Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Início » Corallium rubrum

Corallium rubrum

Casali

Corallium rubrum

Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte

Livro:  Acologia de Altas Diluições

A preparação básica é feita com o coral vermeho (marinho), família Gorgoniaceae.

Palavra chave:
Tosse, garganta sensível ao frio.

Patogenesia
Sinais Funcionais:
Irritação das mucosas respiratórias (narina, laringe, traqueia) com catarro e com espasmos. Erupções na pele com manchas ou pápulas de coloração vermelha, coral ou salmão. Ulcerações no prepúcio. Descalcificação com inflamação dos gânglios.

Sinais de Exaltação
Sensações: 
Cabeça grande, cheirar fumaça e cebola, cerveja doce, ar frio ao respirar profundamente, ar frio passando pelo crânio.

Sinais Gerais:
Calor nos olhos. Coriza seca, obstrução nasal. Epistaxe. Desejo de sal. Muito catarro. Percebe gosto de serragem ou palha nos alimentos. Garganta sensível. Sufocação e esgotamento após tossir. Impotência. Perda de sêmen. 
Transpiração nos órgãos sexuais. Pele vermelha com ou sem pontuações cor de cobre. Congestão na face após comer (principalmente jantar).

Sinais Físicos:
Dor pressiva no crânio (principalmente nos ossos parietais). Tosse: acessos rápidos, intervalos muito curtos (geralmente após sufocações). Dor nos olhos. Dor de cabeça na fronte atingindo a retaguarda dos olhos. Ferida nas narinas. Dor no maxilar esquerdo inferior (principalmente nas articulações). Muco nas coanas. Ferida na glande e no prepúcio (internamente). Ulcerações vermelhas na pele. 
Escamações na palma da mão e na palma dos pés.

Generalidades
Agrava: 
Estando ao ar livre saindo de ambiente quente.

Melhora: 
Ao ser aquecido.

Indicações
Quadros Comuns:
A) Tosse – Sensibilidade ao respirar ar frio causando tosse espasmódica. Tosse à noite. Tosse diurna com crises repentinas e em intervalos regulares (com ou sem muco) (4 a 6CH).
B) Coriza – Coriza seca ou com secreções que pioram à noite e no frio (em pessoas fracas e friorentas). Com cefaleia frontal ou molar. Ferida nas narinas (4 a 6CH).
C) Ulcerações no Prepúcio e na Glande – Feridas vermelhas no prepúcio e na glande, com secreção amarela e filamentosa (4CH).
D) Erupções na Pele – Erupções com manchas ou pápulas vermelhas, principalmente na palma das mãos e pés (4 ou 5CH).
E) Descalcificações – Adenopatias crônicas, descalcificações. Atenção: Paroxismo intenso, tosse de coqueluche. Intolerância ao ar frio. Indicada a pessoas que cobrem a cabeça com cobertor por não tolerarem respirar ar frio. Durante o dia não toleram muitos agasalhos. Quando têm cefaleia frontal ou molar fecham os olhos e sacodem a cabeça fortemente. Coqueluche com crises súbitas de tosse, com face vermelha, com muco filamentoso agravando após a meia-noite. Antes da crise sente sufocação, na crise tem midríase (4 a 6CH). Tosse histérica, tosse nervosa, tosse com escarro de sangue, tosse incessante. Catarro abundante que escorre pela garganta abaixo. Sífilis com manchas cor de cobre.

Homeopatias sucessoras:
Sulphur.

Antídotos: 
Mercurius e Calcarea carbonica.

Dinamizações:
4CH a 30CH. A 12CH é muito usada.

Proximidade:
Drosera, Belladona, Mephitis, Causticum.

Outras denominações:
Gorgonia nobilis, Iris nobilis, Oculina virginea

Corallium rubrum

Autor: Dr. S. R. Phatak 

Obra:  Matéria Médica Concisa

Generalidades:
Red Coral contém carbonato de cálcio e óxido de ferro. Afeta as membranas mucosas esp. de orgãos respiratórios; produzindo ulcerações e descargas fibrosas. Sensação como se o ar frio estivesse saindo do crânio e das passagens de ar. O paciente sente muito frio quando descoberto e muito calor quando coberto melhor por calor artificial. Adequado para pessoas nervosas; sífilis e psora.

Piora:
Inalação de ar, mudança de ar; comendo. Pela manhã.

Mente:
Rabugento, inclinado a repreender e xingar por causa de suas dores.

Cabeça:
Como se a testa fosse achatada. Dor de cabeça, com dor intensa na parte de trás dos globos oculares, pior inalando ar frio. A cabeça parece grande, vazia, oca. Como se o ar frio estivesse soprando, quando a cabeça é movida silenciosamente ou sacudida.

Olhos:
Eu muito e doloroso; banhado em lágrimas ao fechar.

Nariz:
Secreção profusa de muco caindo pelas narinas posteriores, causando hawking frequente. Pós catarro nasal. O ar parece frio. Epistaxe.

Face:
Cresce roxo e preto, com tosse.

Boca:
A comida tem gosto de serragem. Pão tem gosto de palha. A cerveja tem um gosto doce. Anseia por sal.

Órgãos respiratórios:
Paroxismos quase contínuos de tosse espasmódica violenta; que começa com falta de ar e acompanhada de rosto roxo, seguido de vômito de muco pegajoso e exaustão. Tosse reverberante de canhão de minutos. Tosse assim que ele come. Tosse histérica contínua; ou tosse quando o paciente apresenta uma tosse isolada em intervalos regulares durante todo o dia. As passagens aéreas parecem frias na inspiração profunda. Coqueluche.

Dormir:
Dorme com a cabeça coberta.

Pele:
Úlceras venéreas planas muito vermelhas, na glande e sob a superfície do prepúcio. Psoríase das palmas das mãos e plantas dos pés. Manchas lisas de cor vermelha muito intensa; mudando para a cor cobre.

Relacionado:
Coc-c.

Complementar:
Sulph.

Corallium rubrum

(Coral)

Autor: Sr Nilo Cairo

Obra:  Guia de Medicina Homeopática

Sinonímia:
Gorgonia nobilis, Iris nobilis e Oculina virginea. Pertence às Gorgoniaceae. Tosses nervosas, espasmódicas, coqueluchóides com quintas e intervalos regulares. Tosse histérica. Laringismo estrídulo. Coqueluche: de dia, é uma tosse seca, contínua, rápida, curta, incessante, como latidos, tão incessantes que recebe o apelido de tosse de minuto, e os acessos são muito juntos e repetidos; à noite, as quintas de tosse são mais agudas, os sibilos mais acentuados, os acessos precedidos de sufocação e seguidos de abatimento; com escarros de sangue. Sensibilidade da garganta ao ar frio. Um dos melhores remédios para o catarro post-nasal, com muito corrimento de mucosidades para a garganta. Descalcificação. (CHAVANON). Sífilis, com manchas cor de cobre pelo corpo, sobretudo nas palmas das mãos.

Remédio que lhe segue bem:
Sulphur.

Antídotos:
Merc. e Calc.

Dose:
3.ª à 30.ª sobretudo a 12.ª

 

Consulte seu medicamento

em nossa farmacias parceiras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar Artigos
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar por Autor

Veja mais Artigos