Casali
Bufo rana
Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte
Livro: Acologia de Altas Diluições
A preparação básica é feita com o líquido venenoso das glândulas cutâneas das costas dos sapos.
Palavras chave:
Epilepsia. Mente fraca. Desejo de solidão. Imbecilidade. Vesículas abertas em animais que mordem.
Tropismo Homeopático:
Sistema nervoso e pele.
Patogenesia
Sinais Funcionais:
Espasmos, cãibras, hipersensibilidade à luz e ao barulho, excitação sexual, fraqueza mental, prostração, degenerações, distúrbios sanguíneos, hemorragia.
Sinais de Exaltação:
Sensações de água fria ou areia nos olhos, vapor quente subindo até a cabeça, prego nas articulações, alfinete no coração causando dor, bola correr dentro do intestino, coração aumentado e boiando em água, melhora geral quando em contato com água, pedra na garganta, dentes soltos na boca (quando come), língua paralisada ao falar, ossos fracos.
Sinais Mentais:
Perda de memória. Confusão mental. Dificuldade mental de reunir as ideias. Pensamentos vulgares. Pensa que os familiares são inimigos. Compreende as palavras com dificuldade.
Sinais Emocionais:
Chora com facilidade (imaturidade emocional). Choro frequente. Tristeza. Sorriso estúpido. Tosse por emoção. Raivoso quando é incompreendido.
Sinais Comportamentais:
Morde objetos (na raiva). Hábito de tocar a genitália. Aversão a conversa e a estranhos.
Comportamentos: imbecil, promíscuo, infantil, imoral. Desafiante, cruel, mentiroso, preguiçoso. Procura a solidão e masturbação. Antissocial. Desconfia de seus familiares. Pisca o olho convulsivamente (ri de fatos sérios). Torce as mãos (quando ansioso). Não suporta olhar objetos brilhantes.
Sinais Subconscientes:
Medo de ficar só. Medo de contrair doenças. Teme os animais.Teme adoecer. Temor e ansiedade por sua saúde.
Sinais Gerais:
Assusta-se facilmente. Não tolera temperatura extrema. Gosta de saltar. Aprecia pornografias. Inquietude por tudo, com grande agitação física e mental. Música é insuportável e causa ansiedade. Fala metade das palavras. Egoísmo.
Angústia excessiva e inquietude. Sonhos de grandeza ou de viagem e fantasias. Epilepsia.
Sinais Físicos:
Morde a língua na convulsão. Ínguas. Dores sobem pelo braço. Impotência. Tendência ao aborto. Língua enrolada. Cefaleia congestiva, melhora apertando a cabeça. Deglutição difícil. Secreções fétidas e ácidas. Dispneia. Diarreia, flatos fétidos. Furúnculos. Hálito desagradável. Grandes bolhas ou manchas amarelas que se abrem. Menstruação adiantada. Dificuldade de manter as pálpebras abertas. Sede de água adocicada. Sonolento após as crises epilépticas.
Aspecto esverdeado da pele. Convulsão epiléptica generalizada. Hipersensibilidade de todos os sentidos, especialmente a visão e a audição. Convulsões dormindo. Desejo de álcool.
Generalidades
Agrava:
Ao despertar e à noite, em casa quente, em clima quente, com música durante a menstruação.
Melhora:
Com banho (principalmente frio), molhando os pés, trabalhando com as mãos na água, na parte da manhã, quando deitado, escondendo.
Perfil (Criança):
Já na infância tem o hábito de tocar os órgãos genitais e masturbar (se isolam e praticam o ato). Grande prazer no banhar. Todos os sintomas melhoram com o banho, com brincadeiras e trabalho com água (lavar os brinquedos, as vasilhas e o chão). Tem crises epilépticas, gagueira, dificuldade de entender e responder. Baixo rendimento escolar. Muito medo de animais. Contrações musculares involuntárias.
Hábito de esconder fisicamente. São notadas porque falam mais do que ouvem.
Perfil (Adulto):
Lábios grossos, sorriso incomum (estúpido), secreções fétidas/ácidas. Olhos grandes e projetados. Aspecto verde.
Normalmente fracos com tendência à infantilidade ou envelhecimento precoce. Desejo de solidão. Sensível a fumaça e cheiro de cigarro. Não suporta objetos brilhantes.
Indicações:
Ejaculação precoce.
Tendências: aborto, hemorroidas, edemas. Câncer de mama. Cefaleia congestiva. Engole com dificuldade, diarreia, gases fétidos. Erupções vesiculares gangrenosas, espasmos em vários músculos, epilepsia, língua enrolada, língua azulada a preta, soluço frequente, tremor quando febril, tontura frequente, flebite crônica, ovário hiperatrofiado, bolhas grandes que se abrem. Orquite (inflamação dos testículos). Pus saindo dos ouvidos, furúnculo azulado, panarício, rosto inchado, suor frio nas mãos, pés frios, tosse após comer e por emoção. Acorda várias vezes e urina, após micção tem dor (pontada) na bexiga e nos rins. Convulsão antes da menstruação ou por: susto, excitação sexual, lua nova. Convulsão em crianças que gritam muito e falam pouco. Convulsões dormindo e no coito. Dificuldade de manter pálpebras abertas. Masturbação. Excessos sexuais. Impotência. Ferimentos nos dedos. Ardor nos ovários, quisto no ovário. Menstruação suprimida ou precoce (com dor de cabeça). Espasmos epilépticos aumentados durante as menstruações. Corrimentos fétidos e sanguinolentos, espasmos musculares, (locais e gerais), coreia. Todos os sinais listados podem ser harmonizados quando considerados em grupo, em conjunto, em quadros de adoecimento.
Quadros animais:
Animais que mordem e com vesículas abertas na pele – 6CH.
Atenção:
Na epilepsia causada por susto e seguida por dor de cabeça intensa. Na infantilidade ou gagueira. Tendência a não retornarem após o primeiro atendimento homeopático.
Homeopatias complementares:
Salamandra.
Antídotos:
Lachesis, Senega.
Dinamizações:
6CH, 12CH, 30CH, 100C, 200C, 1000C.
Outras denominações:
Bufo cinereus, Bufo fuscus, Rana bufo.
Phatak
Bufo rana
Autor: Dr. S.R. Phatak
Obra: Matéria Médica Concisa
Generalidades:
O veneno deste sapo tem uma ação notável no sistema nervoso e nos órgãos sexuais. Desperta as paixões mais baixas; paciente não é apenas mentalmente baixo, mas também desenvolve um tipo baixo de doença. É um remédio para as depravações, devido à má herança. Pessoa debilitada precocemente, prematuramente senil. Afeta a circulação, causando ebulições de calor, rubor; queimaduras em diferentes partes. Escorrimento sangrento; de mamilos, saliva com sangue, etc. Tremendo como paralisia agitante. Choques elétricos são sentidos em todo o corpo. Sente todo o corpo como se estivesse inchado; em sensação de apodrecendo. Cai inconsciente, com um grito de gelar o sangue. Obesidade. Crises epilépticas; ocorrem durante a noite; conectado com a esfera sexual – na época da menstruação, nas mulheres quando o desejo sexual é excitado; em homens jovens devido ao onanismo ou durante o coito, ataques são seguidos de dor de cabeça.
A partir de um pino na articulação. Hidropisia. Paralisia. Câncer, Carbúnculo. Bubões. Linfangite séptica, devido a lesões, quando a dor aumenta em estrias. Espasmos em crianças, após amamentar a mãe zangada ou assustada. Manchas anestésicas na pele. Aversão à visão de objetos brilhantes. Vários sintomas ocorrem antes dos espasmos epilépticos. A mente continua infantil, só o corpo cresce. Descargas fétidas e exalações. Convulsões de condições supurativas. Descargas fétidas e exalações. Convulsões de condições supurativas. Descargas fétidas e exalações. Convulsões de condições supurativas.
Piora:
Quarto quente. Excitação sexual. Masturbação. Menos movimento. Lesões.
Melhora:
Sangrando. Ar frio. Banho frio. Pés na água quente.
Mente:
Depravação moral. Idiotice; infantil, bobo, rindo. Mente fraca. Medos; animais, estranhos. Fala bobagens e fica com raiva se não for compreendido. Anda pelo chão e torce as mãos. Desejo de solidão, de praticar a masturbação. Inclinação para morder. Enganação. A música é insuportável.
Cabeça:
Como de um vapor quente, subindo para o topo da cabeça. Cérebro entorpecido. Travesseiro dói occipital.
Olhos:
Visão de objetos brilhantes intolerável. Os objetos aparecem tortos. Pálpebra esquerda paralisada. Pupilas dilatadas. Olhos fundos.
Ouvidos:
Menos incômodos de ruído. A música é intolerável.
Nariz:
Epistaxe, com rosto avermelhado e dor na testa.
Face:
Inchado e distorcido. Banhado em suor (em espasmos). Lábios pretos.
Boca:
Paralisia da língua, movimentos de lamber a língua. Saliva sangrenta. Gaguejando.
Desejo de bebidas doces. Língua; rachado, preto azulado. Convulsões, após extração de dentes.
Abdome:
Como bolas frias correndo pelas entranhas. Bubões nas virilhas. Movimentos convulsivos em, após espasmos. Vômito depois de beber. Líquido amarelo no vômito. Vômito de sangue e bile.
Masculino:
Espasmos, durante o coito. Disposição para manusear órgão. Disposição à masturbação. Impotência.
Feminino:
Epilepsia na época da menstruação. Menstruação, muito cedo e muito abundante. Leite com sangue. Câncer de glândula mamária. Tumores e pólipos do útero; úlceras do colo do útero. Queimação nos ovários e no útero. Cordão como inchaço da virilha ao joelho, perna de leite. Dor violenta nas mamas pior à noite. Hidátides nos ovários. Leucorréia purulenta ofensiva.
Órgãos respiratórios:
Queimando como fogo nos pulmões. Tosse sufocante. Asma.Exsudação de um líquido amarelado e corrosivo horripilação (pele de galinha).
Sono:
Comatoso, após espasmos.
Complemento:
Calc.
Relacionados:
Bar-c; Grap; Tarn
Sankaran (Resenha)
Bufo rana
Autor: Rajan Sankaran
Obra: Texto baseado no livro The Soul of remedies de Rajan Sankaran. O Texto está diferente do original mas as idéias foram mantidas
Informações gerais:
Bufo é um remédio do reino animal. É preparado a partir do sapo.
Miasma:
É um remédio sifilítico, com muita patologia destrutiva que inclui paralisia e carbúnculos. Também é apontado por:”mentalmente inferior”, “Desperta as paixões mais baixas” e “É um remédio para as depravações”.
Comparações:
Bufo tem sintomas de Baryta carbonica e Hyoscyamus juntos. Como Baryta carbonica em um comportamento infantil e ingênuo, é tolo e subdesenvolvido
mentalmente. Assim como Hyoscyamus, possui descaramento, alta sexualidade, loquacidade e malícia. Como outros remédios do reino animal, tem uma natureza animada, um medo de animais e uma certa travessura. Assemelha-se a alguns dos remédios do grupo das aranhas, pois é sensível à música, enganoso e destrutivo, além de ter um comportamento atraente. Todos esses elementos se combinam para dar a Bufo um caráter único. Como Baryta carbonica e alguns outros remédios sifilíticos, também apresenta senilidade precoce. Na Matéria Médica, descobrimos que Baryta muriatica tem alguma semelhança com Bufo com alta sexualidade e infantilidade.
Mental/Emocional:
Possuem um caráter infantil, lascivo e imaturo. Quando você considera a infantilidade, a falta de maturidade e controle e a alta sexualidade, tem-se a ideia de
que o controle do adulto sobre seus instintos está ausente. Portanto, sempre que ele tiver qualquer desejo, seja um desejo de comer ou um impulso sexual, ele deve satisfazê-lo imediatamente. Ele não pode adiar o prazer. Se tem um impulso sexual, tem que ser satisfeito, então ele sai sozinho e se masturba. Daí temos o sintoma clássico: “Deseja a solidão para a masturbação”. Segundo Sankaran, uma das principais coisas que se pode notar sobre uma pessoa Bufo é a combinação de um bom desenvolvimento físico e uma mente infantil. Soma-se a isso o descaramento e a sexualidade. Às vezes, essas pessoas podem ficar violentamente irritadas e, em outras ocasiões, você verá risadinhas tolas. Pode haver um pouco de egoísmo em suas conversas, mas isso parecerá uma tolice.
Físico:
Forte desejo por doces e uma rachadura no centro da língua. Há também uma tendência à obesidade e há convulsões relacionadas com a esfera sexual.
Rubricas:
• Comportamento infantil.
• Aversão a companhia, deseja solidão para praticar masturbação.
• Enganador.
• Destrutividade.
• Medo, animais, de.
• Idiotice.
• Imbecilidade.
• Rindo.
• Malicioso.
• Raiva, fúria.
• Greve, desejo. Kent
• Língua rachada no centro.
• Deseja doces.
• Infantil, mas o corpo cresce.
Nilo Cairo
Bufo rana (Sapo)
Autor: Sr Nilo Cairo
Obra: Guia de Medicina Homeopática
Sinonímia:
Bufo cinereus, Bufo fuscus e Rana bufo. Pertence aos Buforidae. “A epilepsia causada por susto, onanismo ou excessos sexuais terá com frequência seu remédio em Bufo rana. A aura que precede os ataques, parte dos órgãos genitais: durante a cópula, o paciente pode ser atacado de violentas convulsões. Especialmente na forma sexual, produzida pela masturbação, é que Bufo é notavelmente útil”. (DR. W. A. DEWEY). “Nenhum outro remédio me tem dado mais satisfação do que este no tratamento desta moléstia”. (DR. J. CLARKE). Desejo de estar só, para se masturbar. Pessoas moralmente fracas; tendência à infantilidade e à imbecilidade. Uso em crianças idiotas ou imbecis, prematuramente senis. Desejos de solidão. Impotência. Disposição a pegar constantemente no pênis. Ri e chora com facilidade. Panarício ou machucadura dos dedos; as dores sobem ao longo dos nervos, pelo braço. Babões. Dado no começo, é muito eficaz no antraz. Ardor nos ovários e nos útero: dismenorréia, quistos do ovário, cancro uterino, etc. Menstruação suprimida. Regras precoces com dores de cabeça. Espasmos epilépticos aumentados durante as regras. Corrimentos fétidos e sanguinolentos. Cancro do seio. Combate o mau cheiro do cancro. Leucorréia. Espasmos musculares, locais ou gerais. Coreia.
Complementares:
Salamandra.
Antídotos:
Lachesis e Senega.
Dose:
6.ª, 12.ª, 30.ª, 100.ª, 220.a e 1000.ª.