Jan Scholten (Resenha)
Magnesium fluoricum
Autor: Jan Scholten
Obra: Homeopathy and Minerals
O Texto está modificado, diferente do original, mas com as idéias mantidas.
Introdução: Idéia de que à agressividade pode levar à perda da sua posição social glamorosa. Têm medo de expressar a sua cólera, porque pode lhes custar o emprego. Também têm medo da agressividade dos outros, dos seus clientes ou ds colegas. Não sabem como reagir e temem que o conflito escape ao seu controle, se transformando em vitimas e percam o emprego.
Uma variação no tema é a tentativa de construir de maneira forçada o seu status social. Querem conquistar muito rápido uma boa imagem. Isso torna sua conduta muito artificial com perda da espontâneidade e da despreocupação. Quanto mais artificial essa conduta se torna, maior é a chance deles entrarem em conflito com o seu chefe, colocando em risco a sua carreira glamurosa.
Uma outra variação pode ser que tenham medo de não amar a esposa. Sentem que precisam terminar o relacionamento, mas têm medo de criar conflito. Essa sensação de término de relacionamento acontece de tempos em tempos sem que eles saibam porque. O medo acontece porque o seu relacionamento não é nada ruim. mas, existe esa sensação. Quando eles falam desse medo com a esposa, elas ficam muito inseguras com o relacionamento.
A raiz do medo é que eles querem um relacionamento muito intimo, mas são incapazes dele porque têm medo de enfrentar os conflitos associados com um relacionamento intenso. Isso é o que eles não têm a coragem de fazer.
Tema: a ideia de que a agressividade levará à perda do seu emprego, do seu dinheiro ou da sua esposa. Vivem com a idéia de que têm que se manter na sociedade, que têm que realizar muito, manter um bom emprego,e com muito dinheiro. Em particular, um emprego no mundo dos negócios, em bancos ou vendas e marketing. O que conta para eles é um emprego de prestígio, roupas belas, carros impactantes, uma casa cara lhes permitem mostrar que “pertencem”. O medo é de que fracassem em obter tudo isso e que se tornem pobres.
O esforço que investem para conservar o seu stattus social, às vezes, é muito forçado. Precisam ser fortes para se auto afirmarem. Caso contrário, alguém pode expulsá-los do espaço que tanto lhes custou conseguir. Mas, precisam fazer isso sem serem muito agressivos, porque então podem afugentar seus clientes, o que val lhes custar o emprego. Assim, embora à seu caráter de auto afirmação seja agressivo, eles têm medo de mostrá-lo. Também os assusta a agressividade das outras pessoas, porque pode fazer com que a agressividade dentro deles vá para superficio. Se eles não a controlarem, podem perder o seu emprego ou o seu dinheiro.
Uma mulher bela, como uma modelo, também encaixa nesse quadro: Esse é o tipo de mulher com que podem exibir-se. Se acontecer de terem uma esposa que não se aproxima desse padrão de glamour, podem ter dúvidas sobre se fizeram a escolha correta. Isso é o que está por trás do seu medo de não amar a esposa. Também é possível que tenham medo de serem homossexuais e não serem atraentes como parceiros.