Casali
Rhododendron
Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte
Livro: Acologia de Altas Diluições
A preparação básica é feita com a planta “Rosa da Sibéria”, “Rosa dos Alpes”, “Rosa da Neve”, família Ericaceae.
Palavra chave:
Nervosismo. Nevralgia. Atmosfera carregada. Gota. Animais assustadiços com chuvas.
Patogenesia
Sinais Funcionais:
Sensibilidade exaltada mediante mudanças na pressão atmosférica e a tensões elétricas da Terra. Articulações com dores. Dores nevrálgicas do trigêmeo. Dores musculares e periósteas. Inflamação dos testículos e dos cordões espermáticos.
Sinais de Exaltação
Sensações:
Fraqueza das pernas/pé/tornozelo, entorpecimento nos membros, ruídos no ouvido, dentes bambos, glande pressionada, sonolência ao cruzar as pernas.
Generalidades
Agrava:
Antes da chuva à noite, ao amanhecer, com repouso, no início da movimentação, estando muito tempo de pé.
Melhora:
Com calor, após a chuva, comendo.
Indicações
Quadros Comuns:
A) Dores (5 a 12CH) – Nas articulações, ao redor das articulações, nos músculos e periósteos (tipo reumatismo). Agravação antes da mudança do tempo/da atmosfera, no clima frio/úmido e estando sem movimentação física. Uricemia e nervosismo. Pode surgir: dor de cabeça, fraqueza da memória, tonteiras (estando deitado), fraqueza das pernas, mãos quentes, urina com mau cheiro.
B) Testículo (4 a 6CH) – Inflamação, aumento de volume, duro e sensível, geralmente o testículo direito é mais afetado com dores fortes que atingem o cordão espermático. Saco escrotal com suor e prurido. Agravações: sentado e ao toque.
C) Nevralgia (7 a 30CH) – As dores são agravadas durante as mudanças de tempo (vento/chuva forte/frio e úmido) e com descargas elétricas da atmosfera. As dores são fortes e provocam perda de sensibilidade. Localização: nervo ciliar, trigêmeo, nervos dos dentes, cordões espermáticos, membros.
D) Distúrbios Diversos – Estado de nervosismo antes das chuvas fortes com trovão/relâmpago/ventos (9 a 30CH). Quistos do ovário, quisto do cordão espermático, hidrocele de crianças (6 a 9CH). Distúrbios causados pela atmosfera (pressão, tensão elétrica, descargas, ventos) (9 a 30CH). Dores que agravam estando parado e antes de chuvas fortes. Dores que melhoram após se alimentar e com calor. Pessoas fragilizadas que dormem somente após cruzar as pernas. Cefaleia, pleurodinia, gota, reumatismo, sudorese com formigamento.
Quadros Animais:
Movimentação perigosa e fraqueza antes ou durante chuvas e trovoadas. Testículo crescido.
Atenção:
Reumatismo no verão. Quisto do ovário, quisto do cordão espermático, hidrocele em crianças (6 a 9CH). Medo de chuvas e de trovoadas (30CH). Adormece com as pernas cruzadas (12CH). Descargas elétricas na terra.
Homeopatias Sucessoras:
Arnica, Arsenicum, Calcarea, Conium, Lycopodium, Mercurius, Nux vomica, Pulsatilla, Sepia, Silicea, Sulphur.
Antídotos:
Bryonia, Sulphur, Clematis, Rhus tox.
Duração:
30 a 40 dias.
Outra Denominação:
Rhododendron chrysanthemum.
Proximidades:
Dulcamara, Rhus tox, Natrum sulphuricum.
Phatak
Rhododendron
Autor: Dr. S. R. Phatak
Obra: Matéria Médica Concisa
Generalidades:
Comumente conhecido como rosa da neve amarela é um remédio reumático gotoso; afetando os TECIDOS FIBROSOS; antebraço; pernas, pequenas articulações; ossos; órgãos genitais; nervos; peças únicas. SENSÍVEL AO VENTO OU TEMPESTADE HÚMIDA; mesmo que ele esteja em casa; pessoas nervosas que têm medo de trovões. Rasgando, ziguezague, chato, mudando rapidamente, descendo; dores paralíticas. Grande fraqueza após pequenos esforços. Formigamento; com suor. Coreia antes da tempestade. Os sintomas se alternam. Sensação ondulante. Pior ANTES DAS TEMPESTADES. Clima; áspero, ventoso; frio, úmido; mudando, nublado. Noite. Solstício de verão. Vinho. Descansar. Comer fruta. Ficando molhado. Pegando resfriado.
Melhora:
Após a tempestade irrompe. Aquecer; no sol, quando o sol brilha. Movimento, de uma vez. Cabeça envolvente.
Mente:
Confuso e estúpido. Esquece o que está falando; deixa de fora palavras inteiras enquanto escreve. Medo de trovão em pessoas nervosas. Aversão ao seu negócio. Facilmente afetado pelo vinho.
Cabeça:
A dor piora no início da manhã, melhor comer. Latejando na cabeça direita. Desenho, rasgando sob o couro cabeludo. Vertigem, quando deitado na cama, melhor quando se movimenta. O cabelo fica em pé como se estivesse eletrificado.
Olhos:
Neuralgia ciliar, envolvendo órbita, globo ocular e cabeça pior antes da tempestade. Calor nos olhos ao usá-los. Agulhas incandescentes disparando de dentro para fora.
Ouvidos:
Sensação de verme. Surdez; muito tempo depois de se levantar (ouvir melhor pela manhã). Os ruídos surgem depois que o paciente está acordado, algumas horas. Zumbido com vertigem.
Nariz:
Narinas obstruídas alternadamente; com coriza fluente; melhor ao ar livre.
Face:
Prosopalgia; violentos lacrimejamento dores espasmódicas melhor alimentação e calor.
Boca:
Dor de dente melhor comer e calor. A dor de dente cessa repentinamente; pior novamente em duas ou três horas.
Estômago:
Forte pressão de bebidas frias. Sente-se cheio depois de um pouco de comida. Vômitos verdes e amargos, após beber água fria.
Abdome:
Cólica no umbigo. Dor do reto aos órgãos genitais. Flatus sentiu nas costas. Diarréia pior frutas; não enfraquece. Dor nauseante no baço ao andar rápido. Sensação ondulante decorrente de.
Urinário:
Vontade frequente de urinar com desenho na região da bexiga. Dor na uretra a partir de ulceração subcutânea. Urina; profusa; sujo, esverdeado.
Macho:
Desenho do cordão espermático para o abdome e coxas. Testes; inchado, dolorido, tenso, sentindo-se esmagado. Glans se sente esmagado. Testículos endurecidos; dor alternadamente. Orquite. Coceira, enrugada, suada, escroto. Hidrocele; de meninos; do nascimento.
Fêmea:
Menstruação suprimida. Febre; com dor de cabeça, a cada período menstrual. Cistos serosos na vagina. Queimação na região uterina, após o parto, alternando com dor nos membros, dedos espasmodicamente flexionados.
Respiratório:
Sensação de machucado e torção no peito. Sem fôlego e sem fala, devido a violentas dores pleuríticas, descendo pela parte anterior do tórax.
Coração:
Ondulação quente no coração. Batimento cardíaco forte.
Costas e Pescoço:
Pescoço e nuca rígidos. Dores sacro pior sentado.
Extremidades:
Sensação de machucado e torção no pulso. As mãos ficam quentes no tempo frio. Pernas mais baixas; frio, pele enrugada, sentir como se estivesse dormindo. Como um peso pendurado nos pés. Lacrimejamento reumático em todos os membros. Retirada, dilaceração no periósteo dos ossos longos. Reumatismo de tempo quente. Pés frios mesmo em um quarto quente, mesmo na cama. Dor no tendão de Aquiles ao pisar.
Dormir:
Não consegue dormir a menos que as pernas estejam cruzadas. Acorda, como se fosse chamado.
Febre:
Formigamento e coceira na pele com suor.
Relacionado:
Rus-t.
Nilo Cairo
Rhododendron
(Rosa-da-sibéria)
Autor: Sr Nilo Cairo
Obra: Guia de Medicina Homeopática
Sinonímia:
Rhododendron chrysanthemum. Pertence às Ericaceae.
Pessoas nervosas que pioram com a atmosfera carregada. Os sintomas reumáticos e nevralgias deste remédio são bem acentuados. As dores agravam-se pelo repouso e pelo tempo nebuloso ou tempestuoso e melhoram pelo calor e pelo comer. São as suas principais características. Sempre que um mal se agrava antes de um temporal ou trovoada, dê-se Rhododendron. O doente não pode dormir a não ser de pernas cruzadas. Hidrocele. Epididimite. Dores de cabeça; nevralgias; cólicas. Prosopalgia; dores de dentes. Suores acompanhados dç formigamentos. Pleurodinia. Reumatismo. Gota.
Ponto de Weihe:
Na união do 1/3 médio e externo da linha que vai da cicatriz umbilical ao ponto de Juniperus.
Remédios que lhe seguem bem:
Arnic., Ars., Calc., Con., Lycop., Merc., Nux, Pulsat., Sepia, Silicea e Shil-phur.
Antídotos:
Bryonia, Sulphur, Ciem. e Rhus.
Duração:
30 a 40 dias.
Dose:
1.ª à 6.ª.