Casali
Solanum nigrum
Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte
Livro: Acologia de Altas Diluições
A preparação básica é feita com a planta “Erva Moura” ou “Maria Pretinha” (com frutinhos pretos de 3 a 4 mm de diâmetro que no toque tingem de preto ou azul escuro os dedos e a roupa).
Palavra Chave:
Espasmos, convulsões,meningite, alternâncias.
Indicações:
A) 12 a 30CH: Delírio com violência ou furor, não consegue pensar. Terror à noite. Campo visual com pontos escuros. Pupila contraída(ora a esquerda, ora a direita). Respiração oprimida. Peito com constrição. Manias. Comportamento inquieto. Irritabilidade durante a dentição.
B) 5 ou 6CH: Irritação do cérebro ou da meninge provocando rigidez corporal. Extremidades com contrações, espasmos e convulsões. Dor de cabeça forte com afecções da meninge e sintomas se alternando: midríase x miose, delírio com ferocidade x estupor, muito frio x calor.
C) 3 a 30CH: Meningite, tetania, tremores noturnos, vertigem, tonteiras fortes. Calafrios que alternam com a sensação de calor. Asma. Erupções na forma de manchas amplas. Escalartina. Coriza aguda aquosa abundante começando na narina direita e passando à narina esquerda.
Proximidades:
Belladona, Solanum tuberosum.
Outras denominações:
Solanum, Solanum crenato dentatum, Solanum petrocaulon.
Nilo Cairo
Solanum nigrum
(Erva-moura)
Autor: Sr Nilo Cairo
Obra: Guia de Medicina Homeopática
Sinonímia:
Solanum, S. crenato-dentatum, S. petrocaulon e L. ptycanthum. Pertence às Solanaceae.
Usado com sucesso no ergotismo, com espasmos tetânicos e rigidez de todo o corpo, com mania. Meningite. Irritação cerebral da dentição; convulsões. Tetania. Cefalalgia congestiva; delírio; tremores noturnos; vertigem. Coriza aguda, aquosa, profusa, da venta direita, e depois passa para a esquerda. Calafrios e calor alternam. Asma. Tosse espasmódica. Escarlatina; erupção em manchas, largas e lívidas.
Dose:
3.ª à 30.ª.