Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Início » Xanthoxylum

Xanthoxylum

Casali

Xanthoxylum

Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte

Livro:  Acologia de Altas Diluições

A preparação básica é feita com a cinza da planta “freixo espinhoso” ou “freixo espinhento”, família Rutaceae.

Palavra chave:
Sistema nervoso, mucosa, dismenorreia nevrálgica.

Patogenesia
Sinais Funcionais:
Dores nevrálgicas como se fossem descargas elétricas, choques elétricos com tendência a atingir partes distantes do nervo afetado. Ovário esquerdo ou útero com irritação, congestão, inflamação.

Sinais Gerais:
Pessoa com tendência a depressão, nervosa, assustadiça, com sensação da cabeça dividida, magra, neurastênica, sempre buscando mais ar nas respirações por sentirem o peito oprimido. Sonha com voos e acorda cansada. Com menstruações densas e muito escuras.

Indicações:
1CH a 12CH – Ovário esquerdo com dores que atingem a virilha esquerda, dores picantes e ardentes. Dores como se fossem corrente elétrica em mulheres magras, nervosas e com insônia (piorando na gravidez, com umidade e às 4 h). 
– Dismenorreia com dores (cefaleia, dor nos quadris/pernas)
– Quadros de hemiplegia e reumatismo crônico. 
– Sensação de corrente elétrica nos nervos causando choques e alfinetadas.
– Leucorreia concomitante a menstruação. 
– Paralisia atingindo o lado esquerdo do corpo após distúrbios na coluna. Dormência no lado esquerdo. Nervos flexores com distúrbios. 
– Dores: nuca, ciática, maxilar inferior, olhos, tope do crânio, uterinas (após o parto).

Outras Denominações:
Xanthoxylum fraxineum, Xanthoxylum mite, Xanthoxylum tricardium, Thylax fraxineum, Zanthoxylum.

Proximidades:
Argentum nitricum, Lilium tigrinum, Zincum valerianinum, Ecbalium elaterium, Gnaphallium, Cimicifuga, Staphysagria, Mezereum.

Xanthoxylum

Autor: Dr. S. R. Phatak 

Obra:  Matéria Médica Concisa

Generalidades:
Comumente conhecido como PricklyAsh (freixo espinhoso), exerce sua influência sobre os nervos; órgãos sexuais femininos; respiração e lado esquerdo. Paralisia de membros únicos; hemiplegia. Grinding (esmerilhamento), tiro, irradiando, dores repentinas; neuralgia. Pacientes neurastênicos que são magros; emaciado, má assimilação, com insônia. Sensação de picada; choques como de eletricidade. Dormência do lado esquerdo. Membranas mucosas espertas como pimenta. Como se o chão fosse macio como lã, ao caminhar. Lesão nos nervos.

Piora:
Dormindo. Umidade. Ficar com os pés molhados. Menstruação suprimida.

Melhora:
Vômito. Deitado. Beber água gelada.

Mente:
Sensação de medo nervoso. Não importava se ela vivia ou morria.

Cabeça:
Dor de cabeça latejante; dor como se o topo da cabeça fosse voar. Como se a cabeça fosse dividida em duas partes. A partir de uma banda apertada ao redor.

Garganta:
Sabor apimentado na boca e na garganta. Parece oco.

Estômago:
Dispepsia por comer e beber em excesso.

Fêmea:
Neuralgia ovariana com dor nos quadris e abdome inferior. Dor violenta, agonizante, opressiva, dismenorreica, não melhora em nenhuma posição; as dores vão para as coxas ou irradiam por todo o corpo, até mesmo para o coração. Pós-dores com lóquios; com dores características. Menstruação; muito cedo e abundante; sangue espesso quase negro. Leucorréia, substitui a menstruação. Amenorreia.

Respiratório:
Desejo constante de respirar fundo. Opressão do peito. Tosse seca constante dia e noite.

Extremidades:
Dor nas coxas antes da menstruação. Dores nevrálgicas nos membros. Hemiplegia (à esquerda). Ciática piora no verão. Cóccix; Muito sensível, parecem alongados.

Dormir:
Sonhos de voar.

Relacionado:
Ars; Lachesis

Xanthoxylum fraxineum

(Freixo espinhoso)

Autor: Sr Nilo Cairo

Obra:  Guia de Medicina Homeopática

Sinonímia:
Thylax fraxineum, Xanthoxylum, X. mite, X. tricarpium e Zanthoxylum.
Este medicamento quase que só tem um uso em Homeopatia é na dismenorréia nevrálgica (ovariana ou uterina) com dores de cabeça nervosas e dores pelas cadeiras e pernas; nas dores uterinas post-partum; e nas dores uterinas em geral. As dores são de caráter nevrálgico. Muito eficaz nesses casos, sobretudo quando o corrimento é profuso. Ovaralgia, pior do lado esquerdo. Sensação de picadas, de corrente elétrica passando ao longo dos nervos. Paralisias, hemiplegia. Reumatismo crônico. Ciática. Nevralgia do nervo crural anterior.

Dose:
Nas dores uterinas, 1ª, quatorze gotas em uma xícara de água bem quente, de que se tomará uma colheradinha de chá, de cinco em cinco minutos até aliviar, ou então na dismenorréia, 5 gotas de T. M. cada hora; nos intervalos das regras, 5 gotas de T. M. duas vezes ao dia. Nos outros casos, 1ª

Xanthoxylum

Autor: Boericke

Obra: Matéria Médica

Benefícios e Indicações

Xantoxylum atua principalmente no sistema nervoso e nas membranas mucosas. É eficaz no tratamento de condições como paralisia, especialmente hemiplegia, e hemorragias dolorosas. Este remédio é indicado para pós-dores, dismenorreia nevrálgica e afecções reumáticas, especialmente em pacientes com hábitos alimentares inadequados e organização nervosa delicada. Ele também é útil em casos de indigestão, seja por excesso de alimento ou líquido, e em situações de circulação capilar lenta, neurastenia, má assimilação, insônia e dor de cabeça occipital. Além disso, aumenta a secreção mucosa da boca e estimula todas as glândulas que se abrem na boca.

Mente

Os pacientes costumam apresentar nervosismo, medo e depressão mental.

Cabeça

Os sintomas incluem sensação de plenitude, peso e dor no vértice, dor sobre os olhos e pressão latejante no nariz e na testa. Alguns relatam a sensação de divisão da cabeça, zumbido nos ouvidos, dor de cabeça occipital e episódios de dor de cabeça acompanhados de tontura e flatulência.

Face

Xantoxylum é eficaz contra neuralgia do maxilar inferior, além de causar secura na boca e nas fauces, levando a quadros de faringite.

Abdome

Os sintomas gastrointestinais incluem cólicas, diarreia e disenteria, que podem ser acompanhadas de timpanite e tenesmo, com secreções inodoras.

Fêmea

As mulheres podem apresentar menstruação muito precoce e dolorosa, neuralgia ovariana com dor na região lombar e abdômen inferior (especialmente do lado esquerdo, irradiando para a coxa). É indicado para dismenorreia nevrálgica, com dores de cabeça e desconforto nas costas e pernas. Os fluxos menstruais podem ser espessos e quase pretos, acompanhados de dores posteriores e leucorréia na época da menstruação. É comum observar pacientes neurastênicas, geralmente magras e com má assimilação, que também apresentam insônia e dor de cabeça occipital.

Respiratório

Os sintomas respiratórios incluem afonia, desejo constante de respirar profundamente, opressão no peito e tosse seca, persistente durante o dia e à noite.

Extremidades

Xantoxylum é indicado para paralisia do lado esquerdo após distúrbios da coluna e dormência nesse lado, afetando os nervos motores. Além de hemiplegia, pode haver dor na nuca, irradiando para as costas, ciática (pior em clima quente) e neuralgia anterior e crural. Os pacientes podem relatar dormência no braço esquerdo e dor nevrálgica aguda, semelhante a uma sensação elétrica, em todos os membros.

Dormir

O sono tende a ser duro e não reparador, com sonhos de voar. A insônia é comum entre os neurastênicos.

Relações e Comparações

Xantoxylum pode ser comparado a outros remédios como Gnaphalium, Cimicifuga, Staphysagria, Mezer e Piscidia (Dogwood branco), que também são utilizados para condições nevrálgicas e espasmódicas. A tintura de Piscidia é um sedativo para os nervos, especialmente útil em insônia causada por preocupação ou excitação nervosa, além de regular fluxos menstruais.

Dosagem Recomendada

A dosagem sugerida para Xantoxylum varia da primeira à sexta potência, dependendo da gravidade dos sintomas e da resposta do paciente ao tratamento.

Referência Bibliografica
VITHOULKAS. Xanthoxylum. Disponível em: https://www.vithoulkas.com/learning-tools/materia-medica-boericke/xanthoxylum-boericke/

Visite nossa loja de afiliados para adquirir nossos livros

Novo Manual de Matéria Médica Homeopática de Boericke com Repertório

 

 

 

Consulte seu medicamento

em nossa farmacias parceiras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar Artigos
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar por Autor

Veja mais Artigos