Casali
Antimonium tartaricum
Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte
Livro: Acologia de Altas Diluições
A preparação básica é feita com o Tartarato de Antimônio.
Palavra chave:
Ressaca alcoólica. Muco no pulmão.
Indicações:
As indicações são bastante próximas do A. crudum. Tem sido mais indicado em quadros de muco nas vias respiratórias acompanhados de fraqueza, sonolência, e sudorese. Outros quadros são: Esquistossomose. Transtornos digestórios de alcoólicos (com cólicas). Pessoas com gota. Calafrios musculares com dores.
Verrugas na glande (pênis). Sensação de faixa comprimida na testa. Língua pastosa. Sensação de peso no cóccix. Rosto pálido com suor frio e tremor no maxilar inferior. Náusea e vômitos.Sede com aversão a alimentos e bebidas ácidas. Uretra com ardor e algum sangue. Tosse acompanhada de bocejos. Paralisia iminente dos pulmões. Dor forte sacrolombar. Pele com erupção tipo pústula. Qualquer distúrbio ou disfunção causa sonolência e agrava à noite ou com alimentos ácidos.
Atenção:
Esquistossomose.Sonolênciacrônica.Broncopneumonia.Pessoas lentas (muito lentas), desanimadas, indiferentes, preguiçosas, catarrentas (catarro agarrado), muito vulneráveis a umidade e frio.
Antídotos:
Sepia, Pulsatilla.
Proximidade:
Ipeca, Kali sulphuricum.
Dinamizações:
2CH, 4CH, 5CH, 6CH.
Outras denominações:
Tartarus emeticus, Tantimoniatus, Kali tartaricum.
Pathak
Antimonium tartaricum
Autor: Dr. S. R. Phatak
Obra: Matéria Médica Concisa
Generalidades:
Há alguma semelhança de sintomas entre Ant-c e Ant-t esp. Ant-t, afeta as membranas mucosas esp. de brônquios e pulmões, causando grande acúmulod de muco, com chocalhos grosseiros, assim a respiração é impedida e a ação do coração torna-se trabalhosa; Ocorre oxigenação defeituosa na circulação do sangue. Todas essas condições causam cianose, depressão do poder vital. Paciente fica cada vez mais fraco, sua, fica sonolento e relaxado com falta de reação. É adequado para idosos e crianças; a indivíduos gotosos e bêbados, com afecções gástricas. Tremores de corpo inteiro, grande prostração e desmaio. Sensação de peso ou peso em muitas partes; cabeça, occipício, cóccix, membros. Espasmos convulsivos. Inquietação, lamúria e choro, diante do ataque da doença. Tremor crônico da cabeça e das mãos (como na paralisia agitante). Calafrios e contraturas e dor nos músculos.
Gotícula da membrana sinovial. Convulsões quando as erupções não aparecem. A criança deseja continuamente ser carregada ereta, sem querer ser olhada ou tocada. Queixas que surgem na esfera digestiva. Efeitos da raiva e do vexame. Prostrado na mente e no corpo. Bebês que amamentam solt am o mamilo e gritam como se estivessem sem fôlego As crianças têm convulsões se a atenção for jogada sobre elas. Efeitos nocivos da vacinação quando Thuja falha e Silicea não é indicado. Sensação de frio nos vasos sanguíneos. Apega-se aos atendentes.
Piora:
Quente; quarto, envolvimentos, tempo. Raiva. Mentindo. Manhã. Superaquecimento. Frio; umidade. Ao sentar-se, quando sentado, levantar-se de um assento. Movimento. Coisas azedas. Leite.
Melhora:
Expectoração. Sentado ereto. Movimento. Vómito. Eructação. Deitado do lado direito.
Mente:
Medo de ficar sozinho. Mau humor. Desanimado. Assustado, a cada ninharia. Delírio murmurante. Estúpido ao despertar. Apatia ou facilmente irritado; quer ser deixado em paz. Peevish; choramingando e gemendo. Desespero de sua recuperação. Apega-se aos atendentes. A consciência diminui ao fechar os olhos. Melancólico; queixa-se de inúmeros sofrimentos.
Cabeça:
Banda como se sentisse na testa. Cabeça quente e suada Trembling da cabeça, enquanto tosse. Vertigem; com embotamento e confusão alternando com sonolência. Como de um caroço na testa. Vertigem de levantar a cabeça do travesseiro. Acessos de vertigem com faíscas diante dos olhos. Dirija-se melhor ao ar livre, lavando com água fria e movimento. Cabeça curvada para trás.
Olho:
Escuro, olhos nadando. Coleta de muco nas margens das pálpebras (em Pneumonia). Um olho fechado. Erupções pustulosas na conjuntiva. Bruxuleante; faíscas diante dos olhos. Olhos fixos.
Nariz:
Afiado. Narinas dilatadas, pretas. Alae batendo.
Rosto:
Doente, afundado. Pálido, azulado ou contraído com tosse. Coberto de suor frio. Tremores incessantes do queixo e da mandíbula. Lábio superior desenhado. Ansioso, desesperado. Pústulas, deixando cicatrizes azul-vermelhas feias.
Boca:
Fluxo de saliva; durante a gravidez. Língua; grosso, branco pastoso muito vermelho ou vermelho em estrias; secar no meio; As papilas aparecem através do casaco branco. A boca permanece aberta após o bocejo. Gosto; amargo, plano. Língua flácida, seca. Marcas de dentes na borda da língua.
Garganta:
Muito muco na garganta com respiração curta. Engolir doloroso ou impossível.
Estômago:
Desejo de maçãs, frutas e ácidos que discordam. náusea; vem em ondas; com fraqueza e suor frio; Ódio, ansiedade ou medo, seguidos de dor de cabeça, com bocejo e lacrimejamento e vômitos. Vómitos forçados, depois exaustão e sono. Revolta violenta. Afundando no estômago. Vomita com muito esforço. Sede de água fria pouco e muitas vezes. Eructações como ovos ruins. Vómitos melhor deitado do lado direito. Aversão ao leite, a todo tipo de alimento. Sem sede.
Abdome:
Sente-se como se estivesse cheio de pedras. Cólica violenta com sonolência. Diarreia, de doenças eruptivas. fezes mucóides, de grama verde. Dor nas virilhas e frio rasteja antes da menstruação. Palpitação durante as fezes.
Órgãos Urinários:
Ardor na uretra durante e após a micção. Última gota ensanguentada, com dor na bexiga.
Masculino:
Dor nos testículos após gonorreia verificada. Orquite. Verrugas na glande.
Feminino:
Leucorréia, de sangue aquoso pior sentado. Convulsões puerperais melhor após o nascimento da criança.
Órgãos respiratórios:
Respiração desigual, respiração abdominal, falta de ar sufocativa; antes de tossir ou alternando com tosse. Um folheto parece fechar a traqueia. tosse grosseira, solta e agitada. O peito parece cheionencada vez menos é levantado. Tosse seguida de vômitos ou sono pior, raiva. Deve sentar-se para respirar ou tossir. Tosse e bocejo
alternadamente. Expectoração espessa. Asfixia Neonatal, criança sem fôlego e pálida ao nascer. Paralisia dos pulmões, com edema. Tosse e dispneia melhor deitado do lado direito, por eructações, bebidas quentes piores. Bronquite capilar; pleuropneumonia. Enfisema. Sensação aveludada no peito. Criança se curva para trás, com tosse.
Coração:
Grande ansiedade precordial, com vômitos de muco e bile. Palpitação com sensação de calor desconfortável. Depressão paralítica do coração. Pulso rápido fraco. Sensação de frieza nos vasos sanguíneos. Palpitação com fezes moles.
Pescoço e costas:
– Dor violenta na região sacro-lombar, o menor esforço para se mover pode causar vômito e suor frio e úmido. Levantamento. A sensação de uma carga pesada estava pendurada na ponta do cóccix, arrastando-se para baixo o tempo todo. – As vértebras parecem esfregar umas nas outras.
Extremidades:
Tremor das mãos. Pontas dos dedos geladas ou mortas, dormentes, secas e duras. Braço inquieto. Os pés vão dormir sentados. Hidropisia das pernas; da articulação do joelho (esquerda). Tensão nos isquiotibiais ao caminhar. Sinovite. Articulações inchadas. Espasmos dos membros durante o sono, com fezes moles.
Pele:
– Erupção pustulosa deixando uma marca vermelha azulada. Erupções espessas como varíolas. Micose da barba.-Varíola. Impetigo. Erupções atrasadas ou recuadas. Erupções azuis.
Dormir:
Grande sonolência; com todas as queixas, ou de calor. – Bocejando com muitas reclamações. Choques ao cair no sono. Chora durante o sono com olhos fixos e tremores. Deita-se de costas com as mãos esquerdas passadas sob a mão.
Febre:
Suor úmido frio abundante. Frieza, tremor e frio. Queimação. Calor vindo do coração. Frio rastejando antes da menstruação.
Complementar:
– Bar-c; IP; Op.
Relacionado:
-Aesc; Am-c; IP; Lob; Em.
Nilo Cairo
Antimonium tartaricum
(Tartáro emético)
Autor: Sr Nilo Cairo
Obra: Guia de Medicina Homeopática
Sinonímia:
Kali-stibico tartaricum, Tartarus antimoniatus e Tartarus emeticus. A característica principal este medicamento é o excessivo acúmulo de mucosidade no peito com expectoração difícil e insuficiente; opressão, dispneia, suores frios, face pálida ou azulada, grande sonolência; bronquite, asma pulmonar (sobretudo no curso de uma hidropisia geral), bronquite capilar e broncopneumonia da infância (grande remédio), pneumonia da gripe, etc. Grande sonolência. Face coberta de suor frio. “Pouco importa o nome da moléstia, bronquite, pneumonia, asma ou coqueluche: há grande acúmulo de mucosidades com estertores grossos enchendo todo o peito e ao mesmo tempo impossibilitando de expectorar, Tartarus emeticus é o primeiro remédio em que se deve pensar. Isto é certo em todas as idades e constituições, porém particularmente nas crianças e nos velhos” (DR. E. B. NASH). Desejo de comidas ácidas. Aversão pelo leito. É um muito valioso remédio para a forma catarral das asmas, quando há muito muco no peito e acentuada falta de ar” (S. RAM). Indigestão por abuso de maçãs cruas. Um remédio do lumbago (3.ª) e da fotofobia. Peso no cóccix. Pode ser dado na varíola, desde o começo; nas cólicas espasmódicas e flatulenlas depois de Colocynthis.
Ponto de Weihe:
Sobre a linha mediana, entre a linha espinhal e o ângulo interno da omoplata (braços pendentes) no 3.° espaço intercostal, bilateralmente.
Complementares:
Ipeca.
Remédios que lhe seguim bem:
Baryt. carb., Cinna, Camphora, Ipeca, Pulsatilla, Sepia, Sulphur, Terebint. e Carb. veg.
Antídotos:
Assafoetida, China, Cocculus, Lauroceras., Opium, Pulsatilla, Rhus e Sepia.
Duração:
20 a 30 dias.
Dose:
3.ªx trit., 5.ª 6.ª, 12.ª e 30.ª
Antimonium tartaricum
Autor: Boericke
Obra: Matéria Médica
Benefícios e Indicações
Abies nigra é um remédio poderoso e de ação prolongada, eficaz em várias formas de doença, especialmente quando os sintomas estomacais característicos estão presentes. É particularmente útil em casos de distúrbios gástricos em idosos, que podem apresentar sintomas cardíacos funcionais, além de ser indicado após o consumo de chá ou tabaco. Este remédio é também eficaz em casos de constipação e dor no meato externo.
Cabeça
Os pacientes podem apresentar cabeça quente, bochechas coradas e um estado de desânimo. É comum sentir-se aborrecido durante o dia e acordar à noite, apresentando dificuldade de concentração.
Estômago
Os sintomas estomacais incluem dor que ocorre sempre após a alimentação. Pode haver a sensação de um caroço doloroso, como se um ovo cozido estivesse alojado na parte superior do estômago, com constrição contínua e angustiante logo acima da boca do estômago. Os pacientes costumam ter perda total de apetite pela manhã, mas um grande desejo por comida ao meio-dia e à noite. Hálito ofensivo e eructações também são frequentes.
Peito
Os sintomas no peito incluem uma sensação dolorosa, como se algo estivesse alojado e precisasse ser expelido pela tosse. Os pulmões parecem comprimidos, o que piora com a tosse. Os pacientes podem sentir uma sensação de asfixia na garganta, dispneia que piora ao deitar e dor aguda e cortante no coração, com uma ação cardíaca pesada e lenta, apresentando taquicardia ou bradicardia.
Voltar
Os pacientes podem relatar dor na parte inferior das costas, juntamente com dores reumáticas e nos ossos.
Dormir
Os indivíduos costumam ficar acordados e inquietos à noite, sentindo fome e tendo sonhos ruins.
Febre
Os sintomas febris incluem calor e frio alternados, com febre crônica intermitente acompanhada de dor no estômago.
Modalidades
Os sintomas tendem a piorar após a alimentação.
Relação
Abies nigra pode ser comparado a outros remédios, como China, Bryonia, Pulsatilla e outras coníferas como Thuja, Sabina e Cupressus, especialmente em casos de indigestão dolorosa, além de Nux Vomica e Kali Carb.
Dose
A dose recomendada varia da primeira à trigésima potência.
Referência Bibliografica
VITHOULKAS. Antimonium tartaricum. Disponível em: https://www.vithoulkas.com/learning-tools/materia-medica-boericke/antimonium-tartaricum-boericke/