Phatak
Alfafa
Autor: Dr. S. R. Phatak
Obra: Matéria Médica Concisa
Sintomas gerais:
Este medicamento influencia favoravelmente a nutrição, e é considerado como um tônico. O apetite e a digestão melhoram, o vigor mental e físico retorna, com ganho de peso. É um remédio útil para neurastenia, melancolia, nervosismo e insônia. Aumenta a gordura, corrige o desperdício de tecidos. Aumenta a qualidade e a quantidade de leite em nutrizes. Clinicamente, influencia favoravelmente o diabetes insípido e a fosfatúria. Alivia a irritabilidade vesical da hipertrofia prostática. Deve ser dado 5 a 10 gotas várias vezes ao dia.
Nilo Cairo
Alfafa
Autor: Sr Nilo Cairo
Obra: Guia de Medicina Homeopática
Sinonímia:
Medicago sativa. Pertence às Leguminosae.
Medicamento que age sobre o simpático, influenciando as ações reguladoras do anabolismo, aumentando o apetite e dando certo vigor físico e mental. Sarcótico. Lactação deficiente. Melhora o leite da nutriz em qualidade e o aumenta. Fosfatúria. Diabete insipidus. Apendicite crônica. Desejo frequente de urinar. Poliúria. Aumento de eliminação da ureia e dos fosfatos.
Dose:
5 gotas de tintura-mãe, 4 a 5 vezes por dia.
Alfafa
Autor: Boericke
Obra: Matéria Médica
Benefícios e Indicações
Alfafa, ou Medicago sativa, é um remédio homeopático que atua principalmente na nutrição, tonificando o apetite e a digestão. É eficaz para melhorar vigor mental e físico, promovendo ganho de peso. É indicado em distúrbios de desnutrição, como neurastenia, nervosismo e insônia. Além disso, aumenta a qualidade e quantidade de leite em lactantes e tem ações benéficas em casos de diabetes insípido e irritabilidade vesical.
Sintomas e Efeitos
Mente
Alfafa induz euforia mental e uma sensação geral de bem-estar, dissipando estados de tristeza. No entanto, também pode causar sensação de sonolência, embotamento e irritabilidade, especialmente à noite.
Cabeça
Os pacientes podem sentir peso e embotamento na região occipital, com dores nos olhos e na cabeça, particularmente do lado esquerdo.
Ouvidos
Sensação de obstrução nas trompas de Eustáquio à noite, com patulência pela manhã.
Estômago
O remédio aumenta a sede e pode provocar apetite excessivo, com desejo por doces. A fome matinal é frequente, e o paciente pode precisar comer frequentemente.
Abdome
Os sintomas abdominais incluem flatulência, dor móvel ao longo do cólon e fezes soltas e dolorosas. Casos de apendicite crônica e aumento da frequência urinária também podem ocorrer, com eliminação aumentada de ureia e fosfatos.
Dormir
Alfafa melhora o sono, especialmente pela manhã, induzindo um sono tranquilo e revigorante.
Relação
Pode ser comparado a outros remédios como Avena sativa, Gelsemium, Hydrastis, e fósforo ácido.
Dose
Os melhores resultados são obtidos com doses de 5 a 10 gotas de tintura, várias vezes ao dia, até que os efeitos tônicos sejam percebidos.
VITHOULKAS. Alfafa. Disponível em: https://www.vithoulkas.com/learning-tools/materia-medica-boericke/alfalfa-boericke/