Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Início » Niccolum

Niccolum

Casali

Niccolum

Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte

Livro:  Acologia de Altas Diluições

A preparação básica é feita com o metal “níquel”, por trituração.

Palavra chave:
Enxaqueca esquerda, dispepsia, astenia.

Patogenesia
Sinais Funcionais:
Depressão mental com insônia e astenia. Dispepsia nervosa. Acessos de tosse paroxística. Dor de cabeça. Dor nas vértebras e nas articulações do maxilar. Inflamação da mucosa da faringe e das amídalas. Soluço, pruridos, leucorreia.

Sinais de Exaltação
Sensações: 
Queimadura nos olhos, fraqueza (vazio) no estômago, peso nas mãos, pés pesados, sufocação na garganta, objetos aumentados.

Generalidades
Agrava: 
Cada 14 dias, pela manhã.

Melhora: 
Ao anoitecer.

Indicações
Quadros Comuns:
A) Depressão Mental (12 a 30CH) – Astenia, principalmente de manhã, irritabilidade por contradição, melhorando ao ar livre e após alimentar-se. Após esforço mental e com: tendência a chorar, dor de cabeça, sensação de mão ou pé pesado, insônia, prurido geral (com destaque no pescoço), dispepsia, dores artríticas, inflamações (faringe e amídala).
B) Dispepsia e Cefaleia (6 a 30CH) – Indigestões por estados nervosos depressivos (mentais), com: prisão de ventre, (por trabalho mental) dores de cabeça frequentes (por astenopia hemicraniana, lado esquerdo, pior de manhã até 12 h).
Dispepsia: geralmente acompanhada por:
1) insônia e agitação física noturna,
2) diarreia causada por leite,
3) flatulência,
4) lentidão pela manhã,
5) soluços
6) prurido geral (acentuado no pescoço),
7) sensação de queimação nos olhos,
8) fraqueza com estômago vazio e prisão de ventre. É possível o quadro repetir a cada 14 dias. Piora em local quente e com fome, com distúrbios na vista.
C) Distúrbios Diversos
– Dores nas articulações do maxilar dificultando abrir a boca (5 a 9CH).
– Dores nas vértebras (principalmente cervicais) acompanhadas de estalos quando move a cabeça (6 a 9CH).
– Inflamação da faringe e amídala (principalmente do lado direito) com ou sem cãibras no maxilar (4 ou 5CH).
– Crises de tosse paroxística causando dor de cabeça (5 ou 6CH).
– Soluços frequentes (ao tossir segura as têmporas). Ao tossir apoia o braço na perna. Estalo nas vértebras ao movimentar a cabeça.

Dinamizações:
3D, 6D, 12D, 4 a 9CH, 12CH, 30CH.

Atenção:
Dor no maxilar. Depressão. Inflamação das amídalas.

Proximidades:
Gingko biloba, Kali phosphoricum, Zincum, Anacardium, Hyoscyamus, Selenium, Sepia, Hydrastis, Natrum carbonicum.

Niccolum

Autor: Dr. S. R. Phatak 

Obra:  Matéria Médica Concisa

Generalidades:
O níquel é um remédio para dores de cabeça nervosas periódicas; com astenopia, digestão fraca, constipação; de pessoas literárias debilitadas. Deve sentar-se e segurar a cabeça com as mãos ou colocar os braços nas coxas ao tossir; pior noite. Soluço violento; com sede. A criança deve ser mantida erguida durante a tosse, caso contrário ela seria acometida por espasmos.

Piora:
Periodicamente; a cada duas semanas; anual.

Niccolum

Autor: Rajan Sankaran

Obra: Texto baseado no livro The Soul of remedies de Rajan Sankaran. O Texto está diferente do original mas as idéias foram mantidas

Informações gerais:
Niccolum pertence à primeira linha de metais da Tabela Periódica, junto com manganês, ferro, cobalto, cobre e zinco. Os remédios dessa linha (ou período) têm muito a ver com ataque e defesa, e também com desempenho, mas em um grau muito menor do que os metais pesados.

Sensação:
Também comum a todos eles é a sensação de ter cometido um crime e o tema dos policiais.

Comparações:
Niccolum está no mesmo grupo de Platinum e Palladium e compartilha com esses dois as qualidades de egoísmo e superioridade. Quando os dois fatores de ataque e defesa se combinam com a superioridade, surge o sentimento de que ele é superior aos outros e deve vir em seu socorro e defesa. Na prova dos pacientes de Niccolum, a forte necessidade de lutar pelos outros e de proteger os outros do mal, de elementos antissociais, de lutar como o policial ou defensor da comunidade. O senso de dever e ego são exibidos em Niccolum. Eles estão dispostos a contradizer, mas são eles próprios intolerantes à contradição. Eles são anti-autoridade, pessoas autoconfiantes e têm uma certa dureza sobre eles.

Mental/Emocional:
Durante a prova de Niccolum, surgiu um tema recorrente sobre os policiais, especialmente a necessidade de todos nos tornarmos como policiais e proteger os interesses dos setores mais fracos da sociedade. Em outra prova com Niccolum, houve relato de um sonho em que o provador ( voluntário que estava fazendo a experimentação de Niccolum ) estava andando de táxi e percebeu que o motorista manipulou o taxímetro de tal forma que ele está indo rápido demais. Quando foi apontado o erro, ele corrigiu, mas houve a sensação que esse homem poderia fazer o mesmo com o próximo passageiro e, portanto, meu dever é levá-lo à polícia. O carro foi parado na delegacia e foi pedido ao policial que o prenda. O policial dá uma corda ao queixante e pede para que o taxista seja dominado e que suas mãos amarradas. O experimentador sabe que envolve risco e alguma violência, mas sente que deve fazê-lo. Isso simboliza o sentimento de Niccolum que cada um de nós tem de desenvolver essa qualidade de ser vigilante e de lutar contra ladrões e malfeitores. Em suma, Niccolum sente que deve adquirir as qualidades de um policial.

Físico:
• Cabeça, peso pela manhã após acordar, melhora ao levantar.
• Dores agudas, nevrálgicas e agudas que irradiam de um ponto e são provocadas pelo toque.

Rubricas:
• Contradição, intolerante de.
• Contradizer, disposição para.
• Malicioso.
• Briguento.
• Loquacidade.
• Sonhos
• Partes do corpo – dentes caindo.
• Queda de altura.
• Lutas.
• Querelas.

Niccolum

(Níquel)

Autor: Sr Nilo Cairo

Obra:  Guia de Medicina Homeopática

Sinonímia:
Niccolum metallicum. Dores de cabeça, de fundo nervoso, periodicamente. Catarro nasal com vermelhidão e inflamação da ponta do nariz. Garganta muito dolorosa do lado direito. Dolorida ao leve tocar, externamente. Estômago dolorido, sem desejo de alimentar-se. Gastralgia aguda com dores estendendo-se até a espádua. Vazio gástrico sem fome. Sede e soluços frequentes. Hemicrania esquerda que passa para o lado direito. Regras tardias, com debilidade e ardência nos olhos. Precisa segurar as têmporas quando tosse. Rouquidão. Tosse seca que obriga a apoiar os braços sobre as coxas, enquanto tosse. Diarreia pelo leite. Piora de duas em duas semanas. Estalos nas vértebras quando mexe a cabeça.

Ponto de Weihe:
Em cima da auréola do bico do peito direito.

Dose:
3.ªx trit., 5.% 12.’, 30.ª e D3, D6 e D12 em tabletes coloidais.

Niccolum

Autor: Jan Scholten

Obra: Homeopathy and Minerals

O Texto está modificado, diferente do original, mas com as idéias mantidas.

Introdução: Niccolum tem forte senso de consciência, que se manifesta na ilusão de que cometeram um crime. Vithoulkas (1990, p. 206) menciona o sintoma físico típico de pedras nos rins, que parecem ervilhas cobertas por um fungo branco.

Arrumado, decente e restrito: A conduta deles é muito correta e restrita, pois sentem que devem controlar suas emoções. Mantêm-se distantes e parecem pessoas frias e racionais. A razão governa sobre as emoções, e seu aspecto frequentemente é digno e aristocrático.

Emoções suprimidas: Eles suprimem suas emoções, particularmente a agressividade, mas também outros sentimentos “negativos”, como os sexuais. Só permitem que emoções “decentes” sejam mostradas.

Perda de contato com as emoções: suas emoções começam a ter uma vida própria, emergindo na superfície em momentos estranhos e inesperados. Isso faz com que as pessoas que necessitam de Niccolum se sintam desconfortáveis, pois não entendem o que está acontecendo e não sabem como reagir.

Essência: A ideia de que não podem estar zangados ou tristes, a ponto de não mais entenderem suas próprias emoções.

Mente: Eles acreditam que não devem mostrar qualquer emoção forte, como cólera ou tristeza, pois isso pode magoar outras pessoas. Pensam que os outros não apreciarão suas emoções e, portanto, não os apreciarão como um todo. “Se você brigar, eu não te amo.” Assim, começam a esconder suas emoções. Como não se permitem sentir nada, deixam de perceber seus sentimentos. Eventualmente, não sabem mais o que estão sentindo, tornando-se confusos sobre o que está acontecendo com eles. No entanto, ainda sentem suas emoções, ao contrário de Plumbum, que não sente mais. Niccolum não sabe mais de onde vêm essas emoções. O corte com suas emoções é simbolicamente expresso na patogenesia: sonham que os dedos ou a cabeça são cortados.

Eles também têm um grande desejo de viver de acordo com o dever de serem legais e amáveis. Isso os torna perfeccionistas. Sentem que precisam fazer tudo corretamente para serem amados. Nesse aspecto, se parecem muito com Vanadium e Manganum. No entanto, Vanadium não é tão bem-sucedido e fracassa muito mais, enquanto Manganum é mais cálido e amistoso, em comparação com Niccolum, que é mais frio e racional.

São trabalhadores dedicados, com muitas ambições, exagerando no trabalho.

A outra face dessa ambição é a grande dúvida sobre si mesmos. Duvidam de sua capacidade de realizar algo. Pensam que não têm valor e não ousam se defender, daí o sonho com a queda dos dentes. Inclusive, podem desenvolver a ideia de que são culpados e estão sendo perseguidos.

Gostam de companhia e de serem apreciados, mas não fazem contato facilmente com outras pessoas. Sentem que não merecem ser gostados se não forem perfeitos. Também têm medo de serem abandonados, pois não conseguem alcançar um determinado patamar. A supressão de todas as emoções leva-os a se retraírem, preferindo morar em um mundo de fantasia.

No geral, são muito refinados e uma companhia agradável. No entanto, são muito inquietos internamente.

Consulte seu medicamento

em nossa farmacias parceiras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar Artigos
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar por Autor

Veja mais Artigos