Phatak
Coca
Autor: Dr. S. R. Phatak
Obra: Matéria Médica Concisa
Generalidades:
A coca é a fonte do alcalóide Cocaína, é um anestésico local. É o remédio para o esgotamento do cérebro e do sistema nervoso; devido ao esforço físico e mental, e para aqueles que sofrem de tonturas, dispneia e cansaço ao subir grandes altitudes, escalar montanhas, voar de avião, etc.; se este sintoma estiver associado a qualquer condição de doença, a coca é indicada. Adequado para idosos.
Pessoas de respiração curta, fracas, nervosas, gordas, pletóricas. Crianças com marasmo. Esgotamento muscular.
Melhora:
Movimento rápido, cavalgando ao ar livre. Após o por do sol. Deitada de cara.
Piora:
Ascendente. Altitudes elevadas. Frio. Esforço mental. Andando. Sentado. Comida salgada.
Mente:
Prostração mental alternando com euforia. Tímido, tímido, pouco à vontade na sociedade; anseia por solidão e obscuridade. Sensação de morte iminente. Alucinações da audição; desagradável sobre si mesmo.
Excitação loquaz com visões felizes. Alegria; antes da menstruação. Senso de certo e errado abolido. Aparência pessoal negligenciada.
Cabeça:
Dor, com vertigem, precedida de flashes de luz diante dos olhos. Choques vindos do occipital, com vertigem. Enxaqueca, pior tosse, melhor alimentação; pôr do sol.
Olhos:
Cintilando diante dos olhos. Manchas brancas, escuras e ardentes diante dos olhos. Pupilas dilatadas. Diplopia.
Ouvidos:
Ruídos nos ouvidos. Zumbido.
Nariz:
Sentido do olfato muito diminuído.
Boca:
Cárie de dentes. Língua peluda. Sensação apimentada na boca. Garganta
Eructações; sobe com barulho e violência, como se fosse abrir o esôfago.
Estômago:
Grande saciedade por muito tempo. Retarda a fome e a sede. Desejo de álcool e tabaco. Nenhum apetite, mas para doces. Aversão a alimentos sólidos.
Abdome:
Disenteria de grandes altitudes. Abdome distendido.
Macho:
Sensação como se o pênis estivesse ausente. Diabetes, com impotência.
Fêmea:
A menstruação flui em jorros, acordando-a do sono. Órgãos respiratórios
Perda da voz (5 ou 6 gotas a cada 2 horas antes da demanda vocal esperada). Asma senil. Enfisema. Falta de ar respiração curta esp. em atletas idosos. Rouquidão pior falando.
Coração:
Palpitação; com rubor, pulso excessivamente rápido; com suor violento.
Extremidades:
Rastejamento, dormência nos braços. Ao caminhar dá passos rápidos involuntários, cabeça inclinada para frente com vertigem.
Pele:
Como um verme sob a pele se afastando quando tocado.
Dormir:
Insônia. Não pode encontrar descanso em qualquer lugar, mas sonolento. Acordar com um choque no cérebro.
Relacionado:
Can.
Sankaran (Resenha)
Coca
Autor: Rajan Sankaran
Obra: Texto baseado no livro The Soul of remedies de Rajan Sankaran. O Texto está diferente do original mas as idéias foram mantidas
Informações gerais:
A coca pertence ao grupo dos remédios “drogas”.
Miasma:
Sua faixa miasmática está entre a sicose e câncer.
Sensação:
Existem dois sentimentos principais essenciais para a Coca. A primeira é a sensação de que é muito arriscado sair de seu lugar de segurança, por causa da ameaça que está lá fora. A segunda sensação é a de que se espera que a pessoa realize e alcance grandes alturas, muito além do comum. É preciso fazer grandes ações. Assim a pessoa fica isolada em seu castelo, pensando e tentando alcançar as alturas que os outros esperam dela.
Mental/Emocional:
Ele é um gênio isolado. É muito difícil para ele se comunicar ou estabelecer conexões com outras pessoas. Mas seu intelecto trabalha horas extras, o tempo todo estimulado, excitado, alcançando grandes alturas.
Grandes intelectuais faziam uso de cocaína. A necessidade de realizar e alcançar grandes alturas, a necessidade de fazer coisas extraordinárias fazem da Coca um bom remédio para alpinistas. Medo de altura e medo de cair são sintomas que acompanham naturalmente.
Comparações:
Como a Cannabis, Coca tem características comuns. Ambos são solitários em um palácio, mas em coca é esperado que ele se apresente. Possuem belas visões e a sensação de ser espaçada, transportada no espaço e a sensação de isolamento. A cocaína é sempre consumida quando está sozinho, em isolamento (ao contrário da Cannabis). A coca também pode ser incluída no grupo de remédios de desempenho como Gelsemium, Argentum e Aurum porque também tem medo do palco e timidez. Mas a Coca é a única droga que “deseja grandeza”. Também tem ilusões de ser uma grande pessoa.
Rubricas:
· Delírio, ouve uma voz desagradável sobre si mesmo.
· Delírio, de ser criticado(cocaína).
· Ilusão, linda.
· Delírio, visões tem, lindo.
· Sentimento de abandono, sensação de isolamento.
· Timidez, tímido.
· Trabalhador, mania de trabalho.
· Lavando as mãos sempre.
· Medo de queda.
· Delírio, grandeza de suas partes do corpo.
· “Desconfortável na sociedade”, “Sensação de morte iminente”, “Aparência pessoal negligenciada”.
Nilo Cairo
Coca
(as baixas dinamizações são vendidas só por médicos no bloco de
entorpecentes)
Autor: Sr Nilo Cairo
Obra: Guia de Medicina Homeopática
Sinonímia:
Erithroxylon coca, Hayo e Ipadu. Pertence às Erithroxylaceae. O remédio do montanhês. Útil nas diversas perturbações que sobrevêm na ascensão das montanhas; sincope, palpitações, dispneia, zumbidos de ouvidos, ansiedade, insônia, dores de cabeça. Enurese. Sensação de grãos de areia debaixo da pele. Hemicrania por fadiga mental. Diabete, com impotência. Cárie dentária. Falta de ar dos velhos atletas e das alcoólatras. Asma espasmódica. Enfisema. Afonia; piora depois de falar. O vinho agrava.
Dose:
T. M. à 3.ª. Na afonia dêem-se 5 a 6 gotas, cada meia hora, duas horas antes de se precisar da voz.