Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Início » Ranunculus bulbosus

Ranunculus bulbosus

Casali

Ranusculos bulbosus

Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte

Livro:  Acologia de Altas Diluições

A preparação básica é feita com o “ranunculo”, família Ranunculaceae.

Palavra Chave:
Pele, mucosa, serosa, calos, dores, músculos, pleura. Erupções das patas dos animais.

Patogenesia
Sinais Funcionais:
Pele com vesículas e com tendência a ulcerar. Irritação da mucosa das vias respiratórias e mucosa dos olhos. Serosas irritadas principalmente da pleura ou do peritônio. Dores no fígado. Dores tipo reumatismo nos músculos e nervos, principalmente no tórax.

Sinais De Exaltação
Sensações: 
Irritação da garganta, queimadura nos olhos, olhos arranhados, frialdade no peito (ao ar livre ou com vento), músculos feridos, formigamento do couro cabeludo.

Generalidades
Agrava:
Ao ar livre, com movimentação, com mudanças climáticas, chuva, ao anoitecer, com mínima corrente de ar.

Melhora: 
Com aquecimento, estando parado.

Indicações
Quadros Comuns:
A) Pele (4 ou 5CH) – Erupções tipo vesícula ou herpes, sensação de ardência ou queimação. Piora com toque e com frio ou com mudança de tempo. As vesículas podem ficar azuladas. Pode haver engrossamento da pele, formação de crostas, queimação, escoriação nas dobras da pele. Localização: tórax, espaços intercostais, palma da mão, cabeça (têmporas e órbitas).
B) Pleura (4 ou 5CH) – Latejamento, sensibilidade. Pleurisia piorando com frio, vento, movimentação, respiração profunda. Melhora quando sentado. Havendo pleurisia da base direita o fígado tem latejamento ou dor pressiva.
C) Dores (5 a 12CH) – Nos músculos e nos nervos (tipo reumatismo), latejando e mudando de lugar, piorando com frio úmido ou toque e movimentação. Pode sentir irritabilidade ou frio no corpo e calos sensíveis. Dores no tórax (entre as omoplatas, e na região intercostal). Dor ciática e sobre a órbita direita (ardência e pressão) piorando quando deitado. Dores entre as omoplatas. Dores no fígado, latejando e com sensibilidade no abdome, com soluços e manias ou medo (com alucinação).
D) Narinas (4 ou 5CH) – Corrimento agudo, coceira, inchaço do nariz, queimação nos olhos, garganta irritada. Piora com frio e ventos leves.
E) Distúrbios diversos – Dores nas costas de pessoas que trabalham inclinadas (5 a 9CH). Dores que pioram quando o tempo muda. Nevralgia, reumatismo. Dores no peito que pioram por toque, com movimentação e no clima úmido. Erupções tipo herpes com prurido forte. Rachadura na ponta dos dedos e na palma das mãos. Calos com dor. Alcoolismo, delírio, tremor, soluços.

Quadros Animais:
Dificuldades de visão. Pele com calos. Erupção e coceira nas patas. Agrava com tempo frio e chuvoso. 4D, 5CH, 30D.

Atenção:
Alcoólicos: manias, alucinações, medos, soluços, temor de solidão, distúrbios do fígado, irritáveis, briguentos. Dores musculares de pessoas que trabalham inclinadas (digitadoras, costureiras, escreventes), calos sensíveis ao toque e ao clima.

Homeopatias sucessoras:
Bryonia, Ignatia, Kali carbonicum, Nux vomica, Rhus tox, Sepia, Sabadilla.

Homeopatias Incompatíveis:
Aceticum acidum, Staphysagria, Sulphur, Vinum.

Antídotos:
Anacardium, Clematis, Bryonia, Camphora, Castor, Pulsatilla, Rhus tox.

Duração:
30 a 40 dias.

Dinamizações:
4 a 30CH.

Outras Denominações:
Ranunculus tuberosus, Ranunculus.

Proximidades:
Dulcamara, Hepar sulphur, Rhus tox. Kali carbonicum (pleura). Mezereum e Asclepias (dores).

Ranusculos bulbosus

Autor: Dr. S. R. Phatak 

Obra:  Matéria Médica Concisa

Generalidades:
É um remédio doloroso, afetando os nervos; músculos; olhos; membranas serosas;
peito; pele; dedos das mãos, dedos dos pés e lado esquerdo. As dores são pontadas, esfaqueamento, tiroteio, extorquir lágrimas, com estremecimento, não pode descansar em nenhuma posição. 
Queima, morder; dor contundente ou como de ulceração profunda. Pontos doloridos. Neuralgia. Fraqueza súbita e desmaio. Tremendo; da raiva. Sentimento distendido. Sensível ao ar e ao toque. Ardência em pequenos pontos; da vida sedentária. Choques por todo o corpo. Ciática crônica. Maus efeitos do álcool, ferida, susto, irritação. Pacientes fracos e cambaleantes, resultado do uso prolongado de uísque, conhaque ou outros estimulantes alcoólicos. Epilepsia; de bêbados. A partir de um pano úmido frio esp. no peito piora ao entrar no ar frio.

Piora:
Ar úmido, frio; aberto, rascunhos. Mudar; de temperatura; de posição. Álcool. Movimento; de armas. Respirando. Tocar. Comendo. Medo, irritação, raiva.
Tempo chuvoso e tempestuoso. De pé.

Melhora:
De pé. Sentado inclinado para a frente.

Mente:
Grande medo de fantasmas à noite, não ousa ficar sozinho. Briguento. Depressão de espírito e desejo de morrer. Delirium tremens, com soluços.

Cabeça:
Como se muito grande e distendido. Dor na testa e no vértice como se pressionados separadamente; com náuseas e sonolência. Sensação de arrepio no couro cabeludo. Tic (à direita) na orelha.

Olhos:
Ardendo como se fosse fumaça. As bolas doem ao movêlas. Cegueira diurna e noturna. Herpes na córnea com dor intensa, fotofobia e lacrimejamento. Hemiopia; durante a gravidez. As tampas queimam.

Nariz:
Rastejamento e formigamento nas narinas, nas narinas posteriores; tenta aliviá-lo engasgando e assoando o nariz.

Boca:
Rastejando no paladar; quer arranhar. Cãibras, espasmos dos lábios. Saliva aumentada. A manteiga tem um gosto muito doce.

Garganta:
Raspando, queimando a garganta.

Estômago:
Soluço espasmódico; de bêbados.

Abdome:
Hipocondria ferida. Ternura à pressão. Beliscar cólica; alternando com dores no
peito. Icterícia; coceira no corpo esp. Palmeiras.

Respiratório:
Respiração ansiosa e oprimida; com vontade de respirar fundo. Dispnéia, de raiva. Pequeno ponto dolorido a partir de ulceração subcutânea no peito. Afiado, corte, costura no peito; bilateral. Frio no peito ao caminhar ao ar livre; ao respirar ar frio. Pleurodinia. Pleurisia; aderências após neuralgia intercostal.

Voltar:
Dor muscular ao longo da borda interna da escápula esquerda por sentar-se curvado; do bordado, escrita de tipos, tocar piano; estendendo-se pela metade inferior do tórax esquerdo. Escápula aderente. Músculos do pescoço rigidamente contraídos, só podem falar movendo os ombros para cima e para baixo.

Extremidades:
Rastejando e formigamento nos dedos. Coceira nas palmas das mãos. Espasmos repentinos, pontadas de dor no antebraço (à direita) ao escrever. Dor nos calcanhares como se fosse beliscada por botas.

Pele:
Vesículas azuladas. Ardor e coceira intensa pior toque. Cobreiro. Pênfigo. Cascas de tesão. Icor corrosivo. Úlceras achatadas e pungentes. Calos, smart ou queimar pior toque.

Febre:
Frio, pior ao ar livre.

Relacionado:
Canth, Rus-t.

Consulte seu medicamento

em nossa farmacias parceiras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar Artigos
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar por Autor

Veja mais Artigos