Casali
Alumina Silicata
Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte
Livro: Acologia de Altas Diluições
A preparação básica é feita com “Caolin” (contém alumínio e silício), frequente no meio rural.
Patogenesia:
a) Inflamação ulcerativa da faringe, da laringe, da traqueia eaté brônquios. A inflamação provoca a formação de falsas membranas. Tosse seca e sufocante com espasmos e dores na traqueia e laringe. O tórax fica sensível ao toque e pressão.
b) Sinais na medula. Fraqueza da medula na região do raque com dores queimantes. Dores nos membros com sensação de frio e de paralisia refletindo na constrição dos orifícios (uretra, ânus).
Generalidades:
Agrava:
No frio, após as refeições e ficando de pé.
Melhora:
No ambiente quente e deitado
Indicações:
Distúrbios nervosos crônicos, convulsões que se assemelham à epilepsia. Quando há constrição do ânus e da uretra. Dores de cabeça que melhoram com o calor. Quando os membros ficam pesados, com formigamento e sensação de paralisia.
Corizas frequentes com ulcerações do nariz, tosse espasmódica com expectoração purulenta. Formigamento dos nervos. Congestão cerebral. Fraqueza respiratória com dores tipo fisg da. Nariz com crostas amarelas. Crupe e bronquite. Gripe, coriza amarela, laringite com formação de cobertura branca. Bronquite capilar (3D a 6D). Prurido e queimação no nariz. Dor no peito e ao longo da traqueia.
Atenção:
Tem ação efetiva em distúrbios crônicos do cérebro, da coluna e dos nervos. Provoca constrições, equilibra constrições.
Dinamizações:
3CH, 100C, 200C.
Outras denominações:
Bolus alba, Kaolinum
Phatak
Alumina Silicata
Autor: Dr. S.R. Phatak
Obra: Matéria Médica Concisa
Generalidades:
Acomete a medula espinhal. A constrição é um sintoma geral marcante. Constrição de orifícios. Dor e ardência na coluna. Formigamento, dormência e dor em todos os membros. Convulsões epileptiformes. Frieza durante as dores.
Piora:
Ar frio; depois de comer, situação.
Melhora:
Calor, jejum, repouso na cama.
Nilo Cairo
Alumina Silicata
Autor: Sr Nilo Cairo
Obra: Guia de Medicina Homeopática
Sinonímia:
Kaolinum. Poderoso remédio nas desordens nervosas crônicas. Convulsões epileptiformes. Constrição de todos os orifícios. Cefaléias que melhoram pelo calor. Formigamento, entorpecimento dos membros. Corizas frequentes. Ulceração do nariz. Tosse espasmódica, com expectoração viscosa e purulenta. Formigamento ao longo do trajeto dos nervos. Piora pelo ar frio, pelo comer e ficando em pé. Melhora pelo calor e ficando deitado.
Dose:
3.ª, 100.ª e 200.ª.
Alumina Silicata
Autor: Boericke
Obra: Matéria Médica
Benefícios e Indicações
Alumina silicata, derivada da rocha andalasita, é um remédio de ação profunda indicado para queixas crônicas do cérebro, coluna e nervos. Caracteriza-se por uma sensação de constrição, especialmente em orifícios, e é eficaz em casos de distensão venosa e fraqueza espinhal.
Sintomas e Efeitos
Cabeça
Congestão cerebral e constrição do couro cabeludo. Dores de cabeça que melhoram com calor e transpiração, acompanhadas de dor ocular e cintilação. Corizas frequentes e ulceração do nariz.
Respiratório
Catarro no peito com dor e sensação de carne viva. Grande fraqueza no peito, dores em pontadas e tosse espasmódica com expectoração viscosa e purulenta.
Extremidades
Sensação de peso, espasmos, dormência e dores desconfortáveis em todos os membros.
Pele
Formigamento ao longo do curso dos nervos, com veias aparentes e distendidas. Sensibilidade ao toque e à pressão.
Modalidades
Piora com ar frio, após refeições e em pé. Melhora com calor, jejum e repouso na cama.
Dose
Administração de potências mais altas.
VITHOULKAS. Alumina silicata. Disponível em: https://www.vithoulkas.com/learning-tools/materia-medica-boericke/alumina-silicata-boericke/