Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Início » Xerophyllum

Xerophyllum

Casali

Xerophyllum

Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte

Livro:  Acologia de Altas Diluições

A preparação básica é feita com a flor da planta xerófila, “flor de cesto”, família Coloquicaceae.

Palavra chave:
Eczemas, falta de concentração, prurido vulvar, erros ao escrever.

Indicações:
6 a 30CH – Pessoas muito esquecidas com memória frágil, não estudam por falta de concentração, não se lembram de nomes, invertem as letras dos nomes ao escrever. Erra ao escrever palavras muito comuns, tem sensação de cabeça cheia e de obstruções (testa, nariz, olhos). Dor nos olhos, dificuldade de focalizar o campo visual, sente fisgadas ao deglutir, sente pulmão constrito, sente estômago pesado com gases intestinais. Fezes na forma de bolas, dores forçando descer o intestino reto e genitais. Calor: coluna, sacro, costelas e omoplata. Eritemas na pele calorenta (queimação), áspera, como couro. Dedos rígidos.
4 a 9CH – Quadros similares ao tifo.
4CH – Eczema ou eritema com ardência e prurido que agrava no frio, dermatite dos joelhos.
4 ou 5CH – Vaginite com leucorreia ou dores uterinas e excitação sexual. Prurido da vulva com excitação (agrava com umidade e frio).
6CH – Prisão de ventre, gases e arrotos desagradáveis. Língua inflamada.

Proximidades:
Rhus tox, Anacardium, Grindelia.

Xerophyllum

Autor: Sr Nilo Cairo

Obra:  Guia de Medicina Homeopática

Usado no eczema e estados tifóidicos.
Pode concentrar o espírito para estudar. Esquece os nomes das coisas. Escreve as últimas letras das palavras em primeiro lugar. Flatulência. Eructações fétidas. Constipação de ventre com fezes duras. Vulva inflamada, com coceira furiosa. Desejo sexual aumentado, com dores útero-ovarianas e leucorréia. Eritema com veskação. Dermatite ao redor dos joelhos. Glândulas inguinais inflamadas.

Dose:
12.ª e 50.ª.

Xerophyllum

Autor: Boericke

Obra: Matéria Médica

Benefícios e Indicações

Xerophyllum é considerado curativo em condições eczematosas, reações a carvalho venenoso e estados iniciais de febre tifoide.

Mente

Os pacientes apresentam embotamento mental, dificuldade de concentração para estudar e esquecem nomes. Notam também que escrevem as últimas letras das palavras primeiro e cometem erros em palavras comuns.

Cabeça

Os sintomas incluem sensação de cabeça cheia e entupida, dor na testa e acima dos olhos, além de uma grande pressão na raiz do nariz. O paciente pode sentir-se perplexo, experimentar perda de consciência e ter dores de cabeça pulsantes.

Olhos

Os olhos podem sentir dor, como se houvesse areia, apresentando ardência e dificuldade para focar em trabalhos de perto. Também podem queimar e doer.

Nariz

A congestão nasal é frequente, com uma sensação de aperto na ponta do nariz e catarro nasal agudo.

Face

O inchaço facial, especialmente ao acordar, é comum, com inchaço sob os olhos.

Garganta

O paciente pode sentir dor em pontadas ao engolir.

Estômago

Sensação de estômago cheio e pesado, com eructações ácidas e ofensivas uma hora após as refeições. O vômito pode ocorrer por volta das 14h.

Abdome

Os sintomas abdominais incluem flatulência intestinal e roncos nos intestinos, frequentemente acompanhados de desejo de evacuar pela manhã.

Reto

Os pacientes relatam constipação, com fezes duras em pequenos caroços. As fezes são difíceis e moles, exigindo muito esforço. Pode haver dor de pressão no reto e flatos excessivos.

Urina

Dificuldade de retenção da urina, gotejamento ao caminhar e micção frequente durante a noite.

Fêmea

Sintomas femininos incluem sensação de pressão para baixo, vulva inflamada com coceira intensa, aumento do desejo sexual e dores ovarianas e uterinas, acompanhadas de leucorréia.

Respiratório

Os sintomas respiratórios incluem narinas posteriores irritadas, secreção de muco espesso e amarelo, espirros e dor na traqueia.

Voltar

Os pacientes sentem calor do sacro até a escápula, com dor nas costas que se irradia para as pernas e dor nos rins, além de calor profundo na coluna.

Extremidades

Os sintomas nas extremidades incluem claudicação muscular, tremores e dor nos joelhos. Os membros podem estar rígidos.

Pele

A pele pode apresentar eritema, vesiculação, coceira intensa, ardência e queimação. Bolhas e pequenos caroços podem surgir, com pele áspera e rachada, semelhante a couro. Dermatite é especialmente observada ao redor dos joelhos, com inflamação semelhante à reação a carvalho venenoso. Glândulas inguinais e atrás do joelho podem estar inchadas.

Modalidades

Os sintomas pioram com a aplicação de água fria, especialmente à tarde e à noite, e melhoram com a aplicação de água quente pela manhã e ao mover a parte afetada.

Relação

Xerophyllum pode ser comparado a outros remédios como Rhus, Anacardium e Grindelia.

Dose

A dosagem recomendada para Xerophyllum varia da sexta potência ou superior, dependendo da gravidade dos sintomas e da resposta do paciente ao tratamento.

Referência Bibliografica
VITHOULKAS. Xerophyllum. Disponível em: https://www.vithoulkas.com/learning-tools/materia-medica-boericke/xerophyllum-boericke/

Visite nossa loja de afiliados para adquirir nossos livros

Novo Manual de Matéria Médica Homeopática de Boericke com Repertório

 

 

 

Consulte seu medicamento

em nossa farmacias parceiras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar Artigos
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar por Autor

Veja mais Artigos