Casali
Viscum álbum
Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte
Livro: Acologia de Altas Diluições
A preparação básica é feita com a planta “Visgo” ou “Guia” (Viscum album), família Loranthaceae, tendo efeito tóxico (hipotensão arterial) e ação antiespasmódica.
Alguns Compostos Bioativos:
Lectina tóxica, Viscotoxinas, Viscumina, Syrigenina, Sakuranetina, Quercetina, Rutinosídeo, Lignanas, Ácido ursólico.
Palavra chave:
Hipotensão arterial, coração, válvulas.
Indicações:
1 a 5CH – Músculos com tremor, agitação, vertigem, visão dupla, dispneia, hemorragia, calor dos pés até a cabeça, prurido em todo o corpo, coreia.
1 a 3CH – Asma associada a gota ou ao reumatismo. Tosse com espasmo. Nos quadros de coqueluche, dor ciática, surdez em pessoas com reumatismo, epilepsia, sufocação ao deitar sobre o lado esquerdo. Hipertrofia do coração com insuficiência
das válvulas, hipertensão, metrorragia da menopausa, endometrite crônica, retenção de placenta.
5 a 9CH – Estado de ausência de pessoas epilépticas com pressão baixa. Quadros de pressão baixa com tristeza, apatia, alienação, indolência, fraqueza, frialdade.
9 a 30CH – Sensação de: aranha movimentando sobre a mão/pé, cócega no coração, sufocação, surdez, crânio com tope levantando, compressão no coração.
Generalidades
Agrava:
No inverno, com frio/chuva, na cama, com movimentação, deitado sobre o lado esquerdo.
Antídotos:
China, Camphora.
Homeopatia Sucessora:
Aconitum.
Outras Denominações:
Viscum flavescens, Viscum quercinum.
Proximidades:
Secale, Bryonia, Pulsatilla, Rhododendron, Hedera.
Phatak
Viscum álbum
Autor: Dr. S. R. Phatak
Obra: Matéria Médica Concisa
Generalidades:
O visco afeta os nervos e os órgãos sexuais femininos. Tremor geral como se todos os músculos estivessem em contração fibrilar. Neuralgia. Coréia de susto. Dores na coluna devido a causas uterinas. Epilepsia, sentiu um brilho que subia dos pés à cabeça. Queixas gotosas e reumáticas. O sangue não coagularia e as feridas não cicatrizariam. Ciática, com otorreia.
Piora:
Inverno; tempo frio e tempestuoso. Movimento. Deitado do lado esquerdo. Tornar-se resfriado enquanto quente. Supressão da menstruação.
Mente:
Medo de telefone.
Cabeça:
Vertigem; persistente; após ataque epiléptico. Pulsação súbita no vértice.
Abdome:
Sente como se alguém a estivesse arrastando pela cintura. Dor na cintura.
Urinário:
Urina leitosa; depois de ficar de pé.
Fêmea:
Metrorragia; sangue parcialmente brilhante e parcialmente coagulado e escuro.
Respiratório:
Sensação de sufocamento ao deitar sobre o lado esquerdo. Asma brônquica, relacionada com gota ou reumatismo.
Coração:
Palpitação, durante o coito, nos homens. Hipertrofia. Baixa tensão.
Extremidades:
Rasgando, tiro, dores, em ambas as coxas e extremidade superior. Ciática; com otorreia. Sensação de uma aranha rastejando sobre as costas da mão e do pé. Carvão em brasa aplicado ao calcanhar como se. Sensação de brilho dos pés à cabeça. Lumbago de frio, quer alguém para pressionar as costas.
Relacionado:
Bufo.
Nilo Cairo
Viscum álbum
(Visco)
Autor: Sr Nilo Cairo
Obra: Guia de Medicina Homeopática
Sinonímia:
Viscum flavescens e Viscum quercinum. Pertence às Loranthaceae.
Remédio das veias, acompanhada de gota ou reumatismo. Tosse espasmódica. Coqueluche. Nevralgias, especialmente ciática. Reumatismo, asma. Epilepsia. Coreia. Sufocação deitando-se sobre o lado esquerdo. Hipertrofia cardíaca, com insuficiência valvular. Tônico do coração nas moléstias valvulares. Metrorragias da menopausa. Endometrite crônica; dores de cadeiras. Retenção da placenta.
Antídoto:
China e Camph.
Remédios que lhe seguem bem:
Aconit.
Dose:
T. M. à 3.ª. No acesso de asma, a tintura-mãe.
Viscum álbum
Autor: Boericke
Obra: Matéria Médica
Benefícios e Indicações
Viscum album, conhecido como visco, é um remédio que atua na pressão arterial, promovendo a dilatação dos vasos sanguíneos sem afetar os centros da medula. Seu uso é indicado em casos de pressão arterial baixa, com pulso lento devido à irritação central do vago.
Indicações Gerais
Este remédio é especialmente eficaz em queixas reumáticas e gotosas, rauralgia (particularmente ciática), epilepsia, coréia, metrorragia e surdez reumática. Também é indicado para asma e dores na coluna de origem uterina.
Sintomas Específicos
Cabeça
Os sintomas incluem a sensação de que toda a abóbada craniana foi levantada, anéis azuis ao redor dos olhos, visão dupla, zumbido e sensação de ouvido entupido. A surdez pode ser provocada por frio, e os músculos faciais frequentemente apresentam agitação. Vertigem persistente é comum.
Respiratório
O paciente pode apresentar dispneia e sensação de sufocamento ao deitar-se sobre o lado esquerdo. A tosse espasmódica e a asma podem estar associadas à gota ou reumatismo, resultando em respiração estertorosa.
Fêmea
As queixas femininas incluem hemorragia com dor, onde o sangue é parcialmente coagulado e vermelho vivo. As queixas climatéricas são comuns, assim como dores do sacro para a pelve, com dor dilacerante e lancinante. Casos de placenta retida e endometrite crônica também podem ser tratados.
Coração
Os sintomas cardíacos incluem hipertrofia com insuficiência valvular, pulso pequeno e fraco, e dificuldade em descansar na posição reclinada. Palpitações durante o coito, baixa tensão e sensação de peso ou opressão no coração são frequentes.
Extremidades
Os pacientes sentem dores alternadas no joelho e tornozelo, além de ciática. As dores são descritas como lacrimosas e lancinantes, subindo dos pés para a cabeça. A sensação de queimação, dores periódicas e coceira generalizada são comuns, junto a uma sensação de uma aranha rastejando sobre a pele.
Modalidades
Os sintomas tendem a piorar no inverno, em clima frio e tempestuoso, durante a noite, e com movimento. O estado é agravado ao deitar-se sobre o lado esquerdo.
Relação
Para comparação, consideram-se remédios como Secale, Convallaria, Bryonia, Pulsatilla e Rhododendron, que apresentam propriedades semelhantes. O Hedera helix também é relevante, especialmente em relação à pressão intercraniana.
Dose
A administração pode ser feita através da tintura e potências mais baixas, conforme necessário para o tratamento dos sintomas.
Referência Bibliografica
VITHOULKAS. Viscum album. Disponível em: https://www.vithoulkas.com/learning-tools/materia-medica-boericke/viscum-album-boericke/