Casali
Ambra Grisea
Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte
Livro: Acologia de Altas Diluições
A preparação básica é feita com os produtos metabólicos que flutuam no mar expelidos pelo animal marinho “cachalote” (forma semelhante à baleia). Atua principalmente no sistema nervoso e é mais feminino.
Palavras chave:
Dificuldade no relacionamento com pessoas. Necessidade de proteção. Afasta-se de parentes e amigos. Tristeza, indiferença, desesperança, cansaço, debilidade.
Patogenesia
Sinais Funcionais:
Na primeira fase causa excitabilidade, exaltação mental e hipersensibilidade, com espasmos, eretismo circulatório, congestão dos órgãos sexuais na mulher, irritação (com muco) na faringe e na vagina.
Na segunda fase enfraquecimento dos nervos com depressão nervosa e mental, perda de sensibilidade e paresias nos membros.
Sinais de Exaltação:
Ilusão de ver caras diabólicas e fantasmas.
Sensações:
Neblina nos olhos, queimaduras, pontadas, lágrimas nos olhos, pulsação nas extremidades.
Sinais Mentais:
Confusão mental. Depressão mental. Compreensão lenta. Embotamento. Pensa nos acontecimentos passados desagradáveis (à noite).
Ideias fogem, memória fraca. Cansaço mental. Ideias agitam o pensamento. Tendência a recordar fatos desagradáveis do passado.
Sinais Comportamentais:
Impossibilidade de urinar e evacuar na presença de outras pessoas. Não faz a barba, não conversa com ninguém. Abandona os negócios e os amigos.
Sinal Existencial:
Questiona o valor da vida. Desejo de morrer.
Sinais Gerais:
Fala durante o sono. Perde o sono pensando nos seus problemas. Prostração nervosa. Humor péssimo, depressão, ranzinza, indiferença. Sem entusiasmo. Não consegue repetir o que acabou de ouvir ou dizer. Indiferença a tudo. Apatia. Tristeza. Desânimo, choro, depressão.
Sinais Físicos:
Corpo frio, tremores e sacudidas nas pernas enquanto dorme. Ideias desagradáveis. Ansiedade. Cansaço com frequência. Cefaleia. Constipação. Ereção sem desejo. Palpitação ao menor esforço. Urina turva, sente gotejamento da uretra.
Coceira nas pálpebras. Tosse nervosa, tosse com ronqueira, tosse espasmódica com coceira na garganta (piorando ao fazer esforços em reuniões sociais e ao falar alto).
Generalidades:
Agrava com música e com estranhos.
Perfil (Criança):
Se comporta como pessoa idosa, sem vitalidade e com depressão. Demonstra nas ações e nos relacionamentos que prefere ser tratada como criança ainda mais nova. Demonstra ter perdido a inteligência, a alegria, o convívio e a força. Fica isolada nos momentos de lazer e de descanso. Resmunga, nada lhe agrada. Não se aborrece nem com repreensões. Apática até aos presentes e agrados especiais. Não sorri.
Não tolera risos, barulhos (nem de outras crianças). Com música chora, passa a tossir, tem dor de cabeça, dor de ouvido e palpitações.
Perfil (Adulto):
Pessoas nervosas, histéricas, andam apressadas, tímidas.
Indicações
Quadros comuns
a) Depressão (9CH a 30CH)
– Depressão emotiva e intelectual. Sem reações, impressionável, com cansaço. Piora com estranhos e no quarto quente e pela manhã. Foge dos assuntos, não responde.
Tímida, medo de loucura, confusão mental, fraqueza corporal e da memória, dor de cabeça, sensação de frio interno. Não se banha. Preocupações, com desgostos, tem sensação depalpitação cardíaca nas extremidades.
b) Exaustão (15CH a 30CH)
– Sintomas assemelhados ao quadro de depressão porém há esgotamento e fadiga. Mutismo. Tudo passa a causar inibição e alienação. Perde-se nos devaneios, aprofunda nas preocupações, no passado, nas tristezas, chora dias inteiros e passa a ter anestesiamento da pele.
c) Distúrbios Gerais (5CH a 7CH)
– Grande impressionalidade psíquica. Excitação e espasmo com pequenos estímulos. Prurido vulvar. Nervosismo. Agrava com pessoas perto e com conversas, preocupando-se, imaginando coisas. Palpitação cardíaca por pequenos motivos.
Histeria. Asma em pessoas idosas. Tremores, dor de cabeça (piora pelo movimento), tonteira, dispneia emotiva, tosse nervosa, desmaios, abdome túrgido, intestino preguiçoso, insônia, sangramento uterino, cãibras. Dispneia por música ou estranhos. Melhora com ar fresco e quando se acalma. Pessoas esclerosadas ou mesmo pessoas aposentadas que se alienaram e desequilibraram. Idosos esquecidos, com partes do corpo entorpecendo. Prostatite crônica. Coqueluche. Pessoas fracas, nervosas, corpo pequeno, preocupadas, com cabelos caindo, unhas fracas, com cãibra nos dedos e nas mãos, hemorragia entre as menstruações. Catarata.
Atenção:
Autismo, isolamento social, depressão por esgotamento.
Dinamizações:
5CH a 30CH, 100C e 200C.
Antídotos:
Camphora, Coffea, Nux vomica, Pulsatilla, Staphysagria.
Duração:
40 dias.
Outras denominações:
Ambiarum cineriteum, Ambra cinerea, Ambra nigra, Succinum griseum, Ambrosiaca.
Phatak
Ambra Grisea
Autor: Dr. S.R. Phatak
Obra: Matéria Médica Concisa
Generalidades:
Afeta os nervos, causando nervosismo, contrações e empurrões. É adaptado aos histéricos às mulheres magras, às pacientes enfraquecidas pela idade e pelo excesso de trabalho ao idoso com comprometimento de todas as funções. Os pacientes estão desgastados, mas super impressionados. Choque devido ao fracasso do negócio ou devido às mortes uma após a outra na família. Fraqueza das partes superiores do corpo, com tremor da parte inferior. Coisas leves ou incomuns pioram a respiração, pior o coração, começam a menstruação etc. Queixas unilaterais. Os sintomas mudam de lugar de repente. Sensação de frio, dormência, em manchas ou de partes únicas, dedos, braços etc., com contrações. Coceira, tremores e ebulição. Pulsação geral. Dormência e torpor de todo o corpo esp., pela manhã.
Frieza do corpo, com contrações. Efeitos do choque doméstico, preocupação dos negócios. Perda de parentes próximos. Imaginação. Jovens meninas da sociedade moderna.
Piora:
Música. Presença de outros. Embaraço. Agitação, preocupação pensando nisso. Sobre-elevação. De qualquer coisa inusitada. Manhã. Calor. Leite morno.
Melhora:
Câmera lenta, ao ar livre. Deitado em partes dolorosas. Bebidas frias.
Mente:
Memória prejudicada, compreensão lenta. Sonhador. Ideias esvoaçantes ou fantasias desagradáveis fixas. Imagina rostos diabólicos, pontos turísticos. Melancolia fica por dias chorando. Inábil. Sensação de flutuar, falante voraz, garotas da sociedade moderna. Pavor das pessoas. Desejo de ficar sozinho. Não consegue entender o que se lê. Triste. Tímido cora facilmente.
Ouvir os outros falarem ou falarem sozinho o afeta. O tempo passa devagar. Aversão ao riso. Pulando de um assunto para outro, nunca esperando ter a primeira pergunta respondida. A música causa choro e tremores.
Cabeça:
Vertigem, senil, com fraqueza na cabeça e no estômago. Dor de rasgo na parte superior do cérebro. Cérebro, sente-se solto, cai de lado. O cabelo cai. Confusão no occipício,dor de cabeça pior, assoar o nariz.
Olho:
Costura nas pálpebras como se um chiqueiro estivesse sendo formado. Pálpebras pesados, não podem abri-los embora acordados. As manchas flutuam diante dos olhos após a costura.
Ouvidos:
Dureza da audição, com sensação de frio no abdome. Surdo em um, rugindo e assobiando no outro.
Nariz:
Sangra ao lavar o rosto pela manhã. Epistaxe, durante a menstruação. Parada principalmente à noite, deve respirar pela boca, com coriza crônica.
Rosto:
Contração dos músculos faciais. Cãibras nos lábios. Lábios quentes. Bochecha esquerda vermelha. Rubores do rosto, cor ictérica. Olhar constrangido. Mandíbula travada em recém nascido.
Boca:
Sangramento profuso das gengivas, fôlego ofensivo. Boca azeda pior depois do leite. Salivação, com tosse.
Garganta:
Sensação como se fosse um tampão na garganta, com dificuldade em engolir. Dói, cru, de exposição ao ar, pior movimento da língua.
Estômago:
Depois de comer, tosse e abertura e uma sensação, como se a comida não descesse para o estômago. Eructações, com tosse convulsiva violenta. Azia de beber leite. Distensão do estômago, após a meia-noite. Sem sede.
Abdome:
Flatulência, não pode ter outros presentes durante a micção e fezes, pior durante a gravidez. Sensação de frio no abdome.
Constipação, durante a gravidez e após o parto. Dor em pequena área na região do fígado, melhora a pressão. Grande fluxo de sangue com fezes. Suor no abdome e coxas. Insistência ineficaz frequente para fezes.
Urinário:
Dor na bexiga e no reto ao mesmo tempo. Não pode passar urina na presença de outros. Sensação na uretra, como se poucas gotas desmaiassem. Urina, turvo mesmo durante a emissão, formando um sedimento marrom. Urina mais do que bebe. Urina azeda, durante a coqueluche. Ardor, esperteza, coceira na vulva, durante a micção.
Masculino:
Excitação voluptuosa de, e coceira nos genitais. Partes externamente dormentes, queimar internamente. Ereções, sem sensação voluptuosa. Impotência.
Feminino:
Coceira de pudenda, com dor e inchaço. Coceira nos lábios. Descarga de sangue entre os períodos, a cada pequeno acidente, após fezes duras, andar um pouco mais etc.
Leucorreia de muco azulado, profuso. Pior à noite. O desejo sexual aumentou. Deitar-se pior sintomas uterinos. Menstrua muito cedo e muito profusa.
Órgãos respiratórios:
Respiração asmática, em idosos, pior por coição. Tosse oca espasmódica latindo, vindo do fundo do peito, em seguida, eructação. Expectoração azulada, branca. Tosse, música pior, na presença de muitas pessoas, falar, ler em voz alta, levantar
peso. Perda de ar por tosse. Tosse com emagrecimento.
Coração:
– Palpitação, com pressão no peito como se fosse um caroço alojado ou como se o peito estivesse obstruído.
– Palpitação, com rosto pálido.
– Ansiedade no coração.
Extremidades:
– Cãibras, nas mãos e nos dedos, agrava agarrando qualquer coisa.
– A perna esquerda fica completamente azul, durante a menstruação.
– Contração dos membros, com frio no corpo, durante o sono.
– Cãibras, nas pernas e panturrilhas.
– Os membros adormecem facilmente.
– Unhas dos dedos quebradiças.
– Deixa cair o que está a transportar.
– Frieza da mão (L), com dor de cabeça.
– Dor e ferida entre as coxas.
Sono:
– Não consegue dormir devido a preocupações, tem de se levantar.
– Retira-se cansado, acorda assim que toca na almofada. Pele
– Comichão e dor, especialmente à volta dos órgãos genitais.
Febre:
– Fluxos frequentes de calor em intervalos curtos.
– Suor ao mais pequeno esforço, especialmente no abdome e coxas.
Relacionados:
Bar-c; Ign.
Sankaran (Resenha)
Ambra Grisea
Autor: Sr Rajan Sankaran
Obra: Texto baseado no livro The Soul of remedies de Rajan Sankaran. O Texto está diferente do original mas as idéias foram mantidas
Informações gerais:
Ambra grisea é um remédio feito das excretas do animal marinho “cachalote” (forma semelhante à baleia). Portanto é um remédio do reino animal.
Miasma:
Pertence ao miasma sicótico. Sente que algo está errado com si mesmo e que isso precisa ser encoberto.
Sensação:
A sensação é que algo nela é intensamente nojento eque essa parte nunca deve ser exposta ou á completamente abandonado. Como outros remédios para animais, tem vontade dividida e uma espécie de desprezo por si mesmo. Também possui características como animação, loquacidade, sexualidade, ludicidade, amor pelos animais, etc. Há um sentimento intensamente sujo sobre si mesmo. A expressão “me sinto um ser desprezível, pior que fezes”, descreve bem o sentimento principal de Ambra.
Comparações:
Ambra sente uma tremenda vergonha. Outros remédios como Silicea, Carbo vegetabilis, Plumbum, Gelsemium, etc., também têm um pouco dessa sensação, mas Ambra a sente intensamente e tem plena consciência da menor coisa que faz.
Esse constrangimento é maior quando se trata de hábitos pessoais, como evacuar e urinar. Por causa de seus sintomas “Envergonhado” e “Estranhos, na presença de” aproxima-se bastante da Baryta carbonica. Mas Ambra tem esse sentimento muito agudo de constrangimento que Baryta carbonica não tem; Baryta carbonica tem uma tremenda irresolução que representa a sensação de incapacidade, que não se vê em Ambra.
Mental / Emocional:
O sintoma de Ambra: “Não consigo defecar na presença de outras pessoas” descreve esse sentimento exatamente como se dissesse que “essa parte repugnante em mim nunca deve ser revelada aos outros ou eles me considerarão repugnante”. Este sintoma significa que o paciente não pode nem ter alguém no quarto ao lado quando ele está evacuando. Isso significa que os sons que ele faz no banheiro o embaraçam tanto que ele não consegue suportar a ideia de alguém parado mesmo no quarto ao lado. Ele gostaria de limpar a casa toda antes de passar pelas fezes, para ver se não há ninguém por perto. Essa é a natureza e o grau de constrangimento em Ambra. Na verdade, ele não consegue sequer pensar em ir para a casa de outra pessoa, com medo de sentir vontade de defecar. Quando sente vontade de defecar, fica ansioso: “Ansiedade com vontade ineficaz de defecar”. Esta é uma forma de ansiedade antecipatória em Ambra grisea. Esse sentimento de constrangimento cria uma tremenda timidez na companhia e na presença de estranhos. Moças com esse sentimento de Ambra, em seu constrangimento, podem falar de maneira esvoaçante e volúvel. Eles também podem se tornar travessos e pregar peças que estão muito de acordo com esse tema de vergonha e falta de vergonha. O constrangimento com o próprio corpo é um dos temas principais. Também há um sentimento de vergonha depois de fazer algo que ela considera nojento ou vergonhoso. Entre outros sintomas de Ambra, observei: “Medo da noite” e medo “Como se rostos diabólicos se aglomerassem sobre ela para engoli-la”. Também notei em Ambra um amor pelas baleias.
Rubricas:
• Ansiedade, companhia, quando em.
• Fezes de ansiedade antes, desejo ineficaz de, de.
• Companhia, aversão a, presença de outras pessoas agg. sintomas, desejo de solidão.
• Companhia, aversão a, presença de pessoas intoleráveis para ela durante as fezes.
• Ilusão, rostos vistos, diabólicos ao redor, sobre ele.
• Ilusão, rostos vistos, hediondos.
• Medo, estranhos de.
• Timidez, tímido.
• Timidez, companhia em.
• Meninas da sociedade moderna.
• Estranhos, presença de, agravantes.
• O constrangimento agrava.
Nilo Cairo
Ambra Grisea
Autor: Sr Nilo Cairo
Obra: Guia de Medicina Homeopática
Sinonímia:
Velhos que esquecem as coisas mais simples. Nervos gastos. Partes do corpo entorpecendo-se facilmente. Vertigem nervosa, especialmente nos velhos. Tendências a lipotimias. Fragilidade capilar. Queda de cabelos. Fragilidade das unhas. Vertigem com sensação de peso no vertex. Cãibras, abalos e espasmos musculares. Cãibras nas mãos e nos dedos. Abdome com sensação de frio glacial. A presença de estranho, mesmo da enfermeira, é intolerável durante a defecação; frequente, mas inútil desejo de defecar, que deixa o paciente ansioso. Coqueluche ou tosse espasmódica, com violentos arrotos ou soluços, com sibilos durante as inspirações. Bom remédio do prurido vulvar. Hemorragia entre as regras. Regras abundantes que pioram ao deitar-se. Ninfomania. A música agrava os sintomas.
Ponto de Weihe:
Linha paraesternal direita, no terceiro espaço intercostal.
Antídotos:
Camphora, Coffea, Nux vomica, Pulsatila e Staphisagria.
Duração:
40 dias.
Dose:
5.ª a 30.ª 100.ª e 200.ª
Ambra Grisea
Autor: Boericke
Obra: Matéria Médica
Benefícios e Indicações
Ambra grisea é um remédio eficaz, especialmente para crianças excitáveis e nervosas, além de pacientes magros e idosos debilitados. É ideal para indivíduos com hipersensibilidade nervosa extrema, apresentando queixas unilaterais e sintomas que se agravam com a música. Este remédio é particularmente útil para aqueles que sofrem de irritação espinhal e tosse convulsiva, além de pacientes que se sentem fracos devido à idade ou excesso de trabalho.
Mente
Os pacientes costumam ter medo de pessoas e um forte desejo de solidão, sentindo-se intensamente tímidos e corando facilmente. Apresentam desespero e uma aversão à vida, com pensamentos inquietantes. É comum que chorem ao ouvir música, sintam-se pensativos e tenham dificuldade para lidar com a presença de outras pessoas.
Cabeça
Os sintomas incluem vertigem e pressão na parte frontal da cabeça, acompanhados de dores lacrimosas na parte superior do cérebro. Os pacientes podem ter sangramentos nasais, especialmente pela manhã, e sofrer de queda de cabelo.
Estômago
As queixas estomacais envolvem eructações convulsivas e uma sensação de distensão abdominal após a meia-noite, além de frio no abdômen.
Urinário
Podem apresentar dor na bexiga e no reto simultaneamente, com queimação na uretra e ânus. A urina pode ser turva, com sedimentação.
Fêmea
Entre as mulheres, os sintomas incluem ninfomania, coceira nos genitais e leucorréia profusa.
Macho
Nos homens, a coceira no escroto e a sensação de dormência nas partes externas são comuns, assim como ereções sem sensações agradáveis.
Respiratório
Os sintomas respiratórios incluem tosse espasmódica e nervosa, com sensação de opressão no peito e dificuldades respiratórias, especialmente ao tossir.
Dormir
Os indivíduos frequentemente enfrentam insônia, com sonhos inquietos e sensações de frio no corpo durante o sono.
Modalidades
Os sintomas tendem a piorar com música, na presença de estranhos e em ambientes quentes, enquanto melhoram ao ar livre e com bebidas frias.
Relação
Ambra grisea pode ser comparado a outros remédios, como Moschus e Oleum Succin, sendo útil em casos de irritação nervosa e condições semelhantes.
Dose
A dose recomendada varia entre a segunda e a terceira potência, podendo ser repetida conforme necessário.
VITHOULKAS. Ambra grisea. Disponível em: https://www.vithoulkas.com/learning-tools/materia-medica-boericke/ambra-grisea-boericke/