Nilo Cairo
Cinnamonum
(Canela)
Autor: Sr Nilo Cairo
Obra: Guia de Medicina Homeopática
Sinonímia:
Canella zeilanica e Laurus cassia. Pertence às Lauraceae. Um remédio das hemorragias, sobretudo das hemorragias post-partum, em que é um excelente hemostático. Pacientes fracos com fraca circulação. Hemorragia nasal. Menorragia; regras adiantadas, profusas, prolongadas, vermelhas. Acessos histéricos seguidos de eructações. Cancro doloroso com a pele intata. Sonolento. Os dedos parecem inchados. Flatulência.
Dose:
T. M. à 3.ª. Soluço (3 gotas de óleo de Cinnamonum em um torrão de açúcar). Óleo em soluto aquoso é usado como desinfetante.
Cinnamonum
Autor: Boericke
Livro: Matéria Médica
Benefícios e Indicações
Cinnamonum, também conhecido como Canela, é um remédio homeopático utilizado principalmente no tratamento de condições que envolvem dor e odor, como em casos de câncer. Sua aplicação é mais eficaz quando a pele está intacta, sendo especialmente útil em hemorragias, como sangramentos nasais, hemorragias intestinais e hemoptise. É indicado também no tratamento de sangramentos pós-parto, distensão abdominal e problemas digestivos como flatulência e diarreia. A canela é particularmente útil para pacientes com circulação fraca.
Sintomas e Efeitos
Fêmea
Cinnamonum pode ser eficaz em casos de pressão para baixo no útero e menstruação antecipada, profusa e prolongada com fluxo de cor vermelho brilhante. A paciente pode sentir sonolência e falta de desejo por atividades, com os dedos das mãos parecendo inchados. É indicado também para hemorragias uterinas causadas por levantamento excessivo durante o estado puerperal ou menorragia.
Hemorragias
É amplamente verificado o uso de Cinnamonum no controle de hemorragias, especialmente nas situações em que há sangramentos abundantes, como o sangramento pós-parto, e em casos de distensão nos lombos ou após passo em falso, que provoca um fluxo sanguíneo brilhante.
Digestivo
Pacientes podem sofrer de flatulência e diarreia, frequentemente associadas a uma circulação fraca e lânguida.
Modalidades
A condição melhora quando a pele permanece intacta e em caso de hemorragias intensas. O remédio é utilizado para controlar o sangramento intenso e suas complicações.
Relação
Pode ser comparado com outros remédios homeopáticos como Ipecacuanha, Silicea e Trinado, que também atuam no tratamento de condições semelhantes. O antidoto recomendado é Aconitum.
Dose
A administração é realizada em forma de tintura, para até a terceira potência. Para casos de câncer, uma decocção forte pode ser preparada, consumindo meio litro por dia. Óleo de canela diluído em solução aquosa pode ser usado como um eficaz desinfetante local, recomendado na proporção de 3 a 4 gotas em dois litros de água como ducha. Para soluço, três gotas em açúcar são eficazes.
Referência Bibliografica
VITHOULKAS, George. Cinnamonum. Disponível em: https://www.vithoulkas.com/learning-tools/materia-medica-boericke/cinnamonum-boericke/