Nilo Cairo
Lathyrus sativus
(Chícharo)
Autor: Sr Nilo Cairo
Obra: Guia de Medicina Homeopática
Sinonímia:
Resaree e Teoree. Pertence às Leguminosas.
Um remédio para paralisia das pernas, com hipe-restesia da pele, agravada pela umidade. Tremores; rigidez das pernas. Paraplegia espástica das crianças de pés tortos; atetose; beribéri, mielite. Reflexos exagerados. Contraturas histéricas. A empregar depois da gripe ou outra qualquer moléstia exaustiva, em que há lento restabelecimento do poder nervoso.
Dose:
3.ª.
Phatak
Lathyrus sativus
Autor: Dr. S. R. Phatak
Obra: Matéria Médica Concisa
Generalidades
Afeta as colunas anterior e lateral da medula, causando muitas afecções paralíticas nas extremidades inferiores. Atetose; paralisia infantil. Útil em doenças exaustivas e desgastantes quando há muita fraqueza e peso; e recuperação lenta da força nervosa. Reflexos aumentados.
Pior
Clima frio e úmido.
Mente
Deprimido.
Cabeça
Vertigem ao ficar de pé com os olhos fechados.
Boca
Queimadura na ponta da língua. Língua como se estivesse escaldada. Língua e lábios dormentes.
Urinário
Micção involuntária, apressada.
Extremidades
Marcha trêmula e cambaleante. Rigidez excessiva das pernas; marcha espástica. Joelhos batendo um no outro ao caminhar. Joelhos exagerados. Não consegue estender ou cruzar as pernas ao sentar. Os calcanhares não tocam o chão ao caminhar. Senta-se curvado para a frente, endireita-se com dificuldade. Os músculos glúteos e os músculos dos membros inferiores estão emagrecidos. Rigidez e claudicação dos tornozelos e joelhos. Os pés são arrastados ou colocados no chão repentinamente e com força ao caminhar. Sensação de um pano úmido ao redor da cintura. As pernas ficam frias durante o dia, ficam quentes e queimam à noite, ficando descobertas. Enquanto deitado, as pernas podem ser movidas de um lado para o outro, mas não podem ser levantadas.
Sono
Bocejos contínuos com sonolência.