Casali
Grindelia
Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte
Livro: Acologia de Altas Diluições
A preparação básica é feita com o “girassol silvestre” (Grindelia robusta), família Compositae que na fitoterapia é usado contra espasmos respiratórios e na aplicação local é sedativo de irritações ou inflamações da pele.
Alguns compostos bioativos:
Ácido grindélico, Bomeol, Canfeno, Mirceno, Matricarianol, Luteolina, Grindelina.
Palavra chave:
Sufocação, baço, distúrbios do coração.
Patogenesia
Sinais Funcionais:
Paresia do pneumogástrico. Dispneia, sufocação espasmódica com catarro nos brônquios. Aceleração seguida de lentidão cardíaca com pressão aumentada. Inflamação dos olhos, inchação do baço, distúrbios da pele com vesículas.
Sinais de Exaltação:
Sensação de congestão na cabeça.
Sinais Gerais:
Dilatação das pupilas, respiração ofegante, brônquios com muita secreção. Dilatação do baço.
Sinais Físicos:
Palpitação cardíaca, pressão alta, dor no globo ocular que atinge a cabeça (anterior/nuca). Muco aderido nas vias respiratórias, dor no baço que atinge os quadris. Pele com erupções (prurido, queimação, vesículas, pápulas, feridas roxas).
Generalidades
Agrava:
Ao adormecer/deitar, dispneia agrava com movimentação.
Melhora:
Expectorando.
Indicações
Quadros Comuns:
A) Sistema Circulatório/Respiratório (4 a 6CH) – Dispneia e sufocação (que agravam ao dormir e ao acordar ou ficando deitado), com coração acelerado e respiração dificultada (com ou sem hipertensão arterial).
B) Brônquios (5 a 9CH) – Dificuldade de respiração causada por secreções aderentes nos brônquios, com dispneia.
C) Distúrbios Diversos – Conjuntivite aguda acompanhada de dores nos olhos ao serem movimentados. Aumento do volume do baço, com dor irradiada. Dermite com vesículas. Respiração difícil ao acordar (assustado), com a boca aberta aspirando ar ansiosamente. Distúrbios cardíacos. Bronquite crônica. Asma com catarro e com expectoração. Aumento de pressão arterial. Nefrite, irite, conjuntivite (associados aos outros distúrbios)
Atenção:
Respiração asmática em quadros de bronquite. Dificuldade de respirar deitado. Malária crônica. Distúrbios do baço. Coqueluche com muco. Fraqueza do coração e da respiração. Herpes-zoster. Feridas arroxeadas na pele. Distúrbios cardíacos, respiratórios ou esplênicos (baço) por supressões de erupções da pele.
Dinamizações:
4 a 30CH. Na asma (1CH) cada 30 minutos (na crise) e cada 3 horas (entre crises).
Proximidades:
Ammonium carbonicum, Kali carbonicum, Lachesis, Sanguinaria, Eriodiction, Lactuca, Spongia, Blatta.
Phatak
Grindelia
Autor: Dr. S. R. Phatak
Obra: Matéria Médica Concisa
Generalidades:
Produz paresia do nervo pneumogástrico interferindo na respiração e produzindo secreção abundante nos brônquios. Sufocamento ao adormecer ou ao acordar. Asma e enfisema com coração dilatado. Respiração ruidosa. Broncorréia com expectoração tenaz e esbranquiçada. Não consegue respirar quando está deitado. Corte dor dolorida na região do baço estendendo-se aos quadris. Baço aumentado. Respiração Cheyne Stroke.
Piora:
Caindo no sono. Movimento. No escuro.
Relacionado:
Lachesis
Nilo Cairo
Grindelia robusta
(Girassol silvestre)
Autor: Sr Nilo Cairo
Obra: Guia de Medicina Homeopática
Pertence às Compositae. Baço aumentado. Dores na região esplênica. A principal característica deste medicamento é que, quando o doente vai começando a dormir, pára de respirar e desperta em sobressalto, com a boca aberta em busca de ar, e assim não pode conciliar o sono. Nefrite. Moléstias do coração; bronquite crônica; asma úmida catarral, com profusa e tenaz expectoração, que alivia o paciente. Respiração de Cheyne-Stokes. Eleva a pressão arterial. Diabete.
Dose:
T. M. à 30.ª. Na asma 5 gotas de T. M. de hora em hora, durante o acesso, e de 4 em 4 horas nos intervalos.
Uso externo:
Soberano remédio para erupções cutâneas pruriginosas