Casali
Chimaphila umbellata
Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte
Livro: Acologia de Altas Diluições
A preparação básica é feita com a “erva diurética”, família Pirolaceae.
Palavra chave:
Próstata. Mamas. Bexiga. Catarata. Animais idosos.
Patogenesia
Sinais Funcionais:
Irritação na bexiga, na uretra e nos rins. Hipertrofia e endurecimento da próstata. Crescimento das glândulas mamárias.
Sinais de Exaltação
Sensações:
Peso ou aumento de volume do intestino reto (ou do períneo), testículos feridos, bola no períneo, faixa circundando acima do joelho esquerdo.
Sinais Gerais:
Enxerga halos ao redor de lâmpadas ou de chamas. Urgência de micção. Urina turva com sedimentos. Ao urinar: queimação, faz esforço, inclina e distancia os pés (visando iniciar a micção). Retenção urinária. Genitália feminina com lábios inchados. Endurecimentos internos na mama. Atrofia da mama. Crescimento da próstata. Tenesmo após urinar.
Sinais Físicos:
Dor na fronte (protuberância esquerda). Prurido na pálpebra. Dor tipo facada no olho esquerdo. Dor de dente (como na extração). Urina com sangue ou muco. Onda de calor nas mulheres. Pele com úlceras. Pouca urina. Urina com odor desagradável.
Generalidades
Agrava:
Com alta umidade no ar, sentado em locais frios, nos órgãos ou partes do lado esquerdo.
Indicações
Quadros Comuns:
A) Sistema Reprodutor – Urinário Hipertrofia da próstata, prostatite, micções lentas e difíceis. Dor renal latejante/profunda (pior no lado direito) (4CH ou 5 CH). Urina escassa, com muco (denso) abundante, com mau cheiro ou não. Micções frequentes, urgentes e doloridas. Dores renais (melhora com frio úmido e piora andando). Piuria, glicosuria, hematuria, albuminuria (4CH ou 5CH).
B) Mamas – Hipertrofia da mama com caroço endurecido e com dores (4CH ou 5CH). Atrofia da mama com caroços endurecidos e com dores (ocorre nas moças escrofulosas e mulheres idosas magras) (6CH a 9CH).
Quadros Específicos:
Cistite. Urina com muco ou pus. Nas mulheres jovens e pletóricas. Tumor de mamas volumosas não ulceradas e com dores agudas. Atrofia acelerada da mama. Hipertrofia da próstata e desordens da próstata (perda de líquido prostático).
Quadros Animais:
Matrizes e reprodutores idosos (4CH).
Outras Denominações:
Chimaphila corymbosa, Pyrola corymbosa, Pyrola umbellata
Phatak
Chimaphila umbellata
Autor: Dr. S. R. Phatak
Obra: Matéria Médica Concisa
Generalidades:
Atua principalmente nos rins e na bexiga, produzindo cascalho nos rins e catarro agudo e crônico na bexiga (cistite). Atua também nas glândulas mesentéricas, prostáticas, mamárias e hepáticas. Útil em hidropisias hepáticas e renais. Mulheres, com seios grandes; ou mulheres pletóricas, com disúria. Catarata incipiente e progressiva.
Melhora:
Andando.
Piora:
Úmido frio. De pé. Sentado; em pedras frias. Início da micção.
Cabeça:
Dor na eminência frontal.
Olhos:
Halo em torno da luz. Dor aguda no olho esquerdo, com lacrimejamento.
Boca:
A mandíbula parece rígida, não consegue fechar a boca à noite; dorme de boca aberta. Dor de dente como se estivesse sendo gentilmente puxado piora depois de comer e fazer esforço, melhor água fria.
Órgãos urinários:
Urina: Visco ou muco-purulento, fétido; escasso; espesso, turvo. Deve se esforçar antes que a urina flua. Prostatite aguda com retenção e disúria, e sensação de bola no períneo; como se estivesse sentado em uma bola. Prostatite gonorreica. Vibração na região dos rins. Vesícula tenesmo pior sentado andando melhor. Não consegue urinar sem ficar de pé com os pés afastados e o corpo inclinado para a frente. Inflamação aguda do trato urinário. Supressão de urina em lactentes. Coágulos de sangue passam, com urina.
Fêmea:
Tumor doloroso nas mamas; com secreção indevida de leite; em mulheres de seios grandes, dor aguda nas mamas. Atrofia rápida das mamas.
Relacionado:
Berb, Cocc-c, Sabal.
Complementar:
Kali-m.
Nilo Cairo
Chimaphila umbellata
(Erva diurética)
Autor: Sr Nilo Cairo
Obra: Guia de Medicina Homeopática
Sinonímia:
Chimaphila corymbosa, Pyrola corymbosa e Pyrola umbellata. Pertence a Pirolaceae. O principal uso conhecido deste remédio é o catarro da bexiga (cistite), com urina turva, viscosa e contendo pus ou muco; pode ser sanguinolenta. Quando ingerida secreta a hidroquinona, que tem ação antisséptica. Mulheres jovens e pletóricas, com disúria e seios volumosos. Hipertrofia da próstata. Tumores em seios volumosos, com dores agudas, são ulcerados. Atrofia rápida dos seios. Glicosúria. Reumatismo agudo no ombro. Sensação de bola no períneo. Útil nas desordens prostáticas. Assistolia com edema nas moléstias do coração.
Dose:
5 a 20 gotas de T. M., 1.ª, 2.a e 3.ª.