Casali
Sanguinária canadensis
Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte
Livro: Acologia de Altas Diluições
A preparação básica é feita com a planta “Sanguinária do Canadá”, “Raiz de Sangue” ou “Tinta Indica”, família Papaveraceae. Contém o alcaloide Sanguinarina.
Palavra chave:
Mucosa respiratória, dor de cabeça, tosse, queimação. Vias respiratórias dos animais.
Patogenesia
Sinais Funcionais:
Hiperestesia vagossimpática com vasodilatação principalmente nas extremidades. Mucosas com inflamação. Congestão do cérebro e do fígado com dor de cabeça. Coração com fraqueza e batimento irregular. Formação de pólipos.
Sinais De Exaltação
Sensações:
Queimadura geral, secura geral, buraco no estômago, calor ardente no peito atingindo mucosas respiratórias, garganta e língua, secura na palma da mão e dos pés, traqueia arranhada, queimadura no pulmão, plenitude do fígado.
Generalidades
Lateralidade:
Direita.
Agrava:
Em clima úmido e frio, com movimentação, comtoques, deitando sobre lado direito, com doces.
Melhora:
Deitando sobre o lado esquerdo, com alimentos ácidos, dormindo, no escuro.
Indicações
Quadros Comuns:
A) Mucosa (5 ou 6CH):
– Irritação com inflamação, com queimação ou secura, com sensação de rachaduras ou feridas, secreções com estrias de sangue. Agravações com frio e correntes de ar. Congestões locais e diarreia (principalmente havendo supressão de corizas). Narinas: coriza com muco irritante, com perda de olfato, porém, percebe o odor de flores e não tolera. Brônquios/laringe/traqueia: queimação, tosse seca na forma de crises (piorando à noite). Boca/faringe: queimação e língua vermelha. Ouvidos: otorreia com irritação, ouvido externo vermelho. Vulva/vagina: leucorreia com mau cheiro. Olhos/pálpebras: midríase. Estômago: queimação que atinge o esôfago, náuseas, excesso de saliva, vômitos com acidez.
B) Pulmão (4 a 6CH):
– Congestão, febre alta, face vermelha, calor com ardência (peito, mucosa respiratória, garganta, mãos e pés), dispneia, tosse forte debilitante (melhora com arrotos e flatos, piora com frio), muita sede, fraqueza. Agravação: com frio e à noite. Febre mais alta entre 14 e 16 h, calor alternando com frialdade/calafrios, lateralidade direita, expectora muco pegajoso, dor, coração e pulso fracos e irregulares.
C) Fígado:
– Congestão, secreção irregular ou aumentada da bílis, rejeita alimentos, sensibilidade aos ruídos/odores/luz, dor de cabeça (do occipício até a órbita direita), náuseas, vômitos de bílis, agravações com luz, odores e ruídos, melhora com sono e ambiente escuro. Geralmente os sintomas voltam a cada 7 dias. Há excesso de salivação, calor com ardência do estômago, veias das têmporas distendidas.
D) Distúrbios Diversos:
D.1) Coração: eretismo, congestões, palpitações, fraqueza (6 a 12CH).
D.2) Deltoide esquerdo com dor que piora com frio (6 a 9CH).
D.3) Pólipos nas narinas ou no útero (4 a 6CH).
D.4) Coriza espasmódica provocada pelo perfume das flores e outros odores (6 a 9CH).
D.5) Nervosismo pelo barulho (6 a 9CH). D.6) Rosto com nevralgia, face vermelha (6 a 9CH).
Quadros Gerais:
– Gangrena e abcessos no pulmão, tuberculose pulmonária, brônquios dilatados (5 ou 6CH).
– Cefaleia por congestão do fígado. Fora das crises tem: aversão a gordura/manteiga, desejo de alimentos bem temperados, plenitude na região do fígado, queimação/ secura da garganta/língua, diarreia alternando com prisão de ventre, ondas de calor na face, dor de cabeça por alimentar em excesso (nas enxaquecas 4 a 6CH, fora da enxaqueca 7 a 9CH)
– Enxaqueca de manhã, logo que surge a luminosidade, localizando-se atrás da cabeça (acima da nuca) atinge a parte frontal do crânio e fica centrada na órbita direita e há dores no olho direito, vômitos com bílis, a dor diminui à tardinha com menor luminosidade. Melhora em quarto escuro e sem movimentação (1 a 30CH, mais comum 12 a 30CH).
– Quadros de menstruações volumosas com ondas de calor, nas hemoptises causadas por menstruação suprimida. Ardência localizada: ouvidos, olhos, língua, garganta, peito, mãos e pés.
– Estado de menopausa com ondas de calor na face, dor de ouvido, leucorreia, diminuição das mamas.
– Acidez nos corrimentos causando ardência e dores. Tosse: provocada por distúrbios estomacais melhorando após eructações; seca ou úmida; espasmódica; após gripe ou coqueluche; volta com resfriados e piora à noite; causada por inflamações.
– Faringite crônica seca, vermelhão na garganta, expectoração fétida.
– Bronquite com mau cheiro.
– Tuberculose no pulmão: febre, rosto vermelho, tosse seca, ardência no peito e lateralidade direita.
– Asma que provoca distúrbios no estômago.
– Sinusite, pólipos no nariz, rinite crônica.
– Reumatismo no ombro e nas articulações do pescoço (6CH).
– Fraqueza, fadiga.
Quadros Animais:
Distúrbios das vias respiratórias (lateralidade direita). 1CH, 3CH, 5CH, 6CH.
Atenção:
Vias respiratórias. Laringe. Bronquite seguida de diarreia ou abcesso ou gangrena do pulmão. Tuberculose pulmonar, brônquios dilatados. Reumatismo do lado direito (ombro principalmente). Calores da menopausa. Enxaqueca latejante (pior do lado direito). Dor ardente no peito que atinge o ombro direito e dificulta levantar o braço direito. Indigestão. Quadros que começam com secura depois ardência ou queimação e finalmente catarro.
Antídoto:
Opium.
Dose:
1 a 30CH.
Outras Denominações:
Sanguinaria, Sanguinaria acaulis, Sanguinaria grandiflora, Sanguinaria vernadis.
Proximidades:
Justicia, Digitalis, Belladona, Iris, Melilotus, Lachesis, Ferrum, Opium.
Phatak
Sanguinária canadensis
Autor: Dr. S. R. Phatak
Obra: Matéria Médica Concisa
Generalidades:
Comumente conhecido como raiz de sangue, é um remédio do LADO DIREITO, afetando a cabeça, o FÍGADO; tórax e deltóide. Produz DISTÚRBIOS VASO-MOTORES, como se vê na vermelhidão circunscrita das bochechas, abdome, língua etc.; congestão de sangue na cabeça, tórax, abdome, etc.; ondas de calor e pulsações gerais. CALOR ARDENTE E EBULIÇÕES. As membranas mucosas ficam secas. queima; na garganta, sob o esterno; manchas ou pontos no peito; palmas e solas. Sensação de queimação; na língua. Os sintomas aumentam ou terminam em vômitos biliosos. Crueza interna.Corrimento acre, com estrias de sangue ou fétido. Deitado de costas com a cabeça elevada. Distúrbios climatéricos. Bilioso. As dores aumentam e diminuem com o sol. Parada repentina do catarro do trato respiratório seguido de diarreia. Pólipos, nasal, uterino. Excrescências de fungos. Enjoado e fraco pelo odor das flores.
Piora:
Periodicamente com sol; semanalmente; noite. Clímax. Odores. Frasco. Luz. Doces. Movimento. Olhando pra cima. Tocar. Levantando os braços.
Melhora:
Dormir. Deitado de costas. Vômito. Ar frio. Passagem deflatos. Coisas amargas. Deitado do lado esquerdo.
Mente:
Irritável, taciturno. Resmungando. Pega problemas. Lassidão, indisposição para se mover ou fazer qualquer esforço mental.
Cabeça:
Dor no olho direito; ou ASCENDENTE DO OCCIPITAL PARA O OLHO DIREITO. Hemicrania, aumenta e diminui com o sol. Distensão das veias nas têmporas. Dor no occipital como um relâmpago. Vertigo pior olhando para cima e movendo a cabeça rapidamente. Dor de cabeça se ele ficar sem comida. Dor de cabeça melhor sono, vômitos e passagem de fluxo abundante de urina.
Olhos:
Queimando. Globos oculares doloridos ao movê-los. Inchaço duro nas sobrancelhas. Lacrimejamento com coriza, lágrimas quentes.
Ouvidos:
Queimando. Dor de ouvido, com dor de cabeça. Zumbido e rugido no ouvido; dolorosamente sensível a sons, no clímax.
Nariz:
Dor na raiz do nariz. Coriza; parou, depois diarreia. Pólipos nasais. Rosa-frio, com asma subseqüente. Sensível a odores. Perda ou olfato pervertido, cheiro no nariz como cebola assada.
Face:
Vermelhidão e queimação nas bochechas. Rubor frenético, bochechas vermelhas. Neuralgia na mandíbula superior; irradiando, melhor ajoelhando-se e pressionando a cabeça firmemente no chão. Plenitude e sensibilidade atrás do ângulo da mandíbula.
Boca:
Sensação de queimação na língua. A língua anterior parece vermelha como carne crua. Coisas doces têm gosto amargo. O paladar parece escaldado. Dor de dente por escolher os dentes.
Garganta:
Dolorido, inchado, (à direita); dores de ouvido e no peito. Queima pior comendo coisas doces. Secura dos cantores.
Estômago:
Desejos; especiarias; não sabe para quê. Aversão à manteiga. Náusea; com salivação; pior espirros ou assoar o nariz, melhor alimentação; seguida de urticária. Cuspir de bile; catarro gastroduodenal. Dores de estômago no ombro direito.
Abdome:
Tensão no epigástrio. Sensação de água quente escorrendo do peito para o abdome, seguida de diarreia. Fezes biliosas, líquidas e jorrando. Distensão flatulenta; com escape de flatos da vagina. Icterícia. Câncer de reto.
Urinário:
Urina amarelo escuro, com icterícia. Copioso e frequente, claro pior à noite.
Fêmea:
Distúrbios climatéricos; esp. ondas de calor e leucorréia fétida e acre. Dor sob o mamilo (à direita). Menstruação; ofensivo, abundante. Pólipos uterinos. Mamas doloridas; e ampliado; no clímax.
Respiratório:
Laringe, cheia e seca; em cantores. Tosse; levanta ar poluído; seco; de fazer cócegas atrás o esterno; deve sentarse na cama; passa flatos com; melhor de passar flatos para cima e para baixo. Expectoração; duro, cor de ferrugem, purulento; que pior. Queimação no peito; como de um vapor quente que se estende ao abdome, com tosse. Tosse, após gripe ou coqueluche; retorna após cada novo resfriado. Dor no peito direito (do peito) ao ombro. Pneumonia. Tísica. Asma; de digestão perturbada, com eructações acre.
Coração:
Sensação de fraqueza; ação irregular.
Extremidades:
Coceira na axila pior antes da menstruação. Dor cortante ou rigidez no deltóide direito pior levantando ou virando o braço. Reumatismo do ombro direito e articulação do quadril esquerdo. Dor no ombro pior noite. Dor no osso perto da superfície. Neurite melhor tocando a parte. Queimadura de palmas e solas, piores coberturas; no clímax. Palmas enrugadas. Dor e inchaço na ponta do polegar (à direita). Dor no braço melhor balançando o braço para frente e para trás.
Febre:
Ondas de calor subindo pelo rosto e pela cabeça; com dor de cabeça. Suor; ardente, escasso.
Pele:
Seco; de icterícia. Acne; com menstruação escassa. Formigamento de calor se espalhando pelo corpo.
Relacionado:
Sino; Fósforo
Complementar:
Ant-t; Fósforo
Nilo Cairo
Sanguinária canadensis
(Tinta-índica)
Autor: Sr Nilo Cairo
Obra: Guia de Medicina Homeopática
Sinonímia:
Sanguinária, S. acaulis, S. grandiflora e S. vernadis. Pertence às Papaveracese.
Um remédio do lado direito. Grande fraqueza e prostração. Enxaqueca: a dor começa pela manhã, com o nascer do sol, atrás da cabeça, acima da nuca, sobe para a fronte e localiza-se sobre o olho direito (no olho esquerdo, Spigelia), melhor tm quarto escuro, no silêncio e no repouso; vômitos bihosos; e decresce com o deitar do sol, à tarde; útil especialmente nas mulheres, cujas regras são abundantes. Baforadas de calor e perturbações vasomotoras. Enxaqueca hebdomadária. Hemoptises por suspensão das regras. Ardor em vários órgãos, olhos, ouvidos, língua, garganta, peito, planta dos pés e palma das mãos. Faringite crônica seca, com garganta vermelha, lisa e envernizada. Evita a reincidência do cancro, depois de operado. Menopausa: calor no rosto, ardor nas mãos e pés, dor de ouvido, leucorréia, ingurgitamento dos seios, etc. Um grande remédio das tosses, secas ou úmidas. Tosse de origem gástrica, aliviada por arrotar. Expectoração com mau cheiro; bronquite fétida. Tosse espasmódica que se prolonga depois da influenza ou da coqueluche; volta com o menor resfriamento; piora à noite. Asma, com desordens do estômago. Tuberculose pulmonar, febre hética, face vermelha, tosse seca, garganta seca, ardor no peito, pior à direita. Bronquites. Muito útil no começo da tísica. “Poucos remédios têm, em minhas mãos, demonstrado serem iguais a Sanguinária para as tosses brônquicas.” (DR. BRIGAM). Corrimentos ácidos e dores ardentes. Variabilidade contínua de sintomas. Pólipos nasais. Sinusite. “Sanguinária — diz o DR. HOLCOMBE — tem-me dado, nas moléstias do pulmão, melhores resultados do que qualquer outro remédio”. “É um dos nossos melhores remédios — diz o DR. DEWEY — para a tosse seca ou úmida, devida à inflamação”. Gripe pneumônica. “Minha própria experiência leva-me a considerar Sanguinária como a Guarda Imperial de todos os remédios do laringismo estrídulo”. (NICHOL). Edema da glote. Parada súbita de uma bronquite, seguida de diarreia. Reumatismo do ombro direito e da nuca (6.ª). Rinite crônica.
Ponto de Weihe:
Linha mamilar, 2.° espaço intercostal, lado direito.
Antídotos:
Opium.
Dose:
1.a à 30.ª. Tintura-mãe nas dores de cabeça; entretanto, alguns a dão na 12.ª e 30.ª.