Casali
Natrum salycilicum
Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte
Livro: Acologia de Altas Diluições
A preparação básica é feita com o salicilato de sódio cujos efeitos tóxicos causam zumbido nos ouvidos, vertigem, azia estomacal, albuminuria.
Palavra chave:
Vertigem, surdez súbita, convalescença, pós-gripe.
Patogenesia
Sinais Funcionais:
Distúrbios do ouvido interno com surdez, zumbidos e vertigem. Dores ósseas ou periósteas. Sonolência, lentidão, prostração.
Indicações
Quadros Comuns:
A) Olhos – Hemorragia na retina, retinite.
B) Ouvido – Audição diminuída, zumbidos e vertigem (5 a 9CH). C)Astenia – Prostração, indolência, sonolência após períodos de gripe e outros estados infecciosos (5 a 9CH).
Quadros Específicos:
Vertigens, após gripes, estrabismo divergente, surdez, dores ósseas, zumbido do ouvido. Ilusão dos objetos moverem à direita.
Atenção:
Ouvido com zumbido/zoando.
Proximidades:
Chininum sulphuricum, Scutellaria, Lobelia purpurascens, China, Pyrus malus.
Phatak
Natrum salycilicum
Autor: Dr. S. R. Phatak
Obra: Matéria Médica Concisa
Generalidades:
Produz efeito marcante no ouvido interno; com vertigem, surdez, ruídos nos ouvidos com perda da condução óssea; portanto, é útil na doença de Ménière. Vertigem quando os objetos parecem se mover para a direita; pior ao se levantar da mentira. Temperatura abaixo do normal com pulsolento. Prostração após gripe.
Nilo Cairo
Natrum salycilicum
(Salícilato de sódio)
Autor: Sr Nilo Cairo
Obra: Guia de Medicina Homeopática
Remédio da vertigem de Meniére. Um dos melhores remédios para a prostração muscular da convalescença da influenza. Estrabismo divergente. Surdez súbita com vertigem; surdez das crianças devida à meningite cérebroespinhal. Edema. Urticária.
Dose:
3.ª trit.