Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Início » Ignatia amara

Ignatia amara

Casali

Ignatia amara

Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte

Livro:  Acologia de Altas Diluições

A preparação básica é feita com a “fava-de-santo-inácio”, planta da família Logoniaceae. Os alcaloides dessa planta são os mesmos da planta que se obtém a Nux vomica (estricnina e brucina) as proporções é que são diferentes.

Palavras chave:
Sintomas paradoxais, contradições. Separação de animais.

Tropismo Homeopático:
Sistema nervoso (central, vegetativo), vias gastrintestinais.

Patogenesia
Sinais Funcionais:
Sistema nervoso com hipersensibilidade, hiperresponsividade a situações que causam emoção (com espasmos). Reações paradoxais, irregulares, de origem simpaticotônicas.

Sinais de Exaltação
Sensações: 
Tensão nervosa constante, prego espetado na cabeça, bola na garganta, areia nos olhos, constrição na garganta com espasmos, vazio no estômago, cócegas na garganta e laringe, cabeça pesada ou oca, plenitude na cabeça, têmporas pressionadas, cérebro machucado, desgraça por acontecer, tórax pequeno, algo pontudo ou cortante vindo do intestino reto descendo até o ânus. Ilusões: imagens (à noite), imagens horríveis, espíritos, enfermidade incurável, ser criticada, descuidou do seu dever, estar casada, estar grávida, centelhas em zigue-zague.

Sinais Existenciais:
Vive mais a fantasia do que a realidade.

Sinais Mentais:
Embotamento. Distração mental. Introspectiva. Ideias fixas. Memória fraca. Rigidez mental. Incapacidade de pensar ao anoitecer.

Sinais Emocionais:
Distúrbios emocionais por conflitos de amizade. Choro por nada. Choro com lamúrias. Tristeza. Raiva repentina e passageira seguida de riso e ciúmes. Humor variável. Depressão depois de amor contrariado. Sentimental (sofre com a desgraça alheia). Fica muito abalada com a morte de pais, parentes, amigos e de crianças. Choro por negação aos seus desejos improcedentes. Comoção por honra ferida. Suspiros e soluços após emoções ou desapontamentos e pesares. Raiva e pesar causam dor de cabeça.

Sinais Comportamentais:
Não gosta de falar. Finge estar adoecida. Aversão aos alimentos comuns ou usuais. Ansiedade de crime não cometido. Não arrepende facilmente. Pouca compaixão.
Exigente no reparo dos seus enganos que afetam pessoas. Intolerância, irritabilidade com injustiças e contradições. Responsiva a estímulos exageradamente. Excessivamente pontual e metódica. Imaturidade no comportamento. Dificuldade de perdoar as ofensas. Submissas, obedientes e ergonhosas. Dificuldades com pessoas de sexo oposto. Buscam o consolo, despertam compaixão. Morde a mucosa interna da boca quando fala ou mastiga. Morde a língua.

Sinais Gerais:
Desejo de alimentos ácidos. Desejo de variedade de pratos (alimentos). Sonhos: caiu na água, foi enterrada viva, tristes, com choro, longos e incômodos. Assusta com facilidade (durante o dia e estando dormindo). Ao repousar a face muda de cor. Sono profundo porém tem insônia por pesar e receio de não dormir. Dificuldades de escrever. Temor de úlcera no estômago. Decepção fácil, inclusive de amor. Nostalgia, Sofre silenciosamente e mortifica-se. Alimentos picantes e fortes provocam melhoras. Aversão a cigarro. Gosto azedo frequente. Suspiros frequentes. Sensibilidade a correntes de ar.

Sinais Físicos:
Alimentos quentes causam disfunções e náuseas. Cefaleias por atenção excessiva. Falta de apetite e saciedade rápida. Hipersensibilidade à dor e ao toque. Tremores nos membros com desmaios repentinos. Nevralgia nos olhos. Repuxos na face e nos lábios. Dor de dente que piora com café e cigarro. Dor de garganta. Fisgadas na garganta que atingem os ouvidos. Cãibra no estômago. Latejamento no abdome.
Fisgadas e prurido no intestino reto e no ânus. Contração dolorosa no ânus após defecar. Diarreia por susto (seguida de dores). Tosse seca espasmódica em crises. Espasmo da glote. Menstruações pretas.

Generalidades
Agrava: 
Pela manhã, ao ar livre, após comer, com café, com cigarro, por calor, por beber líquidos, ar frio, com toque, com distúrbios emocionais, com odores fortes.

Melhora: 
Enquanto se alimenta, ao mudar de posição, após urinar, no calor, com pressão no local, deitando sobre o lado dolorido.

Perfil (Criança):
Ao invés de agir a criança somatiza e aceita as punições. É passiva, não revida. Havendo quem observe, esta criança faz cena de desmaios, crises, choros, histerias, paralisias, torções, tosses nervosas, viram até os olhos. Têm precocidade na escola, dançam. Aversão a ruído, humor fraco, rosto sério. Encontram ou formulam os motivos de tudo. Quando excitada faz vômitos. Quando anoitece tem muito medo. São crianças com dons artísticos, intuitivas emocionalmente frágeis, pensam no futuro, inteligentes, nervosas, estressam facilmente, tendência a dor de cabeça após as aulas. Se algo não dá certo se culpa.

Indicações
Quadros Comuns:
A) Instabilidade (5 a 12CH) – Hipersensibilidade mental e aumento da resposta aos fatores que provocam emoção. Variabilidade do humor e das reações mentais. Respostas contraditórias. Respostas corporais e emocionais paradoxais (motivos fracos causam forte resposta e motivos fortes provocam resposta branda). Os sintomas gerais agravam:
a) Por efeito de emoções, decepções, desgostos, preocupações (reais ou não), contrariedades.
b)Por efeito do tipo de vida. Também pode agravar por causa do frio ou do calor, café, fumo, cheiros fortes, barulhos,  atividade física por muito tempo.  Pode ter ainda: hipersensibilidade a dor, espasmos, suspiros, astenia, frialdade, tensão nervosa constante.
B) Depressão Mental (18 a 30CH) – Estado depressivo mental silencioso e consequente de: desgosto na vida (afetivo ou não), preocupações, vexame, decepção sentimental, luto por perdas de pessoas queridas. Vive na solidão repensando seus desgostos, mantendo suas preocupações, com choro, suspirando profundamente, com tendência a ser medrosa. Agravada pelo consolo e na parte da manhã. Com frequência tem ainda os sintomas: sensação de constrição na garganta como se lá estivesse alguma bola. Do mesmo modo no estômago. Tem insônia quando há necessidade de se movimentar. Movimentos repentinos nos braços e pernas ao adormecer. Sono leve (vigília) percebendo o que está sendo falado ou acontecendo.
C) Sistema Nervoso – Distúrbios nervosos, espasmos. Sensível a fatores que afetam a emoção. Reage de modo inesperado (paradoxal) ou fortemente diante de motivos injustificados e o contrário (não reage). Instabilidade e superficialidade dos distúrbios que são agravados repentinamente por emoções e instantaneamente melhoram. Os sintomas nervosos agravam por: álcool, café, cheiro forte, barulho, toque e frio.

Quadros Diversos:
Os sintomas pioram por causa de movimentação, exercícios, pressão forte, mudança de posição. Dor de cabeça (sensação de prego na cabeça) e dor de estômago. Constrição na garganta que piora ao engolir. Fica nervosa por fome e não melhora comendo. Sensação de vazio no estômago. Necessidade frequente de suspirar, bocejar, respirar fundo.  Enjoos, vômitos líquidos, tolerância a alimento sólido. Soluços, arrotos, espasmo intestinal, prisão de ventre, dor no ânus (esfíncter) após evacuação. Tosse nervosa, seca e constante. Espasmo do útero com tendência a desmaio. Frigidez feminina. Suspensão da menstruação por pesares. Febre sem sede. Excitação com impotência sexual emotiva. Desmaio em ambientes que emocionam. Espasmo ou convulsão após susto ou repreensão. Taquicardia causada por emoção. A pressão cardíaca varia por emoção.

Quadros Animais:
Perdas de filhotes, separações de animais, maldades. Cavalos nervosos. Tremores. Perda do dono. Mudança de residência e de dono. 4D, 12D, 30D, 2CH, 6CH, 12CH, 30CH.

Atenção:
Quadros erráticos, paradoxais e superficiais, histeria, tormento, emoções, espasmos crônicos.

Complementares:
Natrium muriaticum.

Sucessoras:
Arsenicum album, Belladona, China, Cocculus, Calcarea phosphorica, Lycopodium, Pulsatilla, Rhus, Sepia, Silicea, Sulphur.

Antagônicos/incompatíveis:
Coffea, Nux, Tabacum.

Antídotos:
Aceticum acidum, Arnica, Coccus, Chamomilla, Pulsatilla.

Duração:
9 dias.

Dinamizações:
5CH, 30CH, 200CH, 500CH, 1000C. 200CH – nos traumas morais.

Proximidade:
Zincum, Kali phosphoricum, Sepia, Cimicifuga, Panaceia.

Ignatia amara

Autor: Dr. S. R. Phatak 

Obra:  Matéria Médica Concisa

Generalidades:
As sementes de Ignatia contêm uma proporção maior de estricnina do que as de Nux vomica, mas há uma grande diferença entre as características das duas drogas. Embora afete a mente. O elemento emocional é profundamente influenciado e a coordenação da função sofre interferência; causando errático; contraditório, efeitos físicos e mentais paradoxais; que mudam rapidamente e são opostos um ao outro. O sistema nervoso é afetado causando efeitos espasmodicos, muitas vezes violento com rigidez, espasmos e tremores. É adaptado às pessoas de temperamento nervoso esp. mulheres de natureza sensível, facilmente excitada, temperamento brando, rápidas na percepção e rápidas na execução. Sensação de caroço, corpo estranho ou pressão aguda. Os idiotas percorrem todo o corpo. Tendência para começar. Globo. Clavus. Histeria. Coréia; depois do susto, da dor piora depois de comer, melhor deitado de costas. Convulsões de crianças; durante a dentição; após a punição; depois do medo ou susto; retornar na mesma hora diariamente. Espasmos, com gritos ou risos involuntários. Espasmos tônicos de partes únicas, com espuma na boca. Espasmos alternando com respiração oprimida. Dor no local pior atenção. Hipersensível à dor. As dores mudam de localidade, vêm gradualmente, diminuem repentinamente ou vêm e vão repentinamente. Os sintomas passam após micção abundante. Praga; preventiva e curativa. Tremendo nervoso, com dor. Paralisia, depois de grandes emoções mentais e vigília noturna, na enfermaria. Adequado para pessoas que passaram fome por falta ou por outras causas. Efeitos nocivos da dor, medo, preocupação, amor desapontado; ciúmes; antigas lesões na coluna. Catalepsia com opistótono. (Natrum mur).

Piora:
Emoções. Pesar. Desgosto. Preocupar. Susto; choque, após perder pessoas ou objetos muito queridos. Ar aberto, frio. Odores. Tocar. Café. Tabaco. Bocejando. Abaixar-se, andar; de pé. Na mesma hora e dia.

Melhora:
Mudança de posição. Deitado na parte afetada. Micção. Se sozinho. Pressão. Respiração profunda. Engolir. Comendo. Perto de um fogão quente. Coisas amargas.

Mente:
Alerta, supersensibilidade e nervoso. Temperamental, altamente emocional. Tristeza preocupante. Silencioso e triste. Suspira, chora ou ri alternadamente, ri quando deveria estar falando sério. Humores mutáveis. Amor infeliz. Choro interior; gosta de ficar triste. Irritado consigo mesmo. Desejo de ficar sozinho. Tudo a irrita. Intolerante à contradição; de repreensões. Angústia; grita por socorro. Caprichoso. Delicadamente consciente. Temer; de ladrões; de ninharias, de coisas que se aproximam dele. Introspectivo. Desmaia facilmente, meninas que desmaiam toda vez que vão à igreja; ou que se apaixonam por homens casados. Sensação como se ela estivesse jejuando por muito tempo. Apressada durante a menstruação; ninguém pode fazer as coisas rápido o suficiente para ela. Olha em volta da cama como se procurasse alguma coisa. Delícias para provocar seus ataques e produzir um susto ou uma cena. Acha que negligenciou seu dever. Suspirando e soluçando. Não comunicativo. Medo de ladrões à noite.

Cabeça:
Dor como se um prego tivesse sido cravado nas laterais; termina em bocejos e vômitos; alterna com dor nas costas. Dor de cabeça pior ou melhor ao se inclinar. Joga a cabeça para trás; do peso no occipital; ou durante espasmos. Vertigem, com faíscas diante dos olhos. Falar alto piora a dor de cabeça. Dor de cabeça; do abuso de rapé, fumaça de tabaco, café, de muita atenção.

Olhos:
Astenopia; com espasmos das pálpebras e dores nevrálgicas ao redor dos olhos. Flashes de luz, de tosse violenta. As pálpebras parecem secas. Cintilando, ziguezagues diante dos olhos.

Ouvidos:
Rugindo melhor pela música. Uma orelha vermelha e quente. Surdez, exceto para voz humana.

Nariz:
Sensível ao ar inspirado. Dor na raiz do nariz. Ataques de espirros. Frio, com joelhos quentes.

Face:
Espasmos dos músculos da face e lábios. Vermelhidão e calor de uma bochecha; vermelho e pálido alternadamente. Masseteres rígidos e duros. Trismo emocional. Muda de cor frequentemente quando em repouso. Os músculos faciais se distorcem ao tentar falar.

Boca:
Fechamento espasmódico dos maxilares; morde dentro da bochecha ou língua ao falar ou mastigar. Cantos se contorcem. Gosto azedo. Dor de dente pior depois de beber café e fumar. Ataques repentinos de salivação.

Garganta:
Amígdalas inflamadas, duras e inchadas, com pequenas úlceras. Amigdalite folicular. Sensação de caroço, ao não engolir ou que não consegue engolir; comer melhor sólidos. Tendência a estrangulamento globus hystericus. Os pontos se estendem até a orelha; entre os atos de deglutição. Glândulas submaxilares dolorosas ao mover o pescoço. Cãibras na garganta. Bócio.

Estômago

Fome, com náusea. Deseja coisas cruas ou indigestas; coisas ácidas, pães, p. pão de centeio. Apetite por várias coisas, mas quando oferecidas, o apetite falha. Aversão a alimentos quentes, carne, álcool, tabaco. Dor espasmódica ou afundamento no estômago, não ao comer; ao respirar fundo. Soluço; com eructações vazias ou amargas; após comer, beber, fumar. Náuseas ou vômitos, não indigestos.

Abdômen

Dor em cólica em um ou ambos os lados do abdômen. Fezes dolorosas, difíceis, embora moles. Dor constritiva no reto, como de hemorróidas cegas, permanece uma ou duas horas após as fezes. Obstipação de neurastênicos. Dor que dispara no reto.Hemorróidas amel. sentado; tosse agravada. Prolapso do reto; por esforço moderado nas fezes. Pressão de um instrumento afiado de dentro para fora. Contrações indolores do ânus. Hemorragia e dor agravadas quando as fezes estão soltas. Constipação; por tomar resfriado; por andar de carruagem; urgência para evacuar com ereção.

Urinário

Urina frequente, abundante e aquosa. Urgência para urinar, com incapacidade de urinar.

Masculino 

Ereção durante as fezes. – Suor no escroto. Pênis; contraído, fica pequeno.

Feminino

Menstruação; irregular; preta, muito precoce, muito profusa ou escassa; suprimida por tristeza. Leucorréia crônica, com desejo sexual. Frigidez sexual.

Coração

Palpitação, durante a menstruação. Sensação de ansiedade na região.

Respiratório

RESPIRA FUNDO; para alívio. Engasgo; espasmos da glote. Tosse espasmódica seca e cortante em choques rápidos e sucessivos; interrupção da respiração; tosse; como por poeira ou vapores de enxofre. Tosse aumenta a vontade de tossir. Tosse, toda vez que ele fica parado durante uma caminhada. Constrição do peito, parece muito pequeno. Voz sussurrante, não consegue falar alto. Sonolento após tossir. Pontadas nos mamilos na inspiração profunda.

Pescoço e costas

Rigidez da nuca. Curvatura convulsiva para trás das costas.

Extremidades

Espasmos nos membros. Suor quente nas palmas. Cãibras nas panturrilhas. Pés pesados. Dor luxativa nas articulações. Joelhos são involuntariamente puxados para cima ao caminhar. Tremor nas mãos ao escrever na presença de alguém. Queimação nos calcanhares ao colocá-los próximos um do outro, quando entram em contato, ficam frios ao toque; agg. à noite. Ciática agg. no inverno; amel. no verão. Calos doloridos como se estivessem doloridos. Joelhos quentes com nariz frio. Como se a carne estivesse solta nos ossos devido ao golpe.

Pele

Pressão amel. dolorosa. Urticária por todo o corpo com coceira violenta (durante a febre).

Sono

Bocejo espasmódico violento, com secreção dos olhos. Sono leve; todo som desperta. Sacudidelas dos membros em andamento para dormir. Sonambulismo por honra ferida. Sonhos; os mesmos sonhos horríveis repetidamente. Criança acorda do sono com gritos agudos e tremores por todo o corpo. Soluço, movimentos de mastigação da boca durante o sono. (crianças).

Febre

Calafrio com rosto vermelho. Calafrio tremendo com sede. Suor agg. ao comer; geralmente em uma pequena mancha no rosto. Calor, com aversão a descobrir, mas não sede. Calafrio, durante dores. Sensação de que o suor iria brotar, mas não brota.

Complementar

Aur; Nat-m; Pho-ac; Sep.

Relacionado

Cimi; Nux-v; Sep.

Ignatia amara

(Fava-de-santo-inácio)

Autor: Sr Nilo Cairo

Obra:  Guia de Medicina Homeopática

Sinonímia:
Faba febrífuga, Faba indica, Ignatia, Strychnos Ignatii e Str. philippensis. Pertence às Loganaceae. É o remédio das grandes contradições; o zumbido de ouvidos melhora com o ruído; as hemorróidas com o andar; a dor de garganta com a deglutição dos sólidos; quanto mais tosse pior; riso convulso de pesar; desejo e impotência; prisão de ventre e muita vontade de evacuar: sede durante o calafrio da febre intermitente e calor febril sem sede. Caprichoso: muda rapidamente de estado mental, de alegria em pesar, de riso em choro. Grande remédio da histeria; globus histericus; clavus histéricas. Pessoas mental e fisicamente exaustas por um pesar longamente concentrado. Suspiros involuntários. Pesar silencioso. Aliviará o angustioso pesar causado por morte na família — a peculiar fraqueza ou vazio da boca do estômago, quando algum pesar o consome. Espasmos ou convulsões devidas ao medo, castigos (nas crianças) ou outras emoções fortes. Tremor das pálpebras. Astenopia, com espasmos das pálpebras e dores nevrálgicas em torno do olho. Fotofobia. Humor melancólico. Aversão pelo fumo. Insônia após contrariedades. Dor de cabeça localizada num só lado e melhorada quando se deita sobre esse lado. Frieza sexual e esterilidade. Sensação de constrição gástrica, melhorada por profunda inspiração. Um grande remédio do reto — puxos ou quedas do reto, sobretudo nas crianças, com evacuações normais. As fezes passam com dificuldade; constrição dolorosa do ânus depois da evacuação. Um valioso remédio na amigdalite folicular; com pontos brancos disseminados sobre as amígdalas e dores lancinantes estendendo-se aos ouvidos. Epilepsia nas crianças (o mais valioso remédio a dar, ao se começar).

Complementares:
Nat. muriat.

Remédios que lhe seguem bem :
Calc, phosph., Bell., China, Coccul., Lycop., Puls., Rhus, Sepia, Silic. e Sulphur.

Inimigos:
Coffea, Nux e Tabac.

Antídotos:
Acet. acid., Arn., Cocc., Cham. e Pulsat.

Duração:
9 dias.

Dose:
5.ª à 30.ª 200.ª 500.ª e 1000.ª. Prefira a 200.ª nos traumas morais.

Consulte seu medicamento

em nossa farmacias parceiras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar Artigos
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar por Autor

Veja mais Artigos