Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Início » Absintum

Absintum

Casali

Absintum

Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte

Livro:  Acologia de Altas Diluições

A preparação básica é feita com a planta, “absinto” usada no preparo da bebida alcoólica de mesmo nome que ficou famosa pelo consumo do artista Van Gogh, espécie Artemisia absinthium, família Compositae.


Alguns compostos bioativos:
Camazuleno, Felandreno, Tuiona, Artemetina,  Absintina, Fitosterol.

Palavras chave:
Epilepsia. Alucinações. Hiperestesia.

Tropismo:
Sistema nervoso.

Patogenesia
Sinais funcionais:
Excitação nervosa. Irritação cerebral. Crise epiléptica precedida de tremores. Perdas na memória. Dilatação da pupila. Prostração na fase final da experimentação homeopática.

Sinais de exaltação:
Sensações de língua inchada e volumosa extravasando a boca, garganta escaldada, caroço na garganta, peso no peito. Alucinações. Visões.

Sinais comportamentais:
Comporta-se como cleptomaníaco (furta), bruto, nervoso, solitário, delirante, tonto, excitado, esquecido, confuso, visionário, medroso.

Hábitos: 
Cabeça baixa, morder língua, maxilar travado.

Sinais gerais:
Perda de consciência. Insônia. Coreia. Tremor na boca. Dilatação abdominal. Micção frequente. Urina de cheiro forte e amarelo-escura. Genitália flácida. Batimentos irregulares.

Sinais fisicos:
Cefaleia no occipício. Tremor nervoso. Tonteira repentina. Vertigem com queda pela retaguarda. Espasmo histérico. Midríase (pupila dilatada desigualmente). Crises tipo epilepsia.
Estômago com náusea, arrotos. Cólica flatulenta. Dor no ovário direito. Dor nas pernas e braços, mãos e pés.

Indicações
Quadros Comuns:
Epilepsia precedida de tremores nervosos. Tonteiras repentinas. Delírio com alucinação e perda da consciência. Insônia por excitação. Espasmos em crianças com histeria. Coreia. Tremores. Nervosismo. Mania de roubar. Esquecimentos. Cefaleia. Dores: ovário direito, membros, voz fraca e trêmula. Menopausa precoce.

Quadros animais:
Envenenamentos. Tremores seguidos de quedas podendo haver paralisia nas patas.

Atenção:
Pessoas nervosas.

Dinamização:
1D a 6CH, 9CH, 12CH.

Proximidade:
Artemisia, Hydrocyanicum acidum, China, Cicuta, Cannabis indica, Strychninum, Nux vomica, Lachesis, Ethylicum.

Outras denominações:
Absinthium majus,  A.officinale,  A.rusticum, Artemisia absinthium.

ABSINTUM

Autor: Dr. S.R. Phatak 

Obra:  Matéria Médica Concisa

Generalidades:
Provoca convulsões, precedidas de tremores. O paciente,morde, língua, espuma na boca e faz caretas. Tremor é uma característica marcante, tremor de língua, coração. Súbita e grave, tontura; crises epileptiformes, delírio, com alucinações e perda de consciência. Os ataques ocorrem em rápida sucessão. É um remédio útil, para nervosismo, excitação e insônia, em crianças. Coreia. Opistótono.

Mente:
Vertigem, com tendência a cair para trás. Esquece, o que aconteceu recentemente, depois e antes da convulsão. Não quer nada com ninguém. Insanidade brutal. Cleptomania.

Orelha:
Descarga após cefaleia.

Rosto:
Espasmódicos faciais. Olhar tolo.

Urina:
Urina muito forte, de cor amarela profunda.

Feminino:
Menopausa prematura.

Coração:
Ação tumultuada, batidas podem ser ouvidas nas costas.

Relacionado:
Artem-v, Cic, China, Hidr-ac.

ABSINTUM

Autor: Sr Nilo Cairo

Obra:  Guia de Medicina Homeopática

Sinonímia: 
Absinthium majus, Absinthium officinale, Artemisia absinthium e Absinthium rusticum. Pertence às Compositae. Medicamento que dá um quadro epileptiforme. Epilepsia precedida de tremores. Irritação cerebral. Espasmos histéricos e das crianças. Voz fraca e hesitante. Alucinações. Cleptomania. Esquecimento de fatos recentes. Batimentos cardíacos irregulares. Vertigem com tendência de queda para trás. Dilatação pupilar. Dor de cabeça occipital. Espermatorréia. Dor cortante no ovário direito. Menopausa prematura. Desejo constante de urinar. Urina amarelo-escura. Otorréia após hemicrania.

Dose: 
1.ªx à 6.ª
.

ABSINTUM

Autor: Boericke

Obra: Matéria Médica

Benefícios e Indicações

Absintum, também conhecido como absinto comum, é um remédio potente indicado para quadros de convulsão epileptiforme, frequentemente precedidos por tremores nervosos. Os pacientes podem apresentar tontura repentina e grave, delírio com alucinações e perda de consciência. É útil em casos de excitação nervosa, insônia, irritação cerebral, e espasmos histéricos, tanto em adultos quanto em crianças. A substância também é relevante no tratamento de envenenamento por cogumelos e na coreia, com sintomas de tremor e nervosismo.

Mente

Os sintomas mentais incluem alucinações e visões assustadoras, além de cleptomania e perda de memória. Os pacientes podem esquecer eventos recentes e apresentar aversão ao contato social, mostrando-se brutais.

Cabeça

Os pacientes frequentemente relatam vertigem, com tendência a cair para trás, e confusão geral. Eles podem preferir manter a cabeça baixa, apresentando pupilas dilatadas de forma desigual, rosto azulado e contrações faciais espasmódicas. É comum que relatem dor de cabeça occipital maçante.

Boca

Os sintomas orais incluem mandíbulas fixas, com a sensação de morder a língua, tremores e a impressão de que a língua está inchada e saliente. Na garganta, há uma sensação de escaldamento, semelhante à presença de um caroço.

Estômago

Os pacientes podem sentir náuseas e ânsia de vômito, acompanhadas de eructações. É comum o inchaço na cintura e abdômen, com cólicas gasosas. A urina apresenta desejo constante, odor muito forte e cor amarelo profundo.

Sexual

Os sintomas relacionados ao sistema sexual incluem dor aguda no ovário direito, espermatorreia, e a ocorrência de menopausa prematura, acompanhada de partes relaxadas e enfraquecidas.

Peito

Os pacientes relatam sensação de peso no peito e a ação irregular e tumultuada do coração, que pode ser ouvida nas costas.

Extremidades

Pode haver dor nos membros, com sintomas paralíticos associados.

Relação

Absintum pode ser comparado a outros remédios como álcool, Artemísia, Hidrocodona, Ácido, Cina e Cicuta.

Dose

A dose recomendada varia da primeira à sexta potência.

Referência Bibliografica
VITHOULKAS. Absintum. Disponível em: https://www.vithoulkas.com/learning-tools/materia-medica-boericke/absinthium-boericke/

Visite nossa loja de afiliados para adquirir nossos livros

Novo Manual de Matéria Médica Homeopática de Boericke com Repertório

Consulte seu medicamento

em nossa farmacias parceiras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar Artigos
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar por Autor

Veja mais Artigos