Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Início » Cinchona officinalis

Cinchona officinalis

Autor: Boericke

Livro:  Matéria Médica

Benefícios e Indicações

A Cinchona officinalis, conhecida como quina, é uma planta medicinal tradicionalmente utilizada para tratar febres intermitentes, especialmente a malária. Além disso, possui propriedades febrífugas, antimaláricas, tônicas nas convalescenças, adstringentes, antissépticas, analgésicas e estomáquicas.

Sintomas e Efeitos

Mente

Os pacientes podem apresentar apatia, indiferença, desobediência, taciturnidade e desânimo. As ideias se aglomeram na mente, impedindo o sono, e há disposição para ferir os sentimentos de outras pessoas. Podem ocorrer episódios de choro repentino e agitação.

Cabeça

Sensação de que o crânio está prestes a explodir, com dores espasmódicas no vértice e dor subjacente nas laterais da cabeça. O rosto pode ficar vermelho após hemorragias, excessos sexuais ou perda de fluidos vitais. A dor de cabeça piora ao ar livre, de têmpora a têmpora, e é aliviada pela pressão e ambiente aquecido. O couro cabeludo é sensível, especialmente ao pentear o cabelo.

Olhos

Cor azul ao redor dos olhos, olhos fundos, esclerótica amarelada, manchas pretas, ilusões brilhantes e ofuscantes. Pode ocorrer cegueira noturna em retina anêmica, manchas diante dos olhos, fotofobia, distorção dos globos oculares, neuralgia ciliar intermitente e pressão nos olhos. Lacrimejamento escaldante também pode ser observado.

Ouvidos

Zumbido nos ouvidos, ouvido externo sensível ao toque, audição sensível ao ruído e lóbulos vermelhos e inchados.

Nariz

Catarro controlado, sangramento fácil pelo nariz, especialmente ao levantar, coriza, espirros, secreção aquosa e espirros secos violentos. Pode ocorrer suor frio no nariz.

Face

Tez pálida, rosto inchado e vermelho.

Boca

Dor de dente, aliviada pressionando os dentes firmemente juntos e pelo calor. Língua revestida grossa, suja, com queimaduras na ponta, seguidas por ptialismo. Gosto amargo e a comida tem gosto muito salgado.

Estômago

Sensível e frio. Vômito de comida não digerida, digestão lenta, sensação de peso após comer, efeitos nocivos do chá, fome sem apetite, gosto insípido, dor aguda transversalmente na região hipogástrica, intolerância ao leite, desejo faminto por comida que permanece não digerida, flatulência, arrotos de fluido amargo ou regurgitação de comida que não dá alívio, piora comendo frutas, soluço e inchaço que melhora com movimento.

Abdômen

Cólicas muito flatulentas, aliviadas dobrando-se em dobro. Abdômen timpânico, dor no hipocôndrio direito, cólica por cálculo biliar, fígado e baço inchados e aumentados, icterícia, frio interno do estômago e abdômen, catarro gastroduodenal.

Fezes

Não digerido, espumoso, amarelo, indolor, pior à noite, após as refeições, durante o tempo quente, de frutas, leite, cerveja. Muito enfraquecimento, com muita flatulência. Difícil mesmo quando mole.

Macho

Fantasia lasciva excitada, emissões frequentes seguidas de grande fraqueza e orquite.

Fêmea

Menstruação muito cedo, com coágulos escuros e distensão abdominal. Menstruação abundante com dor, desejo muito forte, leucorréia sanguinolenta, parece tomar o lugar do corrimento menstrual habitual e peso doloroso na pelve.

Respiratório

Gripe com debilidade, dificuldade para respirar com a cabeça baixa, respiração trabalhosa e lenta, engasgo constante, catarro sufocativo, chiado no peito, tosse violenta e cortante após cada refeição, hemorragia dos pulmões, dispneia, dor aguda no pulmão esquerdo, asma, pior clima úmido.

Coração

Irregular com batimentos rápidos fracos seguidos por batimentos fortes e duros. Ataques sufocantes, síncope, anemia e hidropisia.

Voltar

Dores agudas nos rins, pior movimento e à noite. Dores em forma de faca nas costas.

Extremidades

Dores nos membros e nas articulações, como se estivessem torcidos, pior com leve toque, pressão forte alivia. Sensação como se houvesse uma corda ao redor do membro. Articulações inchadas, muito sensíveis, com medo ou ao ar livre. Grande debilidade, tremores.

Referência Bibliografica

VITHOULKAS, George. Cinchona officinalis. Disponível em: https://www.vithoulkas.com/learning-tools/materia-medica-boericke/cinchona-officinalis-boericke/

Visite nossa loja de afiliados para adquirir nossos livros

Novo Manual de Matéria Médica Homeopática de Boericke com Repertório

Consulte seu medicamento

em nossa farmacias parceiras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar Artigos
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar por Autor

Veja mais Artigos