Nilo Cairo
Arum dracontium
Autor: Sr Nilo Cairo
Obra: Guia de Medicina Homeopática
Sinonímia:
Não confundir com Arum dracunlus e Arum italicurn. Pertence às Araceae. Tirado das raízes frescas. Indicado na forma da asma com rouquidão matinal. Expectoração de um catarro purulento amarelo-esbranquiçado e espesso. Ataques de asma que se reproduzem um por semana ou de 10 em 10 dias. Resfriados acompanhados de acessos de asma. Urina frequente e copiosa. Diminuição ou falta de desejo sexual. Pênis flácido. Dores ao longo do cordão espermático. Prurido escrotal. Erupção ao nível do nariz. Urticária no braço direito, perto do cotovelo.
Dose:
3.ª, 5.ª e 6.ª.
Arum dracontium
Autor: Boericke
Livro: Matéria Médica
Benefícios e Indicações
Arum dracontium (Dragão Verde) é principalmente indicado para o tratamento de faringite com garganta inflamada, dolorida e extremamente sensível. Ele é útil quando há uma sensação de secura e dor na garganta, acompanhada por necessidade constante de limpar a garganta devido à irritação.
Cabeça
Sensação de cabeça pesada com dores agudas nos ouvidos, particularmente uma dor latejante atrás da orelha direita.
Garganta
A garganta é descrita como seca, crua e dolorida, com piora ao engolir. Há uma tosse rouca e persistente, acompanhada de dor de garganta.
Sistema Urinário
Há um desejo irresistível de urinar, muitas vezes acompanhado de uma sensação de ardor.
Sistema Respiratório
O remédio é útil em casos de rouquidão e excesso de muco na laringe. Também é indicado para asma noturna e expectoração espessa e pesada.
Relação
É comparado com outros remédios da mesma família, como Arum Italicum (indicado para dor de cabeça na região occipital) e Arum Maculatum (para inflamação e ulceração das membranas mucosas, com irritação nasal e pólipos).
Dose
A primeira potência é recomendada.
Referência Bibliografica
VITHOULKAS, George. Arum dracontium. Disponível em: https://www.vithoulkas.com/learning-tools/materia-medica-boericke/arum-dracontium-boericke/