Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Início » Alumina

Alumina

Casali

Alumina

Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte

Livro:  Acologia de Altas Diluições

A preparação básica é feita com o óxido de alumínio. É considerado o Aconitum das doenças crônicas. O alumínio (Óxido de Alumínio) é muito utilizado em medicamentos usados no tratamento de indigestão devido a seus efeitos antiácidos. Também é usado na produção de utensílios de cozinha. Acredita-se que, por ser Acredita-se que, por ser encontrado grandes quantidades de Alumínio no cérebro de quem sofre do mal de Alzheimer, talvez seja causador. É utilizado no tratamento da demência senil.

Palavras chave:
Confusão sobre identidade, demência, lentidão, fraqueza, baixa vitalidade, preguiça. Defesa do vegetal. Esterilidade dos animais.

Tropismo Homeopático:
Mucosa (colo, útero, vagina), pele.

Patogenesia:
Sinais Funcionais:
Declínio do sistema nervoso.

Paresias: 
Em músculos, no metabolismo e nas funções de alguns órgãos. Anemia. Secura na pele e em mucosas. Distúrbios do sentido do tato. Lentidão de funções perceptivas.

Sinais de Exaltação:
Sensações o cérebro vai mover, a cabeça vai doer, com chapéu apertado. Algo ruim acontece ao entardecer, consciência de estar fora do corpo, visual de halo amarelado ao redor da luz, objetos amarelos, o tempo passa lentamente, grande dor com queixas e gemidos, teia de aranha no rosto, pressão e vazio na cabeça (com ansiedade), vermes na testa, o cérebro vai arrebentar, extremidades dormentes, estômago cheio, o topo da cabeça vai desaparecer, ao falar foi outra pessoa que falou.

Sinal Existencial:
Pensamentos de suicídio.

Sinais Mentais:
Confusão mental sobre sua identidade. Irresolução (incapaz de tomar decisões). Incapacidade de recordar ou manter sua linha de raciocínio. Repentinamente a memória falha. Pensa que não terá novamente saúde. Pensamentos terríveis de suicídio ou de matar (ao ver faca e sangue).

Desagregação mental: 
“O que fez foi outra pessoa que fez”. Embotamento. Ausência de ideias. Dificuldade de pensar. Incapacidade de seguir suas ideias.

Sinais Emocionais:
Humor ansioso. Melancólico (chora constantemente). Grande variação de humor alegre ou exageradamente raivoso. Triste deprimido antes do meio-dia e deseja solidão. Facilmente ofendido.

Sinais Comportamentais:
Tem pressa mas não realiza com rapidez. Mania de ferir com faca ou canivete. Dirige-se a todos com depreciação. Não faz nada que os outros desejam. Extremamente irritável. Introvertido. Ri depreciativamente de tudo.

Sinais Gerais:
Assusta facilmente. Assusta quando algo cai no chão. Desesperado e descontente com tudo. Ansiedade e inquietude por culpa. Ansiedade de ter crise epiléptica. Ansiedade com palpitação e pulsações no peito e no abdome. Inquietude, ansiedade de ter feito maldade. Se equivoca ao falar.

Sinais Subconscientes:
Temor como se tivesse cometido crime. Temor (com calor extremo). Medo de perder a razão.

Sinais Físicos:
Bronquite, sem expectoração. Secura da pele, das mucosas, da garganta. Estrabismo associado a má coordenação do globo ocular. Grande esforço ao evacuar. Engole com dificuldade e aos poucos. Dispneia com tosse. Ausência ou diminuição do olfato. Gengivas inchadas, mau hálito. Queda de pálpebras, paralisia na parte superior das pálpebras. Processos de paralisia. Impotência sexual.

Generalidades:
Agrava: 
Pela manhã tão logo acorda estando em quarto quente. Agrava periodicamente (dia sim, dia não), agrava à tarde, com ar frio, com alimentos salgados e amiláceos.

Melhora:
Ao ar livre, com água fria, ao anoitecer, em clima úmido.

Patogenesia no solo:
30D – aumenta a taxa respiratória microbiana do solo.
– aumenta a taxa respiratória acumulada no solo.
– diminui a condutividade elétrica do solo.
– aumenta o quociente metabólico do solo (eficiência do metabolismo microbiano).

Patogenesia no vegetal:
200CH – diminui o teor de tanino da raiz (Porophyllum ruderale/couve cravinho).
3CH – diminui o teor de óleo essencial das folhas (Bidens pilosa/picão).

Perfil (Criança) :
Dificuldades em acordar, defecar e urinar. Não suportam ver sangue. Preguiçosas até na recreação, ficam paradas olhando TV e não saem. Acordar a criança e levá-la ao banheiro é complicado. Lentidão corporal e mental.

Perfil (Adulto):
Lentidão. Preguiça. Tendência a resfriados. Prisão de ventre. Desejos impróprios de consumo (lápis, terra, giz, palito de fósforo, cascas etc). Confuso sobre sua verdadeira identidade. Irresolução. Memória fraca. 
Diminuição da capacidade de raciocinar possibilitando disfunções mentais mais graves.

Indicações:
Quadros comuns
1) Distúrbios de Pele
Pele seca, enrugada, endurecida e até com gretas (comum no inverno). Prurido que diminui com o calor do ambiente. Após coçar pode surgir crostas. Unhas fracas com dores queimantes. Queda de pelos/cabelos.
2) Secreção
Prurido nos cantos dos olhos, pálpebras se colam. Coriza com dor de cabeça que piora deitado. Secreções fétidas irritantes, espessas, verdes aderentes e pouco abundantes, porém a sensação de secura continua, inclusive nas mucosas.
3) Mucosa
Secura crônica com tendência a rachar. Sensação de espinho na garganta (faringe). Inapetência nas refeições. Aversão a alimentos ricos em amido. Aversão à carne. Necessidade de molhar a garganta. Deglutição difícil de alimentos secos, frios ou pedaços que não sejam bem pequenos. Deglutição com sensação de constrição no esôfago. Intolerância a álcool. Rouquidão. Olhos com secura irritante.
4) Inatividade Orgânica
Rouquidão, laringite crônica seca. Ptose (queda das pálpebras) nos olhos. Prisão de ventre com fezes duras/com sensação de ânus arranhado após evacuar. Impotência sexual. Fraqueza e lentidão da micção. Paralisia facial, estrabismo. Dificuldade de deglutição (engolir). Paralisia unilateral do corpo.

Quadros Diversos
Constrição no esôfago. Intestino preso. Mesmo com fezes moles faz esforço na evacuação. Crianças amamentadas obstipadas. Pessoas sedentárias com prisão de ventre. Fraqueza mental e física após a menstruação. Sente as pernas pesadas no caminhar. Organismo magro, fraco, seco. Tosse crônica, sufocante e persistente, com espirros. Incontinência urinária que piora ao acordar, ao falar e com alimentos que irritam. Necessidade de fungar. Muco nas fezes, com diarreia ou não. Leucorreia amarelada abundante.

Quadros animais:
Fezes secas, vagina seca. Aversão a copular. Prisão de ventre.
Esterilidade em reprodutores e matrizes. 8D, 12D, 30D, 12CH, 30CH.

Quadros vegetais:
Crescimento muito lento. Crescimento interrompido pelo excesso de absorção do alumínio. Cultivos nos solos ricos em alumínio provocando acúmulo de níveis tóxicos de alumínio. Epiderme seca e endurecida (enrugamento, rachada ou não) em plantas cultivadas em solos ácidos. Plantas que se tornaram fracas à medida que o sistema radicular aprofundou no sub-solo rico em alumínio. Árvores frutíferas que diminuíram a produtividade e o crescimento e desenvolveram secura nas folhas, após alguns anos de cultivo. Plantas com excesso de alumínio e com a suscetibilidade às doenças agravada.

Dinamizações:
Sintomas na pele: 5CH ou 6CH.
Secreções: 5CH a 9CH.
Sintomas na mucosa: 6CH a 9CH.
Inatividade orgânica: 9CH a 30CH (ou maior).
Sintomas mentais: 30CH ou maior.

Homeopatias que complementam:
(usar ao mesmo tempo) Ferrum.

Homeopatias que sucedem:
(usar após) Argentum metallicum.

Antídotos:
Camphora, Chamomilla, Ipeca.

Duração:
40 a 60 dias.

Doses:
5CH a 100C

Atenção:
Vitalidade, identidade e imobilidade. Útil aos adolescentes nas suas confusões mentais sobre a própria identidade. Útil em organismos (animais, vegetais, humanos) velhos, com pouco calor vital, com fraqueza, com funções lentas, dormências.

Tendência:
A fraqueza, fragilidade e magreza. Útil em organismos que consumiram alimentos sem vitalidade.

Alumina

Autor: Dr. S.R. Phatak 

Obra:  Matéria Médica Concisa

Generalidades:
Afeta-me cerebro e eixo espinhal causando perturbação na coordenação, e efeitos paréticos. Parestesia. Na esfera mental, a consciência da realidade e do julgamento é perturbada. É indicado para pessoas idosas, com falta de calor vital, ou velhice prematura, com debilidade. Causa empalidecimento da pele e mucosas, olhos, garganta, reto etc., ou irritabilidade e relaxamento. Descargas de muco profusas. As descargas são finas, ácidas e escassas. Tendência à induração. As funções tornam-se lentas, as ações são, por exemplo, a picada da agulha será sentida com atraso, as impressões atingem a consciência lentamente. 
O paciente é magro, inativo, quer deitar, mas aumenta o cansaço. É útil em crianças delicadas, produtos de alimentos artificiais para bebês. As pulsações são sentidas em várias partes e as dores sobem. O paciente melhora inteiramente por algum tempo, então sem causa aparente piora. Cronicidade. Esgotamento depois de falar, após a menstruação. Degeneração da medula espinhal. Incapaz de andar, com os olhos fechados. Movimentação involuntária de peças isoladas. Meninas, ressecadas e enrugadas, na puberdade. Efeitos nocivos das decepções. Sensação de constrição. Tremores, movimentos convulsivos, espasmos, com lágrimas e risos ou alternadamente.

Piora:
Aconchego do quarto, de leito. Alimento artificial, batatas, amido, sal. Falando. Tempo seco. Logo no início, acordando. Sentado. Depois da menstruação. Periodicamente em dias alternados. Coition. Fumaça de tabaco. Levantamento.
Esforço. Lua cheia e nova.

Melhora:
Noite. Ar livre. Esforço e temperatura moderados. Tempo úmido, lavagem a frio.

Mente:
Ilusões de ser maior, entorpecer,  liso, pesado. Apressada, mas lenta de execução, por isso comete erros na fala e na escrita. Estados mentais depressivos. Timorense. Medos seus próprios impulsos. Visão de faca, de sangue, teme a perda da razão. Quando ele vê ou afirma algo, ele tem a sensação, como se outra pessoa tivesse dito ou visto ou como se ele fosse colocado em outra pessoa e pudesse ver só então.  O tempo passa muito devagar. Sempre gemendo, se preocupando. Memória ruim, humor variável. Deprimido ao despertar. Peevish. Tudo é visto sob uma luz triste. Alternando humores. Sensação como se ele caísse para a frente, o que ele teme muito. As coisas parecem irreais. Risos e conversas entre paroxismos de espasmos. Zomba de tudo. Resmunga. Tendência suicida ao ver faca ou sangue.

Cabeça:
Vertigem pior falar, ao fechar ou abrir os olhos, antes do café da manhã. Vertigem com estrelas brancas diante dos olhos, quando os olhos subitamente saíram de foco É preciso esperar pela visão normal, enxugando melhor os olhos. Pontos violentos no cérebro, com náuseas. Dor de cabeça, como se fosse arrastado pelos cabelos. Queda de cabelo couro cabeludo coça e está dormente. Dor de cabeça melhor   na cama. Cabelos secos.

Olho:
Estrelas brancas diante dos olhos, com vertigem. Pálpebras fraco, caindo, engrossado, seco, queimando, esperto. Estrabismo duplo, dentição pior. Os objetos parecem amarelos. Olho inflamado, queimando, aglutinação à noite,  lacrimejamento durante o dia. Os olhos sentem frio.

Ouvidos:
Calor e vermelhidão de uma orelha. A tuba auditiva parece entupida. Ruídos de crepitação e zumbido nos ouvidos quando, mastigando ou engolindo.

Nariz:
As narinas doloridas e vermelhas. Ponto do nariz rachado. Escamas com muco amarelo espesso.

Rosto:
Olhar antigo escuro, enrugado. Como de clara de ovo ou uma teia de aranha no rosto. Sangue-fervura e espinhas. Espasmódicos involuntários da mandíbula. As articulações maxilares ficam apertadas, ao mastigar ou abrir a boca.

Boca:
Mau cheiro da boca. Dente sentir longo. A dor se estende a outras partes da laringe, pescoço, ombros. A boca fica seca com o aumento da saliva. Formigamento, coceira na língua.

Garganta:
Seco, cheio de pus, ou contraído, o alimento não pode passar. Dor de garganta de comer cebola. Inclinação constante para limpar a garganta. Úvula fica pendurada. Engolir doloroso, piores sólidos melhor deglutição vazia, bebidas quentes.
Aperto da faringe até o estômago como se a comida não pudesse passar, pode engolir, mas pequenos pedaços de cada vez. Dor de garganta do clérigo. Sente comida, comprimento inteiro do esôfago.

Estômago:
Fissura anormal para alimentos grosseiros, giz, carvão, alimentos secos, panos brancos limpos, borra de chá ou café, frutas, legumes, arroz seco e coisas indigestas. Constrição do esôfago. Dor com duração de 3 horas após as refeições. Crianças de barriga grande. Aversão à batata, à carne, que discorda.

Abdome:
Queixas abdominais à esquerda. Pressionando em ambas as virilhas, em direção aos órgãos sexuais. Dores do reto ao tornozelo. Reto inativo, mesmo uma fezes macias é passada com dificuldade, fezes duras causam cortes severos. Fezes de pequenas bolas, nós duros ou coágulos brilhantes de sangue. A evacuação é precedida por insistência dolorosa, muito antes das fezes, em seguida, esforço nas fezes. Constipação de lactentes, idosos e mulheres de hábitos sedentários. Só pode passar fezes quando em pé.

Urinário:
– Os músculos da bexiga estão paréticos e é preciso fazer força nas fezes para urinar.
– Dores renais agg. dança.
– Desejo frequente de urinar em pessoas idosas; fluxo lento.
– Medo de molhar a cama.
– Retenção, com gotejamento.
– Ardor ao urinar.
– Sensação de fraqueza na bexiga e nos órgãos genitais.

Masculino:
– Aumento do desejo sexual.
– Comichão voluptuosa ou cócegas nos órgãos genitais.
– Emissão involuntária, enquanto se esforça para defecar, seguida de sintomas antigos.
– Dores no períneo, durante o coito e enquanto a ereção continua.
– Priapismo à noite.

Feminino:
– Menstruação, demasiado cedo, curta, escassa, pálida, seguida de grande exaustão.
– Leucorreia; acre profusa, corre para os pés agg. durante o dia, antes da menstruação amel. por lavagem com água fria.
– Dor insuportável ao deitar.
– Cócegas e comichão nos órgãos genitais, com forte desejo de se abraçar.
– Os mamilos coçam, ardem, parecem irritados (durante a gravidez).
– A mulher demora todo o seu tempo a recuperar de um período menstrual para o outro.

Respiratórias:
– Tosse, constante, seca, interrompe a respiração, com espirros; agg. depois de acordar de manhã, devido à úvula alongada, devido a condimentos ou a comer coisas irritantes, falar ou cantar.  Perda súbita da voz ao apanhar frio.
– Sensação de aperto no peito, agg. sentado, curvado ou inclinado.
– Dor no peito ao falar, ao levantar. Coração
– Palpitação e choques no coração.
– Acorda às 4 a 5 da manhã com ansiedade no coração, depois de se levantar.

Pescoço e costas:
– Dor nas costas, como se ferros quentes fossem enfiados na parte inferior da coluna vertebral.
– Pontadas violentas nas costas.
– As costas parecem enfaixadas por uma corda.

Extremidades:
– Dor nos braços e dedos, como se ferro quente penetrasse.
– Braços; sentem-se pesados, como se estivessem paralisados, curtos, adormecem.
– Membros inferiores pesados.
– Cambaleando ao caminhar.
– As pernas ficam dormentes, especialmente quando se senta com as pernas cruzadas.
– Os calcanhares ficam dormentes, ao pisar.
– Ataxia locomotora.
– Unhas quebradiças ou grossas.
– Roer sob as unhas.
– Incapacidade de andar, exceto com os olhos abertos ou
durante o dia.
– Balança se os olhos estiverem fechados.
– Solas dolorosas, ao pisar, como se fossem demasiado moles e ao andar, cãibras ao cruzar as pernas. – Os ossos parecem espremidos.
– Os ossos parecem espremidos.

Pele:
– Comichão intolerável, quando se aquece na cama.
– Pele seca, áspera e gretada.
– Comichão, ardor, sobre o local da dor.
– Tem de coçar até sangrar.
– Eczema.
– As mais pequenas lesões da pele tornam-se inteligentes e inflamadas.
– Sintomas da pele, agrava no inverno, lua cheia e nova.

Sono:
Ansioso, inquieto, com sonhos confusos, sobre ladrões, fantasmas, de barcos a naufragar.

Febre:
– Frieza ao ar livre.
– Calor com comichão.

Complemento:
– Bry.

Relacionados:
– Bry, Plb.

Alumina

Autor: Rajan Sankaran

Obra: Texto baseado no livro The Soul of remedies de Rajan Sankaran. O Texto está diferente do original mas as idéias foram mantidas

Informações gerais: 
A alumina é o óxido de alumínio. Na Tabela Periódica, o Alumínio pertence ao grupo III-A e está associado ao Boro (do qual é feito o remédio Bórax).

Miasma: 
Alumina é um dos maiores remédios anti-sifilíticos junto com Syphilinum, Aurum e Mercurius. Em Alumina, a identidade ou individualidade da pessoa foi retirada e há confusão. O controle é um grande tema em Alumina.

Mental/Emocional: 
A identidade da pessoa Alumina foi tão suprimida que ela não sabe mais quem ela é. Tudo está confuso porque alguém tentou moldá-lo em algo que ele não é. 
É um dos remédios mais importantes para a confusão de identidade em nossa Matéria Médica. A confusão de identidade pode surgir, por exemplo, de um conflito entre pais e filhos, em que a criança não recebe uma identidade. Sua individualidade e identidade foram quebradas. Em tudo que faz recebe um não. Tudo o que a criança diz não está certo. “Você não é ninguém, você não sabe nada!” Aí vem o desespero: “Não sei o que fazer. Não sei o que sou, quem sou. Não sei nem o que quero, o que quero ser. Sou tão pequeno, tão tímido e totalmente dependente dos pais.” Por vezes o controle parental é tão forte que a criança perde a sua identidade e torna-se impulsiva, por exemplo pode agarrar a mão de alguém, ou ter atos impulsivos de violência. Alumina pode ser um bom remédio para crianças canhotas que foram forçadas a escrever com a mão direita. Eles são forçados a perder sua identidade e ficam confusos se são canhotos ou destros. Quando você força uma criança a ser algo diferente do que ela é naturalmente, você encoraja a situação Alumina. O paciente nem sabe a  quem pertence sua cabeça. Ele sente como se alguém pensasse por ele, e ele não consegue pensar por si mesmo. Ele sente como se alguém tivesse ouvido ou dito algo quando foi ele quem ouviu ou disse. Sua verdadeira identidadees tá sendo suprimida, está sendo empurrada para dentro, de modo que ele tem que se moldar de acordo com o que as outras pessoas querem. 
Nos casos em que Alumina fracassa, há um tremendo sentimento de desespero a ponto de tendências suicidas: “Impulsos mórbidos de atirar em si mesmo”, “Impulso de se cortar mesmo que abomine a ideia”. Isso mostra a impulsividade, a destrutividade, a irresolução, a timidez e o medo. Muitos de seus problemas têm a ver com controle. Controle do corpo, dos membros, impulsos, medo de perder o controle. 
Como a vontade mental foi prejudicada (sintoma: “vontade fraca”), também a vontade foi retirada dos músculos e ele não pode se mover adequadamente, ele não tem equilíbrio. Ao mesmo tempo, Alumina gosta de estar no controle das situações. Sendo um mineral, há também um elemento de organização, de meticulosidade. Um homem que perdeu sua identidade tem que ser meticuloso, tem que fazer tudo perfeitamente segundo os outros, senão se sente completamente humilhado e acabado. 
Ele sente que precisa ser duro e rígido para manter sua identidade, portanto, no estado de contenção, o paciente Alumina pode ser bastante duro e rígido.

Comparações: 
No Syphilinum, há uma total ausência de esperança que é uma das coisas mais essenciais ao ser humano. Portanto Syphilinum é um remédio de morte e destruição. Ele pode ser suicida ou homicida. Em Mercurius, a independência da pessoa foi retirada, e ela se torna revolucionária, desafiadora, homicida ou suicida. Então você tem necessidade de aceitação na sociedade, alguns sentimentos religiosos; você tira isso do homem e você tem Aurum – suicídio. Em alumina, há confusão por perda da identidade.
Syphilinum = perda da esperança
Mercurius = perda da independência
Alumina = perda da identidade

Rubricas:
• Timidez alternando com segurança.
• Obstinado, resiste aos desejos dos outros.
• Desafiado
• Irresolução, timidez e medo
• Delírio, cabeça de outro
• Impulsos mórbidos de atirar em si mesmo
• Impulso de se cortar mesmo que abomine a ideia
• Vontade fraca
• Confusão, identidade, quanto à dele.
• Delírio, a cabeça é de outro.
• Delírio, identidade, erros pessoais.
• Contraditório ao discurso, as intenções são.
• Impulso, mórbido.
• Disposição suicida, vendo sangue ou uma faca, ela tem pensamentos horríveis de se matar, embora abomine a ideia.
• Fastidioso.
• Doenças, escárnio, ser desprezado.
• Desprezível.
• Obstinado, resiste aos desejos dos outros.
• Asfixia, esôfago, deglutição.
• Medo, impulso próprio.
• Solas macias, peludas.
• Fala, através dele, de outra pessoa, como se

Alumina

Autor: Sr Nilo Cairo

Obra:  Guia de Medicina Homeopática

Sinonímia: 
Argilla pura e Aluminum oxydalum. Este medicamento é o Acônito das moléstias crônicas. Confusão de espírito. O paciente é incapaz de decidir. Velhos secos e enrugados; moças cloróticas ou histéricas; crianças escrofulosas, mal nutridas e enrugadas. Falta de calor animal. Faringite dos cantores e oradores. Amigdalas aumentadas e endurecidas. Sensação de teia de aranha sobre o rosto. Secura é a sua característica: mucosas secas, catarro seco, intestinos secos, pele seca, etc. Rinite atrófica. Sensação de constrição ao nível do esôfago. Pessoas com apetite pervertido — comem amido, carvão vegetal,  lápis de ardósia, grãos de café, giz, etc. As batatas desagradam e agravam. Prisão de ventre: nenhum desejo de evacuar; fezes duras, reto inativo, grande esforço para defecar; as fezes mesmo moles, são difíceis de expelir. Um grande remédio da prisão de ventre das crianças de peito. Prisão de ventre dos velhos (reto inativo) e das mulheres de vida sedentária. Casos crônicos de gonorréia. 
Leucorréia: viscosa, corrosiva e profusa, escorrendo pelas coxas abaixo e esgotando muito a paciente; piora de dia e depois das regras, melhora pelo banho frio. Depois das regras, abatida física e mentalmente. Fraqueza sexual dos velhos; emissões espermáticas involuntárias, ao esforçar-se para defecar. Pesado arrastar das pernas. Ataxia locomotora. Prurido muito forte, ao calor do leito. (Sulphur). Não pode urinar sem fazer esforço para defecar. Melhora, enquanto come.

Ponto de Weihe: 
Metade do terço externo da linha que une à cicatriz umbilical ao ponto Calc. phosphor. bilateralmente.

Complementares: 
Bryonia e Ferrum.

Remédios que lhe seguem bem: 
Arg. met. e Bryon.

Antídotos: 
Bryon., Camphora, Chamomilla e ipeca.

Duração: 
40 a 60 dias.

Dose: 
6.ª 30.ª, 200.ª e 1.000.a

Na ataxia locomotora, prefira-se Aluminium. Usa-se também D6, D12 e D30 coloidais.

Alumina

Autor: Boericke

Obra: Matéria Médica

Benefícios e Indicações

Alumina (óxido de alumínio-argila) é um remédio indicado para condições marcadas pela secura das membranas mucosas e da pele, além de uma tendência a estados paréticos musculares. É particularmente útil para pessoas idosas ou aquelas com debilidade e funções corporais lentas.

Sintomas e Efeitos

Mente

Desânimo, medo de perder a razão, confusão sobre a identidade. Sensação de apressamento e humor variável, com melhora ao longo do dia. Tendência suicida ao ver objetos cortantes.

Cabeça

Pontadas e dor ardente, especialmente pela manhã. Sensação de pressão na testa e vertigem com náusea. Queda de cabelo e coceira no couro cabeludo.

Olhos

Objetos parecem amarelos, pálpebras secas e doloridas. Conjuntivite crônica e ptose.

Nariz

Dor na raiz do nariz, olfato diminuído, coriza fluente, e crostas de muco espesso.

Boca

Dor, mau odor, gengivas sangrantes e dificuldade para engolir devido à constrição do esôfago.

Estômago

Desejos anormais por substâncias secas, aversão à carne, e sensação de constrição ao comer.

Abdome

Cólica semelhante a cólica de pintor, com queixas abdominais do lado esquerdo.

Intestinos

Constipação severa com fezes duras e nodosas, dificuldade para evacuar e coceira anal.

Fêmea

Menstruação precoce e escassa, com leucorréia ácida e ardente.

Respiratório

Tosse matinal e rouquidão, com sensação de constrição no peito.

Extremidades

Dor e sensação de paralisia nos membros, especialmente em posições desconfortáveis.

Modalidades

Piora em condições de calor, após comer, e pela manhã; melhora com ar livre e em dias úmidos.

Relação

Comparar com Cloreto de Alumínio e outros remédios relacionados a constipação e coceira anal.

Dose

Administração em potências de sexto a trigésimo e acima, com ação lenta.

Referência Bibliografica

VITHOULKAS. Alumina. Disponível em: https://www.vithoulkas.com/learning-tools/materia-medica-boericke/alumina-boericke/

Visite nossa loja de afiliados para adquirir nossos livros

Novo Manual de Matéria Médica Homeopática de Boericke com Repertório

Consulte seu medicamento

em nossa farmacias parceiras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar Artigos
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar por Autor

Veja mais Artigos