Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Início » Kalium phosphoricum

Kalium phosphoricum

Casali

Kalium phosphoricum

Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte

Livro:  Acologia de Altas Diluições

A preparação básica é feita com o fosfato de potássio.

Palavra chave:
Fadiga, estafa, esgotamento, prostração, nervos, sistema linfático. Metabolismo secundário da planta. Tumor maligno em animais e parto atrasado.

Patogenesia
Sinais Funcionais:
Distúrbios nutricionais/fisiológicos semelhantes aos provocados pela deficiência de fosfato de potássio no organismo. Irritação das mucosas (digestórias e respiratórias). Depressão dos nervos com sequelas mentais/físicas, com astenia, com irritabilidade, com excitação sexual (seguida de normalidade sexual). Distúrbios do sistema nervoso simpático.

Sinal de Exaltação:
Sensação de vazio no estômago.

Sinais Mentais:
Pavor por nervosismo. Preguiça mental. Esgotamento mental. Memória fraca. Perdas na memória. Terror noturno.

Sinais Comportamentais:
Comporta-se como: apavorado, lento, depressivo, nervoso, assustadiço, irritadiço, histérico, desanimado no trabalho, calado, exausto.

Sinais Gerais:
Diminuição da percepção visual, pálpebras caídas. Zumbido nos ouvidos. Olhos fundos. Cordas vocais fracas.

Sinais Físicos:
Nevralgia na face direita. Hálito desagradável, língua com camada marron/castanho. Boca muito seca pela manhã. Gengiva sangrante, esponjosa, recolhida. Fezes de sangue concomitantes a delírios. Prolapso do reto. Expectoração amarela. Dores nos membros com exaustão.

Patogenesia no Vegetal:
12CH – aumenta a atividade da enzima Fenilalanina amônia liase (PAL) (Dimorphandra mollis /Fava d’anta)
4CH – aumenta o teor de tanino das folhas (Porophyllum ruderale/couve cravinho)
12CH – diminui o teor de rutina em plantas (Dimorphandra mollis/Fava d’anta)

Generalidades
Agrava: 
Ao ser excitado, por aborrecimento, por esforço mental/físico, por frio pela manhã, ao comer.

Melhora: 
Com o calor, com repouso, com emoções alegres após comer.

Indicações
Quadros Comuns:
A) Boca (4 a 5CH) – Secura, língua seca, gengiva sangrenta, hálito ruim, tendência a ulcerar (com muco amarelo). Amídalas inchadas cobertas de muco branco com aparência de membrana. Tendência depressiva.
B) Vias Respiratórias (4 – 6CH) – Coriza ou bronquite com muco amarelo e cheiro ruim, crostas amarelas nas narinas, epistaxe, espirros com corrente de ar frio, rouquidão, tosse, irritação da traqueia, dispneia após esforço (e tendo se alimentado).
C) Estômago – Deficiência na digestão (com depressão mental e física). Antes das refeições tem fome e sente o estômago vazio. Após as refeições sente peso no estômago, secura na boca e hálito ruim. Pode ter diarreia com líquido amarelo.
D) Depressão – Cansaço físico, esgotamento mental, tristeza, sem autoconfiança, vazio mental, indecisão, ansiedade, sensível a barulho/toque/dor (com irritabilidade). Fosfaturia.
a) memória fraca, choro/lamúrias, medo de multidão/de solidão, muitos medos, suspiro, bocejo, agitação dos pés,
b) dor de cabeça (occipital e orbital) com perturbação da visão,
c) vertigem ao mirar o sol,
d) sensação de estômago caído,
e) menstruação atrasada,
f) sonhos lascivos, visão fraca (após copular) muito suor, insônia. Pode ocorrer: coceira (mãos e pés), timidez, magreza, espasmos, dores nervosas, paresias musculares e da bexiga, coração fraco, depressão sexual.
E) Distúrbios Diversos – Insônia por cansaço ou excitação. Estresse, estafa física (principalmente em jovens). Dores nevrálgicas piorando com medo e luminosidade em pessoas depressivas. Decadência orgânica, neurastenia. Fraqueza muscular após adoecimento físico. Dispepsia neurastênica, histeria, dor de cabeça de estudantes, paralisias, hálito ruim. Febre gástrica. Gangrena, cancros, retinite com albuminuria.
F) Diarreia – Por susto.

Quadros Animais:
Animais jovens porém nervosos, prostrados. Degeneração
corporal por gangrena. Tumor maligno. Parto atrasado. 4CH,
5CH, 6CH, 7CH.

Quadros Vegetais:
Plantas cultivadas nos solos impróprios às suas aptidões. O crescimento é lento e até paralisado. Antes de socorrer com a fertilização adequada aplicar Kali phosphoricum visando equilibrar as plantas dando o impulso necessário a nova fase de crescimento. Plantas esgotadas pela competição com outras espécies. Esgotadas pela produtividade alta ou pelos ataques repetidos de insetos mastigadores que desfolham os cultivos debilitando a parte aérea (consequentemente as raízes absorventes). Plantas abafadas pelas competidoras (aplicar após capina). Plantas com surtos de crescimento rápido seguidos de morosidade. Plantas facilmente abaladas por
doenças.

Atenção:
Trabalho excessivo. Preocupações. Tumores malignos. Parto atrasado. Dor de cabeça dos estudantes. Diarreia por susto.

Proximidades:
Kali hypophosphoricum, Zincum, Gelsemium, Cimicifuga, Muriaticum acidum, Lachesis.

Dinamizações:
3D, 1CH a 30CH, 200C, 500C, 1000C.

Kalium phosphoricum

(Fosfato de potássio)

Autor: Sr Nilo Cairo

Obra:  Guia de Medicina Homeopática

Sinonímia: 
Phosphas kalicus e Phosphas potassicuns. Ansiedade e tristeza. Insônia por fadiga ou por excitação nervosa. Estafa. Um dos maiores remédios dos nervos, e do sistema linfático. Dores nevrálgicas com depressão, que pioram pelo medo e luz. Especialmente adaptado aos jovens. Anemia cerebral. Grande falta de poder nervoso e estados de adinamia e decadência orgânica: tal é a dupla esfera de ação principal deste importante medicamento. Neurastenia, depressão mental e física e debilidade muscular consecutiva a moléstia aguda, são poderosamente melhoradas por este remédio. Dispepsia neurastênica. Paralisia. Dores de cabeça de estudantes. Histeria.
O menor trabalho parece ser enorme. Um excelente medicamento de todas as febres de caráter tífico, quando Baptisia, Rhus ou Arsenicum falham ou deixam de melhorar — alta temperatura, pulso frequente e irregular, grande fraqueza e prostração, boca seca, fuliginosidades nos dentes, prisão de ventre ou diarreia com ou sem delírio ou sonolência. Febre gástrica, febres tíficas (infecções gastrintestinais) , febre tifóide, gripe, etc. Hálito fétido. Priapismo matinal ou impotência com emissões dolorosas. Expiração fétida. Gangrena. Cancro, quando, depois de sua remoção por operação, a pele é muito apertada sobre a ferida. Retinite albuminúriea; fraqueza da vista, durante a gravidez ou depois da difteria. Fraqueza visual após o coito. Menstruação muito atrasada ou muito escassa, em mulheres pálidas, sensíveis e lacrimosas.

Ponto de Weihe: 
Bordo inferior da 5.ª costela, no limite do 1/3 externo e médio da distância que separa a linha mamilonar da linha axilar anterior, bilateralmeníe.

Dose:
3.ª trit. à 30.ª, 200.ª, 500.ª e 1000.ª.

Kalium phosphoricum

Autor: Jan Scholten

Obra:  Homeopathy and Minerals

Introdução: Uma expressão do tema é que se sentem obrigados a ter um grande número de contatos. Gostam disso e são muito sociáveis. São otimistas e faz bem a eles ter muitos amigos e relações sociais. Gostam de conversar sobre o que acontece em suas vidas. Também conservam contato próximo com a Família. Gostam de manter contato com os irmãos e irmãs, inclusive quando não se encontram muitas vezes. Quando perdem o contato, sentem-se muito infelizes e perdidos. Não sabem mais o que fazer, não sabem qual é a sua missão.

A ilusão pode ir em direção oposta: o dever se interpõe aos seus desejos de contato. Por exemplo, uma “missão” de família ou trabalho pode ser tão demandante que não resta tempo para os amigos e as relações sociais. Por vezes, impõem essa carga a si mesmos. Pode acontecer de seu parceiro ou o seu chefe  tornar às suas tarefas muito pesadas, que não dá mais têm tempo para visitar amigos, família, etc.

Isso pode despertar neles nostalgia. Começam a ansiar por aquele tempo quando ainda tinham todos esses contatos. Mas seu sentido do dever o faz perseverar em suas tarefas, apesar de ir contra a sua vontade. 

Outra variação no tema pode ser considerarem que o seu dever é estudar bem. São bons para aprender e podem ir longe demais nesse sentido. O estudo pode exigir tanto deles que desenvolvem queixas como cefaleia, dor de barriga ou dores de crescimento.  Por vezes, mostram esse sentido do dever sobre os estudos já na infância. Quando crescem, pensam que também os seus filhos devem estudar duramente e terminar os seus estudos. Para eles, uma boa educação abre as portas para bons empregos, de modo que assim podem cuidar bem da sua família. Uma boa educação também traz muitos contatos. 

Outra variação do tema é que eles pensem que o seu dever é ter uma boa  comunicação com as pessoas. São bons homens de negócio, estão abertos e se pode confiar neles para fazer bons negócios e contratos. Quando consultam o médico, também são muito abertos e respondem a todas as perguntas. Se não o fizer, o médico não será capaz de ajudá-los. Porém, não são tão abertos e espontâneos quanto Phos.

Tema: o dever de conservar os seus estudos e o seu circulo de amigos. São fortes e podem suportar uma grande quantidade de trabalho. São calmos, abertos e joviais, e fazem contatos novos o tempo todo. É como se pudessem fazer o seu trabalho muito facilmente. Esses contatos são parte do seu trabalho. Precisam ter pessoas ao seu redor para discutirem coisas e, geralmente, escolhem um tipo de trabalho que estimule a comunicação.

Gostam de ter muitos amigos, conhecidos e de manter contato estreito com eles. Quando perdem esses amigos, por exemplo, quando mudam de casa, podem ficar muito aborrecidos. Quando crianças, também podem sofrer nostalgia. 

O estudo é um dever para eles. Sentem que é necessário aprender à fim de ter sucesso na vida. Podem ir tão longe quanto se esgotarem completamente, o que leva a todo tipo de queixas. Também esperam que os seus filhos façam um bom trabalho na escola. 

Têm um intenso desejo de viajar. Podem ser nervosos e inquietos, 

Medo: de estar sozinho, de doença, da morte. Assustam-se facilmente. 

Consulte seu medicamento

em nossa farmacias parceiras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar Artigos
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar por Autor

Veja mais Artigos