Jan Scholten (resenha)
Ammonium sulphuricum
Autor: Jan Scholten
Obra: Homeopathy and Minerals
O Texto está modificado, diferente do original, mas com as idéias mantidas.
Introdução:Apresenta o tema do ressentimento com o parceiro. Sentem que o parceiro não lhes dá amor suficiente. Enxergam-no como sendo frio, reservado e duro. E, por isso, começam a agir da mesma maneira, tentando ocultar sua vulnerabilidade e necessidade de amor.
Outra situação possível é aquela em que estão ressentidos porque não têm um relacionamento. Sentem que não estão recebendo amor algum e, quando finalmente encontram um parceiro, têm expectativas tão elevadas que é impossível satisfazê-las. Por isso, decepcionam-se e culpam o parceiro. Tornam-se irritáveis e ressentidos, e o parceiro, via de regra, foge pouco tempo depois. Essa conduta afasta todo parceiro potencial e acabam ficando sozinhos.
Outra variação pode ser aquela em que eles realmente têm um parceiro frio e reservado. Nesse caso, escolheram tal parceiro a fim de não terem que mostrar sua necessidade de amor. Isso, frequentemente, segue o exemplo dado pelos próprios pais, que também tiveram esse tipo de casamento, com pouco amor e muita amargura e desapontamento. Sentem que é impossível ter um relacionamento amoroso, então evitam-no completamente e escolhem um parceiro frio.
Essência: Devido à falta de amor, sentem ressentimento pelo parceiro. Há uma discrepância entre o “relacionamento ideal de amor” e a realidade.
Mente: Têm um relacionamento em que o contato com o parceiro é mínimo. Há pouca evidência de amor, que é justamente o que mais querem. Frequentemente, têm uma imagem mental do parceiro ideal e do relacionamento ideal. Também têm muitas expectativas sobre o relacionamento, mas nunca expressam isso. A realidade, então, frequentemente é decepcionante. Sentem que o parceiro não os ama, porque não lhes dá a quantidade e o tipo de atenção que esperavam. Há uma grande lacuna entre o que esperavam e o que acontece na realidade. Isso pode ser devido a uma imagem mental idealista demais ou ao fato de que o parceiro realmente dá muito pouco amor.
O desapontamento devido à falta de amor os torna amargurados e ressentidos em relação ao parceiro. Às vezes, expressam isso fazendo comentários desagradáveis, mas, geralmente, guardam dentro de si a tristeza e a cólera. Simplesmente se afastam do parceiro e começam a viver sua própria vida. Isso pode levar ao divórcio ou, alternativamente, continuam morando juntos, mas como completos estranhos, cada um com sua própria vida.
Às vezes decidem terminar o relacionamento e, outras vezes, não iniciar relacionamento algum. Sentem que não tem o menor sentido tentar obter amor, então optam por nem se dar ao trabalho.
Como se decepcionam facilmente, sua atitude em relação ao parceiro é bastante desaprovadora desde o início. Sua cólera suprimida logo coloca um fim em todo contato e, por conseguinte, em toda possibilidade de achar soluções para o problema. As coisas podem ir tão longe que o parceiro não faz a menor ideia do que está errado, exceto quando, de repente, já não há mais contato.
Sonho: Sonham com um grande prédio, onde estão perdidos e não conseguem achar a saída.