Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Início » Veratrum viride

Veratrum viride

Casali

Veratrum viride

Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte

Livro:  Acologia de Altas Diluições

A preparação básica é feita com o “veratro verde” ou “heléboro branco americano”, cuja intoxicação causa congestão cerebral com tendência a convulsões e delírios, fraqueza cardíaca e paralisia respiratória.

Palavra chave:
Congestões cerebrais, meningite aguda, menopausa, inflamação do coração, febre amarela.

Patogenesia
Sinais Funcionais:
Congestão cerebral com agitação, espasmo, convulsões e até depressões. Congestão dos pulmões ou rins. Inflamação gastrintestinal com espasmos (estômago ou esôfago). Miocárdio com fraqueza após período de eretismo circulatório.

Sinais de Exaltação 
Sensações:
Pulsação arterial em várias partes do corpo, peso no peito, estômago comprimido no sentido da raque, língua queimada, queimação no estômago e no esôfago, choques elétricos nos dedos, braços e pernas.

Sinais Mentais:
Pensamentos agitados, delírios mentais.

Sinais Comportamentais:
Comporta-se como: deprimido, furioso, agitado, briguento.

Sinais Gerais:
Prostração. Face inchada. Suor quente. Pupila dilatada. Língua com faixa vermelha no centro. Soluço. Respiração dificultada. Pulsação no corpo (destaque na coxa direita). Secura dos lábios. Globo ocular injetado.

Sinais Físicos:
Dores na nuca e nos ombros. Congestão pulmonar. Cólica menstrual. Erisipela. Zumbidos no ouvido. Dispneia. Espasmo no esôfago e estômago. Coreia. Tremores repentinos nos músculos.

Generalidades
Agrava:
A movimentação agrava a congestão cerebral. 
Melhora: 
A congestão cerebral melhora deitando com a cabeça baixa.

Indicações
Quadros Comuns:
A) Congestão Cerebral – Congestão cerebral repentina e forte com calor no rosto, dor de cabeça pulsátil forte, midríase, batimentos nas carótidas, desejo de imobilidade, vista perturbada, boca seca. Espasmo de vasos cerebrais e músculos do braço e da perna.
B) Congestão Pulmonar – Congestão pulmonar repentina, aumento da temperatura corporal, dispneia, coração fraco, face pálida (sentado), face vermelha (deitado) (4 a 6CH).
C) Espasmos – Espasmos com convulsões surgindo repentinamente, com suor quente, com movimentos involuntários nos músculos e na cabeça. Coreia. Espasmo no estômago ou esôfago, soluço doloroso (4 a 6CH).

Quadros Diversos:
Tremores, ondas de calor da menopausa, inflamações do coração e respectivas membranas, febre alta de pessoas robustas. Febre alta, pneumonia, febre amarela, meningite aguda. – Convulsões pós parto (1D a 3D).
Atenção:
Indicado a pessoas pletóricas com congestões e aos hipertensos. Sequelas de insolação. Variações de temperatura. Reumatismo do coração. Crupe. Distúrbios das válvulas. Uso contínuo no caso de coração dilatado e aumentado.

Outra Denominação:
Helonias viridis.

Antídoto:
Strychininum.

Proximidades:
Ferrum phosphoricum, Aconitum, Belladona, Baptisia, Gelsemium.

Veratrum viride

Autor: Dr. S. R. Phatak 

Obra:  Matéria Médica Concisa

Generalidades:
Veratrum viride ou Heléboro Americano, produz condições CONGESTIVAS VIOLENTAS; base do cérebro; MEDULA; pulmões. Com náuseas e vômitos e fraqueza. Estômago; coração e capilares também são afetados. Sensação de desconforto acentuada em todo o corpo. Espasmos e convulsõe, aqui e ali, durante o sono; estremecendo e tremendo, ameaçado de convulsões. Prostração muscular; paralisia muscular pseudo-hipertrófica. Pulsações gerais. Movimento errático; impressionante. Espasmos; com gritos violentos opistótono; antes e depois da menstruação. Queimando em lugares diferentes; língua, faringe; esôfago; de pele que está fria; com formigamento. Uremia. Eclampsia. Efeitos súbitos.
Desmaios, prostração, náuseas. Dormência. Como se roupas úmidas nos braços e pernas, ou roupas não servissem nele, parecessem arranhá-lo em algum lugar. Adequado para pessoas pletóricas de sangue puro. Efeitos da insolação. Reduz a pressão arterial. As crianças tremem como se estivessem assustadas e à beira de um espasmo. Coréia, espasmos, contorções, não afetados pelo sono; espuma sobre os lábios. Empurrões contínuos da cabeça; excitação sexual. Deita-se de cabeça baixa.

Piora:
LEVANTANDO. Movimento. Frio. Deitado de costas. Após o confinamento. Insolação.

Melhora:
Fricção. Deitado de cabeça baixa. Comendo.

Mente:
Loquacidade, com exaltação de ideias. Briguento. Delírio; furiosos, gritos, uivos, golpes, murmúrios incessantes. Mania, puerperal. Carfologia. Temer; de ver seu médico; de ser envenenado. Suspeito.

Cabeça:
Vertigem com náuseas e prostração súbita, fechando melhor os olhos e descansando a cabeça. Cabeça retraída. Constantes espasmos ou acenos de cabeça (coreia); lateja ao se levantar. Dor no vértice e entre os olhos. Dor occipital com visão turva e pupilas dilatadas. Meningite basilar. Apoplexia.

Olhos:
Visão de manchas vermelhas; roxo ao fechar os olhos. Instável. Pupilas dilatadas. Selvagem, olhando fixamente, durante o delírio. Tiro de sangue.

Ouvidos:
Surdez, de se mover rapidamente com desmaio. Frio e pálido.

Nariz:
Apertado e azul. Espirros rápidos e contínuos, com sensação de mordida quente na boca.

Face:
Ruborizado, LÍVIDO TÚRGIDO; MAS DESMAIA ao sentar. Tensão nos ossos malares. Espasmos convulsivos dos músculos faciais. Movimentos de mastigação da mandíbula.

Boca:
Desenhado em um canto. Língua; branco como se fosse branqueado; seco; com faixa vermelha no centro. Gosto de odor de sêmen. Odor da boca como clorofórmio ou éter. Falta. A boca parece escaldada.

Garganta:
Queimação na garganta; esofagite. Como se uma bola estivesse subindo.

Estômago:
Muita sede; bebe pouco, o que é melhor por pouco tempo. Soluço; doloroso, violento; constante, com espasmos de esôfago. Náusea, com vômitos e purgação, a menor quantidade de comida ou bebida imediatamente rejeitada. Vômitos, violentos, sem náuseas. O estômago parece pressionar a coluna. Gastrite.

Abdome:
Dor e desconforto logo acima da pelve. Corte do umbigo até a virilha. A dor nos intestinos atinge o escroto. Tenesmo e queimação no reto melhor durante e após as fezes. Enterite com febre alta.

Urinário:
Urina escassa com sedimento turvo. Cistite, com febre.

Fêmea:
Dismenorreia com estrangúria. Menstruação suprimida com congestão da cabeça. Sistema rígido. Puerperal; febre; convulsões; com mania, ou a mania continua depois que as convulsões cessaram.

Respiratório:
Congestão dos pulmões. Respiração lenta e pesada; como de uma carga no peito. Dispneia. Tosse violenta desde o início. Pneumonia. Queimando no peito.

Coração:
Dor incômoda; queimando, em. Pulso; cheio, grande, macio ou lento; com batimentos cardíacos fortes ou violentos. Pulsação em todo o corpo, mais na coxa direita.

Pescoço e costas:
Pescoço e ombros doloridos. Não consegue manter a cabeça erguida. Opistótono.

Extremidades:
Cãibras nas pernas; pés, solas, dedos, dedos dos pés. Vesículas nas mãos. Elétrico violento como choques nos membros. Espasmos convulsivos. Dor sobre os côndilos. Pulsação sentida nas coxas. Mãos inquietas, durante o delírio.

Dormir:
Coma. Insônia. Sonhos de afogamento; de estar na água.

Febre:
Hiperpirexia ou temperatura rapidamente oscilante com suor. Suor frio e úmido ou suor quente. cérebroespinhal; supurativo; reumática aguda; febre. Febre alta à noite, abaixo do normal pela manhã.

Pele:
Formigamento e formigamento na pele. Coceira em diferentes partes melhor esfregando. Frio, úmido, azulado. Erisipela, com sintomas cerebrais.

Relacionado:
Acon; Gelsemium

Veratrum viride

(Heléboro branco americano)

Autor: Sr Nilo Cairo

Obra:  Guia de Medicina Homeopática

Sinonímia:
Helonias viridis. Pertence às Lilliacea.
Congestões ativas do cérebro são a sua principal indicação; convulsões, espasmos, tremores: dores de cabeça, meningite basilar. Grande excitação arterial. Língua amarela com faixa vermelha no centro. Fibrilação auricular. Bafos de calor da menopausa; talvez o melhor remédio. Aumenta o índice opsônico contra o pneumococcus. Baptisia tint., provoca no soro de indivíduos em estado hígido aglutininas para o bac. de Eberth, conforme experiências feitas nos Estados Unidos e no Chile. Medicamento importante em todas as moléstias Inflamatórias do coração e suas membranas; recomenda-se o seu uso contínuo na hipertrofia com dilatação. Insolação. Dores de cabeça congestivas. Febre alta em pessoas robustas; pele seca e ardente, sede intensa, face vultuosa e congestionada; pulso forte e frequente; sobretudo com náuseas e vômitos. Alguns médicos usam sistematicamente o Veratrum virides sempre que a febre sobe acima de 39.° 5, dado em doses frequentes, só ou alternado com Belladona em todas as febres inflamatórias. Pulso lento, mole, fraco e irregular. Tensão baixa.
Pneumonia; no começo da Congestão pulmonar. Reumatismo agudo. Febre biliosa. Febre amarela, a dar logo no começo. Erisipela, com delírio. Febres de supuração, com grande variação de temperatura. Esofugismo. Febre puerperal; convulsões puerperais. Um grande remédio da febre puerperal, alternado com Bryonia, ambos na l.a dinamização, de 20 em 20 minutos ou de meia em meia hora. Suores quentes. O DR. ELLIOT considera Veratrum vir. como o melhor remédio da meningite aguda. Remédio das hemorragias nas amputações e nas Feridas.

Ponto de Weihe:
Linha paraesternal, 2.° espaço intercostal, lado esquerdo.

Dose:
1.ª à 3.ª. Nas convulsões puerperais, dê-se a T. M.
Uso externo.
Erisipela. Frieiras. Bursite. Calos machucados. Artrites.

Veratrum viride

Autor: Boericke

Obra: Matéria Médica

Benefícios e Indicações

Veratrum viride, conhecido como Heléboro Branco Americano, é um remédio homeopático eficaz para tratar paroxismos de fibrilação auricular e condições de colapso. A droga é conhecida por induzir a queda da pressão arterial sistólica e diastólica, além de causar congestões, especialmente nos pulmões e na base do cérebro, acompanhadas de náuseas e vômitos. Este remédio é particularmente adaptado para pessoas com sangue puro e pletóricas, apresentando grande prostração e reumatismo do coração.

Sintomas Gerais

Os sintomas incluem rosto inchado e lívido, delírio furioso e efeitos de insolação. O remédio é utilizado em estágios congestivos e manifestações precoces de hepatização na pneumonia, apresentando uma temperatura em zigue-zague. Algumas doenças, como contratura de Tiegel e doença de Thompson, possuem sintomatologia semelhante à provocada pelo Veratrum viride.

Sintomas Mentais

Pacientes podem apresentar comportamento briguento e estados delirantes, indicando um estado mental alterado.

Sintomas Físicos

Na cabeça, há uma congestão intensa e quase apoplética, com olhos vermelhos e pulsação visível. O rosto pode estar inchado e hipocrático, com pupilas dilatadas e visão dupla. Na região do pescoço, os pacientes podem sentir dor, e a presença de meningite é uma possibilidade. Os sintomas frequentemente incluem vertigem acompanhada de náusea.

Sintomas da Língua

A língua pode apresentar coloração branca ou amarela, com uma lista vermelha no meio, além de sensação de escaldamento e aumento da saliva.

Sintomas Gastrointestinais

Os pacientes sentem sede intensa e podem ter náuseas e vômitos. A menor quantidade de alimento ou bebida pode ser imediatamente rejeitada. Além disso, a dor constritiva no estômago pode ser agravada por bebidas quentes e acompanhada de soluços excessivos e dolorosos.

Sintomas Abdominais

Podem ocorrer dores na região acima da pélvis, com sensibilidade notável.

Sintomas Respiratórios

A congestão pulmonar causa dificuldade respiratória e sensação de peso no peito. Os pacientes podem apresentar pneumonia, acompanhada de sensação de desmaio no estômago e congestão violenta.

Sintomas em Mulheres

O remédio pode ser útil em casos de febre puerperal e menstruação suprimida, com congestão na cabeça. Também pode ser indicado para cólicas menstruais antes do corrimento, acompanhadas de estrangúria.

Sintomas Cardíacos

Os pacientes podem ter pulso lento, suave e irregular, além de dor constante e ardente na região do coração. Doenças valvulares podem ser agravadas pela condição.

Sintomas em Extremidades

Dor aguda na parte de trás do pescoço e ombros, além de dor severa nas articulações e músculos, são comuns. Espasmos convulsivos e reumatismo agudo podem se manifestar, com a presença de febre.

Sintomas Cutâneos

Erisipela e eritema, com coceira em várias partes do corpo, podem ser observados, juntamente com sudorese quente.

Sintomas Febril

Os pacientes podem experimentar hipertermia à noite e hipotermia pela manhã, apresentando febres supurativas com grande variação de temperatura.

Relação com Outros Remédios

Veratrum viride pode ser comparado a remédios como Gelsemium, Baptisia, Belladonna e Aconitum, sendo útil em casos similares. É também considerado um antídoto para extrato fluido de estricnina.

Modo de Uso

A administração de Veratrum viride é recomendada em potências que variam da primeira à sexta. A dosagem deve ser ajustada conforme a gravidade dos sintomas.

Conclusão

Veratrum viride é um remédio versátil na homeopatia, adequado para uma variedade de condições, especialmente relacionadas ao sistema cardiovascular e respiratório. Sempre consulte um profissional de saúde para determinar a melhor abordagem terapêutica.

Referência Bibliografica
VITHOULKAS. Veratrum viride. Disponível em: https://www.vithoulkas.com/learning-tools/materia-medica-boericke/veratrum-viride-boericke/

Visite nossa loja de afiliados para adquirir nossos livros

Novo Manual de Matéria Médica Homeopática de Boericke com Repertório

Consulte seu medicamento

em nossa farmacias parceiras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar Artigos
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar por Autor

Veja mais Artigos