Casali
Kalium sulphuricum
Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte
Livro: Acologia de Altas Diluições
A preparação básica é feita com o sulfato de potássio.
Palavra chave:
Inflamação (fase final), distúrbios que provocam escamas e amarelecimento da pele.
Patogenesia
Sinais Funcionais:
Inflamações das mucosas com secreções amareladas. Erupções da pele com ressumação amarelada e muitas escamas. Dores erráticas. Lentidão mental, irritabilidade, humor instável.
Sinais de Exaltação:
Sensação de peso no abdome.
Sinais Gerais:
Partes do couro cabeludo sem cabelos. Epitelioma na face. Língua com camada amarela. Aversão a bebida quente.
Sinais Físicos:
Dor de cabeça que começa ao final da tarde. Obstrução das narinas e da faringe. Perda de olfato. Dor no rosto em ambiente quente. Diarreia amarela. Dores que migram.
Generalidades
Agrava:
À noite em ambiente fechado quente.
Melhora:
Ar agradável.
Indicações
Quadros Comuns:
A) Reumatismo (6 a 12CH) – Dores: articulações, tendões, ligamentos e músculos. As dores mudam de local e agravam com: calor, mudança de clima, noite. Latejamento, pele seca, irritabilidade, sensibilidade ao barulho.
B) Irritabilidade (9 a 30CH) – Com pessoas, (agravação na menstruação), sensibilidade a ruídos, angústia (piora à noite) por pequenos detalhes, pele seca.
C) Mucosas (5 ou 6CH) – Inflamação das mucosas com secreção amarela pouco densa. Sem suor/sede. Piora em ambiente quente e com mudança do clima. O calor causa resfriado. É comum: as secreções sumirem e voltarem, a língua ficar amarela.
D) Narinas (5 ou 6CH) – Obstrução nasal, acompanhada de dor de cabeça latejante sobre as órbitas oculares. Pode haver perda de olfato.
E) Brônquios (5 ou 6CH) – Tosse com catarro aderente de difícil expectoração.
F) Útero/Vagina/Uretra (5 ou 6CH) – Secreção mais viscosa.
G) Pele (5 ou 6CH) – Seca, com erupções secas tipo escamas, principalmente nas mãos. As erupções crônicas têm fluido amarelo. Ulcerações crônicas com líquido amarelo, sangrando facilmente (4 ou 5CH).
H) Distúrbios Diversos
a) 5 ou 6CH: Coriza, bronquite, uretrite, blefarite, conjuntivite, nefrite. Estado agudo ou estado crônico.
b) 3 a 12CH: Inflamações se tornam amarelas. Língua amarela, corrimento amarelo (mucosas e serosas). Pólipos. Otite, diarreia, gastrite, orquite, leucorreia. Tosse das crianças após a gripe. Fase escamativa: escarlatina, sarampo, erisipela. Erupções do couro cabeludo. Escamações decorrentes do barbear. Seborreia.
Quadros Animais:
Pele amarelada escamando, perdas locais de pelos e com inflamações.
Quadros Vegetais:
Plantas enfraquecidas com lesões nas folhas causadas por fungos após período de calor intenso seguido por frio intenso.
Atenção:
Obstrução nasal. Tosse. Coriza. Bronquite. Uretrite. Blefarite. Nefrite. Otite.
Proximidades:
Kali bichromicum, Pulsatilla, Natrum muriaticum.
Homeopatias Sucessoras:
Aceticum acidum, Arsenicum, Calcarea carbonica, Hepar sulphur, Kali carbonicum, Pulsatilla, Rhus tox, Sepia, Silicea e Sulphur.
Phatak
Kalium sulphuricum
Autor: Dr. S. R. Phatak
Obra: Matéria Médica Concisa
Generalidades:
Este remédio para tecidos do Dr. Schuessler afeta as membranas respiratórias, mucosas e a pele onde causa descamação. As descargas são abundantes e amarelo-escuras, finas ou pegajosas. Os processos são tórpidos por natureza. Supurações.
Pontadas, dilaceração, dores purulentas, que mudam. Falta de reação. Câncer; epitelial. Efeitos nocivos do frio quando superaquecido. Ferida. Crescimento das unhas interrompido.
Piora:
Cordialidade; de quarto, ar. Barulho. Consolação. Noite.
Melhora:
Ar frio. Andando. Jejum.
Mente:
Apressado. Irritável. Desejo de deitar, mas mentir pior, então é preciso caminhar para aliviar. Assustado com ninharias. Deseja e rejeita as coisas.
Cabeça:
Caspa amarela; úmido; pegajoso. Escalda. Carecas (após gonorréia).
Olhos:
Oftalmia neonatal. Muco amarelo purulento em doenças oculares.
Ouvidos:
Surdez de Eustáquio. Secreção aquosa, pegajosa, fina e amarela; ofensiva; com pólipo.
Nariz:
Ingurgitamento das membranas mucosas nasais e laríngeas, com respiração bucal, ronco etc., após remoção de adenóides.
Face:
Dores na sala aquecida. Epitelioma.
Boca:
Língua amarela e viscosa. Perda de paladar e olfato.
Estômago:
A partir de uma carga pesada no estômago. Medo de bebidas quentes. Deseja doces.
Abdome:
Sente frio, durante as cólicas. Timpanítico duro, na tosse convulsa. Sensação de vazio no hipogástrio melhor passagem de flatos.
Urinário:
Oxalúria. Pielite.
Macho:
Gonorréia; gleet, corrimento viscoso verde amarelado.
Fêmea:
Menstruação; com sensação de peso no abdome. Leucorréia; amarelado, aguado.
Respiratório:
Chocalho grosso no peito. Rouquidão crupiê. Bronquite. Asma; com expectoração amarela e viscosa facilmente expelível.
Extremidades:
Dores mutáveis e errantes. Reumatismo pior calor. Nódulos artríticos.
Febre:
Suor fácil e abundante. Febre intermitente; elevação da temperatura durante a noite.
Pele:
Amarelo_icterícia. Descamação abundante. Úlceras, escorrem fina água amarela.
Psoríase. Urtiga-erupção. Pele seca. Eczema; intertrigo.
Relacionado:
Pulsos; Tuberculina
Sankaran (Resenha)
Kalium sulphuricum
Autor: Rajan Sankaran
Obra: Texto baseado no livro The Soul of remedies de Rajan Sankaran. O Texto está diferente do original mas as idéias foram mantidas
Informações gerais: Kali sulphuricum é um remédio mineral, um sal.
Miasma: Seu alcance está entre o miasma da micose e o miasma sicótico.
Sensação: O principal sentimento da pessoa Kali sulphuricum é o de ser humilhado e insultado pela família ou grupo cujo apoio busca.
Mental/Emocional: Constantemente se esforça para ganhar a estima e respeito de sua família. Quer que seu valor aos olhos deles aumente. É trabalhador e prestativo, cuidando e apoiando o grupo. Apesar de parecer independente da opinião dos outros, tem raiva da família ou do grupo, porque se sente insultado. À medida que esse sentimento fica mais intenso, ele fica desanimado e desenvolve uma tremenda falta de confiança. Se torna inseguro e irresoluto. É medroso, muito sensível, se assusta ou se ofende facilmente. Pode tornar-se avesso aos negócios, indolente e indiferente.
Físico: Pacientes muito quentes. agg. Calor. Secreções amarelas, expectoração, etc. Eczema com secreção espessa e amarelada, especialmente quando há muita coceira,agg. noite. Desejo acentuado por doces.
Comparações: Melhora ao ar livre, mesmo que caminhando. Isso é muito parecido com Pulsatilla, que é complementar. Também outro remédio que se aproxima de Kali sulphuricum é Kali iodatum.
Rubricas
· Negócios, avesso a.
· Confiança, falta de si mesmo.
· Desanimado.
· Esforço, de agravos mentais.
· Assusta-se facilmente.
· Irresolução.
· Sensível, hipersensível, ruído, para.
· Começar, dormir, durante
· Timidez.
· Aversão, a trabalho mental.
Jan Scholten (Resenha)
Kalium sulphuricum
Autor: Jan Scholten
Obra: Homeopathy and Minerals
O Texto está modificado, diferente do original, mas com as idéias mantidas.
Introdução: é comparada a Pulsatilla. Os sintomas comuns a esses dois medicamentos são:amabilidade, desejo de companhia, calor, lateralidade esquerda, secreções amarelas, grossas e copiosas. Na literatura tradicional, a diferença entre ambos não é clara.
À diferença é que Puls é, geralmente, um pouco mais demandante, precisando de atenção.
A essência de Kali-s é o dever de ser bom com o parceiro. Eles têm princípios firmes e são uma escolha óbvia para o seu parceiro. Atravessam toda adversidade ou doença junto ao seu parceiro. São capazes de autossacrifício que pode adoece-los se for crônico.
Esse sentimento de ter que dar amor não se restringe ao parceiro. Também se estendem aos pais, filhos, primos, vizinhos, amigos e conhecidos. Fazem isso sem pensar duas vezes, sem esperar nada em troca. Simplesmente sentem que têm que agir desse modo e o fazem. Sentem-se bem dando, e desfrutam vendo o outro feliz.
Tema: idéia de que a missão deles é dar alegria e felicidade aos outros. São pessoas de bom coração, que fazem muito pelos outros, Se puderem fazer alguém feliz, farão todo o possivel para ajudar esta pessoa. Falam pouco, mas fazem coisas o tempo todo.
Querem oferecer ajuda real, especialmente aos doentes. E se sentem muito bem quando à outro melhora de fato. Ficam muito contentes quando verificam que a sua visita tez alguém um pouco mais feliz.
Também têm essa atitude de ajudar no seu casamento. Uma vez que escolheram o parceiro, fazem de tudo para apoiá-lo e ajudá-lo nos períodos de adversidade ou de doença.
Esperam que os outros se preocupem uns com os outros. Não ficam zangados facilmente, mas se irritam quando vêem que alguém não cuida do seu parceiro ou de seus parentes. Tendem a comentar esse fato com observações do tipo: “Isso não pode continuar desse jeito”.
Nilo Cairo
Kalium sulphuricum
Autor: Sr Nilo Cairo
Obra: Guia de Medicina Homeopática
Sinonímia:
Arcanum duplicatum, Kali sulphas e Tartarus vitriolatus. Um remédio do último período das inflamações, língua amarela; corrimentos mucosos e serosos amarelados. Coriza, bronquite, asma, otite, diarreia, gastrite, gonorréia, orquite, leucorréia, etc. Tosse depois da gripe, especialmente nas crianças. Período de descamação das moléstias eruptivas (escarlatina, sarampo, etc.) e da erisipela. Eczematides. Epiteliomas. Psoríase. Pólipos. Seborréia. Um remédio do reumatismo agudo ou crônico, com dores errantes. Dor de cabeça reumática. Impigem do couro cabeludo e da barba, com descamações.
Ponto de Weihe:
Linha axilar anterior, 8.° espaço intercostal, bilateralmente.
Remédios que lhe seguem bem:
Acet. acid., Arsen., Calc., Hepar, Kali carb., Pulsat., Rhus, Sepia, Silicea e Sulphur.
Dose:
3.ª e 5.ª.