Casali
Actea racemosa
Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte
Livro: Acologia de Altas Diluições
A preparação básica é feita com a planta Actea racemosa. A planta é pouco tóxica e pertence à família Ranunculaceae. É considerado o preparado homeopático das dores do corpo feminino. É indicado em todos os tipos de dismenorreia.
Palavras chave:
Alternância de sintomas mentais com físicos. Cessa o aborto. Inflamação crônica do ovário. Dismenorreia.
Patogenesia
Sinais Funcionais:
Excitação dos nervos e dos músculos. Afeta mais o corpo feminino. Causa espasmos e dores dos músculos. Excita amente e provoca zumbido no ouvido. Aumenta a pressão.
Sinais de Exaltação:
Sensações de vazio no estômago, cérebro flutuando, cérebro volumoso, massa cefálica abre e fecha, crânio envolvido em nuvens, inseto correndo sobre a pele, cabeça vai explodir (enquanto dolorida).
Sinais Mentais:
Alterna sintomas mentais com físicos. Instabilidade mental associada à menstruação (principalmente volumosa).
Sinais Comportamentais:
Fala muito, fala sem lógica (frases soltas). Age com desconfiança.
Sinais Emocionais:
Tristeza com suspiros, instabilidade emocional. Fases de indiferença. Desespero emocional (com choro).
Sinais Gerais:
Medo da morte, da loucura, que o feto seja disforme. Agitação, dor, dismenorreia nervosa, dores e desordens ovarianas e uterinas. Dores de cabeça, dor de olhos, tosse, nevralgias, espasmos, palpitações do coração, coreia. Irritação espinhal, amenorreia, dores pós-parto. Dor na parte basal das mamas (nas moças). Dor nos músculos da nuca (tendência da cabeça pender afrente). Reumatismo muscular (principalmente nos músculos do ventre), lumbago, torcicolo. Irritabilidade.
Dor de cabeça durante a menstruação ou menopausa. Dor muscular após exercícios excessivos.
Generalidades:
Os sintomas mentais (ou mesmo iniciais) agravam quando cessam os sintomas físicos. Os sintomas mentais melhoram em ambiente quente ou comendo.
Agrava:
Em ambiente frio e úmido.
Indicações:
Distúrbios emocionais (30CH) e abalos morais (200CH).
Nervosismo feminino (12CH a 30CH).
Histeria com convulsões (6CH a 200CH).
Angústia pós-parto. Psicose com manias e com depressão (200CH). Melancolia, hipocondria. Quando tomada com antecedência facilita o parto. Dor no tendão de Aquiles.
Atenção:
Dor no útero após o parto, na menopausa, manias após o parto, muita dor muscular após excesso de trabalho. Dores nas mulheres.
Antídotos:
Aconitum e Baptisia.
Duração:
8 a 12 dias.
Dinamizações:
1D, 3CH, 5CH, 6CH, 12CH, 30CH, 200C.
Outras denominações:
Cimicifuga racemosa, Macrotis racemosa, Macrotis serpentaria.
Nilo Cairo
Actea racemosa
( Cimicifuga)
Autor: Sr Nilo Cairo
Obra: Guia de Medicina Homeopática
Sinonímia:
Cimicifuga racemosa, Macrotis racemosa e Macrotis serpentária. Pertence às Ranunculaceae.
Medicamento feminino:
Agitação e dor. Sensação de flutuação ou de abrir e fechar, no cérebro.Dismenorréia nervosa. “De um modo geral, este é o nosso mais valioso remédio em todas as variedades de dismenorréia” (DR. COWPPERTHWAITE). Nevralgias ovarianas e uterinas. “Eu a considero o nosso mais útil remédio na ovarite crônica” (DR. COWPPERTHWAITE). Perturbações reflexas devidas a desordens ovarianas e uterinas; dor de cabeça; dor de olhos (nevralgia ciliar); tosse; nevralgias; espasmos, palpitações de coração; coreia; etc. Irritação espinhal. Mais útil em qualquer caso de amenorréia do que qualquer outro medicamento. Dores uterinas post-partum, insuportáveis. Dor inframamária das moças solteiras. Reumatismo muscular, sobretudo dos músculos do ventre; pleurodinia, lumbago, torcicolo, coreia. Acne do rosto das mocinhas. Um dos nossos mais poderosos remédios para deter o aborto; aborto habitual em mulheres reumáticas. Facilita o parto, se tomado com antecedência. Menopausa; irritabilidade nervosa, dor de cabeça, vazio da boca do estômago. Mania puerperal: fala muito; desconfiada. Excesso, endolorimento muscular depois de qualquer exercício violento. Dor de cabeça com sensação de que a cabeça vai estourar. Dores de cabeça na época das regras. Convulsões histéricas.
Alternância de sintomas psíquicos com perturbações físicas:
Ponto de Weihe. Linha paraesternal, 1.° espaço intercostal esquerdo. Dor no tendão de Aquiles.
Antídotos:
Aconit. e Baptista.
Duração:
8 a 12 dias.
Dose:
1.ªx, 3.ª 5.ª 6.ª 12.ª 30.ª e 200.ª
Uso externo:
Em supositórios, na amenorréia e na dismenorréia.