Autor: Boericke
Livro: Matéria Médica
Benefícios e Indicações
Apomorphia, um alcaloide da decomposição da morfina pelo ácido clorídrico, é conhecido principalmente por seu efeito potente no vômito rápido e eficaz, que se torna um sintoma orientador para seu uso homeopático. O vômito geralmente é precedido por náusea, lassidão e aumento da secreção de suor, saliva, muco e lágrimas. A apomorfia é utilizada em casos de pneumonia com vômito, além de ser útil em situações de alcoolismo combinado, caracterizadas por náusea constante, constipação e insônia.
Cabeça e Estômago
Os sintomas incluem vertigem e pupilas dilatadas, com forte inclinação para vômito. Os pacientes podem relatar sensação de calor por todo o corpo, especialmente na cabeça, acompanhada de vômito vazio e dor de cabeça. Azia e dor entre as omoplatas também podem ocorrer. O vômito reflexo pode ser observado em casos de gravidez, assim como o enjoo. A injeção hipodérmica de um décimo sexto de um grão causa êmese completa em um adulto dentro de cinco a quinze minutos, sem desenvolver nenhuma outra ação direta aparente. É importante evitar o uso em envenenamentos por ópio. Quando administrada hipodermicamente, uma trigésima de grão ou menos pode atuar como um hipnótico seguro, sendo eficaz mesmo em casos de delírio, com o sono ocorrendo em meia hora.
Dose
A dose recomendada varia da terceira à sexta potência.
Referência Bibliografica
VITHOULKAS, George. Apomorphia. Disponível em: https://www.vithoulkas.com/learning-tools/materia-medica-boericke/apomorphia-boericke/