Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Início » Cimicífuga

Cimicífuga

Phatak

Cimifuga

Autor: Sr Phatak 

Obra:  Matéria Médica Concisa

Generalidades:
Este remédio tem uma ampla ação nos nervos e músculos. Causa depressão mental com espíritos deprimidos; e exaustão junto com hipersensibilidade esp. Para dor. É um ótimo remédio feminino. Mulheres gordinhas, delicadas, sensíveis, nervosas, frias, que se queixam de fortes dores nas costas, pescoço, aqui e ali; muitas das queixas dependem da irritação útero-ovariana. Sensação de enjoo geral, com exaustão. Muitos dos sintomas são irregulares, mutáveis ou alternam-se em grupos; alternância de efeitos físicos e mentais. Sintomas mentais e reumáticos alternados. As dores são violentas, doloridas, disparadas, vagam aqui e ali, como choques; com gritos, desmaios etc.; vá para cima ou de um lado para o outro no pescoço; sobre a garganta; de ovário a ovário. A barriga dos músculos parece machucada, dolorida, dolorida. Tremores, espasmos em vários órgãos ou na parte deitada. Dores compressivas. Convulsões histéricas e epilépticas no momento da menstruação. Espasmos clônicos e tônicos alternados. Dolorido e sensível ao longo do trato da dor. Tremendo nervoso. Dado antes do termo; facilita o trabalho de parto, cura os enjôos da gravidez, previne as dores posteriores. Também garantiu nascimentos vivos, em mulheres que anteriormente deram à luz apenas crianças mortas sem qualquer causa descoberta. (deve ser administrado em doses diárias em baixa potência 1x dois meses antes do termo). Mialgia. Ovaralgia. Lumbago. Espasmos de febre cerebrospinal. Gripe. Coréia; na puberdade; com menstruação atrasada; cardíaco. Efeitos nocivos da ansiedade; susto, amor desapontado; excesso de esforço; falhas de negócios; ter filhos. Crianças durante a dentição.

Melhora:
Envoltórios quentes. Ar livre. Pressão. Comendo. Movimento continuado. Agarrando as coisas.

Piora:
Menstruação; suprimido. Durante o trabalho de parto. Emoções. Álcool. Noite. Mudança de clima. Calor e frio. Sentado. Puberdade e clímax. Movimento.
Ar úmido e frio. Vinho. Rascunho.

Mente:
Desejo de vagar de um lugar para outro. Melancólico. Agitação. Nervoso, inquieto, excitável e espasmódico. Irritável, a menor coisa que dá errado a deixa louca. Deprimido e falante; com mudança constante de assuntos. Suspeito. Pressentimentos sombrios; de morte; de insanidade, de mal iminente, etc. Acha que está ficando louca. Sente-se fraco no epigástrio ao encontrar um amigo. Medo de andar em carruagem fechada. Medos, os da casa vão matá-lo. Medo mortal de ratos. Visão de ratos, camundongos, várias cores e formas. Mania; antes da menstruação; alcoólico; tenta se machucar; puerperal; após o desaparecimento das nevralgias. Vontade fraca. Não se interessa pelo trabalho doméstico. Indiferente. 
Desanimado, parece sentir-se sob uma pesada nuvem negra. Suspeito; não tomaria remédio. Senta-se e lamenta-se, em grande tristeza; quando questionado começa a chorar. Os sintomas mentais melhoram com diarreia ou menstruação; piora após o reumatismo.

Cabeça:
Ondulação ou sensação selvagem no cérebro. Cabeça retraída (meningite). Dores latejantes, após preocupação mental, excesso de estudo ou de doença uterina reflexa, melhor ao ar livre. Cabeça ou cérebro, parece muito grande. Sensação de abertura e fechamento no cérebro. Vertex sente como se fosse voar, pior subindo as escadas, ou como se se abrisse e deixasse entrar ar frio, como se ar frio estivesse soprando sobre o cérebro, ou calor. Sensação de um golpe ou como se um raio tivesse sido disparado do occipital ao vértice até os olhos. (esquerda). Dor de cabeça dos alunos.

Olhos:
Dor intensa nos globos oculares ou atrás deles, melhor pressão pior movimento menor. Dor dos olhos ao vértice. Os olhos parecem grandes; olhar selvagem para dentro. Vê flashes vermelhos com bordas escuras. Não tolera luz artificial. Como se uma agulha penetrasse nos globos oculares, pior fechando os olhos. Neuralgia ciliar.

Ouvidos:
Zumbido. Sensível ao menor ruído; com dores de parto espasmódicas. Ruídos violentos no ouvido com surdez.

Nariz:
Sensível ao ar frio; cada inalação parece trazer o ar frio em contato com o cérebro.

Face:
Pálido, quente. Neuralgia afetando os ossos malares, melhor à noite, reaparece no dia seguinte. Testa fria. Manchas faciais em mulheres jovens. Testa sente frio. Expressão de medo selvagem.

Boca:
Saliva espessa Sabor acobreado. Aspira muco viscoso com gosto de cobre. Tremor de língua. Muco espesso nos dentes. Não consegue falar uma palavra, embora tente. A língua e a boca estão quentes. Língua inchada.

Garganta:
Queimando. Tireóide dói antes da menstruação.

Estômago:
Náusea de manhã; de gravidez, do alcoolismo; sentida nos intestinos; pior pressão na coluna e região cervical. Vomita substância verde, geme, delira e pressiona a cabeça com ambas as mãos para alívio. Afundando no epigástrio; ao encontrar um amigo. Eructações; com náuseas, vômitos e dor de cabeça (mulheres).

logo-naturoergos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar Artigos
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar por Autor

Veja mais Artigos