Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Início » Abrotanum

Abrotanum

Casali

Abrotanum

Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte

Livro:  Acologia de Altas Diluições

A preparação básica é feita da planta “artemísia”, família Compositae.

Palavras chave:
Indigestibilidade orgânica e mental (dificuldade de aceitar a existência). Depressão crônica.

Patogenesia
Sinais funcionais:
Distúrbios da nutrição com astenia e perda de peso. Inflamação do peritônio ou das articulações (membranaserosa). Dores com reumatismo.

Sinais de exaltação:
Sensações de flutuar na água, cérebro estar amolecendo (e está muito pesado), intestinos estarem afundando, estômago dependurado (ou nadando em água), ouve vozes, paralisia nos braços e pernas, zumbido nos ouvidos (como som de vento saindo), esfoladura ao respirar.

Sinais subconscientes:
Medos sem razões. Medo ao acordar.

Sinais mentais:
Dificuldade de pensar (como se estivesse esgotado). Depressão mental.

Sinais existenciais:
Dificuldade de aceitar a existência.

Sinais comportamentais:
Fala apaixonadamente. Comporta-se como loquaz, aflita, vingativa, violenta, silenciosa, desajeitada (os objetos caem das mãos). Indolência física. Assusta facilmente ao acordar do sonho. Taciturna (calada e triste). Aversão ao exercício físico. Rabugenta. Pode ser cruel, desumana, maldosa, alegre, bem-humorada, exultante. Irritável, rancorosa, ansiosa, impaciente, inquieta.

Sinais gerais:
Fica fatigada facilmente (conversando). Sonhos ansiosos (com cachorro louco). Dificuldade de assimilar a realidade da própria existência.

Sinais físicos:
Fraqueza no pescoço (e sente a cabeça pesada). Abdome distendido. Secreção no umbigo. Apetite intenso mas com emagrecimento. Articulações com dores e inchadas (dores reumáticas). Artrites. Contrações dolorosas nos músculos de todo o corpo. Defeca pouco por vez. Diarreia à noite. Dor no pulso e no tornozelo. Dor ardente no estômago (com contrações) à noite e no ovário esquerdo. Emagrecimento (destaque das pernas) apesar de comer bem. Frieira nos pés (com muito prurido). Fezes com alimentos sem digerir (indício de má digestão). Flatulência, gota nas articulações e juntas, constipação do intestino reto, reumatismo, supuração umbilical, anemia, supressões, furúnculos. Olhos fracos, olheira, rosto pálido e com cravos. Umidade no umbigo. Endurecimentos no peritônio.

Generalidades:
Agrava : 
Com ar frio e após supressão das secreções.

Melhora:
Pelo movimento

Perfil (Criança):
Irritada, violenta, cruel, mau humor, ressentida, assustadiça, loquaz. Criança difícil de lidar. Come bem mas não engorda. Desnutrida, pele solta, magreza, diarreia crônica (com fragmentos indigestos). Dificuldade de compreender e administrar suas briguinhas, suas vontades, suas maldades. Dermatites, furúnculos, impetigos, como meio de expurgo e supuração. No fundo o perfil é de “indigestibilidade orgânica e mental”. O corpo delas tem dificuldade de absorver a vida que vive nelas.

Indicações: 
Quadros comuns:  
a) Peritonite aguda principalmente de pessoas tuberculosas (4CH a 6CH).
b) Enterite (com diarreia crônica ou alterna diarreia com prisão de ventre) (4CH a 6CH).
c) Emagrecimento progressivo das coxas e pernas, provocando o enfraquecimento do pescoço (5CH a 12CH).
d) Reumatismo com dores crônicas e emagrecimento (4CH a 9CH). Pode atingir o coração e a espinha.

Distúrbios gerais:
Emagrecimento de crianças descendentes de tuberculosos. Rosto com tumor formado por vários vasos sanguíneos que se aglomeram. Pele enrugada, muito apetite associado a muita magreza (3CH a 30CH).

Atenção:
Muito recomendado nos quadros:
1) Fraqueza principalmente das pernas, pés, tornozelos.
2) Reumatismo após supressão de diarreia.
3) Magreza por má absorção.
4) Inflamação da pleura com exsudações.
5) Quando melhora o reumatismo, piora as hemorroidas.
6) Nas fraquezas pós-gripe.

Outras denominações:
Artemisia abrotanum.

Abrotanum

Autor: Dr. S.R. Phatak 

Obra:  Matéria Médica Concisa

Generalidades:
Afeta os nervos, causando dormência, fraqueza, tremores e condições paréticas. É o remédio para o marasmo em crianças quando a nutrição é afetada. Apesar do bom apetite, as crianças emagrecem, especialmente nos membros inferiores. Causa verdadeira condição metastática. Reumatismo, ocorre após diarreia verificada. A gota recua e outros problemas se seguem. Tem tendência exsudativa. A exsudação pode ocorrer, como uma condição metastática ou não, na pleura, articulações etc. Também causa condições alternadas, uma condição doente desaparece e outra aparece, por exemplo, pilhas alternadas com reumatismo. É adequado para recém nascidos, ou crianças especialmente meninos, que sofrem de hidrocele, epistaxe, remove a fraqueza, permanecendo após a gripe. Escorrimento de sangue e umidade no recém-nascido, do umbigo. Vômitos de grandes quantidades de fluido ofensivo. Efeitos, permanecendo após a operação no peito.

Piora:
Ar frio, molhado. Secreções verificadas, esp. diarreia. Noite. Nevoeiro.

Melhora:
Fezes soltas. Movimento.

Mente:
Grande ansiedade e depressão. Crianças em marasmo, quando a nutrição é afetada. Pensar difícil; perda de compreensão. Desumano, gostaria de fazer algo mau, cruel.

Cabeça:
Não consegue manter a cabeça erguida, por conta da fraqueza do pescoço. O cérebro sente-se cansado, após a conversa ou esforço mental. Veias distendidas na testa.

Olho:
Anéis azuis, ao redor dos olhos. Oco.

Nariz:
Sangra em meninos.

Rosto:
Seco, frio, enrugado, como se velho, em marasmo. Acne, com emagrecimento. Angioma da face. Olhos pálidos e ocos.

Estômago:
A emaciação progride, com bom apetite. Os alimentos passam despercebidos. Desejo de pão, fervido no leite. Cortando, roendo, queimando dores, no estômago, à noite em gastralgia. Sente, como se o estômago estivesse nadando na água, com frieza.

Abdome:
Nódulos duros são sentidos em diferentes partes do abdome. Está inchado. Peritonite tuberculosa. Sensação de fraqueza e afundamento nas entranhas. Hemorróidas, salientes, com queimação do toque. Desejo frequente de fezes, mas apenas um pouco de sangue passou.

Masculino:
Hidrocele de crianças.

Feminino:
Dor no ovário esquerdo. Menstruação suprimida. Órgãos respiratórios. Tosse seca, após diarreia. A sensação de pressão permanece, após a pleurisia, no lado afetado, impedindo a respiração livre.

Pescoço e Costas:
Dor súbita nas costas com piora a noite,  melhora com movimento. Dor no sacro, devido a hemorróidas. Costas fracas, com dor no ovário.

Extremidades:
Dor nos ombros, braços, punhos e tornozelos. Pernas muito magras. Frio, espinhoso, dormente, dedos das mãos e dos pés. Incapacidade de mover os membros, devido ao reumatismo. Contração dos membros, de cãibras ou cólicas posteriores.

Pele:
Solto e flácido. A pele torna-se arroxeada, após a supressão das erupções. Coceira frieiras. Segue bem Acon e Bry em pleurisia.

Relacionado:
Ágar, Queixo, LED, Nux-v.

Abrotanum

Autor: Sr Nilo Cairo

Obra:  Guia de Medicina Homeopática

Sinonímia: 
Artemisia abrotanurn. Botanicamente pertence às Compositae Marasmo infantil, com hereditariedade tuberculosa ou tuberculose desenvolvida, e notável emagrecimento, especialmente das pernas. Peritonite tuberculosa. Fraqueza geral, febre hética; pernas atrofiadas e fracas; alimenta-se bem, mas emagrece cada vez mais. Fraqueza depois da influenza. Alternância de diarreia com prisão de ventre. Paresia e emaciação dos membros. Face encarquilhada de velho, com olheiras azuladas. Pele flácida e enrugada. Angioma da face.

Metástases: 
Reumatismo metastático; reumatismo seguindo supressão da diarreia; o reumatismo passa das juntas para o coração ou para a espinha. As hemorróidas se agravam quando o reumatismo melhora. Sensação de empiema. Pleuris exsudativo. Hidrocele das crianças. Como loção nos casos de alopecia. Apetite exagerado, contrastando com a magreza. Ponto de Weihe: à esquerda e por baixo da cicatriz umbilical. Utilização dos pontos medicamentosos de Weihe, que são elementos preciosos para uma indicação completa. Tem o valor de sintomas característicos.

Dose:
3.ª a 30.ª.

Uso externo:
Frieiras, queda de cabelo (Caspa).

Consulte seu medicamento

em nossa farmacias parceiras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar Artigos
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar por Autor

Veja mais Artigos