Casali
Bellis perennis
Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte
Livro: Acologia de Altas Diluições
A preparação básica é feita com a planta “margarida rasteira”, família Compositae. A patogenesia é próxima da Arnica porém, os sintomas são pontuais, mais localizados não há tendência de hemorragia, nem sintomas mentais.
Palavras chave:
Ferimentos e cortes profundos (pós cirurgia), contusões, abcessos. Atonia de útero em animais. Traumatismo animal.
Tropismo Homeopático:
Músculos, tecido conjuntivo, sistema vascular, coração, pele, feridas, sangramentos de origem bem delineada.
Patogenesia
Sinais Funcionais:
Cansaço com dores musculares. Congestão da circulação. Atua nas fibras musculares dos vasos sanguíneos.
Sinais Físicos:
Furúnculos em todo o corpo. Machucado doloroso. Útero dolorido, dor nas paredes do abdômem. Prurido do couro cabeludo e nas costas. Distúrbios por consumir alimentos ou bebidas frias ou geladas enquanto o corpo está aquecido. Distúrbios provocados por vento frio. Varizes. Distensões doloridas. Pulso contraído.
Generalidades
Lateralidade:
Esquerda.
Agrava:
Com banho frio ou quente, com calor da cama, antes de chuvas fortes, com vento frio.
Melhora:
Com movimentação, com massagem na área atingida.
Indicações
Quadros Comuns:
Congestão venosa (na parte do corpo que foi traumatizada) com dores, sensação de cansaço e sensibilidade ao toque. Melhora com repouso e deitando. Fraqueza (astenia) com desejo de ficar deitado.
Equimoses (manchas roxas de sangue) muito sensíveis ao toque. Congestão do baço com sensação de plenitude ou de picada. Resfriamento fácil (pelo banho frio, pelo ar frio, por bebidas frias) quando a pessoa está com muito calor. Amenorreia com congestão pélvica (na bacia, abaixo da cintura) e útero dolorido. Cefaleia congestiva. Vertigem em pessoas idosas.
Quadros específicos:
Acidentes que fazem glândulas incharem. Nas fadigas, na estase sanguínea (congestão). Nas congestões venosas consequência de traumatismo físico. Sensações dolorosas nos quadris e no abdome provocadas pela gravidez. Câncer precedido de traumatismo (câncer da mama). Varizes dolorosas, traumatismo dos órgãos do abdômem. Autotraumatismo. Parto trabalhoso e estafante. Metrites da menopausa, veias varicosas. Sintomas de desequilíbrio causados pelo onanismo. Vertigens e cefaleia de pessoas idosas e no esgotamento pelo trabalho. Gravidez impossibilitando o trabalho (por causa do cansaço). Acorda cedo e não dorme. Distúrbios causados por tomar água fria com o corpo suado.
Torceduras, pancadas, ferimentos, após operações cirúrgicas. Erisipelas, furúnculo.
Quadros animais:
Usado em traumatismos e hematomas, após parto, lesões que escoam sangue claro. É sucedâneo da Arnica. Útero com atonia após o parto, com hemorragia e retenção de placenta.
2D, 4D, 6D, 1CH, 2CH, 3CH.
Quadros vegetais:
Gramíneas submetidas a intenso pisoteio causando disfunção ao gramado.
Atenção:
Não tomar antes de dormir (pode causar insônia). Complementa a homeopatia Vanadium nos estados degenerativos. Usar de modo semelhante à Arnica.
Útil na prevenção de infecções.
Dinamizações:
4CH a 6CH: traumatismos e excesso de atividade muscular, congestões venosas, resfriamento, cefaleia, amenorreia.
Phatak
Bellis perennis
Autor: Dr. S.R. Phatak
Obra: Matéria Médica Concisa
Generalidades:
Bellis é comumente conhecido como erva para feridas, portanto, como a Arnica, é um ótimo remédio traumático. É especialmente útil em traumas profundos ou feridas sépticas de órgãos abdominais e pélvicos; após grandes operações cirúrgicas. Remove os efeitos nocivos do autotraumatismo – excesso de masturbação. Afeta os vasos sanguíneos causando estase venosa e varizes.
Lesões nos nervos, com dor intensa, melhor com banho frio. Os músculos ficam doloridos e machucados. As dores são duras, doloridas, apertadas ou latejantes. Ele remove as exsudações de inchaço de vários tipos devido a lesões. É um remédio adequado para velhos trabalhadores e viajantes comerciais. Os pacientes se sentem cansados e cansados, desejam deitar. Ferve por toda parte. Efeitos próximos e remotos; de pancadas, quedas, acidentes, lombada ferroviária. Efeitos nocivos de bebidas frias, quando superaquecidas; molhar ou ficar resfriado quando superaquecido. Hemorragias. Pus acre destruindo o cabelo. Dor insuportável que leva à distração, pior calor melhor frio. Entorses e contusões. Tumores de lesão.
Piora:
Lesões; Entorses. Tocae. Banhos frios ou bebidas. Tornar-se frio quando quente. Banho quente; calor da cama. Antes das tempestades. Operações cirúrgicas.
Melhora:
Movimento continuado. Frio (localmente).
Mente:
Impulso para mover.
Cabeça:
Vertigem; em pessoas idosas (estase cerebral). Dor de cabeça do occipital ao vértice, ou sinciptal. Dor aguda.
Estômago:
Efeitos de bebidas frias ou geladas quando aquecidas.
Abdome:
Dor nas paredes abdominais. Plenitude sobre o baço e pontos. Diarréia fétida e indolor, pior à noite.
Fêmea:
Mamas e útero ingurgitados; o útero parece espremido, dolorido. Incapacidade de andar durante a gravidez. Varizes durante a gravidez.
Pescoço e Costas:
Cai no cóccix.
Extremidades:
Dor na parte anterior da coxa. Punhos, sinta-se contraído como se fosse um elástico.
Dormir:
Acorda muito cedo, 3 da manhã e não consegue dormir de novo.
Pele:
Ferve por toda parte. Equimoses, inchaço sensível ao toque.
Relacionado:
Arnica
Nilo Cairo
Bellis perennis
(Margarida)
Autor: Sr Nilo Cairo
Obra: Guia de Medicina Homeopática
Sinonímia:
Bellis. Pertence às Compositae. Complementar de Vanadium nos estados degenerativos. Remédio semelhante à Arnica. Fadiga e estase sanguínea são as suas duas principais características. Congestão venosa, devida a causas mecânicas. Sensações dolorosas de quadris e abdome, na gravidez, Muito recomendado por BURNETT no câncer que é precedido do traumatismo, especialmente o câncer do seio. Traumatismo dos órgãos da bacia. Auto traumatismo. Metrites da menopausa; veias varicosas. Maus efeitos do onanismo. Vertigens e cefaléia dos velhos; esgotamento pelo trabalho, pelo surmenage, na gravidez. Impossibilidade de trabalhar durante a gravidez. Desperta muito cedo de manhã e não pode depois adormecer de novo. Maus efeitos de beber água fria, suando. Excelente remédio para machucaduras e torceduras. Depois de grandes operações cirúrgicas. Nas erisipelas. Furunculose. Equimose, aí é extraordinário o efeito.
Dose:
T. M. à 3.ª.
Uso externo:
Traumatismo, feridas, verrugas, furunculose e naevus.
Bellis perennis
Autor: Boericke
Livro: Matéria Médica
Benefícios e Indicações
Bellis perennis (margarida) atua nas fibras musculares dos vasos sanguíneos, aliviando dores musculares e claudicações. É o primeiro remédio indicado em lesões nos tecidos profundos após cirurgias, tratando dores intensas e intolerância ao frio. É eficaz em traumatismos pélvicos e efeitos nocivos da masturbação, além de ser um excelente remédio para torções e contusões. Também é indicado para queixas relacionadas a comida ou bebida fria, especialmente quando o corpo está aquecido, e para afecções causadas por vento frio. Externamente, pode ser utilizado em nevos e acne, aliviando sensações doloridas e machucadas na região pélvica, inchaço e estase.
Relação
Comparar com: arnica, arsênico, slaphis, hamamelis, bryonia, vanádio.
Dose
Tintura para a terceira potência.
Referência Bibliografica
VITHOULKAS, George. Bellis perennis. Disponível em: https://www.vithoulkas.com/learning-tools/materia-medica-boericke/bellis-perennis-boericke/