Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Início » Ammonium carbonicum

Ammonium carbonicum

Casali

Ammonium carbonicum

Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte

Livro:  Acologia de Altas Diluições

A preparação básica é feita com o carbonato de amônia.

Palavras chave:
Mucosa, enfizema, vida sedentária, obesidade. Crescimento excessivo das plantas. Respiração e condutividade elétrica do solo.

Patogenesia
Sinais funcionais:
Depressão do sistema nervoso, estase circulatória, aceleração dos batimentos, dispneia, anemia, tendência à hemorragia. Congestão das mucosas digestória e respiratória. Tendência a artrites e uremia.

Sinais gerais:
a) Depressão, frialdade, anemia, batimento cardíaco fraco (agrava no frio, tempo nublado e úmido). 
Lentidão intelectual, mau humor, não toma banho, tendência a desmaios em ambiente quente. Sensação de plenitude estomacal.
b) Anemia, astenia, gengivas inchadas (úlceras). Tendência à hemorragia, aversão pelo ar frio. Deslocamento da gengiva, dores nas articulações, sensação de luxação ou de fratura ou contração dos tendões. Manchas arroxeadas.
c) Há falta de reação (ou reação lenta), muita fraqueza, sonolência, pulso fraco mas acelerado, pele vermelha (em parte do corpo e pálida em outras). 
Erupções. Garganta arroxeada (inchada, ulcerada e sangrenta) com salivação irritante.
d) Coriza seca, obstrução real ou sensação de obstrução nasal. Acorda à noite com quarto quente. Necessidade ineficaz de assoar o nariz. Sensação de pressão na testa, espirros.
e) Irritação dos brônquios, ruídos no pulmão, expectora com dificuldade, com tosse agravada entre 3 e 5 h. Com batimentos cardíacos fracos, com dispneia de esforço, desejo de respirar ar fresco, frialdade. Agrava a expectoração no frio, agrava a opressão no calor do quarto, agrava com o tempo nublado e às 3 h.
f) Batimentos fracos mas acelerados, sente sufoco em quarto quente e ao adormecer, melhora com ar fresco e deitado do lado direito, palidez na face, latejamento no tórax/peito, dor de cabeça latejante (com visão de centelhas). Agrava ao andar e pela manhã.

Generalidades:
Melhora: 
Com tempo seco, deitado sobre o lado dolorido,ou de bruços.

Piora: 
Com frio, com umidade, durante menstruação, entre 3 e 4 h.

Patogenesia no solo:
Aumenta a taxa respiratória microbiana dos solos. 30D
– aumenta a taxa respiratória acumulada do solo.
– aumenta o quociente metabólico (eficiência do metabolismo microbiano) do solo.
– diminui a condutividade elétrica do solo.

Patogenesia no vegetal:
30CH – aumenta a massa da parte aérea da planta (Phaseolusvulgaris/feijão).

Perfil (Criança):
Gordinhas que por aversão a água não tomam banho, nem escovam dentes. São covardes, resfriam facilmente em dias frios, respiram pela boca, crise de apneia, predispostas a  infecções das vias aéreas (com destaque das amídalas e adenoides), secreção nasal esverdeada de cheiro forte, fungação frequente.

Perfil (Adulto):
Frequentemente são mulheres obesas, corpulentas, prostradas. Reclamam de cansaço e sufocação. Resfriam-se muito, irritáveis antes da menstruação, pouco ativas, lentas, sonolentas. Mucosas respiratórias frágeis, coração fraco, sensíveis ao frio e desgosto por toques, com sensação de ter órgãos pesados, pouca higiene, tristes, mal-humoradas, esquecem facilmente.

Indicações:
Insuficiência cardíaca, asma cardíaca, edema pulmonar, asfixia por CO2.  Mau humor. Sensação de órgãos pesados, obesidade, hábito sedentário, coriza rebelde, sangramento das amídalas, enfisema, bronquite crônica de idosos, edema pulmonar, vesículas na boca, rachadura no canto da boca, erisipela dos idosos, difteria.  Raiva e  furúnculo. Pústula e hemorroida na menstruação. Prurido anal. Escarlatina. Gânglios submaxilares inchados. Aversão a água e ao sexo oposto. Mulheres choronas que desmaiam.

Quadros vegetais:
Distúrbios provocados por condições de pouco oxigênio disponível no ambiente. Efeitos prejudiciais do ar frio, da umidade relativa do ar e da chuva. Floração prematura, fotossíntese lenta, clorose, baixa produção de amido. 
Folhas e hastes com manchas escuras. Margem das folhas com rasgaduras ou fragmentadas. Distúrbios de plantas que acumulam considerável volume de reservas de óleo ou de amido.

Atenção:
Usada nos quadros de intoxicação com gases do carvão vegetal. Promove a erupção do sarampo.

Homeopatias sucessoras:
Belladona, Bryonia, Lycopodium, Pulsatilla, Phosphorus, Rhus, Sepia, Sulphur, Veratrum.

Homeopatia que não pode ser usada antes, durante ou depois:
Lachesis.

Antídotos:
Arnica, Camphora, Hepar.

Duração:
20 a 30 dias.

Dinamizações:
Sintomas de infecção: 4CH ou 5CH.
Coriza: 5CH ou 6CH.
Brônquios ou coração: 5CH a 12CH.
Fraqueza: 7CH a 30CH.

Outras denominações:
Carbona sammonicus, Ammonium.

Ammonium carbonicum

Autor: Sr Phatak 

Obra:  Matéria Médica Concisa

Generalidades:
Afeta o coração, circulação e sangue Coração fica fraco, colapso. A circulação torna-se lenta e a suboxigenação do sangue produz lividez, fraqueza e sonolência. A vitalidade torna-se baixa e há falta de reação. Adapta-se a pacientes gordos, com coração fraco, com chiado no peito e sensação de sufocamento, mulheres robustas que estão sempre cansadas e ficam resfriadas facilmente e sofrem de sintomas semelhantes aos da cólera antes da menstruação, e que levam uma vida sedentária. Muito sensível ao ar frio. Grande aversão à água, não suporta tocá-la. Peso em todos os órgãos. Impureza nos hábitos corporais. As dores são machucadas e doloridas. 
Há queima interna de crus. As descargas são quentes, acres, aderentes. Hemorragias, escuras, finas. Malignidade. Prostração de ninharias. Estados escorbúticos. Velhice. Deitase, de debilidade ou dor de todo o corpo. Efeitos nocivos da fumaça do carvão vegetal.

Piora:
Frio, dias nublados. Frio úmido. Ar livre frio cru. Adormecer, 3-4 a.m. Durante a menstruação. Movimento. Mastigação. Pressionando os dentes. Curvando-se. Lua nova.

Melhora:
Pressão, comer, deitado no abdome. Tempo seco. Deitado do lado direito.

Mente:
Ativo, mas logo exausto. Esquecido, mal-humorado, sombrio,  durante o tempo tempestuoso. Desatento e indisciplinado. Deprimido, com fraqueza do intelecto. Mente vaga. Perda de memória, pior vexame. Ouvir os outros falarem ou falar  sozinho o afeta. Aversão ao trabalho. Rabugento, inquieto, como se o crime tivesse sido cometido. Disposto a chorar. Tendência a cometer erros na fala, escrita e cálculo.

Cabeça:
Choques, através da cabeça, olhos, ouvidos e nariz, ao morder. Cefaleia violenta, cheio, estourando na testa. O cérebro parece solto.

Olho:
Queimando e secando. O uso prolongado dos olhos causa astenopia, com aparência de manchas amarelas ao olhar para objetos brancos. Enxurrada de lágrimas. Grandes manchas pretas flutuam após a costura. Dor nos olhos, melhor sono da tarde.

Ouvidos:
Dureza da audição. Coceira acima das orelhas, se espalha por todo o corpo. Inchaço duro das glândulas parótidas e cervicais.

Nariz:
Parada do nariz, à noite, com coriza prolongada continuada, deve respirar pela boca. Fungadas de crianças. Sangramentos nasais, se as mãos ou o rosto forem lavados, depois de comer, ou ao acordar. Insistência contínua para espirrar. Coriza aquosa profusa. Catarro começando no nariz. Vermelhidão na ponta. Incapacidade de assoar o nariz em crianças.

Rosto:
Fogacho e pústulas, durante a menstruação. Os cantos da boca estão doloridos, rachados e queimados. Rachaduras e ardência no lábio. Inchaço duro da bochecha.

Boca:
Gengivas sensíveis e sangrando. Pressionar os dentes juntos, envia um choque através da cabeça, olhos, ouvidos e nariz. Boca e garganta secas. Dentes soltos ou rombos. Vesículas na língua. Queimando, dificultando a alimentação e a fala. 
Dor de dentes, durante a menstruação. Inchaço dentro da bochecha.

Garganta:
Amígdalas aumentadas e glândulas do pescoço. Ulceração gangrenosa das amígdalas. Difteria, quando o nariz é parado, a membrana se estende para o lábio superior.

Estômago:
Dor no abdome, com azia, náuseas, água e frio. Dispepsia flatulenta. Apetite, mas satisfação fácil.

Abdome:
O sangramento piora durante a menstruação. Descarga de sangue antes e depois das fezes. Pilhas salientes piores após fezes ou sem fezes, melhor deitado, não pode andar. Diarreia ácida escura. Cólica, com dor entre as escápulas. Constipação, fezes duras, secas.

Órgãos Urinários:
Desejo frequente. Urina, branco, sangrento, arenoso, abundante, turvo e fétido. Micção involuntária, pela manhã.

Masculino:
Ereções persistentes, sem desejo ou desejo sexual violento sem ereção. Emissões seminais frequentes, após coito.

Feminino:
Sintomas semelhantes aos da cólera, com menstruação. Menstruação muito frequente, profuso, precoce, coagulado, preto com dores de cólica e fezes duras e difíceis, com cansaço das coxas, bocejo e frio. 
Menstruação flui mais à noite, depois dispneia ou fraqueza. Leucorréia abundante, ardente, acida, aquosa. Irritação do clitóris.

Órgãos respiratórios:
Aumentando a dificuldade em respirar, ele acorda, melhor ar frio. Muita opressão em respirar pior a cada esforço, entrando em uma sala quente. Enfisema. Chocalhar no peito, mas levanta-se pouco. Rouquidão. Edema pulmonar. Tosse, após a gripe. Congestão hipostática dos pulmões. Expectoração de sangue puro, após tosse.

Coração:
Fraco. Acorda com dificuldade respiratória e palpitação. Palpitação, audível com medo, suor frio e lacrimejamento, incapacidade de falar e mãos trêmulas. Angina de peito. Coração fraco causa estagnação.

Extremidades:
As peças colocadas ficam dormentes. Cãibras, em bezerros e solas dos pés. Dedos e mãos incham, quando os braços estão pendurados. Inclinação para alongar membros. Panarício. Dor de rasgo melhor pelo calor da cama. 
Pé direito dormente. Gânglio. Dor nos ossos melhor mudança de clima. Braço direito pesado e fraco.

Ammonium carbonicum  (Carbonato de amônio)

Autor: Sr Nilo Cairo

Obra:  Guia de Medicina Homeopática

Sinonímia:
Ammonium e Carbonas ammonicus, Mau humor, com tempo úmido. Mulheres chorosas. Sensação de peso em todos os órgãos. Remédio venoso. Forma crônica e subaguda das moléstias das mucosas, sobretudo do aparelho respiratório das pessoas linfáticas de fibras frouxas. Pessoas robustas e gordas, de vida sedentária. Mulheres delicadas que desmaiam facilmente e usam frequentemente sais. Nariz entupido à noite; precisa respirar pela boca; sobretudo nas crianças; o paciente desperta com tosse seca, anelante, com coceira na laringe. Coriza rebelde. Difteria, quando o nariz está entupido. Escarlatina. Ulceração gangrenosa das amigdalas. Congestão da ponta do nariz. Asma cardíaca. Epistaxe, quando lavando o rosto e mãos pela manhã, da venta esquerda; depois de comer. Tosse das 2 às 5 da manhã. Um dos melhores remédios no enfisema (aqui também são úteis: Antimonium arsenicosum 3.ª trit. e Adrenalina 3.ª) e na bronquite crônica dos velhos. Edema pulmonar (aconselhável sangria) Vesículas em torno da boca; rachaduras dos cantos da boca. Erisipela dos velhos, com sintomas cerebrais precoces. Sintomas coleriformes no começo da menstruação, avançada e profusa. Furúnculos, pústulas e hemorróidas durante as regras. Prurido anal e vulvar. Fadiga. Favorece a erupção do sarampo. Escarlatina maligna, com gânglios submaxilares inchados, garganta vermelhoescura, respiração estertorosa, erupção miliar ou escassa, paralisia iminente. Uremia. Grande aversão à água; nem tocá-la pode suportar. Falta de asseio nos hábitos do corpo. Aversão ao outro sexo. Leucorréia acre. Agravação no inverno e pela madrugada. Durante as regras. Regras antecipadas e profusas. Melhora, deitando-se sobre o lado doloroso.

Remédios que lhe seguem bem:
Bell., Bryon., Lycopod.. Puls., Phosph., Rhus, Sep., Sulph. e Verat.

Inimigos:
Lachesis.

Antíditos:
Arnica, Camphora e Hepar.

Duração:
20 a 30 dias.

Dose:
6.ª, 12.ª, 100.ª e 200.ª

Consulte seu medicamento

em nossa farmacias parceiras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar Artigos
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar por Autor

Veja mais Artigos