Phatak
Cimicifuga
Autor: Dr. S. R. Phatak
Obra: Matéria Médica Concisa
Também procurar em Actea racemosa que é o outro nome de Cimicifuga
Generalidades:
Este remédio tem uma ampla ação nos nervos e músculos. Causa depressão mental com espíritos deprimidos; e exaustão junto com hipersensibilidade esp. Para dor. É um ótimo remédio feminino. Mulheres gordinhas, delicadas, sensíveis, nervosas, frias, que se queixam de fortes dores nas costas, pescoço, aqui e ali; muitas das queixas dependem da irritação útero-ovariana. Sensação de enjoo geral, com exaustão. Muitos dos sintomas são irregulares, mutáveis ou alternam-se em grupos; alternância de efeitos físicos e mentais. Sintomas mentais e reumáticos alternados. As dores são violentas, doloridas, disparadas, vagam aqui e ali, como choques; com gritos, desmaios etc.; vá para cima ou de um lado para o outro no pescoço; sobre a garganta; de ovário a ovário. A barriga dos músculos parece machucada, dolorida, dolorida. Tremores, espasmos em vários órgãos ou na parte deitada. Dores compressivas. Convulsões histéricas e epilépticas no momento da menstruação. Espasmos clônicos e tônicos alternados. Dolorido e sensível ao longo do trato da dor. Tremendo nervoso. Dado antes do termo; facilita o trabalho de parto, cura os enjôos da gravidez, previne as dores posteriores. Também garantiu nascimentos vivos, em mulheres que anteriormente deram à luz apenas crianças mortas sem qualquer causa descoberta. (deve ser administrado em doses diárias em baixa potência 1x dois meses antes do termo). Mialgia. Ovaralgia. Lumbago. Espasmos de febre cerebrospinal. Gripe. Coréia; na puberdade; com menstruação atrasada; cardíaco. Efeitos nocivos da ansiedade; susto, amor desapontado; excesso de esforço; falhas de negócios; ter filhos. Crianças durante a dentição.
Melhora:
Envoltórios quentes. Ar livre. Pressão. Comendo. Movimento continuado. Agarrando as coisas.
Piora:
Menstruação; suprimido. Durante o trabalho de parto. Emoções. Álcool. Noite. Mudança de clima. Calor e frio. Sentado. Puberdade e clímax. Movimento.
Ar úmido e frio. Vinho. Rascunho.
Mente:
Desejo de vagar de um lugar para outro. Melancólico. Agitação. Nervoso, inquieto, excitável e espasmódico. Irritável, a menor coisa que dá errado a deixa louca. Deprimido e falante; com mudança constante de assuntos. Suspeito. Pressentimentos sombrios; de morte; de insanidade, de mal iminente, etc. Acha que está ficando louca. Sente-se fraco no epigástrio ao encontrar um amigo. Medo de andar em carruagem fechada. Medos, os da casa vão matá-lo. Medo mortal de ratos. Visão de ratos, camundongos, várias cores e formas. Mania; antes da menstruação; alcoólico; tenta se machucar; puerperal; após o desaparecimento das nevralgias. Vontade fraca. Não se interessa pelo trabalho doméstico. Indiferente.
Desanimado, parece sentir-se sob uma pesada nuvem negra. Suspeito; não tomaria remédio. Senta-se e lamenta-se, em grande tristeza; quando questionado começa a chorar. Os sintomas mentais melhoram com diarreia ou menstruação; piora após o reumatismo.
Cabeça:
Ondulação ou sensação selvagem no cérebro. Cabeça retraída (meningite). Dores latejantes, após preocupação mental, excesso de estudo ou de doença uterina reflexa, melhor ao ar livre. Cabeça ou cérebro, parece muito grande. Sensação de abertura e fechamento no cérebro. Vertex sente como se fosse voar, pior subindo as escadas, ou como se se abrisse e deixasse entrar ar frio, como se ar frio estivesse soprando sobre o cérebro, ou calor. Sensação de um golpe ou como se um raio tivesse sido disparado do occipital ao vértice até os olhos. (esquerda). Dor de cabeça dos alunos.
Olhos:
Dor intensa nos globos oculares ou atrás deles, melhor pressão pior movimento menor. Dor dos olhos ao vértice. Os olhos parecem grandes; olhar selvagem para dentro. Vê flashes vermelhos com bordas escuras. Não tolera luz artificial. Como se uma agulha penetrasse nos globos oculares, pior fechando os olhos. Neuralgia ciliar.
Ouvidos:
Zumbido. Sensível ao menor ruído; com dores de parto espasmódicas. Ruídos violentos no ouvido com surdez.
Nariz:
Sensível ao ar frio; cada inalação parece trazer o ar frio em contato com o cérebro.
Face:
Pálido, quente. Neuralgia afetando os ossos malares, melhor à noite, reaparece no dia seguinte. Testa fria. Manchas faciais em mulheres jovens. Testa sente frio. Expressão de medo selvagem.
Boca:
Saliva espessa Sabor acobreado. Aspira muco viscoso com gosto de cobre. Tremor de língua. Muco espesso nos dentes. Não consegue falar uma palavra, embora tente. A língua e a boca estão quentes. Língua inchada.
Garganta:
Queimando. Tireóide dói antes da menstruação.
Estômago:
Náusea de manhã; de gravidez, do alcoolismo; sentida nos intestinos; pior pressão na coluna e região cervical. Vomita substância verde, geme, delira e pressiona a cabeça com ambas as mãos para alívio. Afundando no epigástrio; ao encontrar um amigo. Eructações; com náuseas, vômitos e dor de cabeça (mulheres).
Abdômen:
Colica mel. Dobrando do bancos duplos e fezes posteriores. Frequente banquinhos finos e escuros ofensivas. Diarreia matinaldas crianças. – Dores agudas no hipogástrio. Diarreia e constipação alternativas.
Urinário:
Urina clara profusa; causando fraqueza; com areia amarela. Nervosismo.
Feminino:
Menstruação; profuso, escuro, coagulado, escasso, com dor nas costas, nervosismo; tempo e quantidade irregulares; mais fluxo, mais dor. Grande debilidade entre a menstruação. Neuralgia do ovário; dor na pelve, do ovário ao ovário, ou vai para cima ou para baixo ao longo das coxas. Menstruação suprimida; deemoções, defrio. Espasmos histérico repilepticos no momento da menstruação. Atonia uterina. Pressões mamária como se estivesse com dor. Mania. Queimando em mamas. Dores lentas do parto com arrepios nervosos. Intolerável após dores agg. nas virilhas. Leucorreia; com uma sensação de peso no útero. Neuralgia cardíaca inparturição. Dores inframamárias agg. lado esquerdo. Lochia suprimido porfrio ou emoções. Nervoso, ao tossir e urinar.Estremece.
Respiratório:
Cócegas, curto, seco, tosse constante. à noite, falando. Pontos afiados no peito esquerdo, movimento estorquindo gritos. Pleurodinia. Tosse nervosa.
Coração:
Dolorido; Inchou; ou ampliado asif. Coração dolorido em forma de agulha. Angina de peito a dor se espalha por todo o peito até as costas e desce pelo braço esquerdo, que parece dormente e como se estivesse preso ao lado. A ação do coração cessa repentinamente a asfixia iminente. Pulso fraco, irregular, trêmulo; cai a cada 3ª ou 4ª batida.
Pescoço e costas:
Dor no pescoço, joga a cabeça para trás. Torcicolo, dor agg.movendo as mãos. Pescoço retraído. Coluna vertebral, cervical e dorsal superior muito sensível. pressão, que cause nausea e vomitando. Dor de todos os músculos. Pescoço e costas contraídos rígidos. Dor no ângulo da escápula esquerda. Dor lombar pulsante intensa, através dos quadris e nas coxas.
Extremidades:
Sensação de desconforto e inquietação nos membros. Braço esquerdo parece estar preso ao lado; movimento irregular constante do braço esquerdo (Coreia). As mãos tremem durante a escrita. Cãibras nos membros; incalves. Tendão de achillis rígido e contraído. Solas com coceira. Suor frio nas mãos e pés. Alternância de sintomas reumáticos e mentais. Pernas tremulas, mal consegue andar. Dormênciados membros.
Sono:
Comatoso; como se estivesse bêbado. Insônia. Dorme; com os braços acima da cabeça.
Relacionado:
– Bap; Caul; Gel; Ign; Pul..