Casali
Cina maritima
Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte
Livro: Acologia de Altas Diluições
A preparação básica é feita da planta “Erva- de-santa-maria”, família Compositae cujo uso indevido intoxica e causa cefaleia, vertigem, convulsões, náuseas, cólicas, sangue na urina. O chá desta planta é usado como vermífugo.
Palavra chave:
Vermes. Mau humor. Verminose em animais.
Patogenesia
Sinais Funcionais:
Distúrbios nervosos ou digestórios provocando espasmos, hipersensibilidade, irritabilidade.
Sinais Mentais:
Pensa que praticou alguma ação errada.
Sinais Emocionais:
Comporta-se como: irritável (com gritos e atos violentos), chato, mal-humorado, caprichoso.
Sinais Comportamentais:
Hábitos de tocar as narinas repetidamente, ranger os dentes, gritar enquanto dorme, tocar ou coçar o ouvido. Aversão a falar ou mover quando em crise de tosse.
Sinais Gerais:
Pele sensível ao toque. Não quer ser carregada (criança) nem tocada. Deseja muitas coisas, mas rejeita-as. Vê tudo amarelo. Pulsação no músculo das sobrancelhas. Rosto vermelho nas bochechas com olheiras.
Movimento repetido (como coreia) no rosto e nas mãos. Tem fome após alimentar. Demanda alimentos gostosos. Urina turva. Após tossir tem espasmo. Tosse que volta (na primavera e no outono). Após tossir tem ruídos, da garganta até o estômago. Repuxos e tremor nos membros. Repuxo dos dedos da mão direita. Estira os pés. Sonhos terríveis.
Sinais Físicos:
Dor de cabeça alterna com dor de barriga. Pupila dilatada. Estrabismo. Dor no epigástrio. Dor no umbigo. Abdome distendido. Cólica abdominal tipo beliscando. Prurido anal. Convulsão noturna. Dores e humor alterado após ser perturbado repentinamente.
Perfil:
Pessoas gordas, corpulentas, escrofulosas, irritáveis, rangem dentes, geralmente mal-humoradas. Têm dores após serem repentinamente incomodadas e após choques. Quando com febre as mãos ficam quentes, porém a face fica fria.
Generalidades
Agrava:
Quando fixa o olhar, quando contaminado por vermes, à noite, no verão, ao sol.
Indicações
Quadros Comuns
Nervosismo:
Pessoas nervosas com tendência a espasmos, com humor ruim (criança/adultos que resmungam), irritáveis, caprichosas e exigentes, com desejos que variam, com insatisfações constantes. Pessoas hipersensíveis que não gostam de ser tocadas ou ser repreendidas (corrigidas), com sono agitado, piorando à tarde ou à noite ou ao despertar, normalmente magras, pálidas, com olheiras, com pesadelos, com ranger de dentes, com coluna sensível (9CH a 30CH).
Distúrbios Com Vermes:
Todas as perturbações agravam na lua cheia, com contrariedades, com repreensões, com raivas, com olhado, ao ser aproximado. Prurido no ânus e nas narinas, fome interna alternando com inapetência, cólicas perto do umbigo, tosse seca espasmódica contínua, sono agitado espasmos nas pálpebras, estrabismo, espasmos musculares convulsivos, espasmo ocular que perturba a visão nos esforços (visuais e mentais) (5CH a 9CH).
Distúrbios Gerais:
Ao tossir a pessoa inclina-se por trás e tem medo de falar por provocar tosse. Espasmos na face (coreia) (6 a 9CH). Dor de dente com água fria (5 a 6CH). Visão azul dos objetos e visão amarela se a luz é intensa (5CH a 9CH).
Febre intermitente com rosto frio mãos quentes, fome violenta, face vermelha (4 ou 5CH). Coqueluche. Hemorragia uterina antes da puberdade (5CH). Crianças impertinentes, irritáveis, querem tudo e rejeitam tudo, não aceitam toque (30CH e 200CH).
Quadros Animais:
Verminose.
Atenção:
Nas dores e quando tem humor alterado após ser perturbado repentinamente ou após choques traumáticos.
Homeopatias Sucessoras:
Calcarea carbonica, China, Ignatia, Nux vomica, Platina, Pulsatilla, Rhus tox, Silicea, Stannum.
Antídotos:
Arnica, Camphora, China, Capsicum.
Duração:
14 a 20 dias.
Dinamizações:
5CH a 30CH.
Outras Denominações:
Absinthium austriacum tenuifolium, Artemisia austriaca, Artem contra, Semen contra, Semen santocini, Sementina.
Phatak
Cina maritima
Autor: Dr. S. R. Phatak
Obra: Matéria Médica Concisa
Generalidades:
Cina é a fonte do alcaloide Santonin. Os sintomas nervosos mentais e corporais produzidos por esta droga podem ser devidos à presença de vermes redondos ou reflexos de irritação abdominal e afecções do trato digestivo. É um remédio para crianças; crianças grandes, gordas, rosadas e escrofulosas; eles endurecem; quando olhados, durante a tosse ou quando ficam zangados.
A criança está inquieta, se agita. Contraindo-se. Espasmos; devido avermes; unilateral. Nos espasmos, as crianças jogam os braços de um lado para o outro. Todo o corpo está dolorosamente dolorido ao movimento e ao toque; dor machucada. As crianças têm fome e quanto maior a fome maior a emaciação. Queixas concomitantes ao bocejo, que surgem sempre que alguém boceja. Cheiro azedo do corpo esp. crianças. Choques como de dor. O paciente pulará repentinamente como se sentisse dor. Tremendo; com tremores, ao bocejar. Convulsões, com consciência. Paraplegia, com fome não natural. Coréia.
Melhora:
Deitado de barriga. Limpando os olhos. Movimento. Balançando a cabeça. Balanço.
Piora:
Tocar. Vermes. Vexação. Olhou. Durante o sono. Olhando fixamente. Bocejando. Lua cheia. No sol, verão. Olhando fixamente para qualquer objeto.
Mente:
Muito tocado; feio, zangado; petulante e insatisfeito. As crianças não querem ser tocadas ou carregadas, querem ser embaladas; eles desejam muitas coisas, mas rejeitam tudo o que é oferecido; inquieto e angustiado o tempo todo. Nervoso. Sensação irreal de ter feito algo errado. Convulsões em crianças quando são repreendidas ou punidas. Crianças à prova de todas as carícias. Crianças de boa índole ficam zangadas.
Cabeça:
Dor, alternando com dor no abdome, melhor inclinandose. Dor de cabeça ao ler ou olhar fixamente. A criança inclina a cabeça para o lado o tempo todo. Virar a cabeça de um lado para o outro. As mulheres devem soltar o cabelo durante a dor de cabeça. As crianças não podem ter o cabelo penteado. Dor de cabeça, antes e depois do ataque epiléptico.
Olhos:
Pupilas dilatadas. Pulsação nos músculos superciliares. As sobrancelhas se contorcem ao olhar para qualquer objeto, ele vê como através de gaze enxugando melhor os olhos. Fadiga dos olhos. Visão; amarelo, azul, violeta ou verde. Estrabismo; de vermes. Anel escuro ao redor dos olhos. Visão fraca, devido à masturbação.
Nariz:
Coceira; picks e furo no nariz, até sangrar; quer esfregálo. Espirros, com tosse convulsa. Narinas retraídas.
Face:
Pálido, com aparência doentia; durante a tosse. branco azulado sobre a boca. Face alternadamente pálida e fria ou vermelha e quente. Movimentos coreicos da face e das mãos.
Boca:
Range os dentes; à noite, durante o sono. Mastiga e engole
durante o sono. Língua limpa.
Garganta:
Dificuldade em engolir líquidos; deglutição ruidosa. Ruído cacarejante da garganta ao estômago; após tosse ou convulsões. Movimento constante de deglutição, involuntário.
Estômago:
Fome; voraz; depois de comer, depois de vomitar; com sensação de roer no estômago; alternando com perda de apetite; antes do frio ou depois do suor; em paraplegia. Deseja muitas e diferentes coisas; desejo de doces, de pão. Vomitar com a língua limpa. Vômito e diarréia imediatamente após comer e esp. bebendo. Aversão ao leite materno.
Abdome:
Torção dor sobre o umbigo melhor pressão. Distendido e duro. Cortando, beliscando a dor dos vermes. Fezes, brancas, aquosas. Coceira no ânus. Sensação de calor desagradável.
Órgãos urinários:
Fazer xixi na cama piora a cada lua cheia. Urina; turvo, branco; leitoso; ou vire leitoso em pé.
Macho:
Maus efeitos no onanismo; fraqueza da visão.
Fêmea:
Hemorragia uterina antes da puberdade. Criança recusa mama. Menstruação; muito cedo e abundante.
Órgãos respiratórios:
Tosse asfixiante regularmente recorrente, com espirros. Tosse violenta trazendo lágrimas e dores esternais; sente como se algo fosse arrancado. Gorgolejar da garganta ao estômago depois de tossir.
A criança fica parada e não fala ou se move por causa do medo da tosse. Esterno como se estivesse muito perto das costas. A tosse termina em espasmo. Ataques sufocantes. Expectoração difícil.
Extremidades:
Joga os braços de um lado para o outro (crianças). Espasmos repentinos para dentro dos dedos da mão direita. Estica os pés espasmodicamente (crianças). Espasmos e espasmos nos membros. Pé esquerdo em constante movimento espasmódico. Paraplegia; repentina, com uma fome não natural.
Dormir:
Agitado. Fica nas mãos e joelhos ou no abdome durante o sono. Terrores noturnos de crianças. Chora, grita, acorda assustado. Grita e fala durante o sono.
Febre:
Com o rosto pálido e frio e as mãos quentes. Muita febre; língua limpa durante a febre. Suor frio na testa, nariz e mãos. Fome antes do frio e depois do suor.
Complementar:
– Calc; Dros; Rato.
Relacionado:
– Cham; Nat-p.
Sankaran (Resenha)
Cina maritima
Autor: Rajan Sankaran
Obra: Texto baseado no livro The Soul of remedies de Rajan Sankaran. O Texto está diferente do original mas as idéias foram mantidas
Informações gerais:
Cina é um remédio do reino vegetal
Miasma:
Psora.
Comparações:
Cina está intimamente ligada à Chamomilla. O principal sentimento de ambos os remédios é que elesnão estão recebendo atenção suficiente de seus pais.
Chamomilla reage a isso com gritos altos e exigentes, não se acalmando a menos que seja carregada, enquanto Cina reage com irritabilidade e acessos de raiva como jogando coisas, caprichos e afastando seus pais (“Tocada, aversão a ser”, “Acariciada, aversão a ser”, “Indiferença a carícias”, “Golpear em crianças”, etc.), como se dissesse: “Onde estava você quando eu precisei de você?”
Mental/emocional:
A necessidade de atenção na Cina é, portanto, vista como recusa e rejeição do mesmo. Exige muitas coisas sem saber o quê. É uma espécie de comportamento pestilento, com queixas frequentes e exigência de atenção, um tipo de comportamento que faz querer evitar ou afastar a criança, em vez de lhe dar atenção imediata. Muitas vezes me perguntei se há uma conexão entre o comportamento de “peste” da criança e a tendência a vermes. Em todo caso, os próprios vermes produzem alguma irritação constante, fazendo com que a criança enfie os dedos nos orifícios e fique muito inquieto.O sintoma da Cina: “Crianças recusam cortar o cabelo” porque tem a ver com toque, carícia, proximidade e confiança, a que a criança Cina tem aversão. Carícias não adiantam – e esse é o principal sintoma da Cina. Cina frequentemente se deita em decúbito ventral ou fica na posição de joelho e cotovelo durante o sono. Deve ser incluído na rubrica: “Deitar-se sobre as mãos e os joelhos melhora” no Repertório de Phatak.
Rubricas
· Capricho.
· Aversão ao ser acariciado.
· Descontente, insatisfeito com tudo.
· Medo, aproximação de outros; as crianças não suportam que ninguém se aproxime delas.
· Carregado, desejo de ser.
· Indiferença para Carícias.
· Apetite, aumentado durante a febre.
· Aversão a aproximação.
· Carícias, prova, contra.
· Endurece.
Nilo Cairo
Cina maritima
(Sêmen-contra)
Autor: Sr Nilo Cairo
Obra: Guia de Medicina Homeopática
Sinonímia:
Absinthium austriacum tenuifolium, Artemisia austriaca, Artem contra, Semen contra, Semen santocini e Sementina. Pertence às Compositae. Crianças impertinentes, mal-humoradas, irritáveis, que querem tudo e rejeitam tudo quanto se lhes dá, que não querem ser tocadas nem acariciadas. Seja na verminose, seja em qualquer outra moléstia em que apareçam sintomas de lombrigas, Cina é indicada — coceira no nariz, fome canina, ranger de dentes cólicas, gritos, estrabismo, cor azulada em torno da boca, febre, etc. Tosse. Combate a predisposição aos vermes nas crianças. Coqueluche. Espasmos acompanhados de perturbações digestivas e vermes. Na febre de Cina, a face é fria e as mãos quentes. Enurese noturna. Hemorragia uterina antes da puberdade. Pulsação do músculo superciliar.
Ponto de Weihe:
Linha axilar média direita, 2.° espaço intercostal.
Remédios que lhe seguem bem:
Calc., Chin., Ignatia, Nux., Plat., Pulsat., Rhus, Silicea e Stan.
Antídotos:
Arnica, Camphora, Chin., Capsic., Piper nigr.
Duração:
14 a 20 dias.
Dose:
5.ª à 30.ª e 200.ª. Para as crianças nervosas e irritáveis, prefira-se a 30.ª e a 200.ª. Santanina na 3.ªx trit.