Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Início » Aurum metallicum

Aurum metallicum

Casali

Aurum metallicum

Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte

Livro:  Acologia de Altas Diluições

A preparação básica é feita do ouro em pó. O ouro é lavado por decantação com água acidulada pelo ácido clorídrico seguido de água pura. As três primeiras dinamizações são preparadas por trituração e as demais por diluição.

Palavras chave:
Hipertensão. Esterilidade. Excitação mental. Depressão. Suicídio. Conflitos nas amizades. Diminui a respiração do solo.

Patogenesia
Sinais funcionais:
Abundância de sangue em circulação. Excitação e congestão (cérebro, olhos, glândulas). Tendência à esclerose e pressão alta. Inflamação dos ossos ou do periósteo. Excitação mental, hiperatividade mental e irritabilidade. Depressão mental.

Sinais de exaltação:
Sensações, abandonado, ondas de calor (à noite), cérebro machucado (ao pensar ou ler), coração solto, coração deixou de bater e de repente bate forte, está suspenso no ar, perda do domínio da mente, objetos estarem pequenos, ossos quebrados e com perda de energia vital, estar perdido, perseguido por inimigos, ossos do cérebro quebrados, dor na cabeça por ter cortado o cabelo, massa na garganta, cérebro girar em círculos. Ilusões: conversar com pessoas ausentes, ver animais ou caras e ver tudo preto.

Sinais mentais:
Memória fraca. Dificuldade de raciocinar e tomar decisões. Pensa que negligenciou os deveres e que errou. Antagonismo mental consigo mesmo. Não consegue argumentar com seus amigos por isso se fecha e pensa que não é mais querido.
Admite mentalmente que não está apto à vida. Mentalmente está convicto que suicidar é algo natural e é saída honrosa. Concentração mental difícil. Confusão mental pela manhã. Pensamentos de culpa e de suicídio. 
Pensa que perdeu a religiosidade. Pensamento de destruição consigo mesmo ou com as pessoas. Depressão mental. Pensa ser inadequado e inapto às suas funções e que não terá sucesso. Pensa que o passado é inútil. Pensa que sempre encontrará Pensa que sempre encontrará obstáculos provocados pelo seu destino. Pensamentos descontentes. Foge da realidade com pensamentos fantasiosos. Dificuldade de pensar, escrever, falar ou ler piorando com atividades mentais. Imagina que foi condenado a perder o afeto das pessoas.
Admite suicidar (afogamento) por estar abandonado, sem amigos, fracassou, é inapto. Tem a decisão mental que deve buscar o tipo de vida que não lhe seja sacrifício ou peso.

Sinais emocionais:
Alegria ao beber. A perda de afeto do amigo o atinge profundamente e o faz chorar. Chora e lamenta sobre a vida. Tristeza, melancolia, remorso, pessimismo. Emotividade negativa, histerismo. Não fala de suas emoções. O cansaço da vida o faz descontente.

Sinais comportamentais:
Necessidade de mudar de lugar constantemente. Agitado e agressivo. Estando amedrontado tem desejo de comer. Dificuldades de relacionamento com amigos. Aversão a companhia, a membros da família, aversão a ouvir. Birrento, calado, reclama da perda de amores. Briga com qualquer pessoa que o repreenda. Aversão ao trabalho mental. Meticuloso. Tendência a ser automático e repetitivo. Mania religiosa. Explode ao ser contrariado, em seguida adoece. Gemidos durante o sono.
Comportamento consequente de falta de confiança, abandono, ter remorsos, auto-acusação, culpas. Fuga na fantasia saindo da realidade e desejando viajar. Faz perguntas rápidas e nem espera as respostas.

Sinais subconscientes:
Temores diversos que refletem em disfunções ou desordens do estômago e do coração. Pavor de falsidade. Temor de doença cardíaca, lugares altos, multidão, futuro. Temores refletem no estômago ou no coração. Cansaço da vida, descontente.

Sinais gerais:
Sonha com suicídio pulando da janela alta. Sonhos com muita antipatia a determinadas pessoas. 
Sonhos com ladrão, com escuridão, que está caindo, que está argumentando. Ao anoitecer tem cansaço de viver. Ansiedade de consciência, por sua salvação religiosa,  por crime. Desejo de atividade corporal e mental constante. Sem autoconfiança. Perdas de dinheiro causam perturbações. Agrava seus sintomas quando faz esforço mental. Espasmos no abdome causam sintomas mentais. Guarda raiva e ressentimento. Baixa energia vital. Cansa-se facilmente. Impotência e esterilidade.

Sinal existencial:
Vive a vida mais em função da morte do que do amor ou do apredizado. Vive como alguém inapto à vida. Tendência a suicídio.

Sinais físicos:
Tensão com ondas de calor no corpo e aquecimento das veias, artérias e capilares. Afecções menstruais e uterinas associadas a melancolia. Deficiência no sistema circulatório, hipertensão, palpitação, arritmias. Tendência a tosse nervosa, seca. Gosto ácido na boca. Queda dos cabelos. Cárie nos ossos, seguida de muita dor. Esclerose. Hálito fétido. Hipertrofia dos testículos. Testículos não descem e atrofiam (neste caso não desenvolvem pelos e barba). Obstrução nasal crônica. 
Sinusite e rinite. Respiração soluçante. Úlceras. Hipertrofia dos órgãos. Cefaleia por esforço mental. Dor de cabeça que piora à noite e com têmporas pulsantes.

Piora: 
Nos distúrbios emocionais, com esforço mental, à noite.

Melhora:
Estando em repouso, caminhando em ambiente frio,estando ao ar livre, fantasiando mentalmente.

Patogenesia no solo:
12D, 30D, 201D – diminui a taxa respiratória microbiana do solo.  
30D – aumenta a taxa respiratória acumulada do solo. Aumenta o quociente metabólico (eficiência do metabolismo microbiano) do solo.

Perfil (Criança):
É tristonha na sua essência e destrutiva. Tem conflitos com autoridade (pais, professores) e com a família manifestando indiferença às consequências de seus atos. Impulsos de dominar. 
Prevalece o pensamento masculino (competir, ser a primeira, agredir). Comportamento pouco social e independência. Nervosa, sensível, apressada. 
Tendência ao retardamento tanto da genitália como do amadurecimento sexual. Não é afetiva mas é explosiva com raiva de quem contradiz. Fala da morte, brinca de morta. Sintomas de esquizofrenia quando há antecedentes. Apatia, imbecilidade, memória fraca (nos meninos).

Perfil (Adulto):
Hipertenso, excitação mental seguida de depressão mental, pensamentos suicidas, distúrbios nos ossos, tendência a esterilidade, tendência a ser pletórico. Busca oportunidades de autodestruição (conscientes ou subconscientes). 
Vive no tédio com desgosto pela vida. Antropofobia. Admite ser inútil. Convicto da própria condenação. Impertinente nas contradições. Muitos dos sintomas típicos só se manifestam na época fria ou no período escuro (desde o crepúsculo até o amanhecer). Enquanto está desequilibrado tem hipersensibilidade a barulho, cheiro, toques, música, sabores. Pode explodir com furor, rubor, tremor.

Indicações:
Quadros Comuns

Coração: 
Agrava com a contradição. Tendência à hipertensão. Esclerose associada a congestão (a fluência anormal do sangue pelos vasos) na cabeça, no fígado e nos rins, baforadas de calor, e a ansiedade. Eretismo (sensibilidade exagerada, irritabilidade) cardíaco causando palpitações, pulsações nas carótidas e têmporas, causando vertigens e vermelhão na face. Tendência à hipertrofia do coração com constrição no peito, opressão e peso no esterno. Dores cardíacas angustiantes. Dores constritivas com dispneia que agravam quando deitado. Batidas confusas do coração. O coração parece cessar de bater e volta batendo em saltos.

Olhos: 
Congestão (afluência anormal de sangue). Nas membranas médias e internas do olho associada à hipertensão geral. Olhos vermelhos dolorosos e sensíveis ao toque (agravam à noite, ao frio e à luz artificial). Fotofobia, escurecimento da visão, pressão nos olhos de fora adentro, dores na órbita e na fronte associadas ao aumento da ureia no sangue.

Órgãos Genitais: 
Endurecimento crônico do testículo. Endurecimento do ovário ou do útero (primeiro pelo aumento da pressão sanguínea no local, em seguida, por esclerose provocando aumento de volume e dores que aumentam à noite e com o frio). O testículo direito é afetado mais que o esquerdo. Atraso no desenvolvimento dos testículos. Esterilidade após transtornos morais.

Ossos e articulações:
Inflamação crônica nos ossos com dores perfurantes e insuportáveis que agravam no frio e à noite. Pode haver necrose e supuração fétida. 
Os ossos mais frequentemente afetados são curtos e achatados (ossos do nariz, da face, ossinhos do ouvido, palatino, frontal, esterno) além do osso mastoide. Articulações com dores crônicas que atingem os ossos agravando com o frio e sem movimentação. Essas dores são profundas e podem mudar de lugar.

Distúrbios Diversos:
Pensa em cometer suicídio após decepção amorosa. Frialdade, rosto vermelho, erupções na face e testa com escamas. Abdome estufado. Hálito fétido na adolescência de moças com menstruação atrasada ou insuficiente. Diarreia noturna crônica e fétida, mais frequente quando há congestionamento do fígado. Arteriosclerose com dor noturna atrás do osso esterno. Estômago com dores e arrotos queimantes. Secreção no ouvido (otorreia) fétida. Deslocamento de retina (a pessoa só enxerga a parte de baixo dos objetos, a outra metade de cima não é vista). Sífilis cerebral, transtornos secundários da sífilis.

Quadros animais:
Adequado a raças corpulentas. Ficam tranquilos enquanto sozinhos. Enfurecem rápido. Repentinamente agridem, depois subitamente ficam parados. Vulva inchada. Cisto no ovário. Barulhentos. Ninfomania. 4D, 12D, 12CH, 30CH, 200CH.

Atenção:
Útil na decadência do esqueleto, em meninos com testículos que não desceram (principalmente o testículo direito). Recomendado a personalidades suicidas que fixam metas ambiciosas e assumem compromissos com a perfeição.  Indicado em: quadros cardíacos ou hepáticos, congestões sanguíneas, depressão mental, pessoas que rejeitam qualquer mínimo sacrifício na vida, pessoas da segunda ou terceira geração de ciganos que usaram ouro nos dentes.

Dinamizações:
Nos casos da disposição mental ao suicídio: a 30CH pode agravar se acontecer o efeito congestivo do cérebro concomitante. É prudente iniciar o tratamento com 5CH aumentando a potência gradativamente.
5CH e 6CH: ossos, olhos, sintomas nos órgãos genitais, diarreia noturna crônica.
5CH a 9CH: articulações.
5CH a 15CH: coração.
2CH a 30CH: esterilidade.
7CH a 30CH: hipertensão.
As dinamizações podem atingir 1000CH nos casos crônicos.

Homeopatias sucessoras:
Aconitum, Belladona, Calcarea carbonica, China, Lycopodium, Mercurius, Nitricum acidum, Pulsatilla, Rhus, Sepia, Sulphur, Syphilinum.

Antídotos:
Belladona, China, Cocculus, Coffea, Cuprum, Mercurius, Pulsatilla, Spigelia, Solanum nigra.

Duração:
50 a 60 dias

Aurum metallicum

Autor: Dr. S.R. Phatak 

Obra:  Matéria Médica Concisa

Generalidades:
O ouro causa uma profunda impressão na MENTE, produzindo depressão mental aguda, desesperança e perda do amor da vida. A circulação é perturbada, todo o sangue parece correr da cabeça para os membros inferiores. 
Orgasmos, como se o sangue estivesse fervendo em todas as veias. Sensação de fervura errática. A congestão venosa na cabeça e no tórax. Cárie dos ossos esp. do nariz, palatino e mastoide. As dores ósseas são chatas e cortantes. As dores vagueiam, impulsionando o movimento, finalmente atacam o coração. Indurações e inchaços glandulares. Exostose, osteíte, esclerose das artérias coronária, fígado, cérebro. Sintomas extremamente violentos. Discrasia sifilítica mercúrica. Cronicidade das queixas. O coração se sente solto ao caminhar. A partir do ar soprando em parte. É adaptado a mulheres nervosas e histéricas, meninas na puberdade, alfinetando meninos, idosos cardiopatas, a pessoas de baixo astral, sem vida, de memória fraca, mas sensível à dor, o que os leva ao desespero. Efeitos nocivos da dor, do susto, da raiva, do amor decepcionado, da contradição, do desprazer reservado. Ansiedade prolongada, responsabilidade incomum. Perda de propriedade. Desesperança com doença cardíaca, esperançoso com doença pulmonar. Úlceras cancerosas. Necrose. Hidropisia.

Piora:
Emoções. Deprimente; afecções desordenadas. Esforço mental. Frio, tempo. Ao anoitecer e ao nascer do sol. Mercúrio. Álcool. Iodeto de potássio. Tempo nublado. Inverno.

Melhora:
Fresco. Ar livre. Banho frio. Ficar quente. Música. Ambulante. Luar.

Mente:
Depressão intensa e sem esperança e nojo da vida. Falar em cometer suicídio. Angústia suicida. Irritadoe veemente à mínima contradição, ou alegre alternadamente. Melancolia chocante, alternando com irritabilidade ou melancolia.
Sentimento de condenação e total inutilidade. Choro, oração e autocensura de doenças cardíacas. Loquacidade. Questionamento rápido, sem esperar resposta. Teme o menor ruído. Memória fraca. Humor vexatório. 
Histeria violenta com ações desesperadas, se debate, etc.  Autocensura, autocrítica. Mudança de humor. Ela faz tudo errado, acha que negligenciou algo, seus amigos, seu dever. Indisposto a falar. Odioso e briguento. O futuro parece sombrio. Resmungando.

Cabeça:
Dor violenta na cabeça causando confusão. Dor de cabeça dos alunos, com ansiedade precordial e rubores de calor na cabeça. Cabeça quente, cheia. Exostose com dor chata. Ferve no couro cabeludo. Caroços sob o couro cabeludo. Calvície da sífilis. Como se o ar passasse sobre o cérebro.

Olho:
Fotofobia. Hemiopia, metade superior de objetos invisíveis. As órbitas parecem doloridas.  Glaucoma.  Alunos, irregular. Corpos amarelos crescentes flutuando obliquamente para cima. Manchas negras, chamas, faíscas diante dos olhos. Tudo parece azul.

Ouvidos: 
Cárie da mastoide. Otorreia fétida obstinada. Surdez nervosa, com fala envergonhada. Supersensível ao ruído, mas melhor música.

Nariz:
Caries ulcerada e dolorosa, corrimento fétido, purulento, sangrento. Vermelho, ponta do nariz. Ozena. Desprezado.

Rosto:
Congestionado, vermelho-azulado. Parótidas inchadas, mdolorosas ao toque. Dores em zigomas. Erupções finas nos lábios, rosto ou testa.

Boca:
Odor ofensivo em meninas na puberdade. Língua coriácea, dura. Gosto leitoso ou adocicado, sujo até mesmo à água. Verrugas na língua. Cárie dos dentes. Úlceras no palato. Gengivas inchadas, vermelho escuro, sangramento.

Garganta:
Pontos na deglutição. Cárie do palato. As bebidas vêm pelo nariz.

Estômago:
Queimação no estômago, com subidas quentes. Desejo por leite e café. Perda de apetite em meninos alfinetados. Sede. Apetite voraz.

Abdome:
Região hepática quente e dolorosa. Hepatite. Icterícia de gravidez. Fígado com sintomas cardíacos. Ascite, com afecções cardíacas. Constipação melhor durante a menstruação. Fezes, nodosas, duras, grandes. Verrugas ao redor do ânus.
Resmungando e resmungando. Hérnia inguinal de crianças.

Órgãos Urinários:
Urina turva como leitelho. Retenção dolorosa e paralítica.

Masculino:
Dor e inchaço dos testículos, orchitis . Atrofia dos testículos em meninos. Hidrocele de crianças. Induração crônica dos testículos. Sarcocele. Epididimite.

Feminino:
Esterilidade sifilítica também daquelas mulheres que estão mentalmente deprimidas por conta de sua esterilidade. Útero aumentado e prolapsado. Escorrendo constante da vulva. Vaginismo. As dores do parto a deixam desesperada. Problemas uterinos, pior atingindo alto com os braços. Induração e ulceração do útero de abortos repetidos. Leucorréia pior caminhando. Amenorreia com muita tristeza. Menstrua tarde, escassa.

Órgãos respiratórios:
Esmagamento do peso sob o esterno pior ascendente. Dispneia pior rindo, à noite. Tosse espasmódica nervosa seca, peculiar às mulheres, do pôr do sol ao nascer do sol. Sempre respira fundo e não consegue ar suficiente.

Aurum metallicum

Autor: Sr Rajan Sankaram

Obra: Texto baseado no livro The Soul of remedies de Rajan Sankaran. O Texto está diferente do original mas as idéias foram mantidas.

Informações gerais: 
É um dos metais pesados do 6º período.

Miasma:
Aurum Metalicum é um remédio sifilítico.

Sensação: 
Em a sensação é de que a pessoa deve realizar tarefas impossíveis ou muito além de sua capacidade. Ele exige de si mesmo diligência e responsabilidade, conscienciosidade e dever do mais alto grau, princípios intransigentes ou metas que estão além do possível. Ele quase se destrói ao tentar atingir esses objetivos, pois se não os alcança, fica com a sensação de fracasso, culpa e desespero da salvação.  
É como se sua própria sobrevivência dependesse de sua capacidade de assumir essas
enormes responsabilidades.

Mental/Emocional: 
Sente que sua sobrevivência depende do cumprimento de seu dever. É o filho mais velho da família e seu pai  não existe mais. 
A sociedade o culpará se ele não cuidar de seus irmãos. Ele cria a família. Ele é o filho por dever, suas opiniões são muito morais e conscienciosas. Tem preocupação com sua aparência. A primeira coisa que você notará em um paciente de Aurum é que ele tem uma aparência elegante, veste-se conservadoramente à moda antiga, às vezes com uma marca religiosa na testa. Sempre verifica se fez as coisas certas, pois sua sobrevivência depende disso, e não de como ele aparece para outras pessoas, como é o caso de Silicea.
É muito inflexível quanto aos princípios. Seus sistemas de valores são muito rígidos e ele impõe os mesmos valores aos outros; isso é descrito pela rubrica: “Ditatorial”. É intolerante com a contradição e pontual em seus compromissos. 
Seus relatórios são muito bem redigidos, completamente preenchidos e arquivados em sequência. Idem aos seus documentos médicos.
Tomam os remédios escrupulosamente, não esquecendo uma única dose. Descrevem suas doenças corretamente e falam com confiança, nem muito nem pouco.
Ele tem um forte senso de certo ou errado, e as ações erradas dos outros provocam sua raiva. Ele é, portanto, crítico e estabelece padrões muito elevados para si mesmo, assim como para os outros. É muito pontual e espera que o outro seja pontual também. Ele pode ser briguento e reprovador, caso isso seja descumprido, e exigir reparação .
Os pacientes Aurum têm uma ideia fixa sobre quais são seus deveres, isso geralmente depende do que foi ensinado por seus pais. Se foi ensinado que, depois de cumprir suas responsabilidades para com sua família, deve se voltar para a religião ou para o serviço social, assim, o fará quando for casado e tiver seus filhos. Se dedicará à família, à religião e ajudar os outros. Ele faz isso mais por um senso de dever do que por simpatia ou ansiedade pelos outros.
Aurum pode desenvolver um apego muito forte a outra pessoa.  O apego é tão forte que ele deve ver a outra pessoa todos os dias, ouvir a voz dela, etc.   A afeição anda de mãos dadas com a expectativa de que a outra pessoa obedeça e aja de acordo com seus desejos. Tais relacionamentos provavelmente representam a necessidade de Aurum de cuidar, ser tutor ou pai de alguém. Quando a outra pessoa recusa essa relação, Aurum fica com o coração partido.  Ele experimenta mortificação, raiva com indignação, depressão tremenda, tristeza, sentimento de desamparo, decepção e sente que a vida não vale mais a pena ser vivida. Ele pode se tornar suicida nesta fase. Ele se retrai totalmente e fica altamente irritável. Ele costuma falar e responder em perguntas. Ele se decepciona facilmente com os outros, assim como consigo mesmo.
Em seu trabalho, é muito meticuloso, cuidadoso até com as menores coisas; ele é um perfeccionista, vai trabalhar até tarde, verificar o último arquivo, contar o último centavo. Ele é consciente do dever e nunca descansará até que tenha concluídoo trabalho do dia. Ele é muito confiável e valorizado por seu empregador e colegas, pois é extremamente trabalhador, altamente responsável e honesto. Ele não busca dinheiro, poder ou fama. Ele está feliz por ter cumprido seu dever. Ele valoriza a apreciação, mas esse não é o objetivo de seu trabalho.
Ele tem medo de perder a confiança dos outros e de si mesmo. Tem a sensação de que pode cair dessa posição elevada. Isso pode torná-lo suicida. Quando Aurum tem pensamentos suicidas, ele não luta consigo mesmo como o Natrum sulphuricum faz. Aurum tomará uma decisão e agirá. Se decidir pular, ele simplesmente pula. As pessoas Aurum são altamente moralistas, de princípios e ortodoxas. No entanto, às vezes pode funcionar ao contrário, ou seja, achar a tarefa muito além de suas competências. Então Aurum torna-se irresponsável e imoral. Aurum, portanto, tem a polaridade entre alta moralidade e culpa extrema e tendências suicidas. Ele alterna entre “Eu sou altamente moral” e “Eu sou altamente imoral e pequei até o dia da graça”.
Segundo Sankaran, os 3 componentes religiosidade, melhora pela música e exatidão são a marca de Aurum. Sentem-se muito aliviados pela música. O autor aponta que os pacientes de Aurum gostam de ouvir Bhajans. 
Bhajans são canções religiosas indianas, cantadas com métrica exata e muita devoção. Sankaran conta que um músico lhe disse que Tansen havia composto o Ragga Darbari a pedido do imperador Akbar, que queria um raga para aliviar o sentimento de tremenda responsabilidade que enfrentava e o desespero que isso lhe causava no final do dia. O raga tem uma profundidade tremenda, um sentimento de grande responsabilidade e desesperança, que chega muito perto do Aurum.

Físico: 
As pessoas Aurum tendem a desenvolver sériosproblemas crônicos, como hipertensão, doenças cardíacas, patologias destrutivas e câncer. Pacientes de Aurum têm a ponta do nariz nodosa e têm medo de lugares altos.

Rubricas:
• Ilusão, reprovação, negligenciou seu dever e merece.
• Ansiedade, consciência de, como se fosse culpado de um crime.
• Repreende a si mesmo.
• Delírio, afeto de amigos, perdeu.
• Confiança, falta de si mesma, os outros não têm, o que a deixa infeliz e pensa.
• Ansiedade, salvação sobre.
• Delírio, consegue, não consegue, faz tudo errado.
• Trabalhador.
• Detesto a vida.
• Disposição suicida, atirando-se de altura.
• Afeições religiosas.
• A música melhora.
• Questiona, fala continuamente, em.
• Consciencioso, brinca.
• Aumento dos escrúpulos de consciência.
• Ponta do nariz saliente.

Aurum metallicum

(Ouro)

Autor: Sr Nilo Cairo

Obra:  Guia de Medicina Homeopática

Sinonímia:
Aurum foliatum. Um remédio de ação profunda, muito usado na Idade Média pelos árabes. Sentimentos de indignação e desespero. Antropofobia. Loucura. Seu sintoma mental proeminente e característico é a melancolia com tendência ao suicídio; desgosto da vida; moléstias do fígado do homem, e úteroovarianas nas mulheres. Crianças apáticas, imbecis, inertes, de fraca memória. Dor de cabeça, pior à noile. Psicastenia. Otorréia fétida. Arteriosclerose, com dores noturnas atrás do esterno. Dor queimante no estômago, com erutações queimantes. Orquite crônica, sobretudo do lado direito. Atrofia dos testículos em rapazes. Puberdade retardada. Descolamentos da retina: só a metade inferior dos objetos é vista, a metade superior oculta por um corpo negro. Diplopia. Um remédio do mau hálito. Congestão com sufocação. Acidentes sifilíticos secundários em indivíduos escrofulosos. Sífilis cerebral. Esterilidade com depressão moral. Dores nos ossos. Cárie dos ossos cranianos e palatinos. Osteomielite. Inflamações ulcerativas do nariz, com corrimento fétido. Melancolia precedendo as regras.

Ponto de Weihe:
Meio de 1/3 médio da linha que une a cicatriz umbilical ao ponto de Cardus.

Remédios que lhe seguem bem:
Acon., Bellad., Calc., Chin., Lycop., Merc., Nitr. acid., Pulsatilla, Rhus, Sepia, Sulph. e Syphil.

Antídotos:
Bellad., Chin., Coccul., Coffea crud., Cuprum., Merc., Pulsatilla, Spigelia e Solan. nig.

Duração:
50 a 60 dias.

Dose:
3.ª, 5.ª 6.ª 30.ª 100.ª, 200.ª e 1.000.ª.

Consulte seu medicamento

em nossa farmacias parceiras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar Artigos
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar por Autor

Veja mais Artigos