Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Início » Hamamelis

Hamamelis

Casali

Hamamélis

Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte

Livro:  Acologia de Altas Diluições

A preparação básica é feita com a “Vassoura de Bruxa”, espécie Hamamelis virginiana, família Hamamelidaceae. Os sintomas de intoxicação correspondem perfeitamente com os efeitos de preparações homeopáticas (patogenesias).

Alguns Compostos Bioativos:
Galotaninos, Quercetina, Ácido Gálico, Safrol, Eugenol.

Palavras chave:
Hemorragia passiva e escura, cortes com dor. Feridas sangrantes em animais.

Tropismo Homeopático:
Veias.

Patogenesia
Sinais Funcionais:
Congestões passivas (veias, ovários, reto, testículos, cabeça), hemorragias de sangue escuro que coagula facilmente.

Sinais de Exaltação
Sensações: 
Prego atravessando entre as têmporas, olhos empurrados afora e forçados a sair, veia estourada, língua com queimadura, ânus ferido, dormência no osso da fronte, pulsação no intestino reto, fadiga dos braços e pernas, dor e peso na área com veias afetadas, sacro e lombo quebrados.

Sinais Mentais:
Pensamentos sobre sua dignidade. Pensamentos sobre atos dignos e heroicos.

Sinal Comportamental:
Comportamento corajoso.

Sinais Gerais:
Repleção seguida de epistaxe. Fraqueza nos olhos. Olhos com vasos proeminentes e inflamados. Epistaxe volumosa. Nariz com odor desagradável. Latejamento no estômago. Constrição no peito.

Sinais Físicos:
Mucosa da garganta azulada e com varicose. Dor no ânus. Sangramento das hemorroidas. Sangue na urina. Congestão no ovário com dor local. Menstruação vicariante. Sangramento do útero. Trombose da veia ilíaca/femural. Trombose da perna. Dor nos mamilos. Orquite. Varicocele. Dor nos cordões espermáticos atingindo os testículos.

Testículos: 
Dilatados, calorosos, dolorosos. Hemoptise. Dor no peito. Dor nas vértebras cervicais. Dor no lombo (e ao redor) atingindo as pernas. Dor nos músculos e articulações. Veias varicosas. Nevralgia. Frieira azulada. Pele com púrpura.

Generalidades
Agrava:
Com ar úmido, com calor, com movimentação forte.

Indicações
Quadros Comuns:
A) HemorragiaS (4 ou 5CH) – Desvitalizantes, com dor e sensação de ferida.
B) Dor De Cabeça (4 ou 5CH) – Latejante nas têmporas, cansaço dos olhos. Melhora após liberação de sangue nas narinas.
C) Sistema Reprodutor (4 ou 5CH) – Sensação de ferida. Menstruações de sangue escuro, coagulado com fluxo intenso. Com frequência as varizes da vulva são azuladas e os grandes lábios vermelho-escuros. Orquite, testículo inchado, sensível ao toque, dor no cordão espermático, calor no saco escrotal.
D) Hemorroidas – Azuladas, sensíveis, sangramento com frequência (intenso, de sangue escuro e coagulado) com dor sacrolombar, dor de cabeça, desânimo. 3D a 10D, 1 a 5CH.
E) Varizes – Com dores, sensíveis ao toque, cor azulada. Quando muito inchadas dão a sensação de rompidas. 3D a 10D, 1 a 5CH.

Quadros Diversos:
Metrorragias, epistaxe, hemoptise, e hematuria. Ovarite (da gravidez, da menstruação ou da blenorragia). Hemorragia uterina. Vaginismo. Úlceras (varicosas). Flebite. Varicela. Orquite blenorrágica. Pulsação do intestino reto. Quadros que se tem sensação de ferida (nas varizes, nas hemorroidas, no útero, etc).

Quadros Animais:
Sangramentos de cor bastante escura, sangramentos passivos. Distúrbios do pulmão. Feridas abertas e sangrantes. 2D, 3D, 1CH, 2CH, 3CH.

Atenção:
Após cirurgias é efetivo contra dor dos cortes e ainda estanca o sangue. Absorção da hemorragia intraocular. Prevenção de aborto. Pessoas corajosas com hemorragias. Testículos. Flebite. Trombose na perna.

Dinamizações:
1CH a 30CH, 3D a 10D.

Outras Denominações:
H. androgyna, H. dioica, H. macrophylla, Trípoli dentata

Proximidade:
Arnica, Calendula, Calcarea fluorica, Aloe, Muriaticum acidum, Mangifera indica, Trillium, Bellis, Sulphuricum acidum, Pulsatilla.

Complementar:
Ferrum.

Hamamélis

Autor: Dr. S. R. Phatak 

Obra:  Matéria Médica Concisa

Generalidades:
A ação principal desta droga é nas veias esp. de reto; órgãos genitais, membros e garganta; produzindo congestão venosa; varizes, hemorróidas e hemorragias. É também um remédio valioso para feridas abertas dolorosas e queimaduras de primeiro grau como aplicação local. Produz dor contundente, da parte afetada, de onde o sangue flui; nos vasos sanguíneos, no abdome, etc. Sensação tensa de estouro; em hemorróidas, articulações ou membros inferiores. Plenitude congestiva. Veias; doloroso, dolorido, cortante, inchado; inflamado. Doloroso, duro, nodoso; varizes. Hemorragias: capilar, escuro, fluido, alivia ou causa fraqueza indevida. Formigamento, dor pungente; nas veias, músculos, pele. Alivia a dor após as operações.

Piora:
Lesões. Contusões. Pressão. Ar, aberto; úmido, frio. Frasco. Movimento. Tocar. Durante o dia (dores).

Mente:
Esquecido. Sem vontade de estudar ou trabalhar. Quer o ‘respeito devido a mim’ demonstrado. Irritável. Hemorragias, com a mente tranquila.

Cabeça:
Dor de cabeça martelando; pior templo esquerdo. Sensação estúpida na cabeça. Como se um parafuso fosse passado de templo em templo. Dor de cabeça após a emissão.

Olhos:
Sinta-se forçado a sair, melhor pressão do dedo. Olhos vermelhos. Dor dolorida nos olhos. Acelera a absorção de hemorragia intraocular. Efeitos traumáticos, irite, conjuntivite, etc.

Nariz:
Mau odor do nariz. Epistaxe, fluxo passivo não coagulável, com aperto na ponte do nariz. Nariz sangrando; em hemiplegia, em velhos.

Boca:
Hemorragia passiva das gengivas, após extração dentária, com dor nas gengivas. Maldito gosto. A língua parece queimada. Queimaduras na língua e nos lábios.

Garganta:
Dolorido, com veias distendidas. Ardor, quebrando a dor na úvula, ao tossir.

Estômago:
Dor e peso na parte de trás do estômago. Vômito de sangue negro. Avesso à água, deixa-o doente só de pensar nisso. Náusea de carne de porco.

Abdome:
Pilhas, sangrando profusamente, com dor. Grandes quantidades de sangue semelhante a alcatrão nas fezes. Maldita disenteria. Varizes do abdome.

Urinário:
Hematúria, com aumento do desejo de urinar. Dor maçante sobre os rins.

Macho:
Dor nevrálgica intensa no cordão espermático e nos testículos, com náuseas. Orquite, pior toque. Varicocele. Emissão à noite sem estar ciente disso. Hematocele.

Fêmea:
Menstruação; escuro, abundante, com dor no abdômen. Metrorragia, a meio caminho entre os períodos menstruais; apenas durante o dia. Ovarite; depois de um golpe; após o aborto, com dor em todo o abdômen. Mamilos doloridos, sangramento. perna de leite. Durante a gravidez, as pernas ficam doloridas, não conseguem ficar em pé ou andar. Leucorréia; sangrenta, com dor na vagina. Vagina; dolorido, sensível, vaginismo. Jolting traz a menstruação.

Respiratório:
Hemoptise, tosse com cócegas, com gosto de sangue.

Pescoço e costas:
Dor dolorida nas vértebras cervicais. Quebrando a dor nas costas. Escápulas dolorosas. Dor maçante sobre os rins.

Extremidades:
Sensação de tensão e explosão nos membros e articulações.

Pele:
Flebite. Equimoses. Úlceras varicosas com bases sanguinolentas. Queimaduras.

Relacionado:
Sou, Pulsos, Vip.

Complementar
Ferro, Fl-ac.

Hamamélis virginica

(Noz-das-feiticeiras) 

Autor: Sr Nilo Cairo

Obra:  Guia de Medicina Homeopática

Sinonímia:
Hamamelis androgyna, Hamamelis dioica, Hamamelis macrophylla e Tripolis dentata. Pertence às Hamamelidaceae. O doente deste remédio é notadamente corajoso. Congestão venosa é hemorragia, sobretudo passiva, escura, é a dupla característica deste remédio.

Onde estas características predominem, Hamamelis está indicada:
Metrorragias, epistaxe, enterrorragias, hematêmeses, hemoptises e hematúria. Hemorróidas sangrentas. “Sua ação neste caso é quase certa e, manejando com perseverança, ele assegura a cura nos casos mesmo em que uma operação parece o único recurso; é tão certo que, quando ele falha de cortar as hemorragias hemorroidárias, suspeito logo da existência de um cancro do reto”. (DR. P. JOUSSET). “O DR. DYCE-BROWN considera Hamamelis como um dos melhores remédios para as hemorragias uterinas em geral, e a experiência clínica tem amplamente confirmado o seu dizer, não somente nesses casos, mas também nas hemorragias de qualquer parte do corpo, sobretudo dos pulmões, para as quais é de grande importância e para a hematúria, para a qual é na verdade um dos nossos remédios mais eficazes”. (DR. DEWEY). Metrorragia no intervalo das regras. Congestão ovariana. Ovarite: da gravidez; de menstruação ou blenorrágica. Previne o aborto. Dores nos cordões espermáticos. Um bom medicamento interno e externo do vaginismo. (DR. GEORGE). É o principal remédio das varizes e das úlceras varicosas. Flebite. Varicela. Orquite blenorrágica, “remédio quase específico”. (DR. LUDLAM) . Pulsações no reto. Sensação de machucaduras das partes afetadas é uma característica das moléstias deste remédio.

Ponto de Weihe:
No meio do 1/3 superior da linha que vai da cicatriz umbilical à sínfise pubiana.

Dose:
T. M. à 30.ª. Geralmente a 1.ª ou 3.ª.

Uso externo:
Dos numerosos remédios preconizados em uso externo, não haverá talvez outro que mais se tenha usado, entre médicos e profanos, do que o Extrato de Hamamelis. É um rival da Arnica e da Calêndula e reúne incontestavelmente em si as virtudes curativas destes dois medicamentos. A Maravilha Curativa do Dr. Hamphrey é feita exclusivamente com este extrato; de resto, o próprio autor lhe deu o subnome de Hidrolato de Hamamelis virginica, de sorte que, quem não puder obter o Extrato de Hamamelis (que não é a mesma coisa que a tintura-mãe de Hamamelis), pode utilizar-se francamente de Maravilha Curativa do Dr. Humphrey, mais acessível, por existir à venda em todas as farmácias alopáticas e mesmo em casas de comércio.
Pela universalidade de suas aplicações, o Extrato de Hamamelis é um remédio precioso; aplicado externamente, a sua ação é muito pronta para estancar as hemorragias, limpar as feridas, impedir ou resolver as inflamações, descongestionar as partes afetadas, evitar a supuração e aliviar as dores quaisquer, promovendo com rapidez a regeneração dos tecidos e a consolidação das fraturas ósseas, e restaurando a beleza e a maciez da pele.

Por isso, é o Extrato de Hamamelis empregado com grande eficácia nos seguintes males:
1. Quedas, pancadas, machucaduras, torceduras luxações e fraturas sem feridas, são curadas por ele. Esfregue-se demoradamente a pele na parte ou partes afetadas com um pouco de Extrato de Hamamelis e cubra-se ou amarre-se com um pano molhado no extrato, tendo o cuidado de umedecê-lo sempre que secar.
2. Feridas por golpes ou cortaduras, esfoladuras, queimaduras e fraturas expostas, com ferida. Lave-se a ferida com o Extrato e, depois de reunir os bordos dela, ponha-se uma ligadura constantemente umedecida com o remédio sem tirá-la do lugar.
3. Apostema, antrazes (nascidas), leicenços, panarício e qualquer espécie de inflamação externa, curam-se, pondo-se sobre elas um pano umedecido com o Extrato de Hamamélis, renovando-se sempre que ficar seco.
4. Inflamação do seio das mulheres que amamentam, cede com facilidade às aplicações de flanela embebida de Extrato de Hamamélis, umedecendo-se sempre que secar.
5. Assaduras das crianças são curadas, aplicando-se às partes uma solução do extrato, em igual quantidade de água, logo depois do banho, diariamente.
6. Picadas de insetos, mosquitos, abelhas, marimbondos, aranhas ou escorpiões, aliviam-se imediatamente pela aplicação de um chumaço de algodão embebido no Extrato.
7. Feridas e úlceras antigas das pernas, sobretudo as úlceras varicosas e as varizes (veias inchadas e escuras), são curadas muito rapidamente pela aplicação de chumaços de algodão, bem embebidos, sobre elas com o auxílio de uma atadura que se conserva no lugar. Deve-se renovar o curativo pela manhã e à noite. Se a úlcera doer, dilua-se o Extrato em maior quantidade de água filtrada e aplique-se esta solução de mesmo modo.
8. Frieiras, rachaduras dos dedos, das mãos, dos lábios e do ânus, bolhas dos sapatos, calos machucados, são também curados pelo Extrato em algodão e panos embebidos sobre a parte afetada. Extrai os calos dos pés.
9. Reumatismo crônico ou recente das juntas ou das carnes, dores reumáticas, pescoço duro, dores de cadeiras, nevralgias do rosto ou dos membros, curam-se com fricções demoradas do extrato e aplicações de panos molhados com ele várias vezes por dia.
10. Eczemas, impigens, coceiras, erupções tinhosas da pele, urticária e outras moléstias da pele, podem ser curadas com as aplicações do extrato.
11. Inflamações das pálpebras e dos olhos cedem facilmente às lavagens com uma solução de partes iguais de extrato e de água bem filtrada e fervida, por meio de olheiro ou de um chumaço de algodão.
12. Dores de ouvidos são curadas, pingando-se algumas gotas no ouvido e tapando com uma bola de algodão embebida no Extrato, que se terá o cuidado de umedecer de vez em quando.
13. Dores de dentes cedem aos bochechos repetidos de uma solução de duas partes do extrato e uma de água filtrada, conservando o bochecho por algum tempo em contato com o dente.
14. Catarro crônico, fétido, do nariz com feridas dentro das ventas curado com rapidez pelo seringar duas vezes por dia, com uma seringa pequena (n.° 4 zeros), seja o Extrato puro ou diluido em igual quantidade de água filtrada ou fervida.
15. Feridas do colo do útero e corrimento das mulheres (leucorréia) são curados, fazendo-se duas injeções diárias (uma pela manhã e outra à noite) de uma solução de iguais partes de Extrato de Hamamelis e de água filtrada. Assim também no vaginismo.
16. Hemorróidas sangrentas ou não são curadas com aplicações de panos ou algodão embebidos de extrato.
17. Inflamação da garganta, amigdalites agudas, cedem prontamente aos gargarejas repetidos com frequência, de 20 em 20 minutos, com uma solução de iguais partes de água e extrato.
18. Sangue pelo nariz (epistaxe) pára prontamente, banhando-se o nariz com o Extrato ou aspirando-se pelas ventas um pouco dele ou ainda seringando as ventas com ele, puro ou diluído em outro tanto de água.
19. Hemorragias de qualquer parte afetada, ou ferida ou úlcera, cedem prontamente às aplicações locais do Extrato, que é assim um excelente hemostático.
20. Orquite blenorrágica ou por machucaduras dos escrotos, é prontamente curada por aplicações de panos molhados com o Extrato, frequentemente renovados.
21. Inflamação ou dor dos ovários curam-se com aplicações quentes de panos molhados com o Extrato puro sobre os lados do baixo ventre e renovados constantemente, a fim de se conservarem sempre úmidos.
Em alguns dos casos acima apontados, havendo laceração da pele e dos tecidos com ulceração, mais ou menos profunda, ou em inflamações salientes, exigindo mudanças menos frequentes de curativos, pode-se usar, em vez das soluções aquosas do Extrato de Hamamélis, a Pomada de Hamamélis, feita do Extrato segundo a fórmula geral. Emprega-se, então, a pomada no tratamento externo das hemorróidas sangrentas ou não; fístulas, fendas ou rachaduras do ânus; queda do reto nas crianças; úlceras e chagas antigas e rebeldes; úlceras varicosas e eczemas; assaduras das crianças; sarnas, comichões, urticária e erupções escamosas da pele; inflamação crônica ou recente das pálpebras; rachaduras da pele, das mãos, dos pés, dos lábios e do bico do peito; leicenços, antrazes e calos machucados, bolhas de sapato e picadas de insetos. Renova-se o curativo 2 a 3 vezes por dia.
Contra as hemorróidas pode-se associar o Hamamélis ao Aesculus.
As farmácias homeopáticas disponibilizam supositórios, introduzindo-o no ânus, pela parte mais fina, e lá deixando-o ficar, ele lá se derreterá espalhando o remédio que contém sobre os mamilos hemorroidários.
Sob esta mesma forma de supositórios pode ele ainda ser empregado no vaginismo.
Enfim, o Extrato de Hamamélis é ainda uma excelente água de toucador, que, com o Sabonete de Hamamélis, deve ser usado por toda senhora que queira ver sempre sua cútis conservada, macia e lisa. Quando a pele do rosto ou das mãos é rugosa e escoriada ou grelada, para torná-la macia, sedosa e elástica, usa-se uma colheradinha das de chá do Extrato na água que servir para lavar as mãos e o rosto, ou então junta-se o extrato a espuma de um bom sabonete comum e deixa-se estar em contato com a pele durante alguns minutos. Ou então usa-se o Sabonete de Hamamelis, que se vende em farmácias homeopáticas; ele faz desaparecer as espinhas, panos, manchas, escoriações, lacerações da cútis, asperezas e rugas da pele, restaurando e conservando sua beleza, macieza e sedosidade.
Com o Extrato de Hamamélis ainda se poderá fazer uma excelente e inocente água dentifrícia para lavagem dos dentes e da boca.

Complementares:
Ferrum met.

Remédios que lhe seguem bem:
Arnica.

Duração:
1 a 7 dias.

Consulte seu medicamento

em nossa farmacias parceiras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar Artigos
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar por Autor

Veja mais Artigos