Casali
Vanadium
Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte
Livro: Acologia de Altas Diluições
A preparação básica é feita com o elemento químico “Vanádio”.
Palavra chave:
Degeneração do fígado. Dispepsia. Imunogênese. Hipertensão. Anorexia. Arteriosclerose. Tuberculose. Reumatismo.
Indicações:
– Astenia (principalmente após adoecimentos) com perda depeso. Falta de apetite e pressão baixa (5 ou 6CH).
– Figado com degeneração e cérebro com amolecimento. Degeneração de artérias (nas pessoas hipertensas e com arteriosclerose) (9 a 30CH).
– Arteriosclerose com tonteiras e sensação que o coração aumentou o volume (9 a 15CH). 3D, 5D, 6CH, 12CH e 30CH:
– Urina com sangue e albuminuria.
– Tremor, vertigem, histeria, depressão mental, cegueira, neurorretinite, anemia, emaciação, tosse seca (irritante e até com sangue), tuberculose, reumatismo crônico, disfunções digestórias, aortite, degeneração gordurosa.
Atenção:
Estimulante geral da defesa do organismo.
Phatak
Vanadium
Autor: Dr. S. R. Phatak
Obra: Matéria Médica Concisa
Generalidades:
Um remédio para condições degenerativas do fígado e das artérias. Degeneração gordurosa do coração e do fígado. Arteriosclerose. Manchas profundamente pigmentadas na testa em afecções hepáticas. Fraqueza profunda.
Jan Scholten (resenha)
Vanadium
Autor: Jan Scholten
Obra: Homeopathy and Minerals
O Texto está modificado, diferente do original, mas com as idéias mantidas.
Introdução: Vanadium é um medicamento muito pouco conhecido; sabemos alguns sintomas físicos, como a degeneração do fígado. No entanto, Boericke (1927, p. 666) menciona a anorexia. Em terapias minerais, Vanadium e Zincum são recomendados no tratamento da anorexia nervosa. Do ponto de vista homeopático, esse sintoma não é muito evidente em Zincum, mas parece ser uma recomendação valiosa em Vanadium.
Sucesso:
Eles têm uma grande necessidade de ter sucesso em seus empreendimentos. Via de regra, isso tem a ver com a aceitação social; precisam se provar na sociedade. Esse é um padrão que aparece em todo o grupo Ferrum.
Fracasso:
Um sentimento típico das pessoas Vanadium é que pensam o tempo todo que não terão sucesso. Precisam realizar alguma coisa, mas falham novamente. Quando têm sucesso, ficam de alto astral, mas quando fracassam, seu astral é baixíssimo. O oposto também pode acontecer: quando estão de bom humor, são capazes de ter sucesso nas suas tarefas, mas quando o ânimo está baixo, tudo sai errado. Isso evoca a depressão maníaca. Um estado típico de Vanadium é anorexia alternando com bulimia.
Os estados alternantes também podem se aplicar ao seu funcionamento geral na sociedade. Pode haver certos padrões de trabalho ou vícios que dificultam o caminho para ter um papel normal e equilibrado na sociedade.
Essência: A ideia de que precisam ser bem-sucedidos, mas não têm permissão ou são incapazes. Sentem-se obrigados a fazer muitas coisas, mas estão confusos sobre quais tarefas e por que fazê-las.
Mente: Eles não sabem o que realmente querem. Fazem planos, mas pensam: “De todo modo, não vou ter sucesso.” Sentem que precisam ter muitas realizações na profissão, mas não têm certeza de que caminho seguir. Estão sempre duvidando de si mesmos e não conseguem fazer escolhas. Não têm a força suficiente para tomar qualquer decisão e, quando decidem, depois ficam duvidando. Duvidam das decisões e de si mesmos: “Estou escolhendo a profissão certa?”, “Sou uma boa pessoa?”, “Sou bonito, inteligente?”, “Quem sou eu?”. A dúvida é resultado do medo do fracasso: “De todo modo, não vou ter sucesso.”
Esse tema também aparece nos sonhos. Sonham que perdem o trem, que o telefone para de tocar antes que consigam atendê-lo, etc. Não têm coragem para assumir a responsabilidade pelas escolhas, porque estão convencidos de que vão fracassar. Quando realmente fracassam, sentem-se imensamente culpados. A atitude de dúvida contínua é o motivo pelo qual não terminam as coisas e estão sempre atrasados.
A causa dessa situação geralmente pode ser encontrada na educação. Frequentemente, há um pai dominador e bem-sucedido. São criados de maneira muito estrita, com a tarefa de agradar a todos, particularmente aos pais. Precisam ser crianças boas, carinhosas, decentes e trabalhadoras.
Esse tipo de criança não ousa se opor a esse regime e, eventualmente, não sabe mais o que quer para si mesma. Sente-se obrigada a cumprir seus deveres, mas não sabe mais o motivo ou propósito. Além do mais, a mensagem que recebem “seja bom” pode ter um duplo sentido, significando “seja bem-sucedido, mas não mais do que o seu par”.
Tendência a sofrer de anorexia ou bulimia: Aqui encontramos novamente o mesmo tema: sentem-se bem quando têm sucesso, e se sentem horrivelmente mal e culpados quando fracassam. Os ataques de comilança são uma compensação pela falta de calor e apoio. Outros vícios também podem encaixar nesse quadro.
Personalidade: Essas pessoas são muito amáveis e meigas. Sentem necessidade de calma e companhia e sempre tentam agradar aos outros. São meigas não só por amabilidade, mas também porque não têm opiniões próprias. Choram facilmente.
Gostariam de permanecer crianças pequenas.
Geralmente, são um pouco amistosos, com inquietude e prurido nas pernas.
Medos:
Fracasso, chegar atrasado, perder o navio, arteriosclerose.
Características gerais:
- Localização: Lateralidade direita
- Constituição: Loiros
- Temperatura: Fria; mãos e pés frios; síndrome de Raynaud
- Horário: piora após 7h
- Desejos: Doces, alcaçuz
- Menstruação: Pouca ou ausente; queixas pré-menstruais, < ovulação
Queixas:
- Problemas nos olhos
- Dor na garganta, expectoração, pequena massa de muco amargo, verde ou amarelo
- Problemas gastrointestinais. Degeneração hepática, câncer
- Constipação
- Dor nos ovários
- Ciática
Comparação (DD):
- Anacardium (Anac)
- Baryta carbonica (Bar-c)
- Conium maculatum (Con)
- Cobaltum (Cobalt)
- Hypophosphoricum acidum (Hyp-ac)
- Ignatia (Ign)
- Lycopodium (Lyc)
- Spongia (Spong)
- Thuja occidentalis (Thuj)
Nilo Cairo
Vanadium
(Vanádio)
Autor: Sr Nilo Cairo
Obra: Guia de Medicina Homeopática
Estimulante da defesa orgânica. Degeneração hepática e das artérias. Anorexia com sintomas de irritação gastrintestinal. Urina com sangue e albumina. Tremores, vertigem, histeria e melancolia. Neuro-retinite e cegueira. Anemia. Emaciação. Tosse seca, irritante, algumas vezes com sangue. Tuberculose, reumatismo crônico e diabete. Tônico da função digestiva e geral. Arteriosclerose. Sensação de compressão cardíaca. Ateroma e aortite. Degeneração gordurosa.
Dose:
3.ª trit., 5.ª trit., 6.ª 12.ª e 30.ª
Vanadium
Autor: Boericke
Obra: Matéria Médica
Benefícios e Indicações
O vanadium, um metal com propriedades catalíticas, atua como transportador de oxigênio, o que o torna útil em doenças debilitantes. Ele aumenta a quantidade de hemoglobina no sangue, combinando oxigênio com toxinas e destruindo sua virulência. Além disso, estimula a ação dos fagócitos, células essenciais para o sistema imunológico.
Indicações Principais
O vanadium é recomendado para condições degenerativas do fígado e das artérias. É eficaz em casos de anorexia e sintomas de irritação gastrointestinal, como a presença de albumina, cilindros e sangue na urina. Outros sintomas incluem tremores, vertigem, histeria e melancolia, além de neuro-retinite e cegueira. A condição de anemia e emagrecimento também pode ser observada, assim como tosse seca, irritante e paroxística, que às vezes é acompanhada de hemorragias.
Efeitos Respiratórios e Digestivos
O vanadium pode causar irritação no nariz, olhos e garganta. É indicado em casos de tuberculose, reumatismo crônico e diabetes, funcionando como um iônico para a função digestiva e na tuberculose precoce.
Sintomas Cardiovasculares
Entre os sintomas cardiovasculares, destaca-se a arteriosclerose, com a sensação de que o coração está comprimido e que o sangue não tem espaço na aorta. Os pacientes podem relatar pressão ansiosa no peito e a presença de coração gorduroso. Em estados degenerativos, pode ocorrer amolecimento cerebral, além de ateroma das artérias do cérebro e do fígado.
Relação com Outros Remédios
Ao considerar o uso de vanadium, é útil compará-lo com outros remédios como Arsênico, Fosfato de Amônio e Vanad, que são indicados para a degeneração gordurosa do fígado e outras condições semelhantes.
Modo de Uso
A dosagem recomendada de vanadium varia entre as potências 6 e 12. A forma mais eficaz de administração é o Vanadiate de Soda, em uma dose de 2 mg diariamente, por via oral.
Conclusão
O vanadium é uma opção valiosa para tratar uma variedade de condições degenerativas e metabólicas. Para garantir a segurança e a eficácia do tratamento, sempre consulte um profissional de saúde antes de iniciar qualquer regime terapêutico.
Referência Bibliográfica
VITHOULKAS, George. Vanadium. Disponível em: https://www.vithoulkas.com/learning-tools/materia-medica-boericke/vanadium-boericke/
Visite nossa loja de afiliados para adquirir nossos livros