiras, aversão ao café, tendência a hemorragias, dores que aumentam progressivamente e param repentinamente. Variações no humor e choro.
C) Sistema Circulatório (6 a 15CH)
– Hemorragia passiva de sangue escuro que coagula pouco e lentamente (com face pálida e pele fria). Capilares com atonia, coração fraco (miocárdio fraco).Hemorragia após traumatismo.
D) Pele (5 a 7CH)
– Os distúrbios da pele geralmente estão associados aos quadros anteriores. Manchas arroxeadas, equimoses renitentes, úlceras sangrantes, cicatrizes antigas com arroxeamento e dor, sensação de tensão na pele do rosto.
E) Distúrbios Diversos
– Dispepsias (nas pessoas debilitadas, nos casos de alcoolismo). Boca com afta, azia, arrotos azedos, soluço, debilidade e prostração, afecções da pele com prurido, tremor interno, alcoolismo, excesso de transpiração, sensação de vazio após defecar, hemorragias em manchas ou cicatrizes arroxeadas, quemose, hemorragia passiva via orifícios, leucorreia sanguinolenta, metrorragia,dores (aumentam e cessam de repente). Metrite ulcerativa. Crianças caquéticas (com odor ácido).

Quadros Vegetais:
Ulcerações na epiderme do caule, nas ramificações ou no limbo das folhas. Ferimentos durante o manuseio do produtos: folhas, frutos, flores, rizomas. Aplicar nas plantas antes das colheitas e nos produtos pós-colheita visando a cicatrização e evitar o crescimento de fungos/bactérias que desvalorizam comercialmente e são motivos de rejeição ao consumo. Produtos que na fase pós-colheita perdem muita umidade e são prejudicados por odores (inclusive de café, de vinho, de álcool). Produtos com perdas na cor original.
Atenção:
Tendência a gangrena em ferimentos. Cãibra de digitadores/escritores. Após envenenamento com chumbo. Hemorragia intraocular após traumatismo. Bronquite em crianças. Frieiras com tendência a gangrena. Infecções (Estafilococo, Estreptococo). Hemorragia de sangue preto em todos orifícios. Soluços. Coagulação sanguínea.

Homeopatias Sucessoras:
Arnica, Calcarea carbonica, Conium, Lycopodium, Platina, Sepia, Sulphur.

Antídoto:
Pulsatilla.

Outras denominações:
Sulphuris acidum. Acidum sulphuricum. Sulphuric acidum.

Proximidade:
Arnica, Calendula, Ledum, Sepia, Calcarea.

Sulphuricum acidum

Autor: Dr. S. R. Phatak 

Obra:  Matéria Médica Concisa

Generalidades:
Fraqueza ou debilidade comum a todos os ácidos é mais sentida pela ação deste ácido esp. no TRATO DIGESTIVO, dando uma sensação muito relaxada no estômago, com desejo por estimulantes. Fraqueza; está fora de proporção com a doença; de alguma discrasia profundamente arraigada. Afeta o sangue e os vasos sanguíneos, causando hemorragias; violento, de sangue fino e negro de todos os orifícios. Veias (dos pés) distendidas. Púrpura hemorrágica. Remove manchas pretas e azuis de longa duração, com dor e rigidez da parte, após trauma; segue Arnica. TREMOR INTERNO; quer ser segurado. Acidez; do corpo; de estômago. Adequado para topers; idosos esp. mulheres; em anos climatéricos; crianças fracas sem nenhuma outra queixa. Descargas ácidas ou fibrosas profusas. As peças parecem rígidas e apertadas. As dores aumentam gradualmente e terminam abruptamente. Como se um plugue cego estivesse sendo inserido. Grande dor. Dores sentidas durante o sono. Desaparecer ao acordar. Dores torturantes. Envenenamento por chumbo. Gangrena após lesões mecânicas. Dores ardentes e lancinantes. Choques como de dor. As úlceras ficam vermelhas e azuis e tornam-se dolorosas. Cãibra do escritor.

Piora:
Ar livre. Frio. Lesões por Álcool; operações cirúrgicas. Concussão do cérebro. ODOR DE CAFÉ. Climatério. À noite. Calor ou frio excessivo. Tocar. Pressão. Entorses. Levantamento de braços. Beber água fria.

Melhora:
Bebidas quentes. Mãos perto da cabeça. Temperatura moderada. Cordialidade.

Mente:
Deve fazer tudo com muita pressa. Taciturno, impaciente, zangado porque as coisas andam tão devagar. Irritável e irritável; ao menor motivo, fadiga nervosa e tendência ao susto. Vacilante e taciturno. Não está disposto a responder a perguntas; diz sim ou não com dificuldade. Choro ou choro constante. Ninguém faz nada para agradá-lo. Seriedade alternando com bufonaria.

Cabeça:
O cérebro parece solto; na testa caindo de um lado para o outro pior andando ao ar livre, melhor sentado quieto no quarto. Dor compressiva no occipital melhor segurando a mão perto da cabeça. Impulsos nas têmporas (à direita) como se um plugue tivesse sido inserido. Choques elétricos; na testa, têmporas. Cabelo; cai, fica cinza.

Olhos:
Hemorragia intra-ocular, após trauma. Pálpebras difíceis de abrir. Sensação de caroço no canto externo; move-se para o canto interno ao fechar o olho e retorna ao externo ao abrilo. Olhos; smart, queimadura e lacrimejamento, durante a leitura.

Ouvidos:
Sensação de folha diante da orelha.

Nariz:
Exsudação de sangue escuro e ralo, pior odor de café; de velhos.

Face:
Mortalmente pálido ou enrugado. Parece que a clara de um ovo secou.

Boca:
Aftas; durante doença prolongada, esp. em crianças com marasmo. As gengivas sangram com facilidade. Respiração ofensiva. Piorreia. Destruição de dentes em diabetes mellitus. Saliva sangrenta da boca. As úlceras se espalham rapidamente.

Garganta:
Dolorido. Um muco viscoso amarelo-limão pende das narinas posteriores; na difteria. Parece caiado de branco. Líquidos regurgitam, ao engolir.

Estômago:
Azia. Eructações ácidas; coloca os dentes na borda. Anseia por conhaque e frutas. Soluço; de bêbados; náusea; com tremores. Vômito, azedo; de bêbados; pior deitado no lado esquerdo. Sensação de fraqueza e relaxamento no estômago, pior após as fezes. As bebidas gelam o estômago e são rejeitadas, a menos que sejam misturadas com bebidas alcoólicas. Vomita muco em vez de comida. Tosse; antes de vomitar, durante a gravidez. Suores após comer; esp. comida quente. Avesso ao cheiro de café.

Abdome:
Cólica, com sensação como se a hérnia fosse se projetar. Baço aumentado, duro, dolorido; na tosse. Diarréia; fezes muito sujas, esverdeadas, pretas ou com estrias; laranja amarelo; de frutas verdes e ostras; de pelo menos indigestão. Pilhas escorrendo umidade. O reto parece ter uma grande bola; tumores hemorroidários impedem as fezes. Sensação de afundamento no abdômen após as fezes.

Urinário:
Dor na bexiga se a vontade de urinar não for atendida. Hematúria

Fêmea:
Pesadelos angustiantes antes ou depois da menstruação. Erosão do colo do útero; em idosos; facilmente sangrando. Ondas de calor, seguidas de suor e sensação de tremores por todo o corpo; durante o climatério. Menstruação; muito cedo e muito abundante. Leucorréia acre e ardente. Gangrena da vagina, após prolapso. Prolapso da vagina e do útero por fraqueza.

Respiratório:
Tosse, seguida de eructações ou vômitos. Expectoração sanguinolenta; durante o clímax. A laringe se move para cima e para baixo violentamente e movimento rápido da asa nasal, durante a dispnéia, melhor pendurar as pernas.

Voltar:
Fraqueza na coluna, não consegue sentar ou ficar de pé. Grande abscesso no lado direito do pescoço.

Extremidades:
Os dedos tremem ao escrever. Cãibra dos escritores. Joelhos dolorosamente fracos. Tornozelos fracos, não consegue andar. Espasmos dos dedos durante o sono. Espasmos dos tendões.

Febre:
Ondas de calor; então tremendo; ou suor frio piora após ingesta quente; piores partes superiores; melhor movimento. Suores encharcados. Fraqueza desproporcional durante febres, como febre tifóide.

Pele:
As cicatrizes ficam vermelhas e azuis e tornam-se dolorosas. Equimoses. Carbúnculos, furúnculos, gangrena. Coceira em todo o corpo. Urticária nodular. Escaras; abscessos.

Relacionado:
Ars; Lach; Sépia

Complementar:
Pulsatilla

Sulphuricum acidum

Autor: Rajan Sankaran

Obra: Texto baseado no livro The Soul of remedies de Rajan Sankaran. O Texto está diferente do original mas as idéias foram mantidas

Informações gerais:
Sulphuricum acidum tem características comuns aos Ácidos e ao Enxofre. Um ácido representa muito esforço seguido de exaustão; O enxofre representa a necessidade de esforço para ser reconhecido, para parecer bom, para conquistar uma posição de respeito.

Sensação:
A coisa mais importante que pode ser vista sobre o Sulphuricum acidum é a sua tremenda pressa. Ansioso por terminar o trabalho.

Mental/Emocional:
É um dos remédios mais apressados de nossa Matéria Médica. Sulphuricum acidum é apressado enquanto comendo, nos movimentos, ele não consegue fazer as coisas rápido o suficiente, ele é apressado ao andar, escrever e ocupar. Mas quando olhamos para trás dessa pressa, descobrimos que há uma ansiedade constante para terminar o trabalho o mais rápido possível. A pressa está muito mais na ocupação do que em outras coisas. A ansiedade, por exemplo, é mais pela manhã e ameniza a noite quando o trabalho acaba. É uma ansiedade em terminar seu trabalho e fazer as coisas. Ele também é “Sério”, “Trabalhador” e “Inquieto”. Por outro lado (lado reprovado), temos “Cansado”, “Fala monossilábica”, “Prostração da mente” e “Desanimado”.

Rubricas:
• Ansiedade, manhã.
• Ansiedade, à noite melhora.
• Confiança, falta de si mesmo.
• Embotamento.
• Medo, apenas durante o dia.
• Medo, de manhã até a noite.
• Rápido, rápido.
• Depressa, comendo, enquanto.
• Depressa, trabalho mental, entre.
• Pressa, movimentos, dentro.
• Depressa, rápido o suficiente, não pode fazer as coisas.
• Depressa, ocupação, dentro.
• Depressa, andando, enquanto.
• Depressa, trabalhe, entre.
• Depressa, escrevendo, em.
• Impaciência, sobre ninharias.

Sulphuris acidum

(Acido sulfúrico)

Autor: Sr Nilo Cairo

Obra:  Guia de Medicina Homeopática

Sinonímia:
Acidum sulphuricum.
Grande prostração e esgotamento. Dores que aumentam lentamente e desaparecem subitamente. Um remédio das aftas da boca das crianças e da acidez do estômago com eructacões azedas e azia. Soluço. Criança que cheira a azedo. Prurido em moléstias da pele (3.ªx). Obstrução do reto por hemorróidas. Sensação de tremor interno, sobretudo nos velhos bebedores ou em pessoas debilitadas. Desejos constantes de bebidas alcoólicas; alcoolismo crônico. Desejo de estimulantes. Transpiração abundante. Evacuações moles seguidas de uma sensação de vazio no abdome. Equimose debaixo da pele. Púrpura hemorrágica. Tendência à gangrena no traumatismo. Cicatrizes tornam-se vermelhas ou roxas e doem. Hemorragia intraocular consequente de traumatismo. Quemose. Hemorragias passivas por todos os orifícios do corpo. Fibroma uterino. Metrorragias. Esterilidade. Leucorréia sanguinolenta, acre e queimante.

Complementares:
Pulsat.

Remédios que lhe seguem bem:
Arn., Calc., Con., Lycop., Plat., Scpia e Sulphur.

Antídotos:
Pulsat.

Duração :
30 a 40 dias.

Dose:
3.ª à 30.ª. Uma parte do ácido purtí, misturada a três partes de álcool, 10 a 15 gotas três vezes ao dia, durante 3 a 4 semanas, serve para combater o vício da embriaguez.

 

Sulphuricum acidum

Autor: Jan Scholten

Obra: Homeopathy and Minerals

O Texto está modificado, diferente do original, mas com as idéias mantidas.

Introdução: Ao combinar os elementos Acidum com Sulphur, obtemos  a ideia de que o amor e o relacionamento se esgotaram. Sentem que o relacionamento não é realmente muito bom e tentam de tudo para melhorá-lo, até se esgotarem completamente.

Quando esgotam todas as possibilidades, finalmente desistem. Entram em um estado de apatia em relação ao parceiro porque não veem mais um futuro para o relacionamento.

Uma variação pode ser o grande desejo de se sentirem “uno” com o parceiro, ou seja, de serem duas metades unidas em um só  no amor um pelo outro. Tendem a perder a noção da realidade, com momentos felizes, mas também infelizes. Quando finalmente percebem isso, subitamente se sentem sombrios e isolados. A realidade, com seus altos e baixos, não é suficiente. O parceiro  pressiona para terem um relacionamento absolutamente perfeito. Isso exige tanto deles que, no final, não têm mais nada para dar.

Sua atitude, via de regra, atrai um parceiro com os mesmos ideais. 

Outra variação é a “pressa sem graça”. Podem ser tão apressados que perdem todo o sentido da beleza e da harmonia. Sua conversa também pode perder o sentido da beleza. Pode-se dizer que se exaurem a si mesmos ao exibir os clichês (Sulphuricum).

Um sintoma marcante é a “seriedade alternada com palhaçadas”. Aqui, vemos a seriedade de Sulphur alternar com a vivacidade brincalhona dos Acidum.

Essência: A ideia de que precisam fazer um grande esforço no relacionamento amoroso.

Mente: A ideia de que têm que fazer todo o possível para melhorar seu relacionamento amoroso. A outra face está presente, como em Sulphur: a incapacidade de administrar suas emoções. Isso pode levar a um relacionamento com pouca profundidade, o que os compele a fazer ainda mais para melhorá-lo. Pensam no relacionamento o tempo todo, inclusive quando estão no trabalho, o que os torna apressados em suas ações. Querem fazer muitas coisas ao mesmo tempo ou procuram reconhecimento no trabalho para compensar o relacionamento insatisfatório.

Numa fase posterior, podem se tornar deprimidos, situação que tentam aliviar através da bebida. Isso pode levar a um humor variável, com alternância de depressão e júbilo

Consulte seu medicamento

em nossa farmacias parceiras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar Artigos
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar por Autor

Veja mais Artigos