Casali
Gnaphalium polycephalum
Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte
Livro: Acologia de Altas Diluições
A preparação básica é feita com a planta “Perpétua da América do Norte” ou “erva branca”, família Compositae.
Palavra chave:
Dor ciática, perna anestesiada, perna dormente.
Patogenesia
Sinais Funcionais:
Dor nevrálgica ciática (ou na face), dor nas articulações, e nos músculos com dormência local. Intestino com irritação, gases, diarreia esgotante. Oligomenorreia.
Sinais de Exaltação:
Sensações de dormência, formigamento, atrito das articulações (“falta de lubrificação”), peso na pelve.
Sinais Físicos:
Dores no maxilar superior (intermitente), abdome, lombos, articulações (perna e tornozelo) nervo ciático, panturrilha.
Indicações
Quadros Comuns:
A) Dores – Nervos, articulações e músculos. Agravação com movimento e frio úmido. Com frequência ocorre: fraqueza, formigamento, rigidez das articulações, cãibras nas panturrilhas (batata da perna) e nos pés.
B) Diarreia – Volumosa, aquosa, fétida e irritante, com cólicas e flatos (agravando com frio úmido). Com frequência tem boca pastosa, língua esbranquiçada e alterna com dores reumáticas (4 a 6CH). C) Menstruação – Dolorosas, escassas, sangue escuro, as dores atingem todo o abdome, flatulentas com anestesiamento, podendo ocorrer cãibra na perna (5 ou 6CH).
Quadros Diversos:
Dores ciáticas que alternam com dormência da perna. Reumatismo com diarreia matinal. Reumatismo crônico das costas e da nuca. Dismenorreia dolorosa.
Atenção:
Próstata irritada. Poliuria. Dismenorreia. Lumbago. Cãibra na panturrilha. Articulações rígidas.
Dinamizações:
1CH a 30CH.
Outras denominações:
Gnaphallium.
Proximidades:
Pulsatilla, Chamomilla, Xanthoxylum
Phatak
Gnaphalium polycephalum
Autor: Dr. S. R. Phatak
Obra: Matéria Médica Concisa
Generalidades:
Este remédio é usado principalmente nas afecções do nervo ciático; embora tenha alguns sintomas abdominais e femininos úteis. Diarréia ofensiva com cólica pior de manhã. Peso e peso na pelve. Dismenorréia, com menstruação escassa e muito dolorosa no primeiro dia. Dor ciática intensa; alternando com ou seguido por dormência pior deitado, movimento, pisando; melhor flexionando os membros no abdome, sentando em uma cadeira. Lumbago com dormência de parte e peso e peso na pelve. Nevralgia crural anterior. Dor nas articulações como se faltasse óleo.
Melhora:
Flexão de membros. Sentado; em uma cadeira.
Piora:
Andando. Mentindo. Úmido frio.
Relacionado:
Coloc.
Nilo Cairo
Gnaphalium polycephalum
(Erva-branca)
Autor: Sr Nilo Cairo
Obra: Guia de Medicina Homeopática
Sinonímia:
Gnaphalium polycephalum. Pertence às Compositae. Este remédio tem sido usado principalmente na ciática, quando os ataques de dor alternam com períodos de entorpecimento da perna, ou quando a dor é acompanhada de cãibras no membro afetado. O DR. O’ CONNOR pensa que este é o melhor remédio desta nevralgia e muitos outros médicos o consideram como verdadeiro específico dela. Reumatismo com diarreia matinal. Nevralgia crural anterior. Reumatismo crônico muscular das costas e da nuca. Dismenorréia com regras dolorosas. O DR. GÀRTIER o indicava, no reumatismo crônico da coluna, 1 gota de tinturamãe de manhã e à noite.
Dose:
Tintura-mãe à 30.ª.