Nilo Cairo
Curcubita pepo
(Abóbora)
Autor: Sr Nilo Cairo
Obra: Guia de Medicina Homeopática
Sinonímia:
Pepo. Pertence às Cucurbitaceae. Náuseas depois de comer. Vômitos da gravidez. Um dos mais eficientes tenífugos. Enjoo nas viagens marítimas.
Dose:
Tintura-mãe
Curcubita pepo
Autor: Boericke
Livro: Matéria Médica
Benefícios e Indicações
Cucurbita pepo, também conhecida como semente de abóbora, é amplamente utilizada como remédio natural para diversos distúrbios digestivos. Destaca-se por sua ação eficaz no alívio de náuseas intensas que surgem logo após as refeições, sendo especialmente útil nos casos de enjoo matinal durante a gravidez.
Além de suas propriedades antieméticas, Cucurbita pepo é considerada um dos mais eficazes e menos tóxicos vermífugos naturais, especialmente no combate ao verme-de-tênia. Seu uso tradicional inclui a preparação cuidadosa das sementes para garantir uma ação segura e eficiente no trato intestinal.
Relação
Comparar com: Filix; Cuprum oxydatum nigrum.
Dose
A forma mais comum de uso é a tintura ou a semente preparada de forma específica. Para isso, recomenda-se escaldar as sementes de abóbora e remover a casca externa após amolecer. Utiliza-se a polpa interna verde, rica em princípios ativos. A dose padrão é de 60 gramas de sementes, resultando em cerca de 100 gramas de polpa.
Essa polpa pode ser misturada com creme e consumida como um mingau. O ideal é tomar a preparação pela manhã, após um jejum de 12 horas. Duas horas após o consumo, recomenda-se a ingestão de óleo de rícino para potencializar a ação vermífuga.
Referência Bibliografica
VITHOULKAS, George. Cucurbita pepo. Disponível em: https://www.vithoulkas.com/learning-tools/materia-medica-boericke/cucurbita-pepo-boericke/