Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Início » Bromum

Bromum

Casali

Bromum

Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte

Livro:  Acologia de Altas Diluições

A preparação básica é feita com o bromo, elemento químico. O Bromato (sal) é usado em padaria e faz o pão crescer mas é prejudicial.

Palavras chave:
Pessoas louras com olhos azuis-claros, pele branca, estrutura delicada, com distúrbios glandulares e respiratórios. Hipertrofia de glândulas dos animais

Patogenesia
Sinais Funcionais:
Hipertrofia (principalmente no lado esquerdo) com endurecimento das glândulas: tireoide, glândulas mamárias, ovários, testículos, glândulas salivares, gânglios linfáticos. Hipertrofia do coração. Irritação ou inflamação das mucosas respiratórias

Sinais de Exaltação:
Sensação que estranhos estão atrás e olhando por cima do ombro. Ilusões estando no escuro.

Sensações: 
Ar frio ao inspirar, garganta ferida ao anoitecer, fumaça nos brônquios.

Sinais Comportamentais:
Comportamento brigão, aprecia conflitos.

Sinais Gerais:
Sonhos com angústia, sustos ou fantasias. Tonteiras ao atravessar córregos e rios.

Sinais Físicos:
Fezes pretas. Cefaleia do lado esquerdo (piora ao sol, com movimentação rápida, com leite). Ardência. Laterais do nariz movimentam. Dor nas amídalas e prurido na traqueia ao inspirar. Rouquidão em local quente. Queimação no estômago. Tosse seca com rouquidão. Tosse espasmódica com muco. Fisgadas: da mama até a axila. Acne espinha, pústula, furúnculos: rosto e braços.

Generalidades
Piora: 
Do anoitecer até meianoite, ao sentar em local quente, no calor úmido, em repouso, deitado do lado esquerdo.

Melhora: 
Com movimentação, no mar.

Perfil (Criança):
Gordinha, simpática, comunicativa, bem-humorada. Se contrariada explode. Estrutura delicada, olhos claros, ruborizam facilmente, brigona, agravam em ambiente quente e ao sol. Nervosas, medo noturno (de escuro). 
Com hipertrofia das amídalas e de glândulas. Testículos endurecidos. Espinhas.

Indicações
Quadros Comuns:
Resfriados por correntes de ar quando o corpo está suado.Diarreia. Laringotraqueíte. Asma que melhora estando no mar. Dores de estômago. Distúrbios de pele. Distúrbios do coração. Ansiedade.

Distúrbios Gerais:
Asma ou crupe logo após febre. Cãibra no peito. Difteria na laringe. Distúrbios glandulares. Pessoas escrofulosas. Tumores duros que não supuram. Parotidite, adenite. Hipertrofia do coração causada por ginástica (atletas). Inchaço na genitália.
Dismenorreia membranosa. Tumor de mama pior no lado esquerdo, com fisgada. Glândula dura como pedra. Vertigem congestiva. Coqueluche (tomar durante 10 dias). Intoxicação com bromo após uso de pão (com bromato) por muito tempo.

Quadros animais:
Raças de pelo claro com hipertrofia de glândulas – 1CH

Atenção:
O sal inibe a ação de Bromum. Não tomar leite durante o tratamento.

 Dinamizações:
1CH a 30CH. Há recomendação de usar apenas acima da 6D

Homeopatias sucessoras recomendada:
Kali carbonicum, Argentum nitricum.

Antídotos:
Opium, Ammonium carbonicum, Camphora, Magnesia carbonica.

Duração:
20 a 30 dias

Outras denominações:
Murinal, Bromium.

Bromum

Autor: Dr. S.R. Phatak 

Obra:  Matéria Médica Concisa

Generalidades:
Efeitos marcantes do Bromo são observados no trato respiratório; esp. laringe e traqueia. É útil em crianças escrofulosas, com glândulas aumentadas; parótida, tireóide, ovários e glândulas mamárias são esp. afetados, que estão inchados e endurecidos; mas raramente supura. A constrição e a formação de membranas ocorrem na laringe, espalhando-se para cima. O paciente está fraco e facilmente superaquecido, depois suado e sensível a correntes de ar. Loiras. Todo trêmulo. Desmaio. Emagrecimento. Dores chatas nos ossos. Câncer.

Piora:
Cordialidade, úmido quente, superaquecimento, quarto quente. Gelado quando quente. Banho de mar. Pó. Rascunho. À noite, até meia-noite. Deitado do lado esquerdo.

Melhora:
Sangramento nasal melhor (vertigem, cabeça, peito). No mar. Movimento. Barbear. Cavalgando.

Mente:
Sente que pessoas estranhas estão olhando por cima dos ombros do paciente, ou que ele veria um ao virar, como se alguém estivesse atrás dele. Não se interessa pelas tarefas domésticas. Humor alegre; desejo de trabalho mental. Triste. Indiferente. Desanimado, inconsolável. Não se sente normal, mas não pode dizer por quê. Senta-se sozinha em seu quarto sem fazer nada, olha constantemente em uma direção sem dizer nada.

Cabeça:
A vertigem piora na ponte, ao ver água corrente. Cabeça congestionada, teme um derrame. Dor de cabeça pior bebendo leite, inclinando-se. Dor de cabeça ao sol, passa na sombra. Dor de cabeça profunda no vértice, com palpitações.

Olhos:
Lacrimejamento, com inchaço das glândulas lacrimais. Pupilas dilatadas. Olhos salientes. Flashes diante dos olhos.

Ouvidos:
Inchaço duro da glândula parótida, quente ao toque, após febres eruptivas.

Nariz:
Coriza acre e ardente, com espirros violentos e dor no nariz. Cócegas doendo como se fosse uma teia de aranha. Sangramento nasal. Ventilar como movimento de asa de nariz. Coriza obstinada e prolongada.

Face:
Sensação de teia de aranha. Parece puxado para um ponto no nariz. cinza acinzentado. Pálido, vermelho, alternando.

Boca:
Seco e ressecado. Aphthae, com afeto de olhos. A água tem um gosto salgado.

Garganta:
Amígdalas inchado, vermelho escuro, com rede de vasos sanguíneos dilatados, dor pior ao engolir líquidos do que sólidos. Até um pequeno bócio oprime. Glândulas endurecidas e inchadas. Difteria.

Estômago:
Forte queimação da língua ao estômago. Pressão como de uma pedra. Gastralgia melhor comendo. Coisas amargas discordam. Vômito como borra de café, muco sanguinolento. Aversão ao hábito de fumar tabaco.

Abdome:
Timpânico, distendido. Diarréia, depois de comer ostras e coisas azedas. Pilhas, sangramento, dor intensa, pior aplicação de água fria ou morna. Baço aumentado, endurecido.

Órgãos urinários:
Urina muito colorida.

Masculino:
Inchaço e endurecimento dos testículos pior ar leve.

Feminino:
Flatulência da vagina, barulhento. Dismenorreia. Inchaço dos ovários. Sensação estranha de mal-estar alguns dias antes da menstruação. Tumor na mama, pontadas de dor da mama até a axila. Menstruação, com fragmentos membranosos. 
Coceira na vagina. Supressão da menstruação, em scirrhusmammae.

Órgãos respiratórios:
O ar inalado parece esfumaçado, frio ou puro. Tosse seca, com rouquidão e dor em queimação atrás do esterno. Quer respirar fundo, mas excita tosse. Ataques sufocantes; ele começa com tosse engasgada ou crupe ou chiado ou com palpitações. Asma. Espasmos de glote. Asma dos marinheiros que desembarcam. Rouquidão profunda se aquecido. Os pulmões parecem revestidos de penugem. Laringe fria. 
Os resfriados começam na laringe, sobem e descem. Expectoração espessa e branca. Dispnéia, com grande inchaço.

Coração:
Hipertrofia; da ginástica, com palpitações. Dor cortante correndo para cima, doença cardíaca. Palpitação violenta pior deitado no lado esquerdo. 
Palpitação nervosa com náusea, com dor de cabeça.

Pescoço e Costas:
Glândulas aumentadas, tumores císticos em ambos os lados do pescoço.

Extremidades:
Antebraços gelados ou apenas mãos frias. Dor chata em uma ou ambas as tíbias. Braço esquerdo, coxo, em afecções cardíacas.

Dormir:
Bocejo contínuo, com problemas respiratórios, com sonolência. Grande sonolência durante a leitura.

Pele:
Furúnculos nos braços e rosto. Acne, espinhas e pústulas.

Relacionado:
Lach; Sambucus

Bromum

(Bromo)

Autor: Sr Nilo Cairo

Obra:  Guia de Medicina Homeopática

Sinonímia:
Bromium. e Murinal. Moléstias glandulares em pessoas escrofulosas, de constituição delicada, cabelos louros, pele branca e olhos de cor azul-clara. Tumores duros. Parotidite (sobretudo à esquerda), adenites, cancro dos seios, amigdalites, bócio, orquites, etc. Alucinações, principalmente no escuro. Coriza das crianças escrofulosas. Asma dos marinheiros, quando vêm à terra; melhor no mar. Fraqueza geral. Espasmos. Coqueluche, com tosse seca e rouca (use por 10 dias). Hipertrofia do coração, devida à ginástica, na puberdade. Vertigem congestiva com ansiedade mental, aliviada por epistaxes. Dismenorréia. Fisometria (ruidosa emissão de gases pela vagina). Difteria, estendendo-se da laringe para cima, com muitos estertores, mas sem sufocação ao tossir. Dispneia, Dismenorréia membranosa.

Ponto de Weihe:
Atrás do bordo superior semilunar do manúbio esternal; fazer pressão do alto para baixo.

Remédios que lhe seguem bem:
Argent. nitr. e Kali carb.

Antídotos:
Ammon. carb., Camph., Mag. carb. e Opium.

Duração:
20 a 30 dias.

Dose:
1.ª à 30.ª. De 1.ª à 3.ª deve ser preparada fresca, porque se deteriora facilmente. Na difteria, preferir a solução aquosa de Bromo a 1%; 3 gotas de hora em hora, na difteria crupal. (DR. A. TESTE). BLACKWOOD aconselha somente de 6.ªx para cima

Bromum (Bromo)

Autor: Jan Scholten

Obra:  Homeopathy and Minerals

O Texto está modificado, diferente do original,  mas com as  idéias mantidas.

Introdução: O Bromo é um elemento simples, ou seja, não está ligado a nenhum outro. Tem como aspecto o  “tudo ou nada”, ou seja as sensações de Bromo são vivenciadas integralmente, sem nada para equilibrar. Bromo se sente  culpado de tudo  ou culpado absolutamente de nada. É bastante similar a Medorrhinum, sobre esse aspecto, assim como na sua paixão. 

 No repertório, encontramos os sintomas “ilusão de pessoas atrás dela” e “ilusão de pessoas olhando por cima do ombro dela”, apontando a sensação de culpa. 

Tema:  ilusão de ser culpado.  Por isso, pensam que há alguém detrás deles ou seguindo-os. Com o tempo, podem sentir que são perseguidos por fantasmas. A sua culpa pode referir-se a todo tipo de coisa, por exemplo, à sexualidade. Porém, também pode ser um sentimento geral e vago de culpabilidade. Assustam-se facilmente. Se sentem desprotegidos e tendem a fugir. Essa tendência para escapar assume a forma de inquietude ou desejo de viajar Eles se sentem melhor perto do mar: nenhuma autoridade é capaz de prende-los.

Devido ao sentimento profundo de culpa, também podem ser agressivos: “Se eu sou culpado de todo modo, então vou te mostrar o que eu sou capaz de fazer”. Ficam especialmente, zangados com as interferências. Podem tornar-se psicóticos, olhando silenciosamente no vazio. Esse estado pode se assemelhar a Stramonium ou Belladonna, também devido ao medo de agua com movimento.

Medos: ser perseguido, escuro, alturas, morte, doença, sozinho, fantasmas, velocidade, água. 

Desejo de companhia. 

Bromium

Autor: Boericke

Livro:  Matéria Médica

Benefícios e Indicações

O Bromium, também conhecido como Bromo, é um remédio homeopático que apresenta efeitos significativos nos sintomas respiratórios, com especial destaque para os problemas na laringe e na traqueia. Ele é particularmente eficaz no tratamento de condições que afetam o sistema respiratório, além de ser indicado para crianças com glândulas aumentadas, como no caso de parótida aumentada e bócio. O Bromium também é recomendado para o tratamento de caxumba do lado esquerdo, condições que envolvem ataques espasmódicos e secreções escoriantes.

Mente
Os pacientes que utilizam Bromium podem apresentar um estado de delírio, onde sentem como se pessoas estranhas estivessem olhando por cima do ombro. A sensação de que alguém se viraria é comum, além de uma tendência a comportamentos briguentos.

Cabeça
Entre os sintomas de cabeça, destacam-se enxaquecas no lado esquerdo, que pioram ao se curvar, especialmente após o consumo de leite. A dor de cabeça também tende a piorar com o calor do sol e movimentos rápidos. Também pode haver dor aguda nos olhos e tontura ao cruzar um riacho.

Nariz
Os sintomas nasais incluem coriza com dor corrosiva, obstrução na narina direita e pressão na raiz do nariz. Também pode ocorrer uma sensação de cócegas ou “ardelas”, semelhantes a teias de aranha. Além disso, o sangramento nasal pode aliviar os sintomas no peito.

Garganta
A garganta pode ficar em carne viva, principalmente à noite, com rouquidão. Há dor nas amígdalas ao engolir, que se apresenta com uma coloração vermelha escura e uma rede de vasos sanguíneos dilatados. Atração de cócegas na traqueia durante a inspiração e rouquidão resultante de superaquecimento também são observadas.

Estômago e Abdome
Entre os sintomas gastrointestinais, destacam-se a sensação de queimação aguda que vai da língua até o estômago, pressão abdominal como se houvesse uma pedra no estômago, gastralgia (dor abdominal) que melhora com alimentação e distensão timpânica no abdômen. Além disso, as hemorróidas podem se tornar dolorosas, e as fezes podem apresentar uma coloração preta.

Respiratório
Bromium é particularmente indicado para tosse seca com rouquidão e dor ardente no peito. Ele é eficaz no tratamento de tosse espasmódica, com muco na laringe, e uma sensação de sufocamento. Também pode ser útil para o tratamento de coqueluche, crup (após os sintomas febris) e difteria laríngea, onde a membrana começa na laringe e se espalha para cima. Outros sintomas respiratórios incluem dificuldade para respirar, cólicas violentas no peito e sensação de frio ao inspirar.

Macho
Nos homens, Bromium pode ser útil no tratamento de inchaço nos testículos, com sensação de endurecimento e dor intensa que piora com movimentos leves.

Fêmea
Nas mulheres, o remédio é eficaz para aliviar inchaço nos ovários, menstruação precoce e dor nos seios. A dor pode ser aguda e lancinante, especialmente no seio esquerdo, irradiando para a axila. Também pode ajudar com tumores nos seios e dores pontadas durante o período menstrual.

Sono
O uso de Bromium pode causar distúrbios no sono, como sonhos angustiantes e espasmos durante o sono. A dificuldade para dormir à noite é comum, com fraqueza ao acordar.

Pele
Problemas de pele que podem ser tratados com Bromium incluem acne, espinhas e pústulas. Além disso, pode ocorrer o surgimento de furúnculos no rosto e nos braços, com glândulas pedregosas e duras, especialmente na mandíbula inferior e na garganta. O remédio também pode ser útil em casos de bócio duro e gangrena.

Melhora e Agravamento

Os sintomas de Bromium tendem a piorar durante a noite, especialmente entre 22h e meia-noite, e em ambientes quentes e úmidos, quando o paciente está em repouso ou deitado do lado esquerdo. A condição melhora com qualquer tipo de movimento, exercícios e quando o paciente está exposto ao ar do mar.

Relações e Incompatibilidades

Os antídotos recomendados para Bromium são Ammon. Carb. e Camph. Além disso, o sal inibe a ação do Bromium. Durante o tratamento com Bromium, deve-se evitar o consumo de leite, já que ele pode interferir na eficácia do remédio. Comparações podem ser feitas com outros remédios homeopáticos como Conium, Spongia, Iod., Aster. e Arg. Nit.

Dose Recomendada

A dose recomendada de Bromium varia entre a primeira e a terceira atenuação, conforme a gravidade dos sintomas. É importante que o remédio seja preparado fresco, pois pode se deteriorar rapidamente. Para melhores resultados, o uso de Bromium deve ser supervisionado por um profissional de saúde especializado em homeopatia.

Em resumo, Bromium é um remédio homeopático com grande eficácia no tratamento de sintomas respiratórios, como tosse seca e dificuldade respiratória, além de condições que afetam as glândulas e a pele. Sua utilização é especialmente benéfica para pessoas com problemas respiratórios crônicos e distúrbios glandulares, sendo recomendado seu uso sob orientação médica.

Referência Bibliografica

VITHOULKAS, George. Bromium. Disponível em: https://www.vithoulkas.com/learning-tools/materia-medica-boericke/bromium-boericke/

Visite nossa loja de afiliados para adquirir nossos livros

Novo Manual de Matéria Médica Homeopática de Boericke com Repertório

Consulte seu medicamento

em nossa farmacias parceiras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar Artigos
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar por Autor

Veja mais Artigos