Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Início » Lilium tigrinum

Lilium tigrinum

Casali

Lilium tigrinum

Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte

Livro:  Acologia de Altas Diluições

A preparação básica é feita com a planta ornamental “lírio tigrino” ou lírio mosqueado, família Liliaceae.

Palavra chave:
Útero, tristeza, cardiopatias por nervosismo, obsessões sexuais, mania religiosa.

Patogenesia
Sinais Funcionais:
No homem – perturbações cardíacas espasmódicas e excitação sexual.
Na mulher – congestão do útero e dos ovários com: excitação sexual, perturbações cardíacas e psíquicas (depressão mental após excitação ou agitação), tendência a ptose.

Sinais de Exaltação
Sensações:
Tração no baixo ventre, peso no útero (ptose), pressão no intestino reto, pressão na bexiga, congestão no peito, diarreia iminente, cóccix puxado, tremor no abdome, pulsações no corpo, coração cheio ao máximo, sufocação em local quente, útero dilatado, foi abandonada, castigos a pagar pelos pecados da família, o coração está apertado e vai estourar, corrente elétrica nos dedos das mãos (começando pelo lado esquerdo e indo até o lado direito), está dividido em duas partes ou o corpo está dividido, ser duplo, plenitude no estômago, inchaço na garganta, vai enlouquecer, tudo é irreal, irritação no abdome e órgãos pélvicos, peso sobre o coração, conteúdo abdominal escorrendo, frio ao redor do coração, aperto no coração (menor à noite e caminhando melhora), útero pressionado afora da vagina como se fosse sair, vento frio nos membros inferiores, vísceras tracionadas abaixo.

Sinal Existencial:
Perdeu a perfeição nesta vida.

Sinais Mentais:
Pensa em assuntos obscenos assim a irritação uterina diminui. Compreensão lenta com incapacidade de encontrar as palavras corretas. Memória fraca. Concentração difícil. Confusão mental: à noite, ao deitar-se, enquanto escreve ou fala. Ideias religiosas à noite, pensa em calamidades. Pensa que sua doença é incurável ou que possui alguma doença orgânica que ninguém entende. Confusão mental. Excitação mental com descontrole.

Sinais Emocionais:
Deprimido, chora e se lamenta mas o consolo piora. Constante inclinação ao choro. Tristeza. Colérico, religiosidade com melancolia.

Sinais Comportamentais:
Se auto-tortura, se atormenta. Empreende muitas coisas, mas não persevera. Comportamento histérico. Ofende-se facilmente, maldiz e bate.

Sinais Subconscientes:
Medo de sofrer, ter distúrbio no coração, pecar, desastre, desgraça nos negócios, morte, cair, dizer algo errado e ficar sozinha.

Sinais Gerais:
Sonhos lascivos, durante toda a noite e até a madrugada. Sonhos terríveis e fatigantes. Desejo: arrancar o cabelo das pessoas, amaldiçoar, bater, gritar. Conflitos entre moralidade e sexualidade: culpa, desejo sexual, ansiedade pela salvação. Indiferença a tudo. Invejoso, insatisfeito com suas próprias coisas. Irritável após o ato sexual. Tendência a linguagem obscena. Deseja fazer algo mas não tem ambição. Boceja vigorosamente.

Sinais Físicos:
Contração involuntária na bexiga. Se o piso é irregular tem cãibra nas pernas. Tem: dificuldade de caminhar, medo de cair ou escorregar, formigamentos. Congestões quando o desejo de urinar não é satisfeito. Constipação. Diarreia matutina. Ingestão aumentada de líquido. Fluxo menstrual somente quando movimenta-se (cessa quando em repouso). Obstrução nasal com secreção aquosa amarelada. Distúrbios visuais com cefaleia. Dor queimante durante e depois da micção. Distúrbios uterinos e cardíacos. Visão turva, astigmatismo, fotofobia. Vômitos com deslocamento uterino.

Perfil (Criança):
São sensíveis a críticas e se ofendem facilmente. São impacientes, apressadas. Têm forte tendência a serviços religiosos com senso moral desde muito pequenas. Aversão por piadas pouco sociais, por palavrões. O coração é o órgão de choque do nervosismo refletindo em palpitações. São preocupadas com doença e suspiram frequentemente. Têm necessidade de urinar além do normal agravando quando ficam aborrecidas ou são contrariadas. Têm puberdade precoce. Gostam de chamar atenção mas se atormentam muito com seus desejos.

Generalidades
Agrava:
À noite pelo consolo, em locais fechados e quentes.
Melhora:
Com ar fresco, deitando no lado esquerdo.

Indicações
Quadros Comuns:
A) Útero (5 a 30CH) – Congestão crônica do útero e dos ovários, agitação, humor instável, irritabilidade, agrava com o andar balançando. Sensação de útero caindo. Dores irradiam do ovário às coxas e pode atingir até as mamas. Irritação na bexiga, dores e palpitações cardíacas e desejo de ar fresco. Menstruações escassas de sangue escuro/coagulado com péssimo cheiro. Excitação sexual. Ptose do útero. Leucorreia escura.
B) Mentais (7 a 30CH) – Irrascível, impertinente, grosseira, insatisfeita. Pensamentos sem continuidade. Alternância entre distúrbios físicos e mentais. Pensamentos dispersos, causando medo de loucura, dificuldade de concentração, comete erros ao falar e escrever, obsessões sexuais, mania religiosa, fantasia os pensamentos. Depressão, irritabilidade, agrava com consolo, medo de solidão, timidez.
C) Sistema Circulatório (5 a 9CH) – Os distúrbios do sistema circulatório são reflexos da excitação sexual e da congestão utero-ovariana. Palpitações cardíacas, latejamento e pulsações em todo o corpo, ondas de calor perturbantes, intenso calor da palma das mãos e na palma dos pés. Dores cardíacas agudas, rápidas, latejantes, com adormecimento do braço direito. Sufocação em locais quentes fechados, agitação. Melhora deitando do lado direito, andando e com ar fresco.

Quadros Diversos:
Profunda depressão, queda de matriz ou deslocamento do útero, tumores fibrosos do útero. Ovarite. Depressão da gravidez. Astigmatismo. Distúrbios cardíacos de origem nervosa. Mania religiosa.

Quadros Animais:
Vaca com prolapso na vagina associado a cistos ovarianos. Animais nervosos e inquietos. Distúrbios ovarianos de novilhas e animais jovens em geral. Artrites reumáticas. Excitação sexual incomum e inoportuna. Leucorreia. Cio precoce. Preparado homeopático de ação lenta. 3D, 30D, 1CH, 3CH, 6CH, 30CH, 60CH.
Atenção:
Loucura causada por excessos sexuais. Loucura durante a menopausa. Menstruação dolorosa, ardência nas mãos após o parto quando o útero não volta à posição normal.

Antídotos:
Helonias, Nux vomica, Pulsatilla, Platina.

Dinamizações:
30CH a 500C.

Outras Denominações:
Lilium.

Proximidades:
Cactu.

Lilium tigrinum

Autor: Dr. S. R. Phatak 

Obra:  Matéria Médica Concisa

Generalidades:
Manifesta sua ação principal sobre a CIRCULAÇÃO VENOSA; do coração e ÓRGÃOS FEMININOS; ovários e útero; e é útil para muitas condições reflexas dependentes de alguma condição patológica desses órgãos. Também afeta o reto, a bexiga e o lado esquerdo. Frequentemente indicado em mulheres solteiras. sensação de CHEIO, PESADO OU FORÇADO; no útero, ovários, coração etc. Flacidez utero-ovariana. Vagando, voando, dores de tiro ou abrindo e fechando dores; radiante; do ovário ao coração, à mama esquerda; nas pernas, etc. Dores nas costas; sobre os olhos; para occipital; dos mamilos até o peito; do coração à escápula esquerda. Dor em pequenos pontos. Pulsações; ebulições; gorgolejos e queimaduras. Tremores nervosos; no hipogástrio, na coluna, joelhos etc. Congestão venosa. Descargas acre. Nervoso; histérico. Desmaia em um quarto quente ou depois de ficar muito tempo em pé. Mulheres exaustas pelo excesso sexual. Sintomas de excitação sexual. Reumatismo. Sintomas mentais e uterinos e/ou cardíacos se alternam.

Mente:
Apressado. Nervoso. Mal humorada. Depressivo. Erótico. Atividade infrutífera. Desanimado. Disposto a amaldiçoar, atacar. Temor; de insanidade; sendo incurável. Deseja elegância. Sensação selvagem e louca. Inclinação para chorar; chora muito; é muito tímida e indiferente a qualquer coisa feita por ela. Insatisfeita com as próprias coisas; inveja dos outros. Demência por preocupações com negócios e excesso sexual; rasga o cabelo. Sente-se apressado, anda rápido, não sabe por quê. Quer falar, mas teme dizer qualquer coisa, para não dizer algo errado. Tem que se manter muito ocupado para reprimir o desejo sexual. Consolação pior. Senta-se sozinho e medita sobre problemas imaginários. Excitação sexual alternando com apreensão de idéias religiosas. Prefere a sociedade.

Cabeça:
Sensação selvagem na cabeça, como se ela fosse enlouquecer. Dor de cabeça em queimação; dependente de distúrbios uterinos, pior antes e depois da menstruação; melhor ao pôr do sol. Dor de cabeça no olho esquerdo até o vértice; com vertigens e efeitos visuais.

Olhos:
Sinta-se torcido; morder e queimar pior leitura. Olhar selvagem. Astigmatismo míope, tem que virar a cabeça para o lado para ver claramente. A dor nos olhos se estende até a cabeça. Músculos ciliares fracos.

Ouvidos:
Sons apressados no ouvido depois de ir para a cama.

Nariz:
Espirros; melhor dor na cabeça e nos olhos.

Boca:
Língua; revestido amarelado, branco em manchas. Gosto doce no fundo da boca; falta, melhor comer.

Garganta:
Pigarro de muco, com náusea constante.

Estômago:
Desejo de carne, ou de guloseimas azedas ou doces. Aversão ao café; ao pão. Fome; como se fosse da espinha. Com sede, antes de sintomas graves. Como um corpo duro rolando, apenas durante o dia. Vômito por deslocamento do útero.

Abdome:
A pele do abdome parece esticada e rígida. Dolorido, distendido; não pode suportar o peso das cobertas depois da menstruação. Sensação trêmula fraca estendendo-se ao ânus. Arrastamento pesado de todo o conteúdo abdominal, estendendo-se até os órgãos do tórax; deve apoiar o abdome; com disúria. Pressão no reto com desejo constante de evacuar melhor micção, pior em pé. Dores agudas melhor fricção suave, com mão quente. Diarréia matinal, depois de levantar, urgente, não pode esperar um momento; fezes; pequeno, frequente, com tenesmo. Disenteria pior mudança de vida em mulheres pletóricas. Dores agudas melhor dobrar. Tenesmo do reto e da bexiga. Pilhas; depois da entrega.

Urinário:
Pressão constante na bexiga; com vontade constante de urinar; com uma sensação de bola no reto. Urina; leitoso, escasso, quente. Se o desejo não for atendido; sensação de congestão no peito.

Fêmea:
Arrasto pesado ou pressão para fora na pelve, com disúria; como se todos os órgãos escapassem pela vagina; deve segurá-lo. Menstruação; cedo, escasso, escuro, coagulado, ofensivo. Flua apenas quando estiver se movendo. Dor no ovário (esquerda) nas coxas; ou abaixo do seio esquerdo. Leucorréia; fino, marrom, acre; manchas marrons, pior após a menstruação. Dores nevrálgicas no útero, não suporta a pressão das roupas. Prolapso ou anteversão do útero. Subinvolução. Desejo sexual aumentado; obsceno; deve manter-se ocupada. A partir de um rebite ou bola sob (esquerda) mamma. A partir de um corpo duro pressionando o reto e os ovários, melhor caminhar.

Respiratório:
Carga opressiva no peito; fome de ar; respira longa e profundamente. Como um nódulo no centro do peito subindo e descendo ao engolir vazio. Sufoca em uma sala quente ou lotada, teatro ou igreja.

Coração:
Sente-se agarrado; cheio a ponto de estourar; frio; fraco, por um fio. Angina pectoris, com dor no braço direito piorinclinada; deitado no lado direito; melhor fricção e
pressão. Palpitação. Pulso irregular, muito rápido. Pulsações por todo o corpo.

Lilium tigrinum

Autor: Rajan Sankaran

Obra: Texto baseado no livro The Soul of remedies de Rajan Sankaran. O Texto está diferente do original mas as idéias foram mantidas.

Informações gerais:
Lilium tigrinum (o Lírio Tigre) é um remédio do reino vegetal.

Miasma:
Pertence ao miasma sicótico.

Sensação:
O remédio tem duas partes: uma parte vegetal e uma parte animal. Enquanto a parte vegetal do remédio tem a ver com castidade, pureza e religiosidade, a parte animal tem a ver com sexualidade, com paixão.

Tema:
Um tema principal de Lilium tigrinum é o fervor religioso alternando com um aumento do desejo sexual. Curiosamente, seu nome também parece ter dois componentes: a planta (lírio) e o animal (tigre).

Mental/Emocional:
Esses dois lados do Lilium tigrinum estão em um grande desacordo entre ambos. Os pacientes são pessoas muito religiosas e consideram seu desejo sexual elevado como algo pecaminoso. Eles, portanto, tentam reprimir o desejo mantendo-se ocupados o tempo todo. Para se manterem o mais ocupados possível, assumem várias tarefas ao mesmo tempo e são apressados em seu trabalho. Um sintoma característico do Lilium tigrinum é: Inquieto, deve manter-se ocupado para reprimir o desejo sexual.O desejo sexual também pode ser estendido para significar satisfação sensual de qualquer tipo. A situação de Lilium tigrinum é de tremenda ortodoxia religiosa, como pode ser o caso de um mosteiro religioso. Aqui, qualquer prazer ou diversão, qualquer satisfação ou prazer sensual e, definitivamente, qualquer ideia sexual será considerada pecaminosa. Há uma repressão pesada e constante da sexualidade e da sensualidade em qualquer forma. Mas, às vezes, esse lado sexual e sensual reprimido assume e domina o lado ortodoxo e religioso, deixando a pessoa completamente nas mãos daquela parte dela que sempre considerou pecaminosa e tentou reprimir. O paciente desenvolve uma tremenda ansiedade sobre a salvação, um tremendo desespero religioso. Ele acredita que será pecado desfrutar de qualquer coisa que seja sensual e que, se o fizer, não haverá salvação para ele. Fica com medo de que algo ruim aconteça por causa do que ele fez de errado. Por isso, podem ter o medo instintivo de que algo terrível aconteça; eles quase podem profetizar que serão afligidos por alguma doença terrível ou que algum acidente ocorrerá. Então, sempre que o lado sexual, sensual toma conta, eles tentam reprimi-lo mantendo-se muito ocupados com muito trabalho. São incapazes de integrar esses dois lados de sua personalidade.

Físico:
Eles são agravados pelo calor e são melhores ao ar livre e fresco.

Rubricas:
● Desespero, religioso, alternando com excitação sexual.
● Concentração difícil, sensação de loucura no topo da cabeça,
● sensação de loucura na cabeça, com confusão de ideias.
● Medo, obliquidade moral alternando com excitação sexual.
● Divertimento, avesso a.
● Duvidoso do bem-estar da alma.
● Medo, aconteça, algo acontecerá.
● Medo, doença de, iminente.
● Pressa, na ocupação, deseja fazer várias coisas ao mesmo tempo.
● A ocupação melhora.
● Afeições religiosas alternando com excitação sexual. Phatak
● Auto-tortura.
● Atividade infrutífera.
● Aversão à diversão.

Lilium tigrinum

(Lírio- tigrino)

Autor: Sr Nilo Cairo

Obra:  Guia de Medicina Homeopática

Sinonímia:
Lilium. Pertence às Liliacese. Remédio uterino, com profunda depressão, uma sensação de saída do útero. Congestão do útero; leucorréia; deslocamento uterino, queda da matriz, tumores fibrosos do útero, sensação de peso e repuxamento para baixo na região uterina, quando, depois do parto, o útero não voltou ainda à sua posição e tamanho naturais. Melancolia da gravidez. Ovarite. Ere-tismo cardíaco. Melancolia com lágrimas incontidas. Regras se estabelecem quando anda, cessam quando pára de andar. Agitação constante. Astigmatismo miópico. Presbiopia. Desordens cardíacas puramente nervosas, devidas a perturbações uterinas. Mania religiosa.

Ponto de Weíhe:
Combinação dos pontos de Cuprum e Sépia

Antídotos:
Helonias, Nux, Puls. e Platina.

Dose:
3.ª à 30.ª 60.ª 100.ª 200.ª e 500.ª

logo-naturoergos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar Artigos
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar por Autor

Veja mais Artigos